Além de conhecer as ferramentas certas de IA para gerar fotos e ilustrações, é preciso aprender a “pensar com imagens” para obter o melhor resultado.

Não tem como negar que a Inteligência Artificial Generativa de Imagens é um convite a passar um bom tempo tentando chegar à materialização das nossas imaginações. 

Mesmo para profissionais de arte, o processo de criação com IA começa com a inserção de um bom prompt. Aqui vale a conhecida frase: o sistema faz o que ordenamos e não o que desejamos. Tem que saber pensar com imagens para chegar a um bom resultado.

Nesse caso, vale pegar algumas dicas sobre como criar um bom prompt antes de achar que sua criatividade não é lá grandes coisas.

Navegue pelo índice

    Como criar um bom prompt de imagem

    Tudo começa em um bom repertório visual. Quanto mais uma pessoa aprecia imagens, mais criativas e diversificadas serão as escolhas. 

    Então, quando observar uma boa fotografia ou quadro, tente enxergar os detalhes que tornam essa peça tão única. Seriam as luzes, as cores ou a disposição dos objetos?

    Um primeiro exercício para treinar o desenvolvimento de bons prompts de imagem é escolher uma fotografia existente e descrevê-la. Veja qual o resultado trazido. 

    A partir dele, perceba o que faltou e vá aprimorando a descrição. Não sabemos se a IA conseguirá trazer uma cópia fiel, mas não se apegue a isso. 

    O exercício é para que as imagens cheguem ao mesmo conceito por meio de uma descrição.

    Lembre-se que a IA busca referências existentes em seu banco de dados. Por isso, utilizar adjetivos subjetivos nas descrições pode não gerar o efeito esperado. 

    No entanto, use detalhes específicos. Em vez de descrever “uma atmosfera sombria”, faça o detalhamento dos elementos do ambiente que trazem essa sensação. 

    Quanto melhor for o detalhamento, mais a imagem se aproxima do objetivo.

    Mão montando blocos em barra simbolizando progresso no carregamento de dados gerados por IA

    Para facilitar o processo de criação de imagens em IA e torná-lo mais eficiente, alguns passos podem ajudar muito na jornada.

    • Antes de tudo, defina a intenção da imagem. Ela é uma peça publicitária para atrair cliques em uma promoção? É um logotipo? É uma fotografia para trazer sensação de paz?
    • Com o objetivo claro, defina quais elementos são indispensáveis nessa imagem, como uma call to action ou o cenário de fundo.
    • Defina o suporte dessa imagem: é uma fotografia, ilustração ou layout de e-mail marketing? Essa é uma orientação bem-vinda para o prompt.
    • Pense se deseja utilizar uma linguagem artística para inspirar a criação, como pop art ou o estilo fotográfico de algum profissional ou época.
    • Comece a testar e aperfeiçoar o processo.

    Criar imagem com IA: Onde testar a criatividade?

    Agora que já entendemos como formatar uma boa descrição de imagem, vamos apresentar brevemente 15 ferramentas interessantes para começar os trabalhos.

    A maioria delas tem uma versão para utilização em dispositivos móveis, além do navegador nativo. Basta conferir na loja oficial compatível com seu sistema operacional e baixar o aplicativo.

    Outra preocupação das ferramentas citadas aqui é restringir a produção de conteúdo potencialmente prejudicial – violento ou preconceituoso, por exemplo.

    1) Adobe Firefly

    Adobe Firefly pode ser utilizada na criação de imagens por descrição de textos ou retoques, utilizando a adição ou remoção de elementos da imagem. 

    A Adobe oferece uma biblioteca de modelos de IA Generativa e oferece suporte em mais de 100 idiomas – o que facilita muito a criação de prompts para quem não tem fluência no idioma da ferramenta. 

    Na versão gratuita, o login tem acesso a 25 créditos mensais não cumulativos e as imagens geradas levam marca d’água. A versão paga conta com recursos avançados e outras vantagens.

    2) Leonardo AI

    O Leonardo AI é capaz de converter comandos simples em imagens detalhadas e muito convincentes dentro do seu repertório. 

    A ferramenta oferece muitas opções de modelos, estilos artísticos e embarca recursos para auxiliar no processo de criação. 

    O Leonardo AI distribui cotas de tokens gratuitos diariamente para a pessoa realizar seus projetos. 

    Agora, caso precise realizar projetos mais complexos, há pacotes variados para cada tipo de necessidade.

    3) StarryAI

    Criada para ser utilizada na web ou em smartphones com sistema operacional Android ou iOS, a StarryAI pode gerar imagens de alta qualidade utilizando IA. 

    Ela chega ao detalhe da personalização, em que a pessoa pode aplicar suas preferências de dimensão da imagem e sua resolução. 

    A versão gratuita permite gerar 25 imagens diariamente, mas existe uma opção mais completa sendo comercializada pela marca.

    4) Midjourney

    Uma das ferramentas de IA generativa para imagens mais conhecidas, o Midjourney oferece quatro sugestões por descrição no prompt. 


    É possível utilizar a IA por meio de um bot do Discord e no site Midjourney Alpha. Ele tem modelos de assinatura baseados na qualidade de uso, indo do plano básico ao megaplano, mas cobrado em dólar.

    5) Stable Diffusion

    Com a Stable Diffusion, a pessoa tem acesso a uma imensa variedade de efeitos e filtros para serem aplicados em imagens, além de milhões de sugestões de prompts que servem de inspirações para quem estiver em um dia sem muitas ideias. 

    A plataforma conta com uma interface descomplicada, facilitando a vida de quem tem pouco conhecimento ou de quem precisa de eficiência no uso. 

    Na versão gratuita é possível gerar 10 imagens por dia, com duas sugestões por prompt, com anúncios e marca d`água.

    6) Fotor

    Esse gerador de imagens permite criar desde personagens até retratos de desenhos, além do gerador de imagens a partir de descrições. 

    Com o Fotor, é possível converter as imagens de retratos com estilos artísticos como aquarelas, grafite ou mesmo em desenhos animados. 

    Ele pode ser utilizado tanto em dispositivos móveis quanto no PC. Há uma versão gratuita, mas com imagens em resolução baixa e limite de créditos. Quem precisa de mais recursos vai precisar da versão Pro.

    7) Craiyon

    O Craiyon, como tantas ferramentas generativas de imagens, tem uma versão gratuita e pacotes cobrados para mais funções.

    Para utilizar a versão gratuita é recomendado escrever pedidos simples e em inglês. Geralmente os resultados são bons, nesse caso. O Craiyon dá a opção da pessoa gerar uma fotografia realista, um desenho ou arte.

    Ao enviar o comando, ele dá uma estimativa de tempo para geração das opções de imagem. 

    A ferramenta tem um blog com algumas orientações interessantes sobre como escrever um bom prompt na ferramenta. Vale conferir.

    8) Canva

    O Canva revolucionou o acesso ao design for dummies. Sua promessa é levar uma ferramenta extremamente intuitiva para que qualquer pessoa tenha autonomia na execução de comunicação visual – de publicações para redes sociais até e-books inteiros e vídeos. 

    E não demorou para o Canva entrar no mundo da IA com imagens generativas com um ecossistema de soluções.

    O pool de ferramentas do Canva é chamado de Estúdio Mágico. Nele, é possível trabalhar a criação de imagens estáticas e vídeo, o redimensionamento de imagens e muitos outros recursos baseados em IA.

    Além disso, o Canva tem uma página dedicada a ensinar as pessoas a utilizar suas ferramentas com tutoriais e cursos gratuitos.

    9) Dreamlike

    O aplicativo Dreamlike.art pode ser utilizado no próprio browser e conta com versões do Stable Diffusion.

    O prompt é bem completo: além da descrição é possível subir imagens iniciais da sua preferência, arrastando para a área de criação, pode indicar o que não deseja para a imagem no campo Negative Prompt ou mesmo gerar uma imagem aleatoriamente. O sistema também permite especificar o formato da imagem e outras configurações mais avançadas.

    O uso gratuito é limitado, mas a ferramenta de IA conta com alguns pacotes de crédito. Outro ponto de interesse é que a ferramenta oferece um programa de afiliados para quem quer gerar uma renda extra na divulgação da solução.

    10) NightCafe

    A Plataforma NightCafe permite não apenas gerar imagens com IA, como oferece vários modelos GPT, como Stable Diffusion, DALL-E 2 e VQGAN+CLIP.

    Já na página inicial, temos o prompt para incluir a descrição e três opções de estilo: NightCafé, Cinematic e Realistic Anime. 

    O sistema traz o resultado na tela com algumas alternativas como comprar a imagem, compartilhar com a comunidade, deletar etc. Há uma versão gratuita limitada e os planos pagos. 

    Para quem gosta, o NightCafé organizou uma comunidade dentro do seu sistema para os usuários trocarem ideias sobre as artes produzidas com IA e curtirem as publicações.

    12) Copilot – Designer

    Desenvolvida pelo Bing, o buscador da Microsoft, o criador de imagens Copilot – Designer promete ser uma ferramenta intuitiva e simples de utilizar. Para gerar as imagens, o sistema pede o login de usuário na Microsoft.

    Ao digitar o comando no prompt, a IA responde à instrução antes de exibir o resultado. Abaixo da imagem, o próprio Copilot – Designer sugere ideias para incrementar a imagem.

    Quanto mais descritivo for o pedido, melhor será o resultado da imagem. E dá para ser: o prompt aceita até 4000 caracteres com espaços.

    13) Dall-E 3

    Como o Dall-E 2, o Dall-E 3 também é um gerador de imagens capaz de criar imagens baseadas em prompts mais extensos e detalhados. Nessa versão, a OpenAI promete imagens visualmente mais nítidas e confiáveis, incluindo a revisão do resultado trazido pela ferramenta. 

    O Dall-E 3 foi configurado para não criar imagens que imitam o estilo de artistas vivos (pintores e fotógrafos, por exemplo). Está disponível para ChatGPT Plus, Team, Enterprise e OpenAI API.

    14) Dream by Wombo

    A promessa da ferramenta é oferecer resultados mais artísticos dos prompts digitados. Outra funcionalidade interessante é trabalhar imagens do acervo pessoal ou banco de imagens do usuário, bem como acessar e trabalhar com seus NFTs.

    A versão gratuita da Dream by Wombo, como a maioria das geradoras de imagem em IA, tem suas limitações, que podem ser resolvidas em versões pagas.

    15) Tess AI

    Segundo o ranking do G2, a Tess AI é o 6º melhor software de IA de 2024. A ferramenta reúne mais de 200 modelos de IA generativa, tudo criado pelos usuários da sua comunidade. 

    Para gerar imagens, a ferramenta solicita login e validação por meio do seu número de celular para dar acesso ao prompt. A Tess AI pode criar imagens a partir de uma imagem existente e traz resultados muito satisfatórios, segundo os usuários. 

    Vale dizer que o gerador de imagem é apenas um dos braços das soluções que utilizam inteligência artificial dentro do ecossistema de soluções da premiada Pareto, empresa criadora da Tess AI.

    Vantagens de criar imagens com IA

    As Inteligências Artificiais Generativas de imagem podem ser uma ferramenta excelente para pequenas e médias empresas, incluindo também profissionais autônomos, com recursos mais limitados para contratação de profissionais da área de criação e design.

    E para quem é do setor, esse tipo de IA pode, sim, ser uma ótima assistente para trazer mais agilidade ao trabalho ou ajudar a melhorar protótipos de criações. O já citado Canva consegue trazer layouts muito satisfatórios para alguns usos mesmo em sua versão gratuita, por exemplo.

    À medida que as IA Generativas são aperfeiçoadas é possível produzir melhores resultados dentro de seus pacotes profissionais – resultados profissionalizados e de alta qualidade não são alcançados dentro dos pacotes gratuitos.

    Quanto mais se utiliza a ferramenta, melhores são os prompts. 

    Direitos autorais de imagens criadas com IA

    blocos de madeira e martelo de juiz de madeira sobre a mesa, conceito de direitos autorais ou propriedade intelectual

    A ética e a legalidade estão sendo muito discutidas quando o assunto é IA Generativa. Há importantes questões sobre direitos autorais, obras protegidas, privacidade e uso indevido do recurso que ainda não foram precisamente respondidas. 

    Além disso, o fato da IA Generativa trabalhar com um material pré-existente, sem curadoria, pode reforçar e perpetuar estereótipos e preconceitos que já não fazem sentido na concepção da sociedade atual. 

    Inclusive, em observância a esse fato, muitas ferramentas estão bloqueando algumas expressões e palavras, muitas vezes avisando ao prompter que não foi possível gerar sua imagem.

    Quem deseja se tornar um bom “prompter” deve estar ciente de sua responsabilidade ao gerar conteúdo, seja comercialmente ou recreativamente.

    Para garantir o uso devido de imagens e templates, considere contratar uma ferramenta com banco de imagens embarcado. O Criador de Sites da Locaweb, por exemplo, reúne mais de 100 temas para todos os tipos de negócio, como: alimentação, infantil, pet, educação, fitness, entre outros. É só escolher um exemplar que é a cara do seu negócio e adicionar o seu conteúdo.

    O autor

    Marcio Hanashiro

    Marcio Hanashiro, também conhecido como Japa, é o Gerente de Marketing na Locaweb, onde está há 12 anos. Com uma jornada de 20 anos no mercado digital, ele tem uma paixão profunda por liderar e analisar iniciativas em ambientes digitais, com um foco especial em marketing. Durante seu tempo na Locaweb, Marcio aprimorou sua habilidade de transformar ideias criativas em resultados concretos. Além disso, ele é casado, tem cinco gatos incríveis e mais dois cachorros. Marcio adora carros antigos, motos e coisas de nerd em geral. Ele também é um gamer que só apanha online.

    Veja outros conteúdos desse autor