Mercado mundial de aplicativos deve crescer 50% em 5 anos, com faturamento projetado em US$ 641 bilhões para 2027

Aplicativos móveis têm dominado a economia digital desde o lançamento da App Store, da Apple, em 2008, com mais de 5 milhões de aplicativos disponíveis somente nas lojas da Apple e da Google. O mercado de app faturou US$ 430 bilhões em 2022 e deve ter crescimento de quase 50% nos próximos anos, alcançando US$ 641 bilhões em 2027, como estima o site Statista.

Um app pode melhorar a presença online do negócio, aumentar o engajamento de clientes e fornecer suporte ao consumidor de maneira mais eficiente. Os dados coletados pela ferramenta contribuem para a criação de estratégias de marketing, oferecendo uma maneira rápida de promover a empresa.

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    O que é necessário para criar um aplicativo?

    Homem sentado a uma escrivaninha e sobre a mesa há três telas de computador, e em ambas está aberto um editor de código.
    Apps ajudam as pessoas a viver com mais qualidade, enquanto empresas podem impulsionar estratégias de vendas. (Fonte: Pixabay/Pexels/Reprodução)

    Criar o próprio aplicativo é uma tarefa complexa que requer diferentes tecnologias, profissionais e etapas de desenvolvimento. No entanto, quem tem uma ideia pode colocá-la em prática com um plano de ação adequado. O desenvolvimento de aplicativos está ao alcance de uma grande empresa ou de um empreendedor individual.

    Confira as principais etapas para a criação de um app.

    Objetivo e público-alvo

    O primeiro passo para criar um aplicativo é definir os objetivos e a solução que será implantada. Para tanto, é importante estudar qual é o público-alvo e quais são as principais dores que os potenciais clientes têm. A Uber, por exemplo, revolucionou a mobilidade urbana ao oferecer uma tecnologia que conecta passageiros e usuários que precisam se deslocar.

    Encontrar um público-alvo é importante porque as pessoas precisam se identificar com a mensagem que um produto ou serviço transmite para se interessar por ele. Ao estabelecer uma conexão pessoal com o público, é possível gerar confiança e criar uma estratégia de marketing eficaz, com estratégias de venda e de crescimento de marca mais efetivas.

    Análise de mercado

    Depois de desenhar os objetivos do app, é fundamental estudar o mercado e a concorrência para entender o potencial competitivo de outras soluções. Analisar o mercado de aplicativos no campo de atuação do negócio também ajuda a entender melhor os futuros clientes.

    Para tanto, é preciso identificar concorrentes, vantagens e possíveis erros para produzir um aplicativo que atenda às reais necessidades do público-alvo. Assim, é possível elaborar uma proposta única para se destacar no mercado.

    Design e protótipo

    Após definir o objetivo e fazer a pesquisa de mercado, é hora de criar o design do aplicativo e um protótipo para ter uma ideia clara do fluxo dele. Para criar um app profissional, é importante investir na aparência, usando imagens com boa resolução, coloridas e cheias de vida para atrair a atenção dos usuários.

    A aparência é fundamental para fornecer o máximo de pistas possíveis sobre o que as pessoas encontrarão ao clicar em cada ícone. Além disso, é necessário criar um desenho de experiência de usuário (UX design), de modo que as funcionalidades sejam usadas de forma simples e rápida.

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    Escolha da plataforma

    Homem sentado em um sofá e mexendo no smartphone.
    Toda loja de aplicativos tem regras próprias para publicação de novas soluções. (Fonte: Mika Baumeister/Unsplash/Reprodução)

    O desenvolvedor do app deve decidir em qual plataforma a solução será construída. As duas principais plataformas são iOS e Android, que respondem por quase 100% dos sistemas operacionais instalados em dispositivos móveis no Brasil, de acordo com dados da Statcounter.

    Desenvolver para iOS pode ser mais fácil, rápido e menos caro. Isso se deve à linguagem de programação usada, ao fato de a Apple ter um ecossistema mais padronizado e à App Store ter regras mais rígidas de qualidade e processo de revisão mais longo. No entanto, a natureza fechada da Apple pode limitar a flexibilidade dos recursos do aplicativo.

    Desenvolver para Android permite mais flexibilidade na personalização de recursos e funções do aplicativo, mas também o torna mais suscetível a versões piratas e malwares. Além disso, é necessário garantir que o aplicativo permaneça compatível com a plataforma, evitando bugs e travamentos em versões de sistemas operacionais mais antigos.

    Desenvolvimento do app

    Depois de vencidos os passos anteriores, é hora de cuidar do “coração” de um aplicativo: o desenvolvimento. Qualquer pessoa pode criar um aplicativo, desde que tenha conhecimentos em programação, design e desenvolvimento de software.

    O processo de desenvolvimento de um aplicativo é dividido em front-end e back-end, podendo ser complexo. Envolve pesquisa, planejamento, codificação e design atraente e intuitivo, entre outros detalhes para garantir a funcionalidade.

    Por isso, é recomendável contar com o auxílio de profissionais especializados para a criação do app, como designers, webdesigners, analistas de sistemas, arquitetos de softwares, desenvolvedores, analistas de bancos de dados e gestores de processo.

    Monetização

    A monetização de um aplicativo permite gerar receita para manter a solução atualizada. Isso pode ser feito com assinaturas, pacotes premium, downloads pagos e publicidade nativa. O modelo freemium, por exemplo, oferece benefícios exclusivos para usuários ao mesmo tempo que permite acesso limitado gratuito.

    Testes e ajustes

    Após o desenvolvimento, o aplicativo deve ser testado para garantir que funcione corretamente e tenha boa usabilidade. Se houver problemas, eles devem ser corrigidos antes do lançamento. Para tornar o teste mais real, o app pode ser disponibilizado de forma gratuita em uma versão Beta para um grupo que represente o público-alvo.

    Estratégia de distribuição

    Com o app testado e aprovado, ele está quase pronto para ser lançado. É fundamental escolher um nome único, fácil de lembrar e soletrar, além de refletir a função do aplicativo para facilitar a busca dele. Por fim, é preciso ser estratégico ao descrever o app, usando palavras-chave para ajudar os usuários a encontrá-lo nas lojas de aplicativos.

    Para divulgar o aplicativo, é importante incentivar as pessoas a baixá-lo. Para tanto, pode-se desenvolver uma estratégia de marketing digital no Google Ads e no Facebook Ads para alcançar mais usuários e direcioná-los para as lojas de aplicativos. É fundamental aproveitar as vantagens do negócio para não ficar atrás da concorrência.

    Publicar o aplicativo

    Após se certificar de que o aplicativo está completo, estável e sem bugs que possam prejudicar a experiência do usuário, ele deve ser enviado para a loja de apps, que conta com equipes de revisão que verificam se o aplicativo está de acordo com as políticas e os requisitos.

    A revisão pode levar alguns dias, mas, uma vez aprovado, o app ficará disponível para download. Contudo, o trabalho não para aí. É importante manter a solução atualizada e corrigir quaisquer bugs que surjam, além de adicionar novas funcionalidades para melhorar a experiência do usuário.

    Quanto custa criar um app?

    O custo para criar um aplicativo pode variar bastante, dependendo da complexidade, da arquitetura e das animações, do tempo de desenvolvimento, do tipo de plataforma escolhida e da equipe envolvida.

    É possível criar aplicativos mais simples com investimento menor, enquanto apps mais complexos e sofisticados podem demandar mais recursos e, consequentemente, ter custo mais elevado.

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    O autor

    Leandro Riolino

    Leandro Riolino é Analista de SEO na Locaweb, com mais de 14 anos de experiência no setor de tecnologia e marketing digital. Sou um apaixonado por SEO e otimização de sites, sempre buscando as melhores estratégias para impulsionar resultados online. Nos meus momentos de lazer, adoro me dedicar aos esportes, seja praticando atividades físicas ou acompanhando meus times favoritos. Acredito que a combinação de uma mente estratégica e um corpo ativo é fundamental para uma vida equilibrada.

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