Uma boa gestão dessas duas ferramentas pode ser a chave para uma página com alto engajamento.
Ao visitar um perfil no Instagram, algumas coisas chamam a atenção na tela do celular. Um feed organizado, um nome criativo e uma foto bonita de perfil passam uma boa impressão e geram mais cliques, por isso costumam receber bastante cuidado de influenciadores e empresas que estão na rede social.
Existem outros dois pontos muito importantes para atrair seguidores e clientes, mas que acabam sendo muitas vezes negligenciados: a bio do Instagram e os stories.
Neste texto, vamos entender a função deles e como os aplicar da melhor forma no seu perfil. Venha com a gente!
Qual é a importância da bio no Instagram?
Vamos começar pela bio, que é a abreviação de “biografia”. É o pequeno texto que aparece logo abaixo da foto e do nome da página.
Como tem limitação de 150 caracteres, precisa ser conciso e direto ao ponto que se acredita que os visitantes do perfil devem saber. Além dele, existem opções de contato e botões de ação que compõem todo o universo da bio no Instagram.
Existem várias possibilidades de aplicação nesse espaço: links, emojis, textos mais complexos, marcações de outros perfis etc. Tudo isso pode tornar a bio confusa para quem está começando, mas é por isso que a gente está aqui, para explicar tudo para você.
Quais são as boas práticas para criar uma bio para o Instagram?
Ao montar o texto, fique atento a estes pontos.
- Defina a página ou o negócio em uma frase: é importante que a primeira frase da bio seja impactante, para que o visitante sinta vontade de clicar no botão de “mais” e ter acesso ao restante do texto. Se a frase for prolixa ou confusa, existe uma grande chance de a descrição ser ignorada.
- Use palavras-chave: pode-se usar essas palavras não somente na frase inicial, mas também de forma solta, caso elas agreguem valores à página ou ao produto vendido. Por exemplo: “músico”, “pianista”, “corte e costura”.
- Emojis com objetivo: emojis são aquelas carinhas que já fazem parte da comunicação nas redes sociais. Usá-los com inteligência pode agregar muito à descrição, principalmente se representarem o foco da página, como instrumentos musicais, profissões etc. Porém, é preciso tomar cuidado, pois uma descrição muito colorida e poluída acaba sendo desconfortável para o visitante.
- Adicione o site ou outra rede: logo abaixo da descrição existe um espaço para colocar um site. É importante usá-lo para levar os seguidores até uma página de produto ou um canal no YouTube, por exemplo.
- Use um botão de ação: uma funcionalidade adicionada recentemente ao Instagram são os botões de perfil que levam diretamente a uma compra ou reserva. As opções disponíveis são: “pedir refeição”, “reservar agora”, “reservar” e “adicionar formulário de cadastro”.
- Opções de contato: é possível adicionar várias informações de contato na aba “opções de contato”. Além de um número de WhatsApp, pode-se colocar telefone comercial, endereço e e-mail.
Todas essas ações podem ser feitas no botão “editar perfil” e nas abas que aparecem nessa página de configuração.
Qual é a importância dos stories?
Agora que já falamos da bio no instagram, vamos falar dos stories. Os stories no Instagram foram uma ferramenta revolucionária para a internet, mas não totalmente nova.
O SnapChat já possibilitava enviar imagens e vídeos curtos para amigos em conversas privadas que se “autodestruíam” após um período ou um número específico de visualizações.
Porém, o Instagram conseguiu aplicar esse tipo de mídia em uma rede maior, o que gerou grande fila de stories de pessoas conhecidas e celebridades atualizando os acontecimentos do dia a dia. Agora, tirar fotos e gravar vídeos não polui mais o perfil da pessoa, já que as mensagens somem após 24 horas.
Isso criou outra forma de se comunicar com o público. O conteúdo pode ser mais espontâneo, despreocupado e até mesmo exagerado. Os stories definiram uma ferramenta de retenção e aproximação do público com influenciadores.
Como usar os stories?
Ao contrário dos posts do feed, que têm o intuito de levar o perfil para mais pessoas a partir de compartilhamentos de fotos e reels, os stories dificilmente saem dos seguidores. Eles até podem ser compartilhados e impulsionados, mas não têm a mesma eficiência dos outros tipos citados. Portanto, é preciso pensar nos stories como uma forma de reter os seguidores e se aproximar cada vez mais deles.
Mas qual é a melhor forma de criar stories envolventes, com alto engajamento e que fazem o público se sentir parte do círculo de amigos de quem posta? Dê uma olhadinha nestas dicas.
Dicas para fazer bons stories:
- Mostre a cara e fale diretamente com o público: quando se aparece e mostra o rosto diariamente, os seguidores passam a ter cada vez mais familiaridade com você, a sua voz e a sua rotina.
- Conte histórias envolventes: apesar de cortarem o vídeo com alguns segundos, podem ser usados para contar um fato ou uma história para os seguidores. Basta gravar vários em ordem, o que cria expectativa no público.
- Faça enquetes e desafios: quando os stories geram cliques, a plataforma entende que os seguidores estão mais engajados. Uma boa forma de fazer isso é usar enquetes ou jogos para que eles adivinhem algo da sua vida ou de um produto da sua empresa. Isso pode ser feito com stickers.
- Abra caixinhas de perguntas: talvez a melhor forma de interação de todas as redes sociais. Faz-se uma pergunta e incentiva que os seguidores a respondam, interajam e tenham contato com você de diversas formas. Essas interações podem ser respondidas por texto ou vídeo.
- Seja criativo: existem diversas formas de criar stories criativos, como boomerangs e filtros. É um espaço que permite muitos testes.
- Use o “melhores amigos”: existe uma ferramenta que permite criar stories somente para um seleto grupo de seguidores. Muitas empresas vendem esse espaço para pessoas que querem mais informações ou interações com o produto. Influenciadores podem usá-lo para fidelizar ainda mais os seguidores interessados.
Gerenciamento de redes sociais
Deu para ver que há bastante coisa em que pensar em uma rede social bem gerida, não é mesmo? Não apenas no Instagram, mas em todas as mídias, fazer uma boa gestão da redes é fundamental para crescer no meio digital.
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