Saiba tudo sobre o favicon, um pequeno ícone de 16×16 pixels que, embora pequeno, pode influenciar como a sua marca é vista na internet. 

Quem tem o costume de utilizar muitas páginas ao mesmo tempo sabe muito bem a importância de um pequeno ícone que aparece em cada aba do navegador. Ele não existe por acaso! Chama-se favicon e, se você empreende e tem um negócio online, a maneira como o utiliza pode trazer resultados positivos ou negativos para sua marca. 

Pode parecer um detalhe bobo, mas ele interfere na presença online do seu negócio. Porém, quando aplicado de maneira estratégica e adequada, pode proporcionar uma experiência mais coesa para seus clientes e potenciais leads.  

Assim, se você quer saber o que é um favicon, qual é a sua importância e como implementá-lo em seu site profissional, continue lendo

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    O que é um favicon? 

    O nome favicon vem da abreviação de “favorite icon” (do inglês, “ícone favorito”). Ele pode ser definido como uma miniatura de um ícone gráfico que representa uma marca na internet.  

    A imagem utilizada geralmente é a do logotipo ou as iniciais da empresa. No entanto, é possível utilizar até mesmo GIFs e outras imagens alinhadas com a estratégia da marca

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    Para que serve um favicon? 

    Um favicon serve, principalmente, para facilitar o reconhecimento do site pelo usuário, reforçar a imagem da marca na web e transmitir credibilidade para o negócio. Confira outros detalhes sobre o seu uso: 

    Facilidade de navegação e reconhecimento 

    Em um mar de abas abertas, o favicon é o farol que facilita a navegação na web. Isso porque, quando bem aplicado, ele pode ser rapidamente reconhecido pelos usuários, sendo associado a um determinado site ou empresa. A medida contribui para uma boa experiência do cliente.  

    Além disso, como o favicon aparece em outras instâncias, também auxilia na localização de páginas marcadas como favoritas e ao buscar algum conteúdo no histórico do navegador ou mecanismos de busca, como o Google. 

    Impacto na imagem da marca 

    O favicon contribui significativamente para a imagem da marca. Enquanto um ícone em alta resolução, bem projetado e alinhado à identidade visual do site ou da empresa transmite uma mensagem de profissionalismo e confiabilidade, o contrário também acontece. 

    Favicons mal diagramados, de baixa qualidade, não otimizados para vários navegadores ou sem muita relação com a marca passam uma ideia de desleixo e amadorismo. Dessa forma, eles podem até mesmo causar uma impressão de que a pessoa acessou um site falso, afetando a credibilidade do negócio. 

    Onde um favicon pode ser adicionado no site?  

    O favicon costuma ficar posicionado ao lado esquerdo da aba e no título da página, assim como na barra de favoritos e no histórico de navegação ou antes da URL do site, na barra de endereços.  

    Como criar um favicon para o seu site? 

    Uma jovem mulher asiática, vestindo uma blusa listrada de branco e preto, segura uma página com uma logomarca impressa. Na tela do computador posicionado na mesa a sua frente, está a mesma logomarca, que pode ser usada como favicon de um site. 
    Formas simples e legíveis são essenciais para um bom favicon. 

    Antes de qualquer coisa, é importante reforçar que o favicon deve seguir a mesma identidade visual da marca ou da campanha atual. Isso significa que, se esse fator for alterado ou o logo for atualizado, o favicon também deve ser ajustado para manter a coesão.  

    Para criar um favicon, basta seguir os passos abaixo: 

    1. Escolhendo o design certo 

    A escolha do favicon deve ser estratégica. Empresas tradicionais ou de nichos sérios geralmente escolhem uma versão simplificada do logotipo. Já companhias modernas podem utilizar imagens diferentes, mas relacionadas à marca, ou optar por uma imagem com transparência e até animada. 

    Outra opção é escolher uma imagem temporária para campanhas promocionais, como Black Friday e a Semana do Consumidor, ou eventos sazonais, como Natal, Halloween e o Dia dos Namorados. A questão mais importante aqui é que o design faça sentido com a identidade da marca no momento. 

    2. Formatos e dimensões ideais 

    Diversos formatos de arquivo podem ser utilizados para o favicon, sendo os mais comuns os com finais .ico e  .png.  

    Já quando o assunto é dimensão, o padrão tradicional é de 16×16 pixels. Porém, atualmente, a recomendação é disponibilizar algumas opções de tamanho e otimizar o ícone para acessos de dispositivos com diferentes resoluções de tela, além de plataformas mais exigentes. 

    Dessa forma, as dimensões ideais são

    • 32×32 pixels: para a maioria dos navegadores de PCs e macOS
    • 48×48 pixels: melhor tamanho para a barra de favoritos e resultados em buscadores, bem como o navegador Safari dos dispositivos macOS e iOS. 
    • 96×96 pixels: para ícones de atalhos no desktop
    • 180×180 pixels: apresenta melhor qualidade em novos smartphones e tablets, incluindo dispositivos Android e iOS (Apple Touch). 
    • 192×192 pixels ou mais: embora não seja um requisito, oferecer opções de dimensões maiores permite uma melhor qualidade de exibição em navegadores de smart TVs e displays de alta definição

    3. Ferramentas para criar um favicon 

    A imagem do favicon deve ser criada pelo seu designer ou equipe de design. Se você já a tiver pronta, no formato quadrado e em alta resolução, é possível utilizar gratuitamente alguma ferramenta online para gerar as diferentes dimensões e exportá-las no formato .ico.  

    Há várias opções de geradores de favicon, mas seguem duas indicações: 

    • Genfavicon: disponível em português. Basta subir o arquivo, selecionar as dimensões desejadas, ajustar na pré-visualização e baixá-lo. 
    • RealFaviconGenerator: em inglês. Suba o arquivo e clique em “Next” ao fim da página. Será gerado um pacote do favicon com várias dimensões e formatos, além de instruções completas sobre como aplicá-lo em diferentes plataformas utilizando HTML ou frameworks para front-end, como React, Grunt, Ruby on Rails e outras. 

    Como adicionar um favicon no seu site? 

    Você pode adicioná-lo ao seu site de duas formas, dependendo do formato utilizado. Para usar arquivos em formato .png ou .ico, certifique-se de que a imagem desejada esteja nomeada como “favicon.ico” ou “favicon.png” e suba o arquivo na pasta public_html do Gerenciador de Arquivos, localizado no painel do seu serviço de hospedagem.  

    Se você gerencia seu próprio site e usa VPS, por exemplo, basta colocar a imagem na pasta raiz, a mesma que está configurada no seu servidor web. Grande parte dos navegadores identificará o favicon nesses formatos

    Usando HTML para incluir o favicon 

    Se você deseja uma imagem animada .gif ou em outro formato, também é possível usar seu favicon. Faça o mesmo processo anterior e, então, acesse o arquivo header.php e adicione a sintaxe HTML abaixo, ao final da tag <head> e antes do fechamento </head>: 

    <link rel=”shortcut icon” type=”image/gif” href=”favicon.gif” > 

    Nesse exemplo, utilizamos .gif, mas podem ser aplicados outros formatos, desde que sejam de imagem.  

    Configurações para diferentes plataformas e navegadores 

    Para garantir que seu favicon seja exibido corretamente em qualquer navegador, plataforma ou dispositivo, siga as instruções anteriores, mas utilize uma sintaxe para cada versão. Por exemplo: 

    • <link rel=”shortcut icon” href=”/favicon.ico” /> 
    • <link rel=”icon” href=”favicon-16×16.png” sizes=”16×16″ type=”image/png”> 
    • <link rel=”icon” href=”favicon-32×32.png” sizes=”32×32″ type=”image/png”> 
    • <link rel=”icon” type=”image/png” href=”/favicon-96×96.png” sizes=”96×96″ /> 
    • <link rel=”apple-touch-icon” sizes=”180×180″ href=”/apple-touch-icon.png” /> 

    Pode parecer exagero, mas esse procedimento garante compatibilidade com navegadores de desktop, dispositivos móveis e equipamentos inteligentes em diferentes sistemas operacionais. 

    Erros comuns ao criar um favicon 

    Assim como existem as melhores práticas para desenvolver o seu favicon, também há diversos erros que acontecem com frequência durante sua criação. Abaixo destacaremos alguns dos principais pontos de falha em favicons e como evitá-los ao criar os do seu negócio: 

    Exagerar no design 

    Como as dimensões do favicon são muito pequenas, o design da imagem deve ser o mais simplificado possível. Caso seu desenho seja complexo, ele pode tornar-se ilegível no tamanho reduzido, prejudicando a identificação por parte do usuário. 

    Para que isso não ocorra, opte por versões minimalistas da imagem escolhida, inclusive se ela for apenas as iniciais ou o logotipo da empresa

    Sobrecarga de detalhes 

    Ornamentar o design com muitos elementos gráficos ou escolher uma fonte muito detalhada também pode prejudicar a legibilidade do favicon. 

    Assim, se a imagem ou o logo forem muito detalhados, escolha apenas um elemento que os represente

    Escolher um ícone de baixa qualidade 

    Utilizar uma imagem de baixa qualidade para o seu ícone pode prejudicar a imagem do seu site ou negócio. Para que isso não ocorra: 

    • Utilize as versões do favicon nos tamanhos e formatos recomendados; 
    • Certifique-se de que a imagem tenha uma resolução igual ou maior a 96 ppi (pixels por polegada); 
    • Se não souber redimensionar ou converter a imagem, peça ajuda de um profissional de design ou, então, utilize um dos geradores de favicon indicados antes. 

    Ignorar o tamanho e a visibilidade em dispositivos móveis 

    Por fim, outro erro comum é não considerar a visibilidade do favicon em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. 

    No Brasil, por exemplo, mais da metade dos acessos ocorre por meio do celular. Nesse sentido, é imprescindível utilizar favicons adequados e, de preferência, testar a sua legibilidade. 

    O favicon pode ser apenas um pequeno ícone, mas como você pôde ver neste artigo, ele influencia muito em como a sua marca é vista na internet.  

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    O autor

    Leandro Riolino

    Leandro Riolino é Analista de SEO na Locaweb, com mais de 14 anos de experiência no setor de tecnologia e marketing digital. Sou um apaixonado por SEO e otimização de sites, sempre buscando as melhores estratégias para impulsionar resultados online. Nos meus momentos de lazer, adoro me dedicar aos esportes, seja praticando atividades físicas ou acompanhando meus times favoritos. Acredito que a combinação de uma mente estratégica e um corpo ativo é fundamental para uma vida equilibrada.

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