Com inteligência e critério, é possível usar a Inteligência Artificial para acelerar a geração de ideias e aumentar a relevância das marcas.

O ChatGPT é um fenômeno que mudou o entendimento do mercado sobre as possibilidades da Inteligência Artificial – isso é fato. O que não significa, porém, que a ferramenta seja um oráculo que traz todas as respostas ou elimina a necessidade de contar com equipes qualificadas para desenvolver boas campanhas de marketing de performance. Mas, para quem quer usar o ChatGPT como um aliado, é possível obter bons resultados.

Durante o Locaweb Digital Conference 2023, Ricardo Rodrigues, head de produto da Wake, mostrou alguns exemplos de como utilizar o ChatGPT para acelerar o desenvolvimento de campanhas, aumentar a produtividade e eficiência das equipes e obter bons resultados nas iniciativas digitais. “A IA ajuda a organizar ideias, definir cronogramas e acelerar a produção, mesmo que depois seja preciso fazer ajustes. Por isso, empodera as pessoas e ajuda no dia a dia das empresas”, comenta o executivo.

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    Como utilizar o ChatGPT em uma campanha de marketing?

    É possível trabalhar com o ChatGPT em diversas ações de marketing voltadas à performance. Um exemplo é a conversão dos visitantes em cadastros em seu site – uma ação que permite voltar a conversar com os consumidores e gerar interação. “Ninguém gosta de preencher formulário, então é preciso ir direto ao ponto e ser criativo para motivar o preenchimento. Na correria do dia a dia, soluções como o ChatGPT permitem gerar novas ideias de texto rapidamente, dando um ponto de partida para as ações”, comenta Rodrigues.

    Uma segunda área em que faz muito sentido ter o ChatGPT como aliado é a criação de campanhas baseadas em gatilhos comportamentais. “Campanhas que aproveitam gatilhos comportamentais têm até 5 vezes mais conversão. O ChatGPT ajuda nas estratégias de automação, que podem ser escaladas”, afirma Rodrigues. Assim, a tecnologia ajuda a criar textos para peças de comunicação ativadas quando um cliente abandona um carrinho, por exemplo.

    Em campanhas com gatilhos, o ChatGPT também se destaca por ser bom na geração de checklists. “Esse recurso ajuda o gestor a mapear as situações para as quais precisa desenvolver a automação e, a partir daí, gerar peças de comunicação mais efetivas e criativas”, analisa.

    Ricardo Rodrigues chatgpt
    Ricardo Rodrigues no Locaweb Digital Conference 2023. (Crédito: Renan Facciolo)

    Estratégias sazonais potencializadas

    Campanhas sazonais também são uma área importante de uso do ChatGPT. “São campanhas em que não necessariamente você precisa ter o discurso de vendas. Muitas vezes, o que se busca é ser considerado pelo cliente para que, quando o momento da compra chegue, sua marca esteja entre as possibilidades a serem analisadas”, explica o Ricardo Rodrigues.

    Nessa situação, o ChatGPT pode ajudar na criação de um calendário de campanhas sazonais e no desenvolvimento de peças específicas para cada momento do calendário. “A criatividade do tipo de ação quem traz é o ser humano, mas a IA acelera o desenvolvimento dos textos e das peças, criando uma combinação vencedora para as marcas”, afirma. Um bom exemplo é desenvolver conteúdo que informe sobre o tipo de produto e suas aplicações, sem necessariamente gerar um gatilho de venda. “Gerar curiosidade e cumprir o papel de informar é muito importante na jornada de compra, mas nem sempre se dá a devida atenção – muitas vezes por falta de tempo ou ‘braço’ para executar. O ChatGPT ajuda a abrir tempo para pensar em toda a jornada, o que melhora os resultados dos negócios”, completa Rodrigues.

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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