Saiba como aplicar a transformação digital nas empresas para atingir os objetivos da sua equipe e das suas operações!

Desde a pandemia de Covid-19, iniciada em 2020, as organizações se viram obrigadas a entrar em uma nova trajetória para conectar pessoas e manter seus negócios durante o isolamento social.  

Entretanto, mesmo após o fim desse período, parte dos negócios buscou manter as inovações digitais agregadas antes em suas rotinas, inclusive no trabalho presencial. E é um pouco dessa dinâmica que trata a transformação digital nas empresas

Contudo, a transformação digital não diz respeito apenas a digitalizar o seu negócio. Por meio dela, empresas de diferentes portes e outras iniciativas podem garantir um desenvolvimento conectado e sustentável.  

Apesar de a tecnologia estar constantemente presente no cotidiano das pessoas, a migração para o ambiente digital ainda é encarada com certa resistência, fazendo com que as lideranças não saibam como e por que aplicar essa transformação digital em seus modelos de negócio. 

Pensando nessas questões, vamos entender a fundo o que é a transformação digital nas empresas e quais são as vantagens que pequenos e médios empreendedores podem conseguir ao expandir a sua presença online. 

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    O que é transformação digital nas empresas?   

    A transformação digital pode ser entendida como a incorporação de mudanças em sua rotina, fazendo uso de soluções digitais para agregar valor aos seus processos e a todos que deles se beneficiam.  

    De certa forma, a transformação digital é uma forma de maturidade empresarial, que envolve estratégias e facilidades para alavancar diferentes tipos de negócios.  

    Entre os exemplos possíveis pelos quais diferentes organizações integraram a transformação digital em suas rotinas estão não só a digitalização de processos internos como a forma como seus produtos e serviços passaram a ser entregues ao seu público-alvo. Entre eles, pode-se destacar: 

    • Criação de aplicativos ou plataformas de e-commerce
    • Uso de sensores inteligentes no agronegócio; 

    Desse modo, entende-se que a transformação digital tem o potencial de remodelar toda uma estratégia de negócio, sendo responsável não somente por alterações nos processos, mas também pela cultura e maneira como a empresa agrega valor e se posiciona no mercado.  

    Com tais questões em vista, a seguir confira alguns benefícios da transformação digital em um ambiente empresarial. 

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    Benefícios da transformação digital nas empresas   

    A transformação digital envolve muito mais do que a adesão de novas tecnologias, como é o caso da Inteligência Artificial. Vai além de ser um mero facilitador que coopera na relação cliente-empresa, uma vez que suas vantagens impactam toda a cultura empresarial. 

    Como um dos benefícios mais claros e esperados pelos empreendedores, sabe-se que a transformação digital é a responsável por garantir um aumento na eficiência operacional.  

    Com ela, há a modernização da operação em diferentes setores, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento do trabalho humano por meio da automação de tarefas. Dessa forma, garante-se a eficácia em uma série de processos, como é o caso do gerenciamento de dados.  

    Também há um aumento da agilidade e da flexibilidade, permitindo que as empresas se posicionem de forma competitiva e se atentem às novas estratégias de negócio, resultando, entre outros fatores, na melhoria na experiência do cliente. 

    Além disso, organizações que buscam um aperfeiçoamento contínuo pela transformação digital geralmente apresentam uma otimização nas tomadas de decisões.  

    Ainda, é por meio dela que as organizações garantem uma constante inovação dos serviços prestados. A criatividade no desenvolvimento de novos produtos com pegada digital, bem como de serviços ou até o modo de se trabalhar, ditam essa tônica na rotina laboral. Tudo isso é crucial para acessar novos clientes e mercados

    Resumidamente, é possível perceber que são inúmeros os benefícios da transformação digital, a qual também tende a influenciar positivamente questões como conformidade e segurança, bem como maior sustentabilidade e redução de custos corporativos. 

    Quais são os tipos de transformação digital? 

    Há diversas formas de iniciar essa jornada do seu negócio, independentemente da sua área de atuação. Pensando nisso, a seguir separamos 5 exemplos de transformação digital nas organizações

    1. Processos operacionais 

    Com o advento da Inteligência Artificial, as lideranças já perceberam a importância da automação de diversas operações.  

    Um exemplo disso é ter um departamento de Recursos Humanos habilitado para captar os melhores profissionais, fazendo uso de recursos para automatizar o processo de seleção, por exemplo. Dessa forma, os talentos necessários tendem a ser encontrados com mais rapidez. 

    2. Machine Learning 

    Ao serem programadas com recursos como a Inteligência Artificial, base do Machine Learning, as máquinas podem, pelo aprendizado, trabalhar em tarefas automatizadas. Desse modo, os algoritmos são capazes de interpretar melhor os dados e até de fornecer uma melhor gestão deles. 

    3. Plataformas digitais 

    Outra forma de transformação digital se dá por meio da criação de aplicativos que otimizam o contato entre a empresa e o cliente. A medida tende a auxiliar fatores como melhorias no atendimento e até diminuição da burocracia no contato público-negócio. 

    4. Computação em nuvem  

    A transformação digital também pode ser realizada por meio da migração de dados do ambiente físico ao digital, usando o recurso de cloud computing. Dessa forma, torna-se possível o acesso às informações de qualquer lugar, com facilidade. 

    5. Business Intelligence (BI) 

    Muito embora o Business Intelligence possa ser feito offline, o fato é que existem inúmeras ferramentas para extração e análise de dados que ajudam as lideranças a tomar decisões.  

    O BI pode, assim, ser útil para mineração de dados, geração de relatórios, consultas, análises estatísticas, visualização de dados e fornecimento de métricas empresariais em diferentes departamentos. 

    Três pessoas, sendo uma mulher branca de cabelo preso em rabo de cavalo e casaco amarelo, um homem branco de camisa azul escuro e um homem de casaco cinza escuro e camiseta cinza clara, estão sentados em frente a um notebook, em reunião. O uso da tecnologia é uma das características da transformação digital nas empresas.  
    A transformação digital é uma forma de maturidade empresarial, que envolve estratégias e facilidades para alavancar diferentes tipos de negócios. 

    Por que a transformação digital é essencial para as empresas? 

    Não se trata de uma mudança que envolve somente uma presença digital, mas sim um processo tecnológico essencial que visa acompanhar as dinâmicas da sociedade atual.  

    Ou seja, por meio da transformação digital, organizações e modelos de negócio se comprometem com uma profissionalização moderna dos seus serviços, servindo aos anseios do seu público e do tempo, e que envolve: 

    Competitividade no mercado atual 

    Empresas que buscam esse aperfeiçoamento de cultura e de operação garantem maior disponibilidade para participarem de forma competitiva no mercado. Ao digitalizarem processos, poderão fazer suas entregas com agilidade. 

    Aumento da eficiência operacional 

    Como mencionado antes, a gestão das operações de forma assertiva por meio da transformação digital resulta em eficiência na organização como um todo.  

    Com ferramentas tecnológicas, processos antes feitos de forma analógica ganham velocidade. E, dessa forma, economizam-se recursos financeiros e tempo

    Melhoria na experiência do cliente 

    A empresa que possui um alinhamento de gestão digitalizado proporciona uma melhora em fatores como atendimento e oferta de produtos e serviços aos seus clientes. Consequentemente, a experiência deles tende a ser otimizada, mantendo o público-alvo satisfeito e evitando a ação de detratores da marca.  

    Redução de custos na empresa 

    Por último, mas não menos importante, tem-se a redução de custos por meio da operacionalização digital. Desse modo, a automatização de tarefas mais simples faz com que os profissionais possam não só abraçar novos desafios dentro da organização, como diminuir o uso de recursos financeiros. 

    Pilares da Transformação Digital 

    No livro “Transformação Digital: repensando o seu negócio para a Era Digital”, David Rogers explicou que existem cinco domínios estratégicos, também conhecidos como pilares, para entender como aplicar a transformação digital em uma organização. São eles: 

    • Cliente: na Era Digital, os clientes não são meros consumidores, mas sim responsáveis por garantir uma conexão com a marca e a organização de forma dinâmica. Portanto, é crucial que haja um posicionamento estratégico da empresa para atender às expectativas e as necessidades do seu público. 
    • Competição: quando bem executado, este pilar garante uma jornada saudável ao negócio, culminando com seu sucesso frente à concorrência. 
    • Dados: está relacionado com a forma como a empresa lida com os dados que produz, gerencia e usa. É esperado que, por meio da transformação digital, organizações e empreendedores operem com um grande volume de informações. Daí a necessidade de usar ferramentas para automatizar sua gestão. 
    • Inovação: é a busca por alternativas e decisões criativas para que se otimize os processos da empresa, o que também estimula a cultura de aprendizado contínuo. 
    • Valor: é um pilar que está entrelaçado com a inovação, já que é esperado que as empresas aproveitem oportunidades e se modernizem diante das mudanças constantes que a Era Digital apresenta. 

    Como começar a transformação digital na sua empresa? 

    Agora que você já entendeu sobre as vantagens da aplicação da transformação digital nas empresas, saiba por onde iniciá-la com estes passos: 

    Planejamento e definição de metas 

    O primeiro deles é que a liderança tenha um claro posicionamento sobre o planejamento e a definição de metas possíveis, criando um plano estratégico de implementação.  

    E algumas perguntas podem ajudar essa etapa: o que a empresa busca alcançar com essas mudanças? E quais são as expectativas em curto, médio e longo prazo? 

    Identificação das necessidades digitais do negócio 

    É importante que as lideranças também se atentem para quais operações ou pontos precisam funcionar de forma digital, a fim de tirar o melhor proveito delas. 

    Escolhendo as tecnologias certas para o seu negócio 

    Hoje em dia, há diversas formas de adotar tecnologias emergentes nas organizações. Seja pela busca de Inteligências Artificiais que automatizem funções de gestão até uma migração para dados em nuvem.  

    Porém, antes desse passo, é essencial que o gestor esteja bem alinhado, tanto com as necessidades dos times quanto com o negócio em si e de seus clientes. Agindo dessa forma, entenderá quais são as principais fragilidades da organização que impedem aumentar sua competividade. 

    Etapas da transformação digital 

    Agora, para facilitar ainda mais o entendimento de como colocar a transformação digital em prática no seu negócio, conheça a seguir algumas etapas de implementação, na prática: 

    1) Análise de processos e identificação de oportunidades 

    Em primeiro lugar, uma empresa que conhece o seu modelo de negócio, os clientes e o seu “por que” de oferecer os serviços e produtos, é capaz de identificar novas oportunidades de mercado pela via da transformação digital.  

    Por isso, é preciso, antes de colocar em prática qualquer iniciativa, estabelecer metas e criar estratégias para implementar as novas tecnologias no seu ambiente empresarial. 

    2) Implementação de novas tecnologias 

    Posteriormente, o empreendedor deve avaliar os recursos tecnológicos possíveis para implantar em seu negócio. É possível começar com um que facilite a extração de dados, por exemplo, por meio da prática de Business Intelligence.  

    Ressalta-se que essa transformação digital pode ser pensada de forma gradual, focando primeiro no aperfeiçoamento interno da equipe para atender com maestria e eficiência as metas propostas e, somente depois, fazer uso dos recursos adquiridos. 

    3) Desenvolvimento de uma cultura digital 

    Assim como a implementação de tecnologia, o desenvolvimento de uma cultura digital também ocorre com o passar do tempo. No entanto, faz-se necessário pensar em planos para acelerar essa jornada. 

    Deve-se atentar, em primeiro lugar, para quais são as capacitações necessárias da pessoa usuária para usar as tecnologias adquiridas. Por isso, trata-se de um processo contínuo de monitoramento, capacitação, análise, experimentação e planejamento, para que esses conjuntos de valores, princípios e práticas da cultura digital sejam incorporados à dinâmica da organização. 

    Exemplos de transformação digital 

    Já mencionamos alguns exemplos possíveis, mas, para tornar sua leitura ainda mais agradável, separamos aqui uma lista com outros deles. Acompanhe! 

    Automatização de processos internos 

    Por meio de IAs, Machine Learning e Internet das Coisas, garante-se a gestão de dados eficiente, a escrita de uma quantidade massiva de textos em geral, a visualização das métricas estatísticas da empresa de forma facilitada, entre outras tarefas que tendem a ser repetitivas e que levam tempo para serem concluídas. 

    Uso de ferramentas de marketing digital 

    O marketing digital também é um exemplo de transformação digital usado por empresas e organizações. É por meio desse conjunto de ações que as empresas estabelecem uma comunicação personalizada e certeira com seus clientes.  

    Comunicações programadas nas redes sociais, o uso de e-mail marketing para disparo automático de mensagens, a adoção de aplicações para avaliar as regras de SEO nos conteúdos estão entre os exemplos de recursos que já existem no marketing digital. 

    Adaptação ao comércio eletrônico 

    O investimento em e-commerce, ou seja, a adequação de negócio para venda de produtos ou serviços de forma online, também é outro exemplo de transformação digital de uma loja física.  

    Para tanto, é válido investir em uma boa hospedagem de sites. E a Locaweb oferece esse serviço para auxiliar a digitalização do seu empreendimento!  

    O comércio eletrônico segue popular, sendo uma excelente oportunidade para ampliar as vendas do seu negócio. 

    Como superar os desafios da transformação digital? 

    Apesar de muitos empreendedores entenderem que a transformação digital é o melhor caminho para fazer seu negócio crescer, infelizmente adiam essa decisão por conta dos desafios que surgem.  

    Em primeiro lugar, a resistência a mudanças é um grande obstáculo. Por isso, é importante criar uma cultura que entenda o seguinte ponto: as transformações são inevitáveis e, em uma hora ou outra, precisarão ser incorporadas para alcançar a inovação e a eficiência dos projetos 

    Outro empecilho bastante comum nos processos de transformação dos negócios é a falta de habilidade ou experiência com o digital. Mas, o que muita gente não sabe é que esse problema pode ser facilmente combatido com treinamento contínuo, a fim de realizar a integração tecnológica de forma mais natural possível.  

    Finalmente, a melhor forma de superar os desafios impostos com a transformação digital é que as lideranças proponham alinhamentos estratégicos em conjunto, de acordo com os objetivos estabelecidos pelos diferentes níveis de gestão. 

    Em resumo, a transformação digital pode até ser vista com resistência em um primeiro momento, mas é uma situação inevitável para qualquer tipo de negócio. E tende a se expandir cada vez mais, com o passar do tempo. 

    E uma das primeiras medidas a serem tomadas é criar um site. No entanto, geralmente para conseguir que a sua página na web performe da melhor forma possível, considerar o uso de uma hospedagem de sites também é fundamental. A boa notícia é que a Locaweb oferece ambos os serviços. Acesse o site e saiba mais! 

    O autor

    Marcio Hanashiro

    Marcio Hanashiro, também conhecido como Japa, é o Gerente de Marketing na Locaweb, onde está há 12 anos. Com uma jornada de 20 anos no mercado digital, ele tem uma paixão profunda por liderar e analisar iniciativas em ambientes digitais, com um foco especial em marketing. Durante seu tempo na Locaweb, Marcio aprimorou sua habilidade de transformar ideias criativas em resultados concretos. Além disso, ele é casado, tem cinco gatos incríveis e mais dois cachorros. Marcio adora carros antigos, motos e coisas de nerd em geral. Ele também é um gamer que só apanha online.

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