A internet é um lugar amplo quando se pensa em público. Tudo pode ser vendido para todo mundo a qualquer momento, mas será que isso é uma estratégia efetiva? Por isso, no e-commerce é importante entender como segmentar o público para poder atingir compradores em potencial com mais assertividade. Isso pode ser feito através de conhecimento da marca, escolha dos canais de venda e até de anúncios segmentados.
Neste artigo, vamos entender um pouco mais como funciona esse processo e dar algumas dicas importantes sobre o assunto. Confira!
O que é a segmentação de público?
Imagine que o seu negócio vende roupas esportivas. Segmentar o público significa criar uma persona que se interessa pelo seu produto, ou pelo universo daquele produto, a fim de direcionar a ela os esforços de venda, linguagem, canais e anúncios. Roupas esportivas são direcionadas a um público adulto, feminino e masculino, e envolve pessoas com interesse em qualidade de vida, saúde e beleza. Não faz sentido colocar o seu produto para vender em um marketplace que tenha foco em brinquedos, por exemplo. Deu pra entender?
Por isso, o passo mais importante ao começar as vendas pela internet é conhecer quem é o seu público alvo a fim de criar estratégias de venda segmentadas sejam canais de venda direcionados a ele, e-mail marketing e conteúdos voltados à persona até anúncios que impactarão esse público potencial.
Estratégias para segmentar o público:
Alguns passos são importantes quando se pensa em segmentar o público:
1) Conhecer profundamente o seu público alvo
É preciso fazer um planejamento estratégico para entender quem é, quais são os hábitos e necessidades do seu público. Com essa aproximação de informações, fica mais fácil criar estratégias de venda segmentadas por interesse.
2) Pesquisar o mercado
Conhecer o mercado é fundamental para estar bem colocado entre os concorrentes. Esteja informado sobre estratégias de marcas concorrentes e tire algumas conclusões voltadas ao seu negócio, tanto o que fazer e também o que não fazer.
3) Escolher os canais de venda
Essa etapa é importante porque vai definir onde vai encontrar o seu público. Não adianta integrar a sua loja virtual a todos os marketplaces possíveis e esperar as vendas acontecerem. É preciso estar à frente, e com as informações de público e mercado já coletadas, criar uma estratégia de integração aos marketplaces mais efetivos para o seu ramo, onde encontrará os clientes em potencial.
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4) Anúncios direcionados
Só após definir o público, conhecer o mercado e escolher os canais de venda é que se pensa em criar anúncios para vender online. Nesta etapa, a segmentação do público é fundamental para fazer o cliente público alvo ser impactado pelo seu anúncio, criar o desejo e compra e conquistar a venda.
A comunicação entre o negócio e o cliente inicia muito antes da venda ser realizada. Por isso, o caminho deve ser percorrido com assertividade para que o resultado seja atingido e os objetivos e metas do negócio sejam cumpridos.
Multicanalidade e segmentação, como fazer?
Muito se fala sobre a estratégia de vender em múltiplos canais e como isso afeta diretamente as suas vendas. Mas não adianta vender em qualquer canal, é preciso escolher com estratégias os canais que vai vender, mesmo que sejam múltiplos. É importante também se posicionar em diversas frentes: redes sociais, marketplaces, loja virtual, loja física quando possível. Desta forma, o cliente passa a ter uma experiência omnichannel com o seu negócio.
Quais as vantagens em segmentar o público e ter melhores resultados?
Com a base de clientes segmentada, todas as suas demais estratégias de venda acontecem com mais naturalidade. A segmentação é a base do negócio, um dos pilares fundamentais para que o sucesso ocorra, tanto no online, quanto no offline.
Entre as principais vantagens de segmentar o público estão:
- Estratégias de venda mais efetivas;
- Conhecimento do cliente, hábitos e necessidades;
- Assertividade nas campanhas;
- Mais vendas realizadas.
O potencial da sua empresa deve ser explorado, e a segmentação é uma ferramenta importante para isso acontecer. Todas as demais estratégias, SEO, Marketing digital, marketing de conteúdo, passam antes pela segmentação do público. Portanto, é um passo que vai definir o caminho das suas vendas.
Gestão integrada
Vender online, e em múltiplos canais, exige organização e empenho do gestor. Através de um sistema de gestão integrado, o processo de gestão de vendas, cadastros, organização de estoque, emissão de notas fiscais, entre outros processos passa a ser automatizado. Se ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis por 3 meses utilizando o cupom #locaweb e confira na prática as vantagens de sincronizar informações e automatizar a gestão das suas vendas online.
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