A comunicação empresarial é uma atividade fundamental para garantir o sucesso dos negócios
A comunicação empresarial é uma atividade estratégica para promover a imagem de uma empresa, tanto para o público interno quanto externo. A técnica é parte integrante do sucesso das empresas modernas, pois permite transmitir suas mensagens de marketing, delegar tarefas, simplificar operações e muito mais.
As falhas de comunicação geram desperdício de tempo, diminuem a produtividade e geram prejuízo de imagem e financeiro. Somente para as empresas dos Estados Unidos, elas custam US$ 1,2 trilhão por ano, segundo estimativa da Grammarly e Harris Poll, atingindo organizações de todos os tamanhos.
Os negócios com até 50 empregados, por exemplo, perdem mais de US$ 600 mil por ano em faturamento, enquanto as companhias maiores, com mais de 10 mil funcionários, têm um prejuízo anual de US$ 125 milhões. Em média, uma empresa perde anualmente US$ 12 mil para cada empregado.
O que é comunicação empresarial?
A comunicação empresarial é o processo de compartilhamento de informações com pessoas e organizações, seja dentro do negócio ou fora dele. A estratégia tem como principal objetivo melhorar as práticas organizacionais, eliminar conflitos, manter os colaboradores informados e reduzir erros.
Tipos de comunicação empresarial
A comunicação empresarial pode ser dividida, de forma geral, de acordo com o público ao qual as mensagens são direcionadas. A partir disso, é possível também identificar subcategorias da estratégia. A compreensão das características de cada tipo de comunicação é fundamental para que as empresas possam expressar adequadamente suas ideias.
Comunicação empresarial interna
A comunicação empresarial interna refere-se às interações entre os membros da equipe, incluindo a liderança. Ela é fundamental para o sucesso do negócio. Quanto melhor a comunicação dentro da empresa, mais fácil será alcançar os resultados almejados.
Existem três categorias de comunicação empresarial interna:
- Comunicação ascendente: qualquer comunicação que vem de um subordinado para um chefe, em qualquer nível da empresa.
- Comunicação descendente: parte de um superior hierárquico para um ou mais subordinados.
- Comunicação lateral: ocorre entre os colaboradores e pode ser interdepartamental.
- Comunicação transversal: a comunicação é multidirecional e envolve pessoas de diferentes níveis e departamentos da empresa.
- Comunicação circular: mais comum em pequenos negócios, permite a circulação livre de ideias de forma dinâmica e informal.
Comunicação empresarial externa
A comunicação empresarial externa envolve qualquer interação com os clientes, fornecedores, parceiros e públicos, além da comunidade. Ela pode ser uma comunicação individual, como de um funcionário com um cliente, ou de massa, com mensagens compartilhadas por ações de propaganda e assessoria de imprensa em diferentes meios.
Por que investir na comunicação empresarial?
A comunicação empresarial é essencial para apresentar novas ideias de negócio, fazer planos e propostas, executar decisões, chegar a acordos, enviar e cumprir encomendas. Além disso, ajuda em vendas bem-sucedidas e reuniões eficazes.
Ao investir em uma forte estratégia de comunicação, seu empreendimento pode envolver melhor os funcionários, facilitar a colaboração e a tomada de decisões eficazes, aumentar a produtividade e preparar o caminho para um maior sucesso nos negócios.
Como desenvolver sua comunicação empresarial?
Primeiro, as empresas devem pesquisar seus métodos de comunicação para identificar ineficiências e gargalos antes de correr para criar produtos e serviços ou atualizar as ferramentas de comunicação. A implementação de estratégias adequadas pode levar a mais oportunidades de crescimento.
A seguir, veja 8 dicas para otimizar a comunicação de sua empresa.
1. Alinhe a comunicação com os objetivos da empresa
A imagem a ser construída para o negócio deve estar alinhada com as atividades desenvolvidas. A missão, visão, valores e objetivos da organização são pedras fundamentais para elaborar uma estratégia eficaz de comunicação empresarial.
2. Entenda a audiência
Entender seu público, tanto interno quanto externo, é fundamental para melhorar as habilidades de comunicação empresarial. Isso significa mais do que apenas ouvir o que alguém diz, também envolve observar o tom de sua voz e como eles estão se sentindo quando dizem algo.
3. Escolha o canal de comunicação
Cada mensagem tem um meio adequado para ser veiculada. A empresa pode e deve utilizar os diferentes canais de comunicação. Entre as principais ferramentas nesse sentido, estão: conversas pessoais, reuniões presenciais, telefonemas, teleconferências, intranet, anúncios, imprensa e redes sociais.
4. Incentive o engajamento
A comunicação moderna é horizontal, construída de forma coletiva. Dessa forma, a participação de seu público é fundamental para a promoção da imagem da empresa. A organização deve estimular seus colaboradores e clientes a participar de forma ativa do processo de comunicação.
5. Seja claro, objetivo e transparente
Quanto mais nítida, objetiva e transparente for a mensagem, maior a possibilidade de seus colaboradores e clientes entenderem. Por essa razão, é importante evitar uma comunicação prolixa, com informações desnecessárias que podem confundir o público.
6. Priorize os dispositivos móveis
Embora existam diversos canais, grande parte da comunicação atual é realizada por meio de celulares e tablets. Portanto, qualquer mensagem em meio eletrônico deve levar em conta as características dos dispositivos móveis.
7. Acompanhe os resultados
O monitoramento dos resultados da comunicação empresarial permite identificar falhas e aprimorar o processo de forma contínua. Se uma estratégia está se mostrando ineficaz, é hora de corrigir as imperfeições.
8. Use a tecnologia
O contato interpessoal e via meios impressos continua sendo importante. Contudo, as soluções digitais propiciam um alcance mais amplo, além da segmentação de mensagens com facilidade. Nesse sentido, a tecnologia é um aliado fundamental para a comunicação empresarial.
Usar uma ferramenta de grande alcance na sua estratégia de comunicação melhora os resultados do seu negócio.
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