Uma boa gestão dessas duas ferramentas pode ser a chave para uma página com alto engajamento.

Ao visitar um perfil no Instagram, algumas coisas chamam a atenção na tela do celular. Um feed organizado, um nome criativo e uma foto bonita de perfil passam uma boa impressão e geram mais cliques, por isso costumam receber bastante cuidado de influenciadores e empresas que estão na rede social.

Existem outros dois pontos muito importantes para atrair seguidores e clientes, mas que acabam sendo muitas vezes negligenciados: a bio do Instagram e os stories.

Neste texto, vamos entender a função deles e como os aplicar da melhor forma no seu perfil. Venha com a gente!

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    Qual é a importância da bio no Instagram?

    Vamos começar pela bio, que é a abreviação de “biografia”. É o pequeno texto que aparece logo abaixo da foto e do nome da página.

    Como tem limitação de 150 caracteres, precisa ser conciso e direto ao ponto que se acredita que os visitantes do perfil devem saber. Além dele, existem opções de contato e botões de ação que compõem todo o universo da bio no Instagram.

    Existem várias possibilidades de aplicação nesse espaço: links, emojis, textos mais complexos, marcações de outros perfis etc. Tudo isso pode tornar a bio confusa para quem está começando, mas é por isso que a gente está aqui, para explicar tudo para você.

    Quais são as boas práticas para criar uma bio para o Instagram?

    Ao montar o texto, fique atento a estes pontos.

    • Defina a página ou o negócio em uma frase: é importante que a primeira frase da bio seja impactante, para que o visitante sinta vontade de clicar no botão de “mais” e ter acesso ao restante do texto. Se a frase for prolixa ou confusa, existe uma grande chance de a descrição ser ignorada.

    • Use palavras-chave: pode-se usar essas palavras não somente na frase inicial, mas também de forma solta, caso elas agreguem valores à página ou ao produto vendido. Por exemplo: “músico”, “pianista”, “corte e costura”.

    • Emojis com objetivo: emojis são aquelas carinhas que já fazem parte da comunicação nas redes sociais. Usá-los com inteligência pode agregar muito à descrição, principalmente se representarem o foco da página, como instrumentos musicais, profissões etc. Porém, é preciso tomar cuidado, pois uma descrição muito colorida e poluída acaba sendo desconfortável para o visitante.

    • Adicione o site ou outra rede: logo abaixo da descrição existe um espaço para colocar um site. É importante usá-lo para levar os seguidores até uma página de produto ou um canal no YouTube, por exemplo.

    • Use um botão de ação: uma funcionalidade adicionada recentemente ao Instagram são os botões de perfil que levam diretamente a uma compra ou reserva. As opções disponíveis são: “pedir refeição”, “reservar agora”, “reservar” e “adicionar formulário de cadastro”.

    • Opções de contato: é possível adicionar várias informações de contato na aba “opções de contato”. Além de um número de WhatsApp, pode-se colocar telefone comercial, endereço e e-mail. 

    Todas essas ações podem ser feitas no botão “editar perfil” e nas abas que aparecem nessa página de configuração.

    Bio é uma das primeiras informações visíveis em um perfil no Instagram. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    Qual é a importância dos stories?

    Agora que já falamos da bio no instagram, vamos falar dos stories. Os stories no Instagram foram uma ferramenta revolucionária para a internet, mas não totalmente nova.

    O SnapChat já possibilitava enviar imagens e vídeos curtos para amigos em conversas privadas que se “autodestruíam” após um período ou um número específico de visualizações.

    Porém, o Instagram conseguiu aplicar esse tipo de mídia em uma rede maior, o que gerou grande fila de stories de pessoas conhecidas e celebridades atualizando os acontecimentos do dia a dia. Agora, tirar fotos e gravar vídeos não polui mais o perfil da pessoa, já que as mensagens somem após 24 horas.

    Isso criou outra forma de se comunicar com o público. O conteúdo pode ser mais espontâneo, despreocupado e até mesmo exagerado. Os stories definiram uma ferramenta de retenção e aproximação do público com influenciadores

    é muito importante criar uma bio no instagram para engajar seus clientes
    Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários atualmente. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    Como usar os stories?

    Ao contrário dos posts do feed, que têm o intuito de levar o perfil para mais pessoas a partir de compartilhamentos de fotos e reels, os stories dificilmente saem dos seguidores. Eles até podem ser compartilhados e impulsionados, mas não têm a mesma eficiência dos outros tipos citados. Portanto, é preciso pensar nos stories como uma forma de reter os seguidores e se aproximar cada vez mais deles.

    Mas qual é a melhor forma de criar stories envolventes, com alto engajamento e que fazem o público se sentir parte do círculo de amigos de quem posta? Dê uma olhadinha nestas dicas.

    Dicas para fazer bons stories:

    • Mostre a cara e fale diretamente com o público: quando se aparece e mostra o rosto diariamente, os seguidores passam a ter cada vez mais familiaridade com você, a sua voz e a sua rotina.

    • Conte histórias envolventes: apesar de cortarem o vídeo com alguns segundos, podem ser usados para contar um fato ou uma história para os seguidores. Basta gravar vários em ordem, o que cria expectativa no público.

    • Faça enquetes e desafios: quando os stories geram cliques, a plataforma entende que os seguidores estão mais engajados. Uma boa forma de fazer isso é usar enquetes ou jogos para que eles adivinhem algo da sua vida ou de um produto da sua empresa. Isso pode ser feito com stickers.

    • Abra caixinhas de perguntas: talvez a melhor forma de interação de todas as redes sociais. Faz-se uma pergunta e incentiva que os seguidores a respondam, interajam e tenham contato com você de diversas formas. Essas interações podem ser respondidas por texto ou vídeo.

    • Seja criativo: existem diversas formas de criar stories criativos, como boomerangs e filtros. É um espaço que permite muitos testes.

    • Use o “melhores amigos”: existe uma ferramenta que permite criar stories somente para um seleto grupo de seguidores. Muitas empresas vendem esse espaço para pessoas que querem mais informações ou interações com o produto. Influenciadores podem usá-lo para fidelizar ainda mais os seguidores interessados.

    Gerenciamento de redes sociais

    Deu para ver que há bastante coisa em que pensar em uma rede social bem gerida, não é mesmo? Não apenas no Instagram, mas em todas as mídias, fazer uma boa gestão da redes é fundamental para crescer no meio digital

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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