O key account é fundamental em empresas de grande porte que buscam aumentar a fidelização de seus clientes-chave.

A função de key account surgiu na década de 1970, mas ganhou força recentemente com o reconhecimento da importância dos programas de fidelização dos consumidores. Isso requer a capacidade de aumentar o valor de tempo de vida dos clientes, reduzir as taxas de churn rate e elevar os índices de upsell. 

Dessa forma, o profissional se torna essencial em negócios de grande porte, especialmente aqueles que atuam no modelo de negócio business-to-business (B2B). O key account está presente em empresas de tecnologia, mas também em empresas do ramo imobiliário, bens de consumo, serviços financeiros, indústria, educação, entre outros. 

Conheça em seguida a importância da atuação do key account no negócio e como atuar na área

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    O que é um key account? 

    O key account atua como parceiro estratégico
    O key account atua como parceiro estratégico junto aos clientes-chave de uma empresa. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    O termo key account se refere às contas que são consideradas estratégicas e essenciais para o sucesso do negócio. Esses clientes são frequentemente de grande porte, têm um volume substancial de negócios com a empresa e podem ter requisitos específicos que exigem um atendimento especializado. 

    Um key account manager, também conhecido como gerente de contas-chave, é responsável por gerenciar e desenvolver relacionamentos estratégicos com clientes de alto valor. Esses clientes geralmente representam uma parte significativa do faturamento e da rentabilidade do negócio. 

    O principal papel do key account é cultivar relacionamentos de longo prazo com essas pessoas, compreender suas necessidades e objetivos comerciais, antecipar suas demandas e fornecer soluções personalizadas. Ele atua como ponto de contato principal entre a empresa e os clientes-chave, garantindo a satisfação e buscando oportunidades de crescimento mútuo. 

    Como é a atuação do key account nas empresas? 

    Com base na compreensão das necessidades dos clientes, o key account desenvolve planos de ação estratégicos para atender às demandas específicas de cada cliente. Esses planos podem incluir a oferta de produtos ou serviços personalizados, o desenvolvimento de soluções sob medida e a definição de metas ou objetivos de vendas. 

    Profissionais da área trabalham em colaboração com equipes de vendas, marketing, operações e logística para garantir a entrega adequada de produtos ou serviços e o cumprimento das expectativas dos clientes. Além disso, também dão feedback às equipes internas, para ajudar na melhoria contínua dos processos e produtos. 

    O gerente de contas-chave monitora de perto o desempenho das contas dos clientes-chave, analisando métricas e indicadores relevantes como o volume de vendas, a satisfação e a taxa de retenção. Também negocia renovações de contratos, bem como a expansão de negócios e o fechamento de acordos comerciais adicionais. 

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    Quais são as vantagens de contar com um key account? 

    O key account deve falar a linguagem do cliente para fechar negócio
    O key account deve falar a linguagem do cliente para fechar negócio e manter relacionamentos duradouros. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    O key account oferece um atendimento personalizado e alinhado às necessidades desses contratantes, garantindo sua satisfação e fidelidade. As soluções proativas oferecidas pelo profissional aumentam a satisfação do cliente, pois eles se sentem valorizados e atendidos de maneira adequada. 

    O profissional pode recomendar soluções adicionais e oferecer produtos ou serviços que agregam valor, levando a um aumento nas vendas e no valor dos contratos. Ao criar uma conexão mais profunda e duradoura, baseada em confiança e colaboração, a empresa mantém a lealdade do cliente e evita a perda para a concorrência. 

    A atuação eficaz do key account reflete na imagem da empresa, que passa a ser vista como um parceiro confiável, dedicado ao sucesso de seus clientes e disposta a investir no relacionamento a longo prazo. 

    Como começar uma carreira em key account? 

    O salário médio desse profissional no Brasil é de R$ 6.227, de acordo com o site Vagas.com.br. O profissional com nível de experiência baixa começa recebendo R$ 4.514 mensais, entretanto, a remuneração máxima na área alcança R$ 8.821 para os especialistas na gestão das contas-chave. 

    Educação e formação 

    A graduação em administração, marketing e comunicação social pode ser um diferencial competitivo, embora não seja um requisito obrigatório. A pessoa pode complementar a formação com cursos, certificações ou treinamentos específicos em gestão de contas, negociação e relacionamento com clientes. 

    Experiência em vendas estratégicas 

    A carreira em key account é construída com o tempo e a experiência. O profissional deve começar com posições iniciais de vendas e progredir gradualmente em direção a papéis de gerenciamento de contas estratégicas. Isso ajudará a entender o processo de vendas, conhecer as necessidades do cliente e desenvolver as habilidades de comunicação. 

    Habilidades de relacionamento 

    Um key account precisa ter habilidades excepcionais de relacionamento e comunicação. Isso envolve as habilidades interpessoais, a capacidade de negociação, resolução de problemas e gerenciamento de conflitos. 

    Conhecimento da indústria 

    O acompanhamento das tendências, os concorrentes e os desafios do mercado são essenciais para que o key account forneça soluções e serviços adequados às demandas dos clientes-chave, agregando mais valor ao trabalho desenvolvido. 

    Networking 

    A criação de uma rede ampla de contatos profissionais, com a participação de eventos do setor, associações comerciais e conferências, propicia a construção de relacionamentos com pessoas influentes na área, o que pode abrir portas para oportunidades de carreira e fornecer insights valiosos sobre as melhores práticas. 

    Atualização constante 

    A área de Key Account está em constante evolução, portanto, é importante se manter atualizado com as tendências, novas técnicas e estratégias relevantes para a função, a partir da leitura de livros e artigos, além da participação de cursos para acompanhar as mudanças em seu setor. 

    Qual é a melhor ferramenta para facilitar o trabalho do key account? 

    O Google Workspace tem um pacote de ferramentas que podem agilizar o trabalho do profissional de key account.

    A Locaweb faz parte do seleto grupo de parceiros premium do Google e oferece suporte e atendimento capacitado para atender as necessidades específicas da gestão dos clientes-chave da empresa. Aumente a produtividade e eficiência de sua equipe de vendas com os planos com o melhor custo-benefício do mercado.  

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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