O Net Promoter Score (NPS) é uma métrica importante para avaliar a experiência de compra. Saiba como aplicá-la a seu negócio e encantar o consumidor.

A melhor ferramenta de divulgação de um trabalho é a palavra de quem já consumiu. Se há 20 anos isso acontecia de uma maneira mais lenta, em que as pessoas espalhavam a notícia no almoço de domingo, na mesa do bar ou na conversa no elevador, hoje temos meios de disseminação incrivelmente potentes, como as redes sociais e seus inumeráveis influencers. Na prática, dizendo de maneira nua e crua, profissional de influência é alguém de confiança recomendando fortemente um produto (Não necessariamente? Talvez, mas essa conversa fica para outro artigo).

Com o crescimento dos negócios online, quem consome vai olhar o ranking de recomendação da marca e do produto em todas as ferramentas possíveis: Google, Reclame Aqui, reviews de outros clientes. A reputação de um negócio, principalmente se está em crescimento, é muito, muito importante, especialmente nos setores mais concorridos.

Assim, medir a satisfação de quem compra e avaliar seus comentários – sem colocar o ego no caminho – é a melhor consultoria que seu negócio pode receber, porque essa pessoa viveu uma experiência autêntica com seu produto ou serviço.

O assunto tem tanto peso que foi criado um sistema de avaliação chamado Net Promoter Score (NPS). Numa tradução bem livre, seria o “Placar da sua rede de promotores”. Criado por Fred Heichheld, autor do livro “A pergunta definitiva” (vale a pena ler), o sistema pretende fornecer uma métrica objetiva e confiável da satisfação dos clientes, com um resultado matemático capaz de apontar a necessidade de planos de ação. Mais direto, prático e preciso para quem tem um quadro mais enxuto de gestão.

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    Quais são os perfis dos consumidores no NPS?

    Quem nunca recebeu um e-mail marketing ou um pop up com uma pergunta mais ou menos assim: “De 1 a 10, qual a chance de você recomendar nosso produto ou serviço para alguém?”. Ou ainda: “De 1 a 10, qual a sua satisfação com o atendimento recebido?”

    Baseado numa pergunta objetiva (como as duas que falamos agora) a resposta será dada em pontos de 1 (sendo a menor avaliação) a 10 (a melhor avaliação possível). A partir dessas avaliações serão gerados três perfis de consumidores:

    Detratores

    Quem deu notas até 6: essas pessoas variam entre extremamente insatisfeitas e pouco satisfeitas, com alto potencial de falar ou escrever mal sobre o seu negócio – e provavelmente já está reclamando nas redes sociais.

    Neutros

    Quem deu notas 7 e 8: essas pessoas tendem a achar seu produto bom, mas não tiveram uma experiência marcante com seu negócio. Podem voltar a consumir de você, mas se a promoção da concorrência for boa, vão te trocar.

    Promotores

    Quem deu notas 9 e 10: essas pessoas têm um alto potencial de fidelidade à sua marca, comprando novamente de você e recomendando a outras pessoas.

    como medir a satisfação do cliente com nps

    Como trabalhar o NPS?

    Essa é uma boa pergunta. Quando a compra é online, fica mais simples. Ao concluir a compra, você pode utilizar a ferramenta de automação de envio de e-mails da Locaweb para disparar a avaliação para o e-mail fornecido no cadastro.

    Na nossa ferramenta existem diversos modelos de e-mail marketing que permitem certa personalização, como incluir o nome da pessoa na comunicação. Inclua a pergunta, uma arte com as notas e nele o link que direcionará a pessoa para a avaliação. Quanto mais personalizado, melhor. Já na página de avaliação, o cliente poderá clicar na nota desejada e deixar um comentário. Aproveite para inserir uma opção de opt-in na qual você pergunta se a pessoa permite divulgar o depoimento dela.

    Você pode inserir links rastreáveis nas notas de 1 a 10 para ajudar na geração de relatórios e na segmentação de clientes, além de colocar a pessoa em outras listas de automação.

    +Se quiser saber mais sobre nossa ferramenta de e-mail marketing e automações, clique aqui.

    Outras possibilidades de perguntas fechadas são: “Qual nota você atribui para o produto ou serviço?”, “Qual a chance de comprar novamente da nossa empresa?”, “Qual nota você atribui para sua experiência no nosso e-commerce?”. Analisando a nota e os comentários, é possível traçar melhores estratégias de venda e corrigir as rotas.

    Afinal, como calcular o NPS?

    Bora ver como funciona essa conta. Na calculadora ou no Excel, uma regra de 3 é suficiente, pois devemos considerar as porcentagens e não os números absolutos. De qualquer forma, existem calculadoras online que dão o resultado do NPS quando você coloca os resultados nela.

    Os resultados do NPS podem variar de 100% (considerado excelente) a -100% (um desastre completo).

    Exemplo: 20 avaliações foram respondidas, que correspondem a 100% das avaliações. Em 15 delas (75%), as pontuações foram 9 e 10; em 2 delas (10%), notas 7 e 8; e 3 avaliações, (15%) ficaram entre 1 e 6.

    Agora, vamos aplicar a fórmula:

    NPS = %Promotores – %Detratores

    NPS = 75% – 15%

    NPS = 60%

    Mas esse é um resultado bom ou ruim? Dentro do sistema, existem as seguintes zonas de classificação:

    • NPS de 91% a 100%: Zona de Encantamento
    • NPS de 76% a 90%: Zona de Excelência
    • NPS de 51% a 75%: Zona de Qualidade
    • NPS de 1% a 50%: Zona de Aperfeiçoamento
    • NPS de -100% a 0%: Zona Crítica

    Analisando os resultados

    Quando o NPS fica entre 75% e 100%, podemos considerar que a experiência de consumo foi bem positiva, o que geralmente acontece quando não houve atrito ao longo da jornada. O produto ou serviço atendeu ou superou as expectativas, o atendimento foi bom, foi fácil de pagar e chegou no prazo previsto, entre outros fatores.

    Se ficou entre 50% e 74%, é possível que algumas coisas precisem ser ajustadas e a experiência foi apenas ok. Se ficou mais perto de 50% do que de 74%, é necessário olhar mais de perto para a experiência de compra que sua empresa proporciona.

    Agora, daí para baixo é sinal vermelho. Reveja todo o processo, escrevendo ou reescrevendo os passos da jornada de compra e olhando a qualidade do produto ou serviço pessoalmente. Se houver depoimentos negativos, investigue qual a recorrência de reclamações para encontrar os indicadores qualitativos que possam ajudar a subir a régua.

    Vamos colocar em perspectiva que seu negócio vai existir enquanto resolver as dores de alguém. Se o produto ou serviço, além de não resolver o problema, ainda trouxer angústia, ele estará destinado a acabar logo e mal falado. Vender é uma forma de servir – e sabemos, não é de hoje, que quem serve bem serve sempre.

    Para ter sucesso na sua estratégia, conte com uma ferramenta que traga resultados!

    CONHEÇA
    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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