Saber como descobrir a fonte de uma imagem na internet é uma habilidade essencial para profissionais de desenvolvimento, design e conteúdo.

Encontrar a tipografia exata pode ser útil para recriar um visual, garantir a consistência do layout de um site ou personalizar templates de maneira profissional, por exemplo.

Além disso, ter esse conhecimento ajuda a trabalhar de forma ética, respeitando direitos autorais e licenças de terceiros.

Portanto, confira as nossas informações e dicas a respeito deste tema!

Navegue pelo índice

    Qual é a importância de identificar fontes em imagens?

    Às vezes, quando encontramos uma arte com uma tipografia interessante, é tentador buscar meios para conseguir usá-la imediatamente.

    No entanto, existem implicações éticas e legais que precisam ser consideradas antes de adotar uma fonte em um projeto.

    Direitos autorais e licenças

    As tipografias, assim como imagens, músicas e outras obras, são protegidas. Nesse sentido, existem diferentes tipos de permissões que determinam como elas podem ser utilizadas.

    • Gratuitas para uso pessoal: deixam que você utilize a fonte em projetos não comerciais.
    • Gratuitas para uso comercial: podem ser usadas livremente.
    • Pagas: requerem a compra de uma licença específica antes de utilizar.
    • Exclusivas:  criadas especificamente para uma marca, sem permissão de uso por terceiros.

    Utilizar tipografias sem a licença adequada pode levar a problemas legais, especialmente em projetos comerciais. Por isso, tenha esse fator em mente ao montar uma página do zero para clientes ou empresas.

    Estética

    Além das questões legais, identificar a fonte correta garante a consistência no design e, consequentemente, o fortalecimento da identidade visual de um projeto. Isso o torna memorável para as pessoas.

    Imagine que você esteja ajustando templates de sites ou desenvolvendo um layout para uma marca. Em casos como esses, saber qual é tipografia certa pode evitar pedidos de revisões desnecessários por parte do cliente.

    Como descobrir a fonte de uma imagem na internet? 

    Atualmente, existem diversas ferramentas que ajudam a identificar tipografias de maneira prática e eficiente. A seguir, listamos algumas alternativas, com as suas principais características. 

    WhatTheFont 

    É uma das soluções mais populares para identificar fontes a partir de imagens. Desenvolvido pela MyFonts, ele é fácil de usar e oferece sugestões semelhantes. 

    Por conta de seu conjunto e modo prático de trabalhar, acaba sendo uma das opções altamente recomendadas para uso. 

    Identifont 

    Destaca-se por permitir a identificação de tipografias mesmo sem uma imagem.A ferramenta faz perguntas sobre características visuais, como formato das letras e presença de serifas, oferecendo resultados baseados nessas descrições. 

    What Font Is 

    Com esta solução, você pode filtrar resultados gratuitos e pagos, o que é útil para quem procura como descobrir a fonte de uma imagem grátis. 

    Font In Logo 

    É uma ferramenta especializada em identificar tipografias utilizadas em logotipos. Se você está criando um layout de site inspirado em marcas famosas ou quer replicar o visual de um logo, ela é a escolha ideal. 

    Font Squirrel 

    É conhecido por oferecer um extenso catálogo de fontes gratuitas. Seu recurso de identificação, chamado Font Identifier, analisa imagens e fornece resultados disponíveis para download. 

    Flickr 

    Embora não seja uma plataforma de identificação automática, é uma comunidade repleta de imagens relacionadas a design e tipografia.  

    Por lá, é possível pesquisar por termos específicos. Essa pode ser uma forma de ajudar a encontrar fontes semelhantes ou, pelo menos, identificar estilos populares. 

    WhatFont 

    Trata-se de uma extensão para navegadores, ideal para identificar tipografias diretamente em sites. É mais uma ferramenta que tem um estilo prático de usar, entregando bons resultados nas pesquisas

    Adobe Fonts 

    É uma plataforma com vários recursos para designers e desenvolvedores. Além de seu vasto acervo, ela oferece integração com o Adobe Creative Cloud, facilitando a identificação e o uso de fontes. 

    Font Matcherator 

    Solução da Fontspring, é uma funcionalidade avançada que analisa até os menores detalhes das tipografias, como ângulos e espessura das linhas. Graças ao seu alto nível de detalhismo, é recomendada para profissionais que necessitam precisão na identificação. 

    Adobe Capture 

    Por fim, temos um aplicativo para dispositivos móveis que usa Inteligência Artificial (IA) para identificar fontes em tempo real.Basta tirar uma foto com o celular e o app localizará correspondências no catálogo da Adobe. 

    Leia mais

    Como instalar uma fonte? 

    Após identificar e baixar a tipografia desejada, o próximo passo é instalá-la. Aqui está um passo a passo para diferentes sistemas. 

    No Windows 

    Siga as etapas abaixo: 

    • Baixe o arquivo da fonte (geralmente em formato .ttf ou .otf). 
    • Clique com o botão direito no arquivo e selecione Instalar. 
    • A tipografia estará disponível em programas como Microsoft Word, Adobe Photoshop e navegadores. 

    No macOS 

    Aqui, o procedimento para instalação muda um pouco: 

    • Baixe o arquivo. 
    • Clique duas vezes no arquivo para abrir o Catálogo de Fontes. 
    • Clique em Instalar Fonte. 

    No WordPress 

    Se você está personalizando o layout de um site, há várias formas de adicionar fontes: 

    • Usando plugins: ferramentas como o Google Fonts Typography facilitam a integração de tipografias. 
    • Editando o CSS: nesta opção, basta incluir o código da fonte diretamente ao arquivo de estilos do seu tema. 

    Conclusão 

    Saber como descobrir a fonte de uma imagem no Google ou utilizar outras ferramentas é uma habilidade indispensável para profissionais que trabalham com design e web.  

    Além de permitir a criação de visuais únicos, esse conhecimento ajuda a garantir o uso adequado de recursos gráficos

    Ao aprender a instalar e usar fontes, você poderá personalizar templates ou, até mesmo, montar uma página do zero. 

    Com as dicas deste artigo, é possível transformar projetos comuns em trabalhos visualmente impactantes quando se fala em criação de site profissional. Experimente! 

    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

    Veja outros conteúdos desse autor