Saiba como anunciar no Instagram com mais praticidade. Confira este guia completo para trazer excelentes resultados ao seu negócio!

O Instagram ocupa uma posição destaque entre as principais redes sociais. Em 2023, ele foi o aplicativo mais baixado do mundo, com 768 milhões de downloads – e continuamente traz novidades como o recurso de Reels, que permite apresentar vídeos e facilita o uso da rede para atividades como engajamento com influenciadores e produtos.

No último trimestre de 2023, o número de usuários ativos do Instagram chegou a 1,47 bilhão em todo o mundo – 7 vezes mais que a população brasileira e o equivalente à população da China.

Considerando que o Brasil é o terceiro país que mais usa redes sociais no mundo, com mais de 130 milhões de contas ativas, fica muito claro que todo negócio precisa considerar o Instagram dentro de sua estratégia de comunicação e de vendas.

Neste artigo, vamos mostrar como fazer anúncios no Instagram, utilizando o Instagram Ads, e o passo a passo de como anunciar na rede social. Você verá que os procedimentos não são complicados, mas precisam ser seguidos com cuidado para que suas campanhas não fiquem para trás por detalhes.

Então vamos lá!

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    O que é Instagram Ads?

    O Instagram Ads é uma forma de veicular anúncios nas diversas propriedades do Instagram: feed, stories, reels, aba “explorar”, plataforma de vídeo (antigo IGTV), anúncios de coleções e na aba Loja. Os anúncios podem ser veiculados em formatos de fotos, vídeos e carrossel (sequências de fotos e/ou vídeos).

    Com o Instagram Ads, as marcas podem gerar cliques, conversões, instalações de aplicativos, visualizações de vídeos e conversas em mensagens diretas com o público. Também é possível anunciar produtos que estejam à venda na loja virtual da marca no Instagram.

    O uso dos Instagram Ads aumenta a visibilidade, a atração de público e o reconhecimento da marca para sua empresa. Além disso, vídeos curtos, fotos e imagens em carrossel podem ajudar na educação sobre o uso de produtos e serviços pelo público.

    Como funcionam os anúncios do Instagram?

    Uma das maiores vantagens dos anúncios do Instagram é a capacidade de segmentar os anúncios de acordo com o público a ser alcançado. Atualmente, um anúncio veiculado na rede social pode ser direcionado com todas as formas de segmentação existentes nos anúncios do Facebook.

    Entre as segmentações possíveis estão faixa etária, gênero, localidade, interesses gerais (música, tecnologia, esportes, celebridades), interesses de consumo (produtos vistos e adquiridos), sistema de acesso, dispositivo de acesso, momentos da vida (pessoas recém-saídas da faculdade, casadas, trabalhando, etc) e públicos personalizados (uma lista de contatos própria, por exemplo).

    Com o uso de uma rede social como o Instagram, o vínculo de uma marca com o cliente se aprofunda, acontece mais facilmente e dura mais tempo – o que é ótimo para marcas que querem se relacionar com os consumidores e vender mais. Nessa busca por vínculo, a interação do usuário com as imagens do Instagram é uma vantagem para a rede social. É possível fazer marcações por hashtags, por exemplo, para colocar o conteúdo mais em evidência junto ao público.

    Tipos de anúncios para Instagram

    Existem vários tipos de anúncios que funcionam bem no Instagram. Cabe a cada marca entender em que momento utilizar cada possibilidade, de acordo com sua estratégia de marketing no Instagram.

    Entre os principais tipos de anúncios no Instagram, estão os seguintes:

    Anúncios direcionados para uma landing page

    Trata-se de anúncios destinados a gerar leads para cursos, seminários ou para o download de conteúdo. Esse tipo de anúncio direciona para uma landing page de inscrição, onde dados dos clientes são colhidos para uso futuro.

    Anúncios para eventos

    Um anúncio que apresenta um vídeo e convida o cliente para um evento é um exemplo de uso interessante dos Instagram Ads, pois mostra claramente o que o usuário pode esperar da próxima edição. O anúncio pode linkar para o formulário de inscrição do evento.

    Anúncios combinando feed e stories

    Não é necessário escolher entre um ou outro tipo de publicidade dentro do Instagram. No caso de conteúdo em vídeo, é possível utilizá-lo tanto no feed quanto nos stories para aumentar seu alcance e impactar o público em diferentes momentos. Também é possível direcionar cada recurso para um público específico, ampliando as possibilidades de segmentação das campanhas.

    Na hora de produzir um anúncio para o Instagram, esteja atento a alguns detalhes importantes:

    • Texto na imagem: o Instagram não recomenda que mais de 20% da área da imagem seja usada com texto. Vale ficar atento a isso para aumentar o alcance da campanha.
    • Tamanho e formato da imagem: a recomendação do Facebook é de uso de imagem quadrada, em 1080 x 1080 pixels (embora outros formatos possam ser usados). Além disso, o arquivo não deve ter mais do que 30MB.
    • Duração do vídeo: caso a escolha seja por fazer anúncios em vídeo, eles não podem ter mais de 120 segundos, embora o ideal é que tenham no máximo 15 segundos. Recomenda-se o uso do formato MP4 e as medidas do vídeo (que pode ter no máximo 4GB) são as mesmas das imagens.
    • Carrossel: o carrossel é um recurso interessante para apresentar até 10 imagens, em formato quadrado, e assim promover com mais profundidade um produto/serviço – ou promover vários de uma vez, se fizer sentido em sua estratégia.

    Como anunciar no Instagram Ads: passo a passo

    Agora que você já entendeu o básico dos formatos de anúncios e das possibilidades de produção de anúncios para o Instagram Ads, é hora de saber como criar anúncios no Instagram.

    As instruções abaixo valem tanto para quem quer saber como anunciar no Instagram pelo celular quanto para quem também quer anunciar no Facebook (os procedimentos são parecidos, uma vez que a Meta é dona das duas plataformas).

    1) Crie uma conta no Gerenciador de anúncios do Facebook

    Tudo começa com a criação de uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook. Como a Meta é a dona das duas plataformas, os anúncios tanto para o Instagram quanto para o Facebook são gerenciados no mesmo sistema. Prático, não é?

    Para anunciar, é preciso ter uma página comercial no Facebook. 

    Automaticamente, você terá uma conta do Gerenciador de Anúncios e poderá conectar sua conta do Instagram a ela. Depois de confirmar as informações da sua conta, configure a forma de pagamento dos anúncios. Uma vez confirmados os dados, você já pode começar a criar anúncios e campanhas.

    2) Crie um novo anúncio

    Abra o Gerenciador de Anúncios e clique em “Criar”. Defina, então, as escolhas de campanha e conjunto de anúncios, que irão definir as opções oferecidas para a criação de cada peça publicitária. Isso faz com que sua campanha seja mais eficaz, já otimizada para cada formato de ação publicitária.

    3) Defina o objetivo da campanha

    O objetivo da campanha resume aquilo que você pretende atingir com o anúncio. De forma geral, uma campanha pode ter como objetivo aumentar o reconhecimento dos clientes sobre a marca, produtos, serviços e ofertas; gerar tráfego para o site / app; aumentar o número de leads e gerar engajamento no Instagram; gerar vendas, levando os usuários a passar pelo ciclo completo das transações.

    O Gerenciador de Negócios do Facebook dá diversas opções de objetivos. Vale a pena conferir aqui os objetivos que você pode escolher.

    4) Escolha um nome para sua campanha

    Uma vez criado o anúncio e definido o objetivo, é hora de escolher o nome da campanha e definir se essa campanha contará com apenas um anúncio ou um conjunto deles. Será preciso tomar 3 níveis de decisão: 

    • sobre a campanha (o objetivo geral dela);
    • sobre o conjunto de anúncios (escolha o público a ser alcançado, o posicionamento dos anúncios, o orçamento e a programação);
    • sobre cada anúncio (é a criação de cada peça, envolvendo o formato, o carregamento de imagens e vídeos, a adição de textos e links e outros detalhes).

    5) Defina o orçamento

    O passo da definição do orçamento também é super importante. Esse é o momento de escolher o valor total a ser investido na campanha, programar o valor diário a ser gasto (ou deixar o valor total rodar conforme a sugestão do próprio sistema) e definir a data de início da campanha.

    Neste momento, você deve estar se perguntando: quanto custa anunciar no Instagram? A resposta é “depende”. Vários fatores entram nessa conta, como o tipo de campanha, as palavras-chave usadas, o público a ser alcançado e a duração da ação. Mas, de modo geral, quanto mais generalistas as palavras-chave, quanto mais amplo o público e quanto mais concorrido estiver o ambiente de publicidade naquele momento, mais cara será a campanha.

    Por isso, uma boa dica é ser criativo nas palavras-chave, para abordar o consumidor de maneiras diferentes. Outro passo importante é definir bem o seu público-alvo, para não “gastar bala” com um cliente que não terá interesse no seu produto.

    6) Escolha o público-alvo

    É essencial direcionar seu anúncio para um público específico – especialmente se o seu anúncio não pretende fazer uma ação institucional, promovendo apenas a marca. 

    No Instagram, é possível direcionar a campanha para um público semelhante aos seguidores da sua página (“look alikes”) ou personalizar por localização, gênero, interesses, faixa etária e outros fatores. Quanto melhor for a sua segmentação, melhor será a taxa de sucesso da sua campanha.

    7) Selecione a rede social para veicular o anúncio

    Depois de criada a campanha, definido o objetivo, detalhado cada anúncio e definido o público-alvo, é hora de selecionar onde o anúncio será publicado. No Gerenciador do Facebook é possível controlar os anúncios tanto do Face quanto do Instagram e qual será o formato usado (Reels, Stories etc).

    8) Crie o nome e descrição do anúncio

    O penúltimo passo é criar um título e uma descrição chamativos para os clientes, pois eles irão aparecer no anúncio para os usuários impactados. Então capriche na criatividade para atrair a atenção do seu público!

    9) Publique!

    Finalmente, com todas as definições feitas e os anúncios configurados, é hora de publicar. A campanha entrará no ar no dia e horário programado, utilizando o orçamento definido para cada dia, até que o total a ser usado seja gasto.

    10) Acompanhe os resultados do seu anúncio

    O trabalho não termina com a publicação dos anúncios. Afinal de contas, o que você deseja é garantir que seus objetivos sejam alcançados. Fazer o monitoramento dos resultados de maneira constante é essencial para verificar se suas estratégias de marketing estão gerando frutos, ou se é necessário fazer alguma correção de rota.

    Facilite suas campanhas de marketing com o Etus gerenciador de redes sociais

    Até agora, explicamos como fazer o desenvolvimento das campanhas diretamente no Gerenciador de Negócios do Facebook. Muitas vezes, porém, isso não é suficiente.

    Imagine que você, além de utilizar o Facebook e o Instagram, trabalha com outras redes sociais, como o LinkedIn, o YouTube, o X (ex-Twitter), o Google Business e o Pinterest. Uma alternativa é ter o trabalho de programar e gerenciar cada ação em cada ferramenta. Outra, muito mais inteligente, é fazer o gerenciamento completo das suas redes sociais a partir de uma plataforma como o Etus.

    Com o Etus, agências, empresas e pessoas físicas se beneficiam da praticidade de gerenciar todas as atividades de várias redes sociais em uma única plataforma. Do agendamento e impulsionamento de posts à geração de relatórios ilimitados, o Etus facilita a geração de leads e a gestão do andamento dos projetos (workflow).

    A plataforma oferece diversos benefícios para variados públicos:

    • Para agências: com planos econômicos, administrar as redes sociais dos clientes e atribuir usuários para cada conta é muito simples.
    • Para empresas: o Etus economiza tempo dos profissionais, facilitando a gestão das redes sociais e abrindo espaço para o time se preocupar em vender mais.
    • Para pessoas: digital influencers, assessores de imprensa, blogueiros e profissionais independentes podem administrar todas as suas redes sociais em uma única plataforma, com praticidade e economia.

    Faça um teste da plataforma Etus e aproveite as possibilidades de inovação na criação e gestão dos anúncios em suas redes sociais!

    O autor

    Noemi Rodrigues

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