Garantir a melhor experiência para o consumidor em diferentes canais é essencial

O omnichannel é uma tendência cada vez mais presente nas estratégias de marketing. O termo parece complexo, mas é um engano quem acha que a omnicanalidade é coisa só de grandes empresas. O conceito nada mais é do que a integração entre diferentes canais de venda com foco na satisfação e na experiência do consumidor. A prática é cada vez mais usada por pequenas e médias empresas (PMEs) como forma de aumentar a competitividade no mercado e fidelizar clientes. 

A pesquisa CX Retail Report 2022 revelou que a experiência e a proximidade das empresas com os consumidores estão cada vez mais influenciando as vendas. A maior parte das pessoas espera que as organizações sejam omnichannel, ou seja, conectem diferentes canais, agilizem as respostas e estejam 100% disponíveis. Empresas omnichannel atuam com a integração de múltiplos canais que fazem parte de toda a jornada do consumidor.

De acordo com o estudo, em 2022:

  • 89% dos consumidores gostariam de ter um canal para trocar mensagens com empresas;
  • para 90% dos que querem uma opção de comunicação, a interatividade ajudaria a tirar dúvidas e receber suporte;
  • 52% dos consumidores compram pelas redes sociais

Os percentuais deixam claro o quanto a omnicanalidade é importante na tomada de decisão, para melhorar a experiência na jornada de compra, fidelizar clientes e efetuar vendas. Afinal, a comunicação e a disponibilidade das empresas impactam diretamente a confiança de quem compra. Os consumidores querem ter experiências como experimentar produtos, levar produtos para casa na hora, devolver com maior facilidade e ter a mesma experiência no online que teriam em uma loja física. E por que isso é importante? Um levantamento da Sinch revela, por exemplo, que 87% dos entrevistados não comprariam de marcas em que não confiam.

A imagem mostra um homem olhando seu notebook e smartphone juntos.
Consumidores querem ter mais interatividade com as marcas. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

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    Qualquer PME pode ser omnichannel?

    O perfil dos consumidores está mudando, e cada vez mais as pessoas compram de diferentes formas. Muitas pesquisam na internet e compram em lojas físicas, outras vão até o shopping provar uma roupa para depois adquirir a peça online, e esses são só alguns exemplos. De toda forma, o que se espera é uma experiência de compra perfeita, independentemente do canal utilizado. 

    Isso significa que a comunicação deve ser uma via de mão dupla e que a personalização no atendimento é importante no e-commerce, nas redes sociais e na loja física. 

    É importante dizer que PMEs precisam buscar formas de se adaptar a essa nova demanda respeitando os próprios recursos. Nem sempre haverá colaboradores ou verba para atender com qualidade em múltiplos canais, por isso é ideal realizar pesquisas e entender para quem se está vendendo antes de apostar na omnicanalidade. 

    Mas há uma luz no fim do túnel. Com a demanda crescente, empresas oferecem tecnologia para pequenas e médias companhias e automatizam e realizam a integração de toda a operação. Ser omnichannel está cada vez mais acessível.

    A imagem mostra um homem olhando um notebook e na tela há um dashboard com vários gráficos.
    Analise os dados de clientes antes de elaborar a estratégia omnichannel. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

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    Como transformar uma empresa em omnichannel?

    Não basta disponibilizar canais diferentes, mas também saber como usá-los e integrá-los de forma adequada. Para isso, há alguns passos a serem seguidos para transformar uma empresa em omnichannel.

    1. Conheça os clientes: crie personas que sejam referência de cliente ideal, analise dados, faça pesquisas e entenda para quem está vendendo. Compreenda qual é a melhor maneira de se comunicar com essas pessoas e quais são as preferências delas.
    2. Crie uma identidade: é importante que os clientes identifiquem a marca, então use o mesmo design, as mesmas cores e linguagens nos diferentes canais.
    3. Personalize a comunicação: trate o cliente como único e personalize as mensagens conforme as preferências dele. Use ferramentas de automação de marketing para ajudar nesse processo.
    4. Conheça e use ferramentas: uma ferramenta de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) ajuda a coletar e organizar informações de clientes em potencial (leads) e daqueles que já são fiéis. Estude esses dados, planeje a comunicação de acordo com o perfil dessas pessoas e use tecnologia para enviar newsletters, sugerir promoções e outras comunicações. Importante: não use esses dados de forma irresponsável nem em excesso.
    5. Invista em tecnologia de integração em toda a jornada do cliente. O omnichannel precisa que estoque, atendimento e toda a experiência de vendas esteja conectada.  

    Pensar como o cliente e ter empatia também estão entre os segredos de uma boa estratégia omnichannel. Lembre-se de que a experiência é o mais importante, por isso se coloque no lugar das pessoas e pense como você gostaria de ser atendido. Outra dica importante é estar sempre aberto para ouvir os clientes, pois serão eles que dirão quais são os erros e como os corrigir. 

    Informe-se para saber quais são as melhores estratégias para PMEs. Conhecimento é essencial para quem quer vender mais e garantir a satisfação dos consumidores. 

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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