A transformação digital nas empresas não é uma tarefa com começo, meio e fim: é um processo que começa hoje, foca no cliente e não termina nunca. Saiba como dar início a essa revolução.

Três anos após o início da pandemia, podemos dizer com segurança que o mundo mudou. Voltar ao “pré-2020” não é mais uma opção, por uma boa razão: o consumidor não é mais o mesmo. Durante os meses de isolamento social, seu cliente percebeu que poderia fazer de tudo pelo computador ou pelo smartphone – de tudo mesmo, da compra do supermercado ao show de música no Metaverso.

Essa digitalização toda leva as empresas a investir cada vez mais em sua transformação digital. E essa não é um percurso com começo, meio e fim: é uma jornada que pode ter muitas formas de começar, infinitos caminhos a serem percorridos – e não terminará nunca. Por isso, não espere aparecer uma solução mágica para fazer a transformação digital. Em vez disso, comece já!

Como disse o especialista Silvio Meira no artigo “21 anotações sobre 2021” (já estamos em 2023, mas vale muito a pena ler mesmo assim), a pandemia fez o mundo avançar 5 anos em questão de meses e, com isso, estamos em uma nova era, em que passamos a aplicar recursos que já existiam, mas tínhamos tempo para deixar para depois. Agora não há mais tempo: é preciso inovar para acompanhar as mudanças. O risco é desaparecer.

Um estudo da consultoria McKinsey mostra que, durante a pandemia, as empresas aceleraram a adoção de tecnologias para reagir a um consumidor que deu um salto de pelo menos três anos no uso de recursos digitais. E isso não volta atrás, pois é uma realidade em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostra que 87% das empresas estão realizando ações de transformação digital. Se você não está trilhando esse caminho, está em desvantagem. Uma desvantagem que só vai aumentar ao longo do tempo.

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    Mas como começar?

    Quando se trata de transformação digital, uma grande dúvida que a maioria das empresas tem é a dúvida mais básica: como começar. Não existe um caminho único, um manual de instruções, mas a consultoria McKinsey indica 5 ações que são necessárias durante um processo de transformação digital:

    1) Tenha foco

    O primeiro passo é saber muito bem o que se quer fazer. Como a transformação digital pode assumir diversas formas, vale aquela famosa citação de Alice no País das Maravilhas: “se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Por isso, o primeiro passo é ter foco e definir objetivos muito claros.

    Estipule alguns poucos alvos, como “impulsionar a inovação”, “aumentar a produtividade” ou “modificar a jornada do cliente”. São objetivos ligados aos resultados do negócio, que dependem do esforço de toda a empresa e fazem com que todos os departamentos se alinhem. Segundo a McKinsey, em negócios que têm sucesso na transformação digital, a responsabilidade por esses objetivos é de toda a empresa: quem adota essa filosofia tem 3,7 vezes mais chance de criar um ambiente em que todos se sentem responsáveis pelos resultados.

    2) Seja ousado

    A palavra “transformação” traz a ideia de “mudança completa”. Por isso, seja ousado ao promover a transformação do negócio, já que os resultados dependem da atuação de todos. A McKinsey afirma que existe uma probabilidade 1,5 vez maior de que ações de transformação digital envolvam toda a empresa, na comparação com outras iniciativas.

    Outra forma de ousar é incorporar novas tecnologias para acelerar a transformação do negócio. Com frequência, essa ousadia também leva à criação de novos negócios, uma vez que a transformação digital questiona a forma como a empresa atua hoje e faz perguntar “e se…”.

    3) Mas seja flexível

    É preciso ter foco e ousadia, mas, ao mesmo tempo, seja flexível para lidar com os obstáculos e fazer os ajustes de rota que certamente serão necessários. Quando uma empresa começa a fazer sua transformação digital, dificilmente sabe o que precisará para alcançar seus objetivos. Por isso, é natural que previsões de investimentos precisem ser revistas, que equipes sejam realocadas e que a prioridade de cada projeto mude – às vezes, de uma semana para outra.

    Por isso, quem incorpora o espírito da transformação digital também precisa abraçar a ideia de que a mudança será rápida e constante. Para que essas mudanças sejam possíveis, os times também precisam ser flexíveis – adotar metodologias ágeis de trabalho se torna fundamental e acelera ainda mais a transformação.

    o que é transformação digital

    4) Mude o mindset

    Os projetos precisam ser flexíveis – e a execução, mais ainda. Scrum, squads, Kanban, PMBOK e outros termos passam a fazer parte da cultura do negócio e criam formas inovadoras de atuação em equipe, desenvolvimento de projetos e realização de tarefas. Dessa forma, assumir riscos, colaborar com outros times e realizar atividades que vão além do “job description” se tornam uma regra.

    Claro que, para isso, a cultura do negócio muda. O erro passa a ser não apenas tolerado, mas também estimulado – desde que sejam “erros bons”, que aceleram o aprendizado. Por outro lado, seja implacável com os “erros ruins” – aqueles que podem ser evitados com a automação de processos ou com mais responsabilidade no dia a dia. Errar uma vez, ok. Errar de novo na mesma coisa, não!

    5) Estimule o espírito de liderança e responsabilidade

    Os processos ágeis que viabilizam a transformação digital dependem que pessoas tomem a iniciativa e façam acontecer. Eles não acontecem em empresas em que os líderes impedem a evolução das pessoas ou que façam microgestão. Para a transformação digital acontecer, é melhor gerar muitas ideias e fazer com que elas melhorem rápido. Tenha muitas ideias e aproveite as melhores.

    Esse ambiente só é possível quando os colaboradores têm autonomia e responsabilidade. Fica muito claro quem é o “dono” de cada pequeno projeto – e as pessoas são cobradas pelos resultados. Nesses casos, as equipes se desdobram para dar o melhor e cumprir com seus objetivos.

    Defina o que cada equipe fará e em quanto tempo – e dê liberdade para que cada time se organize para fazer acontecer. Dessa forma, os profissionais serão empoderados e aumentará a chance de obter bons resultados.

    OK, esses são 5 passos para começar. Mas e depois? Faça tudo de novo, e de novo, de novo… A transformação digital é um processo contínuo, pois o consumidor sempre vai evoluir. Fazer algo que funcione hoje só garante o sucesso agora – em pouco tempo será preciso fazer tudo de novo.

    Por isso, crie no seu negócio uma mentalidade de transformação contínua, e use a tecnologia a seu favor para gerar bons resultados. E como saber se o caminho está correto? Pergunte para seu cliente, analise os números do negócio e sempre questione como é possível fazer melhor. Você descobrirá que sempre é possível melhorar.

    O autor

    Marcio Hanashiro

    Marcio Hanashiro, também conhecido como Japa, é o Gerente de Marketing na Locaweb, onde está há 12 anos. Com uma jornada de 20 anos no mercado digital, ele tem uma paixão profunda por liderar e analisar iniciativas em ambientes digitais, com um foco especial em marketing. Durante seu tempo na Locaweb, Marcio aprimorou sua habilidade de transformar ideias criativas em resultados concretos. Além disso, ele é casado, tem cinco gatos incríveis e mais dois cachorros. Marcio adora carros antigos, motos e coisas de nerd em geral. Ele também é um gamer que só apanha online.

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