Títulos exagerados e promessas milagrosas podem atrair muitos cliques, mas não agregam valor à marca no mundo digital
“Você não vai acreditar no que aconteceu com ela!”. “O segredo para ganhar dinheiro em poucos dias finalmente foi revelado!”. “A nova dieta que os médicos não querem que você descubra!”…
Você já deve ter visto títulos como esses por aí. São chamadas muito tentadoras, que despertam a curiosidade e são praticamente irresistíveis, mas, na maioria das vezes, têm conteúdos rasos e quase nunca cumprem o que prometem. Esses são os clickbaits, também conhecidos como caça-cliques — ou “isca de cliques”, em tradução livre.
Neste texto, vamos entender mais sobre eles e dar três motivos para não usar essa estratégia no marketing de conteúdo da sua empresa.
Como funciona o clickbait?
Clickbaits são conteúdos que usam títulos exagerados e muitas vezes sensacionalistas para atrair a atenção do leitor, como uma isca, a ponto de que ele não resista e acabar sendo “fisgado”.
É importante destacar que o problema não está em escrever chamadas atraentes e persuasivas, que façam o visitante do site ou da rede social ter vontade de ler o texto ou assistir ao vídeo. Essa é uma estratégia válida e completamente justa. A grande questão é que, no caso dos clickbaits, o conteúdo que aparece como “recompensa” para o clique do usuário quase nunca responde ao que foi prometido no título.
Em outras palavras, o clickbait mente para o leitor. E vamos combinar: ninguém gosta de ser enganado.
Existem diferentes tipos de clickbait, a depender da chamada do conteúdo e do que ele de fato entrega. Por exemplo, no caso de uma dieta “milagrosa”, é bem provável que, ao ler o texto, você se depare com informações que não fazem sentido — ou, ainda pior, com recomendações que são perigosas para a saúde. Esse seria um clickbait clássico, que não teve nenhum compromisso com a verdade, apenas quis despertar a curiosidade.
Existe também um tipo mais sutil de clickbait, quando a chamada não é totalmente mentirosa, mas esconde informações que seriam relevantes para ajudar a tomar a melhor decisão de leitura. É o caso, por exemplo, de uma loja que diz que o site todo está com 70% de desconto, mas na verdade é preciso atingir o valor mínimo de R$ 300 em compras para ganhar o bônus. A publicação não mentiu, mas também não foi 100% verdadeira. Esse também é um tipo de conteúdo que a sua marca precisa evitar se não quiser que o possível cliente fique frustrado.
Por que não usar clickbait?
Listamos os principais motivos para você passar longe do clickbait quando for montar a sua estratégia de marketing de conteúdo.
1. Você estará mentindo para o seu público
Como você deve saber, o objetivo principal do marketing de conteúdo é produzir conteúdos de valor, que realmente façam a diferença no dia a dia do público. Com isso, aos poucos, a marca vai construindo autoridade no assunto, consolidando-se como especialista, até que se torne referência naquele setor.
Se a sua empresa estiver mentindo para os possíveis clientes, será muito difícil atingir essa meta. Até porque, além de estar ferindo princípios éticos, você estará traindo a confiança deles, arriscando a sua reputação.
2. Cliques não são tudo
Não dá para negar que o número de visitantes em uma página ou de visualizações em um vídeo é uma métrica importante para o marketing digital — mas não é a única. Isso porque de nada adianta ter um tráfego muito alto se a taxa de conversão for baixa. Seja para angariar leads, seja para fechar vendas, o engajamento do conteúdo também é fundamental. Então, vale relembrar: cliques não são tudo.
Inclusive, para medir o sucesso de uma campanha, não são analisados os resultados de apenas um conteúdo, e sim de toda a estratégia (que, muitas vezes, é de médio ou longo prazo). Por isso, pode até ser que o alto número de cliques seja tentador, mas não caia nessa. Clientes fidelizados e resultados reais vêm com o tempo, então seja paciente e consistente.
3. Você perderá possíveis clientes
Para conquistar de vez os clientes, é essencial que você seja honesto e respeitoso com eles desde o início, antes mesmo de eles fazerem alguma compra da sua marca. Isso quer dizer que você não deve produzir conteúdos enganosos, que induzam ao erro e façam que os futuros clientes se sintam decepcionados. Caso isso aconteça, eles terão uma visão negativa do seu negócio e podem, inclusive, tornar-se detratores da marca, o que é especialmente perigoso atualmente, na era das redes sociais.
Portanto, tenha bastante cuidado com o que a sua marca promete ao público — e, principalmente, foque sempre em entregar o combinado da melhor forma possível.
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