O ChatGPT já deixa muita gente impressionada, mas há muitas outras ferramentas úteis em Inteligência Artificial Generativa. E sobre isso que vamos falar hoje.
ChatGPT para lá, ChatGPT para cá, pessoas achando tudo incrível, outros preocupados com seu futuro no mercado de trabalho e ainda há quem não esteja entendendo nada. Pois bem: vamos alinhar os conceitos rapidamente – rapidinho mesmo, pois cada termo daria páginas e páginas de conversa!
O que é Inteligência Artificial ou IA?
Inteligência Artificial ou IA é um conjunto de sistemas integrados com o objetivo de coletar e utilizar dados para realizar tarefas mimetizando a inteligência humana.
O grande desafio da IA é emular a nossa capacidade de raciocínio para alcançar o mesmo desempenho – em criatividade, em versatilidade, em engenhosidade.
As IAs são reativas aos nossos comandos, capazes de realizar funções e resolver problemas definidos, utilizando tecnologias como machine learning e processamento de linguagem natural, por exemplo.
Leia também: 7 formas de garantir a presença digital de sua empresa
O que são as Inteligências Artificiais Generativas?
As Inteligências Artificiais Generativas utilizam as Generative Adversarial Networks, ou GANs, que são redes neurais que aprendem os padrões de construção de informações gerando respostas únicas, inéditas e realistas.
Essas redes neurais conseguem utilizar conhecimentos de máquina para máquina, de maneira autônoma, sem depender ou “avisar” os seres humanos. Suas redes neurais são a geradora (para criar dados) e a discriminadora (capaz de validar os dados gerados pela primeira).
É nesse universo que está a tecnologia GPT (Generative Pre-Trained Transformer), que possibilita gerar textos, imagens, áudio, apresentações e mais um mundo de coisas.
Sem entrar em méritos de eficiência, qualidade ou algo assim, vamos apresentar algumas plataformas que têm trabalhado com Inteligência Artificial Generativa. Avalie e tire suas próprias conclusões.
Leia também: Como usar o ChatGPT para criar conteúdo
Geradores de apresentações
Entre os melhores suportes para segurar a audiência ou “desenhar” uma explicação estão as Apresentações. Os formatos mais conhecidos, até o momento, quando falamos sobre o assunto são Power Point e Prezi. A tecnologia GPT nos oferece mais algumas alternativas. Vamos a elas!
1) BeautifulAI (em inglês)
A plataforma BeautifulAI oferece modelos automatizados de slides seguindo para uma apresentação completa com resultados bem profissionais. Na página principal é possível testar algumas possibilidades com assuntos determinados, como: “Quem é Yoda?” ou “Como escrever um post em 4 passos”, mas também é possível fazer uma sugestão de assunto no campo “Make your slide with AI”. O programa oferece integrações com o Dropbox, Webex, Slack e Power Point, entre outras funcionalidades.
2) SlidesAI (em português)
Por meio da inclusão de textos e personalização da aparência do slide, a ferramenta SlidesAI é capaz de gerar uma página de apresentação em alguns segundos. Outra funcionalidade interessante está na capacidade de realizar a síntese de textos maiores. É compatível com o Google Slides, mas não com o Power Point (até a data desta publicação). O pacote de entrada é gratuito e inclui três apresentações por mês com até 2500 caracteres por apresentação.
3) Tome App (em inglês)
Com uma pegada de design mais atual e prometendo utilizar Inteligência Artificial Generativa para criar uma storytelling para a apresentação, o Tome App é um aplicativo gratuito e tem versão para smartphone. Funciona no mesmo esquema do ChatGPT: o usuário sugere o assunto, pede uma versão com alguns slides e vai ajustando no caminho por meio de novas linhas de solicitação. Na versão Pro, aa pessoa pode trabalhar em ambiente colaborativo sem limite de usuários e customizar logos. Também possui versão grátis.
Geradores de Imagem
Para quem quer fazer arte com IA, algumas ferramentas já trazem resultados bem interessantes. O nível da arte digital vai depender da capacidade de abstração e repertório do usuário. Afinal, como diria a sabedoria tecnológica: “o programa faz o que a gente pede e não o que a gente quer”.
1) Dall-E 2 (em inglês)
Gerado pela mãe do ChatGPT, a OpenAI, o Dall-E 2 é capaz de criar artes com bastante realismo a partir de uma descrição do usuário, trazendo resultados bastante originais. Essa versão gera imagens com uma resolução 4 vezes maior do que sua predecessora. A pessoa precisa comprar créditos para utilizar.
2) Midjourney (em inglês)
Midjourney é um serviço que gera imagens a partir de descrições, tal qual o DALL-E 2. Sua versão beta e login leva o usuário para a sua comunidade por meio da plataforma Discord, onde poderá fazer uso do serviço. Os resultados das imagens são muito interessantes. Veja aqui alguns exemplos.
3) Jasper
No módulo Jasper Art, da plataforma Jasper, o usuário descreve a imagem com detalhes em um prompt, podendo determinar o estilo artístico, em qual meio será veiculado e até mesmo as palavras chaves ligadas a ela. A ferramenta é paga, mas dá 7 dias gratuitos para quem quiser testar. Só para dizer, a Jasper também gera textos, tom de voz da marca e chat.
Geradores de avatares
Com o burburinho gerado em torno do futuro do Metaverso e seus universos virtuais interconectados, várias empresas de tecnologia criaram IA geracionais para criar avatares de todos os tipos.
1) Lensa AI
Produzido pelo Prisma Lab, o aplicativo Lensa AI não apenas realiza edição de imagens de modo muito competente por meio da Inteligência Artificial Generativa, como gera avatares incríveis a partir das fotos selecionadas pelos usuários. A funcionalidade chama-se Magic Avatars e foi sensação no final de 2022.
Para fazer o trabalho, o app solicita de 10 a 20 selfies, com diferentes ângulos e expressões faciais, para criar cerca de 200 sugestões de avatares. Pode ser baixado pela App Store e Google Play. É possível testar gratuitamente por uma semana.
2) in3D
O in3D permite a criação de avatares a partir da câmera do seu dispositivo móvel. A Inteligência Artificial Generativa faz um modelo 3D do usuário, com base em imagens, e permite algumas customizações a partir das ferramentas oferecidas pelo serviço. Depois disso, a pessoa pode exportar o arquivo em formatos como FBX, USDZ e outros, para ser integrado a plataformas de jogos, metaversos ou aplicativos. Disponível na App Store e Google Play.
Use a Inteligência Artificial Generativa para ter uma pequena agência de comunicação ao seu alcance!
A pessoa está começando agora no mundo da comunicação e não tem dinheiro para investir em uma equipe, mas pode investir em algumas aplicações em IA? Além das plataformas já descritas aqui, vamos dar outros nomes de ferramentas capazes de ajudar nesse processo:
- Namelix: é um gerador de nomes corporativos. Promete criar nomes impactantes e inéditos utilizando o GPT. Uso livre.
- Brandmark: promete criar um logo com aparência bem profissional utilizando IA. Entrega um pacote inicial com aplicações em cartão de visita, mídias sociais, apresentações e outros em sua assinatura completa. No pacote básico, entrega apenas a versão em PNG.
- Formula Bot: sonho de muitas pessoas, a ferramenta de IA promete gerar fórmulas para planilhas a partir de instruções de texto em apenas alguns segundos. Tem uma versão básica gratuita com direito a cinco fórmulas por mês, geração e explicação de fórmulas, VBA, SQL para Excel e Google Sheets.
Todas as ferramentas baseadas em GPT apresentadas aqui como exemplo são apenas uma amostra, diante de uma imensidão de soluções em uso no mercado.
A Inteligência Artificial já trabalha em favor da produtividade, da otimização de tempo e recursos. O ritmo das inovações é acelerado e acontece simultaneamente em todas as partes do mundo. Cabe a cada profissional realizar sua própria “transformação digital” e utilizar os recursos tecnológicos para tornar seu trabalho cada vez mais inteligente, criativo e útil.
Aproveite a ferramenta de E-mail Marketing da Locaweb para divulgar seu negócio e se relacionar com seu público!
Saiba mais