Essa ferramenta simples e prática vai mudar a forma como a sua empresa toma decisões estratégicas.
Se você está começando um novo empreendimento, ou mesmo se a sua empresa já está mais consolidada no mercado, já deve ter se deparado com dúvidas na hora de tomar uma decisão importante para o seu negócio.
“Vale a pena abrir uma loja física?”
“Que estratégias usar para expandir as vendas para outras cidades ou estados?”
“Por que o faturamento do meu negócio está caindo?”
Essas e várias outras perguntas podem ser respondidas a partir de uma ferramenta simples, mas muito poderosa para a gestão de projetos: a análise SWOT.
Vamos ver o que é a análise SWOT, como colocá-la em prática e todas as vantagens que ela pode trazer à sua empresa!
O que é análise SWOT?
A análise SWOT nada mais é do que uma metodologia usada para ajudar a compreender a influência de questões internas e externas sobre uma empresa, projeto, ou até mesmo uma pessoa.
Essa análise é bastante comum nas áreas do marketing e da administração, justamente porque ajuda a trazer uma visão mais ampla do negócio — e, assim, permite que os líderes tomem decisões estratégicas com mais embasamento.
Para você entender melhor, cada letra remete a uma característica a ser analisada:
- S de strengths (forças);
- W de weaknesses (fraquezas);
- O de opportunities (oportunidades);
- T de threats (ameaças).
Por conta da tradução das palavras, a análise SWOT também é conhecida como FOFA em português.
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As duas primeiras letras da sigla se referem aos fatores internos daquilo que está sendo analisado, ou seja, aquilo que pode ser controlado e, se necessário, alterado: são as forças e as fraquezas.
Como estamos falando de empresas, podemos pensar, por exemplo, no atendimento ao cliente, a agilidade das entregas, a cultura organizacional e a motivação dos colaboradores.
Se bem estruturados, esses fatores podem se tornar o diferencial da empresa frente à concorrência — logo, serão sua força. Por outro lado, se essas questões não vão bem, podem se tornar fraquezas e causar prejuízos.
Já as duas últimas letras da sigla tratam dos fatores externos: as oportunidades e as ameaças. Aqui, estamos falando de questões que fogem do controle do negócio, como tendências de mercado, crises econômicas, o surgimento de novos concorrentes, e por aí vai.
Análise SWOT na prática
Vamos a um exemplo! Imagine que você está começando a vender itens de papelaria pela internet. Você investe na produção de conteúdo digital e suas redes sociais estão crescendo.
Você cria um site, cadastra todos os produtos por lá e passa a fazer envios para outras cidades. Tudo está indo bem, até que você percebe que a expansão do seu negócio está estagnada.
Apesar de haver a possibilidade de enviar os produtos para todo o Brasil, você nota que a maioria dos seus clientes são da sua própria região.
Para entender melhor qual pode ser o problema e como resolvê-lo, você decide fazer uma análise SWOT da sua empresa, montando uma matriz como esta aqui:
Na coluna da esquerda, você elenca os pontos positivos do seu negócio, enquanto os pontos negativos vão para a coluna da direita.
Da mesma forma, na primeira linha, ficam os fatores internos; já os fatores externos vão para a linha de baixo.
Assim, você consegue organizar estes quatro aspectos: as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças.
Para entender melhor como você pode preencher esses quadrantes, acompanhe o tópico seguinte!
Como fazer a análise SWOT?
Após montar a matriz que mostramos acima, você deve preencher os quadrantes com as características da sua empresa. Veja aqui o que cada um deles significa!
1. Forças
Nesse campo, você deve colocar o que a sua empresa tem de melhor, aquilo que a destaca das concorrentes.
No caso do exemplo da loja online de papelaria, as forças poderiam ser o atendimento próximo ao cliente e a personalização dos produtos.
Aqui, o foco é potencializar o que já é considerado bom, para que se consolide ainda mais.
2. Fraquezas
Já as fraquezas são aquelas características que podem estar prejudicando o seu negócio. São os pontos fracos da sua empresa, aquilo que não está indo bem e precisa ser melhorado.
Voltando ao exemplo anterior, poderíamos dizer que a fraqueza da loja de papelaria é o valor do frete, que acaba repelindo os clientes que moram mais longe.
Para corrigir esse problema, uma opção seria fazer uma parceria com uma transportadora, para diminuir o preço dos envios.
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3. Oportunidades
As oportunidades são os fatores externos que, se bem aproveitados, podem trazer benefícios à empresa.
Por exemplo, o aumento das compras pela internet, especialmente no pós-pandemia, e o período de matrículas escolares, em que as vendas de produtos de papelaria aumentam bastante.
4. Ameaças
Por fim, como as oportunidades, as ameaças também são fatores externos à empresa, mas que podem causar problemas, se o negócio não estiver preparado.
No caso que citamos, uma ameaça poderiam ser as lojas físicas de papelaria, em que os clientes podem ver os produtos mais de perto e atestar sua qualidade.
Para tentar reduzir os impactos dessa questão, a loja online pode investir em conteúdos para as redes sociais, como vídeos, fotos e lives, assim como sempre republicar as avaliações de quem já comprou os produtos e conhece a sua qualidade.
Agora que você já sabe como preencher a matriz da análise SWOT, temos mais algumas dicas de como fazer isso da maneira mais produtiva possível!
1. Reúna uma equipe diversa para o brainstorming
Se a sua empresa tem funcionários de diferentes times, é essencial que pelo menos um representante de cada equipe participe da análise SWOT. Dessa forma, será possível obter ideias de diferentes frentes do negócio e tornar o processo mais eficiente.
2. Seja realista
Ao fazer a análise SWOT, não adianta tentar mascarar os fatos, pois assim ela não servirá de nada.
Então, o melhor a se fazer é ser realista, especialmente a respeito das forças e fraquezas da empresa.
Só assim as melhorias necessárias podem ser feitas de forma realmente eficaz.
3. Coloque as ideias em prática
Por último, mas não menos importante: coloque as ideias em prática!
Se você não testar o que foi levantado na análise SWOT, perderá o que podem ser boas oportunidades de desenvolvimento.
Por isso, não tenha medo: elabore um planejamento estratégico e um plano de ação e ponha todas as ideias para rodar!
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