Se em algum momento a presença de empresas no ambiente digital já foi um diferencial, atualmente, a história já é outra.
Com o avançar da tecnologia e com os acontecimentos ao redor do mundo, marcas que não estão se comunicando com os consumidores na internet acabam ficando para trás. Isto se confirma quando observamos o aumento da presença digital das empresas, principalmente após a pandemia, que fez com que a presença digital se tornasse uma necessidade para aqueles que desejavam se manter ativos enquanto as lojas físicas se mantinham com pouco ou nenhum movimento.
Desta forma, os sites passaram a ser os novos cartões de visitas para o consumidor. Afinal, se antes o processo de compra passava por uma volta no shopping center e a entrada na loja para conhecer os produtos, agora este processo acontece por meio da busca digital e a visita ao site do seu negócio.
Mas nem toda essa mudança foi positiva, pois ao mesmo tempo que muitas pessoas puderam conhecer sua marca e comprar sem sair de casa, cerca de 60 milhões de brasileiros com alguma deficiência ou limitação de navegação na web acabam ficando excluídos das compras online devido à falta de acessibilidade digital.
Mas, ao contrário do que muitos acreditam, mudar essa realidade é muito simples. Quer saber como? Continue a leitura e confira!
Conheça e entenda a importância da Lei Brasileira de Inclusão
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência é um grande marco na história do Brasil, pois a partir de sua criação, pessoas com deficiência tiveram o direito à inclusão social e à cidadania assegurados e promovidos, tornando obrigatória a acessibilidade em todos os ambientes.
Segundo o IBGE, cerca de 46 milhões de brasileiros têm algum grau de dificuldade em pelo menos uma das habilidades investigadas (visual, auditiva, motora ou intelectual). Desta forma, com a aplicação da LBI, aproximadamente 24% da população brasileira passa a ter a possibilidade de viver de forma igualitária, além de acessar ambientes que antes não lhes eram permitidos.
Porém, na prática, a realidade atual é diferente do esperado. Isto se comprova quando observamos que atualmente, no Brasil, existem mais de 16 milhões de sites ativos, e menos de 1% deste número oferece acessibilidade digital para a navegação de pessoas com deficiência ou dificuldades de navegação na web.
Com a exclusão causada pela falta de acessibilidade digital, milhões de brasileiros são impedidos diariamente de realizarem tarefas que parecem simples, como estudar, ler notícias, fazer compras online, entre outras tarefas rotineiras.
Segundo o art.63, “é obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente”.
Implementar acessibilidade digital é um diferencial importante para Pequenas e Médias empresas
Ainda em 2022, podemos observar muitas empresas que ainda não se atentaram a essa realidade e, consequentemente, acabam impedindo que milhões de brasileiros naveguem de forma independente em seus sites.
Em uma era onde os consumidores pesquisam e adquirem produtos de forma completamente digital, a falta de acessibilidade digital acaba se tornando uma enorme barreira para que pessoas com deficiência exerçam seu poder de consumo.
Sem acessibilidade digital, além de excluir pessoas com deficiência ou dificuldades de navegação, você também está reduzindo as chances de venda dos seus produtos. Afinal, se um consumidor não consegue acessar seus produtos e serviços, quais as chances dele se tornar seu cliente?
Outro ponto a ser observado por empresas que ainda não contam com acessibilidade digital em seus sites é a identificação dos consumidores com os valores da marca. Assim, o posicionamento das empresas em relação à inclusão social também se tornou um ponto importante que é cobrado constantemente pelos consumidores mais conscientes.
Com isso, além de perder possíveis compradores devido à inacessibilidade do seu site, o buzz negativo causado por isto também pode manchar a reputação da empresa, fazendo com que possíveis compradores não tenham interesse em saber o que seu negócio tem a oferecer.
Vantagens obtidas por empresas que investem em acessibilidade digital
- Diversificação do seu público
- Maior alcance de consumidores
- Melhora do posicionamento nos mecanismos de pesquisa
- Fortalecimento e humanização da imagem da marca
- Aumento das vendas e da receita
- Conformidade com a legislação brasileira
- Atitudes condizentes com discursos inclusivos
- Se tornar uma empresa promotora da inclusão
Como tornar seu negócio acessível em apenas um clique
A inovação é a melhor amiga da transformação. Por isso, para mudar este cenário, a EqualWeb trouxe para o Brasil a tecnologia israelense de acessibilidade digital que torna sites acessíveis.
Em apenas um clique, a opção que melhor se adequa às necessidades do seu cliente é ativada, personalizando a experiência dele ao navegar em seu site e garantindo que todo o acesso seja feito com independência e igualdade de condições.
Nossa inteligência artificial oferece até 31 soluções de acessibilidade digital para atender diferentes demandas de navegação. Leitor de texto, descrição de imagem, lupa, ajuste de fonte e leitor de tela são apenas alguns dos recursos disponíveis. Quer tornar seu site acessível e garantir que cerca de 60 milhões de brasileiros possam conhecer o que sua empresa tem a oferecer? Visite nosso site e converse com um de nossos especialistas para conhecer o plano ideal para o seu negócio!