Um bom processo de entrada para novos colaboradores é muito importante para fomentar a cultura e valores de um negócio.

No mundo corporativo, começar uma nova etapa da carreira é sempre um processo desafiador. Muitos trabalhadores têm dificuldade na hora de se integrar com relação aos processos, e até mesmo socialmente, em um novo ambiente profissional. 

Por isso, é papel fundamental da empresa tornar essa integração mais fácil e eficiente, em um processo conhecido como onboarding. Neste artigo, vamos explicar tudo sobre isso e indicar boas práticas para aplicar o conceito com sucesso na sua empresa. Vamos lá? 

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    O que é o onboarding? 

    O onboarding pode ser definido como um conjunto de processos que visam integrar um novo colaborador à equipe e fazer que ele se familiarize com a cultura e os procedimentos essenciais da organização.  

    Em outras palavras, o onboarding é praticamente um processo de boas-vindas e adaptação de um colaborador a um novo local de trabalho, com foco na melhora das relações interpessoais e da eficiência da empresa simultaneamente. Ele envolve várias etapas diferentes e dá mais resultados quando é aplicado logo após a contratação do novo colaborador

    Como surgiu o onboarding? 

    Antigamente, as relações de trabalho costumavam ser bastante formais e seguiam uma rotina na qual o funcionário apenas recebia ordens diretas do seu supervisor e as realizava sem questionamentos ou proposições. 

    Apesar de alguns negócios ainda aplicarem esse tipo de cultura, a forma como empresas, clientes e funcionários se relacionam se tornou muito mais complexa. Hoje as organizações precisam ter uma cultura de trabalho bem definida, formas eficientes de se comunicar e maneiras de treinar as equipes e as lideranças

    como surgiu o onboarding
    Relações de trabalho: novos tempos chamam por novas estratégias. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    As mudanças nesse sentido ocorreram de forma lenta e gradual durante os anos, mas alguns marcos foram importantes para acelerar esse processo. Em 1979, os professores John Van Maanen e Edgar H. Schein apresentaram estudos sobre a socialização organizacional e sobre os processos para integrar novos trabalhadores. 

    De acordo com os autores, era importante que o colaborador aprendesse valores, normas e comportamentos exigidos pela organização na qual estava adentrando, seja ela pública, seja privada. Desde então, esse conceito se tornou cada vez mais importante no mundo corporativo. 

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    Qual é a importância de aplicar o onboarding? 

    Inserir novos profissionais na cultura da sua empresa de forma planejada pode gerar muitos benefícios para o seu negócio. Confira os principais a seguir. 

    1. Alinhamento entre os colaboradores 

    Ter profissionais alinhados com os objetivos da empresa aumenta a eficiência e diminui os problemas de comunicação no futuro. Além de tornar a empresa melhor para o mercado, ter um bom alinhamento ajuda a reduzir o número de demissões e conflitos internos.  

    2. Retenção de bons quadros 

    Um dos maiores desafios de qualquer empresa é segurar os melhores talentos dentro de seus quadros profissionais. Uma forma de fazer isso constantemente é inserir esse colaborador dentro da cultura da organização, para que dessa forma ele se sinta parte de todo o processo.   

    3. Facilitar o treinamento de lideranças  

    Captar e treinar boas lideranças é um dos grandes diferenciais das empresas de sucesso.

    Além de reter os melhores quadros para transformá-los em bons líderes no futuro, transmitir os valores e os processos adequados para os colaboradores desde o começo da sua trajetória na empresa torna a escolha e o treinamento de líderes mais simples e eficiente no futuro. 

    Junto de um bom plano de carreira, o onboarding é o processo inicial para apresentar aos colaboradores como eles podem se tornar líderes e quais atitudes serão priorizadas pela organização. 

    4. Melhora no engajamento 

    Manter colaboradores constantemente engajados é um desafio para qualquer empresa, e por isso um onboarding estruturado corretamente pode ajudar nisso. Ao familiarizar novos talentos com a cultura da organização logo após a contratação, as chances de os manter engajados por mais tempo aumentam muito. 

    O engajamento torna o trabalho mais eficiente e melhora o ambiente corporativo e, somado a um bom treinamento de líderes, esse ponto é um dos mais importantes para uma empresa. 

    Boas práticas para um onboarding de sucesso 

    Chegou a hora de colocar todo esse conhecimento em prática! Um bom onboarding aborda diversas fases do processo, como por exemplo a contratação, orientação, supervisão, acompanhamento e treinamento. Cada empresa deve encontrar a melhor forma de organizar e aplicar suas ideias

    Por isso, é importante ficar atento a algumas práticas que podem tornar o seu onboarding mais eficiente. Preste atenção nestes itens: 

    1. Antes do primeiro dia 

    O processo para um bom treinamento começa antes do primeiro dia de trabalho do novo funcionário, pois esse começo envolve muitos papéis e documentos.  

    Facilitar as pendências burocráticas, providenciar e-mail e outras formas de comunicação corporativa e disponibilizar as ferramentas necessárias para o trabalho são algumas das práticas que podem auxiliar a pessoa antes mesmo dela começar a “colocar a mão na massa”. 

    2. Primeiros dias 

    O primeiro dia pode ser bastante desafiador para o novo colaborador, portanto, é interessante que você não meça esforços para fazer que a pessoa se sinta à vontade. Para isso: 

    • Organize uma reunião de boas-vindas
    • Se for na modalidade presencial ou híbrida, faça um tour pela empresa e por locais que o colaborador vai frequentar; 
    • Indique alguém da área de recursos humanos para acompanhar e sanar dúvidas durante os primeiros dias; 
    • Crie uma agenda de treinamentos fundamentais; 
    • Promova interações e fomente o bom convívio entre os colaboradores. 
    Boas práticas para um onboarding de sucesso
    Os primeiros dias em uma nova empresa podem ser bastante assustadores. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    3. Primeiro mês 

    Logo após o período inicial, é importante envolver as lideranças em um processo que auxilie o colaborador a compreender melhor os valores e a cultura da empresa. É importante lembrar de: 

    • Realizar feedbacks constantes
    • Organizar reuniões semanais com líderes para reafirmar valores; 
    • Acompanhar de perto o desempenho
    • Mapear qualidades e defeitos para melhorar o desempenho. 

    4. Próximos meses  

    Com a cultura e os valores já estabelecidos, os meses subsequentes são importantes para aprofundar o colaborador nos processos, hierarquias e planos de carreira. Os procedimentos anteriores não devem ser abandonados, apenas aprofundados.  

    Assim, existem algumas ações que podem ser realizadas são o aprimoramento dos feedbacks e reuniões, a criação de um plano de desenvolvimento para os novos colaboradores, além de uma avaliação da autonomia, criatividade e capacidade de liderar e propor atividades que permitam aos colaboradores tomarem decisões. 

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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