A automação das tarefas mais importantes do marketing digital aumenta o volume de dados disponíveis, melhora a tomada de decisão e gera mais vendas para seu negócio.
O acesso massificado à internet, os sites de busca e as redes sociais foram o início de mudanças profundas na abrangência do público e no comportamento de quem compra. As pessoas passaram a ser ativas em seu processo de busca, escolhendo de quem elas querem e podem consumir. Isso para resumir bastaaaante a ópera.
Quem vende passou a precisar se explicar melhor para atrair quem procura opções e, além disso, precisou entender como funciona a jornada de compra. E aí nasce o Inbound Marketing, com suas técnicas para fazer a gestão de vendas nos meios digitais. Agora é preciso produzir mais conteúdo atraente, em diversas frentes, para muito mais pessoas. Fazer isso na unha seria uma tarefa surreal, mas a tecnologia veio, com suas automações, a favor do Marketing.
Desenvolvendo estratégias
Primeiramente, ferramentas de tecnologia fazem o que são colocadas nelas. Se você não souber o que pedir, não há tecnologia que te salve. Uma boa campanha de vendas tem em seus bastidores cabeças pensantes, muitos testes, muitos acertos e ainda mais erros. Comece pelo básico: invista em uma boa equipe e defina a direção a seguir, antes de iniciar a jornada. Se sua equipe for você e seu laptop, invista em bons livros, bons cursos, pesquise casos de sucesso, produza com ótima qualidade e, só depois, invista em uma ferramenta de automação.
Dito isso, vamos explicar melhor como a automação de marketing pode não apenas facilitar muito a sua vida, mas te fazer vender mais.
No automático
Se por um lado a marca produz conteúdos atualizados em seus blogs e redes sociais de acordo com seus produtos ou serviços, por outro ela tem um roteiro de vendas estabelecido que conduz a pessoa até a compra. Os dois lados dessa moeda são bastante trabalhosos e, se não houver cuidado, a empresa pode tirar a atenção do centro do negócio e deixar de ser inovadora e competitiva. Tudo isso precisa andar junto.
+Como fazer marketing de conteúdo e atrair os clientes certos?
As principais ferramentas de Automação de Marketing Digital
Contratar ferramentas para a automação de marketing pode trazer muitos benefícios para seus negócios. Vamos conhecer alguns deles.
Organização e eficiência
Uma das frentes de automação de marketing é a publicação de conteúdos e envio de comunicados para leads e clientes dentro da programação feita dentro de uma ferramenta. Isso evita furar alguma comunicação importante ou estratégica.
A Locaweb tem uma ferramenta de disparos de e-mail marketing que permite o agendamento dos envios, além de fazer a integração com o site de vendas para a captação de novos contatos.
Além disso, nossa ferramenta permite segmentar o público por suas características em comum. Essa vantagem faz com que seja possível criar peças publicitárias mais assertivas e atraentes, aumentando a chance da venda dar match com esse grupo.
Você cria todas as peças de e-mail marketing da campanha, programa as datas de cada um dos envios e vai cuidar de outras frentes do negócio. Depois, basta emitir o relatório da campanha para monitorar os resultados.
Tenha uma ferramenta que facilite o relacionamento com os clientes e traga resultado!
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A automação também facilita a publicação em redes sociais. A nossa ferramenta Etus, por exemplo, centraliza as contas das redes sociais em um único lugar. O Marketing alimenta o sistema com as publicações, programa as datas e horários da veiculação e pronto! Segue a vida para analisar os resultados de campanhas e fazer estratégias de comunicação e vendas ainda melhores.
Com essa ferramenta de automação é possível programar o impulsionamento do conteúdo para alcançar ainda mais resultados. E se não fosse bom o suficiente, saiba que ela permite responder os comentários, incluir marca d’água nas imagens e emitir relatórios personalizados.
Criação descomplicada
Ferramentas para a criação de sites, landing pages e templates de e-mail também estão dentro da automação de marketing. Esses recursos vão diminuir a dependência de contratar um programador ou designer digital quando a verba está curta e o negócio precisa ganhar algum fôlego. O criador de site e loja virtual da Locaweb oferece essa possibilidade ao cliente, além de dar o domínio do site grátis por tempo determinado.
O importante aqui é destacar que, quando falamos sobre estratégia de vendas, tudo precisa ser estratégico e intencional. Então, mesmo aderindo ao estilo “faça você mesmo”, estude temas como usabilidade de sites, áreas de destaque e experiência digital do usuário. Isso vai te dar algum direcionamento e pode tirar aquele ar de muito amadorismo – porque, sentimos informar, se você não é profissional da área, não dá para depender só da imaginação. Então, assim que for possível, contrate especialistas. Essas pessoas serão capazes de extrair o melhor de uma ferramenta de automação. Vai pela gente.
Esforço inteligente
Batemos na tecla da “análise de relatórios” porque ela é capaz de mudar para melhor a gestão do funil de vendas. Num teste A/B, por exemplo, a análise comparada de resultados permite identificar o que é necessário para converter mais vendas, quais os conteúdos mais atraentes e o melhor timing das abordagens. Isso vai refinando a estratégia para conseguir que a venda aconteça mais rápido. Esse ponto também vale para analisar as páginas mais visitadas e conteúdos mais lidos.
Melhor relacionamento com os clientes
Clientes com boas informações se sentem mais confiantes para fazer negócios com você. Informações prestadas de maneira correta e automatizada durante o processo de compra evitam sobrecarregar o atendimento. Os e-mails transacionais são um bom exemplo. Durante a compra é possível mandar um e-mail em cada passo da jornada: pedido aceito, pagamento confirmado, produto em separação, produto em trânsito e entrega realizada. Imagine comprar uma mercadoria e não ter mais nenhum feedback sobre o assunto?
Na maioria dos casos, a pessoa faria algum contato para saber a posição do pedido. Muitas são as ferramentas de automação de marketing e apresentamos aqui as mais utilizadas no dia a dia do marketing digital. É importante escolher bem para facilitar sua vida, criar um relacionamento com clientes e leads, e não perder de vista o coração do seu negócio. Bons produtos e serviços precisam de tempo para serem desenvolvidos. Crie tempo colocando a tecnologia ao seu favor!
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