Um bom processo de entrada para novos colaboradores é muito importante para fomentar a cultura e valores de um negócio.
No mundo corporativo, começar uma nova etapa da carreira é sempre um processo desafiador. Muitos trabalhadores têm dificuldade na hora de se integrar com relação aos processos, e até mesmo socialmente, em um novo ambiente profissional.
Por isso, é papel fundamental da empresa tornar essa integração mais fácil e eficiente, em um processo conhecido como onboarding. Neste artigo, vamos explicar tudo sobre isso e indicar boas práticas para aplicar o conceito com sucesso na sua empresa. Vamos lá?
O que é o onboarding?
O onboarding pode ser definido como um conjunto de processos que visam integrar um novo colaborador à equipe e fazer que ele se familiarize com a cultura e os procedimentos essenciais da organização.
Em outras palavras, o onboarding é praticamente um processo de boas-vindas e adaptação de um colaborador a um novo local de trabalho, com foco na melhora das relações interpessoais e da eficiência da empresa simultaneamente. Ele envolve várias etapas diferentes e dá mais resultados quando é aplicado logo após a contratação do novo colaborador.
Como surgiu o onboarding?
Antigamente, as relações de trabalho costumavam ser bastante formais e seguiam uma rotina na qual o funcionário apenas recebia ordens diretas do seu supervisor e as realizava sem questionamentos ou proposições.
Apesar de alguns negócios ainda aplicarem esse tipo de cultura, a forma como empresas, clientes e funcionários se relacionam se tornou muito mais complexa. Hoje as organizações precisam ter uma cultura de trabalho bem definida, formas eficientes de se comunicar e maneiras de treinar as equipes e as lideranças.
As mudanças nesse sentido ocorreram de forma lenta e gradual durante os anos, mas alguns marcos foram importantes para acelerar esse processo. Em 1979, os professores John Van Maanen e Edgar H. Schein apresentaram estudos sobre a socialização organizacional e sobre os processos para integrar novos trabalhadores.
De acordo com os autores, era importante que o colaborador aprendesse valores, normas e comportamentos exigidos pela organização na qual estava adentrando, seja ela pública, seja privada. Desde então, esse conceito se tornou cada vez mais importante no mundo corporativo.
Leia também:
Qual é a importância de aplicar o onboarding?
Inserir novos profissionais na cultura da sua empresa de forma planejada pode gerar muitos benefícios para o seu negócio. Confira os principais a seguir.
1. Alinhamento entre os colaboradores
Ter profissionais alinhados com os objetivos da empresa aumenta a eficiência e diminui os problemas de comunicação no futuro. Além de tornar a empresa melhor para o mercado, ter um bom alinhamento ajuda a reduzir o número de demissões e conflitos internos.
2. Retenção de bons quadros
Um dos maiores desafios de qualquer empresa é segurar os melhores talentos dentro de seus quadros profissionais. Uma forma de fazer isso constantemente é inserir esse colaborador dentro da cultura da organização, para que dessa forma ele se sinta parte de todo o processo.
3. Facilitar o treinamento de lideranças
Captar e treinar boas lideranças é um dos grandes diferenciais das empresas de sucesso.
Além de reter os melhores quadros para transformá-los em bons líderes no futuro, transmitir os valores e os processos adequados para os colaboradores desde o começo da sua trajetória na empresa torna a escolha e o treinamento de líderes mais simples e eficiente no futuro.
Junto de um bom plano de carreira, o onboarding é o processo inicial para apresentar aos colaboradores como eles podem se tornar líderes e quais atitudes serão priorizadas pela organização.
4. Melhora no engajamento
Manter colaboradores constantemente engajados é um desafio para qualquer empresa, e por isso um onboarding estruturado corretamente pode ajudar nisso. Ao familiarizar novos talentos com a cultura da organização logo após a contratação, as chances de os manter engajados por mais tempo aumentam muito.
O engajamento torna o trabalho mais eficiente e melhora o ambiente corporativo e, somado a um bom treinamento de líderes, esse ponto é um dos mais importantes para uma empresa.
Boas práticas para um onboarding de sucesso
Chegou a hora de colocar todo esse conhecimento em prática! Um bom onboarding aborda diversas fases do processo, como por exemplo a contratação, orientação, supervisão, acompanhamento e treinamento. Cada empresa deve encontrar a melhor forma de organizar e aplicar suas ideias.
Por isso, é importante ficar atento a algumas práticas que podem tornar o seu onboarding mais eficiente. Preste atenção nestes itens:
1. Antes do primeiro dia
O processo para um bom treinamento começa antes do primeiro dia de trabalho do novo funcionário, pois esse começo envolve muitos papéis e documentos.
Facilitar as pendências burocráticas, providenciar e-mail e outras formas de comunicação corporativa e disponibilizar as ferramentas necessárias para o trabalho são algumas das práticas que podem auxiliar a pessoa antes mesmo dela começar a “colocar a mão na massa”.
2. Primeiros dias
O primeiro dia pode ser bastante desafiador para o novo colaborador, portanto, é interessante que você não meça esforços para fazer que a pessoa se sinta à vontade. Para isso:
- Organize uma reunião de boas-vindas;
- Se for na modalidade presencial ou híbrida, faça um tour pela empresa e por locais que o colaborador vai frequentar;
- Indique alguém da área de recursos humanos para acompanhar e sanar dúvidas durante os primeiros dias;
- Crie uma agenda de treinamentos fundamentais;
- Promova interações e fomente o bom convívio entre os colaboradores.
3. Primeiro mês
Logo após o período inicial, é importante envolver as lideranças em um processo que auxilie o colaborador a compreender melhor os valores e a cultura da empresa. É importante lembrar de:
- Realizar feedbacks constantes;
- Organizar reuniões semanais com líderes para reafirmar valores;
- Acompanhar de perto o desempenho;
- Mapear qualidades e defeitos para melhorar o desempenho.
4. Próximos meses
Com a cultura e os valores já estabelecidos, os meses subsequentes são importantes para aprofundar o colaborador nos processos, hierarquias e planos de carreira. Os procedimentos anteriores não devem ser abandonados, apenas aprofundados.
Assim, existem algumas ações que podem ser realizadas são o aprimoramento dos feedbacks e reuniões, a criação de um plano de desenvolvimento para os novos colaboradores, além de uma avaliação da autonomia, criatividade e capacidade de liderar e propor atividades que permitam aos colaboradores tomarem decisões.
Conheça todas as vantagens do Google Workspace para o seu negócio
O melhor plano de Google Workspace do mercado
Uma das ferramentas mais interessantes para empresas é o Google Workspace, pois é uma plataforma que condensa diversas aplicações do Google. Com ela, você pode acessar e-mail, nuvem, salas de conferência e muitas outras funcionalidades em um único plano.
Você pode ter acesso a esse serviço, com suporte 24 horas e a maior praticidade do Brasil pelo melhor preço do mercado com a Locaweb!
Leia também: Como vender mais no Dia dos Namorados.
Confira as principais vantagens do Google Workspace para o seu negócio!
Saiba mais