O cliente de e-commerce está cada vez mais exigente com relação a sua experiência de consumo na loja virtual, no marketplace ou outro canal de vendas. É preciso alguns cuidados, e também algumas estratégias para que a experiência do cliente seja a melhor possível, seja na compra ou seja no momento de entrega do produto. A fidelização de um cliente não é uma tarefa fácil, em um ambiente de compra onde o concorrente está a um clique de distância, mas é possível quando o consumidor sente confiança no produto, no atendimento e pode fazer as suas escolhas com relação ao tempo de entrega. Neste artigo, vamos explorar um pouco mais a experiência de compra do cliente no e-commerce. Continue a leitura para conferir:

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    A experiência de compra online

    Quando pensamos em experiência de compra online, precisamos entender que o consumidor terá que ter as informações bastante claras, já que diferente de uma loja física não há um vendedor para auxiliar nas vendas. Por isso, a loja virtual deve conter informações estratégicas:

    • Fotos dos produtos em diferentes ângulos;
    • Informações completas e claras sobre o produto, material, durabilidade, usabilidade;
    • Importante ter um chat sempre aberto para dúvidas de atendimento;
    • Dar opções de preço de frete e tipo de entrega (mais rápida e com preço mais elevado ou mais demorada e com preço melhor);

    Sempre pense que o cliente de e-commerce não pode ficar com dúvidas, tanto em relação ao produto em si, quanto às regras e valores de entrega. Essa primeira experiência dará ao consumidor a segurança para voltar a comprar na sua loja em nova oportunidade.

    Como fazer o cliente se sentir seguro na compra online?

    Com tantas opções de compra online é preciso dar ao cliente a segurança que o seu canal, além de ter um preço competitivo, também oferece vantagens na experiência de compra. Seguem algumas dicas para a sua loja ter:

    Poder de escolha

    Dar o poder de escolha ao consumidor de e-commerce é a melhor estratégia possível para que a experiência de compra seja positiva. Quando o cliente se sente fazendo as escolhas, seja no preço e tempo do frete, seja na forma de pagamento (boleto, pix, parcelado no cartão), ele também sente que a sua decisão prevalece durante a jornada de compra e as chances de haver reclamações também diminui.

    Portanto, pequenas tomadas de decisão na mão do cliente são cada vez mais importantes para que a experiência de compra seja positiva no e-commerce.

    Presença de marca

    A pesquisa sobre o produto a ser comprada é seguida da pesquisa sobre a loja e o vendedor. Se a sua marca trabalhar a sua presença de marca em diversos canais de venda, o cliente terá uma melhor percepção do que o lojista que está somente em um ponto de venda. Isso porque quanto mais canais estiver inserido, mais vendas o lojista realiza e mais possibilidade de retornos de clientes, avaliações positivas poderá ter para poder mostrar aos outros consumidores.

    Pense em mimos e vantagens

    Já como uma estratégia de vendas, o preço do produto já não é mais o único fator decisivo na compra de um produto. Cupons de desconto, mimos na entrega e principalmente vantagens como frete grátis acabam sendo definidores para fechamento de carrinho no e-commerce.

    Automatize a gestão

    Quando a gestão do negócio está integrada aos canais de venda, com a sincronização de dados possível através de um ERP, também é possível entregar uma melhor experiência de consumo ao cliente. Dessa forma, é possível evitar erros nos pedidos e entregas.

    experiência de compra online

    Logística de entrega: dicas para oferecer uma boa experiência

    Como citamos, a experiência de compra no e-commerce passa diretamente pela entrega, seja pela agilidade, seja pelo preço e opções dadas ao cliente. Algumas dicas são importantes para fazer da logística de entrega um fator decisivo para os seus clientes terem a melhor experiência possível na compra online:

    Ofereça opções de frete

    Se o cliente quer pagar mais barato mas pode esperar pela entrega ou se deseja pagar um frete mais ágil deixe sempre à escolha do cliente. Isso demonstra flexibilidade e deixa a decisão nas mãos dele.

    Conte com bons parceiros de logística de entrega

    Tanto para garantir a eficiência na entrega, quanto para conseguir melhores negociações de preço é importante contar com diferentes parceiros de logísticas para não centralizar a operação, mas que sejam de total confiança do lojista.

    Pense na logística reversa

    O consumidor tem o direito de trocar ou devolver a compra, e para que isso ocorra no e-commerce é preciso ter uma logística reversa estruturada, a fim de garantir boa experiência também nesta etapa da venda.

    Gestão integrada para vender mais e melhorar a experiência de consumo online

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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