Seja no ambiente online ou offline, é fundamental que você conheça as principais estratégias de marketing e saiba quais são as mais indicadas para a sua empresa. Se você acompanha sites e blogs do segmento, é provável que já tenha lido sobre a importância do google analytics ou a tendência de utilizar vídeos nas redes sociais. No entanto, cada negócio tem suas particularidades, afinal, o que pode ser bom para uns, não é tanto para outros.
Muitos que estão começando a empreender cometem o erro de colocar o carro na frente dos bois e, assim, não obter resultados expressivos. Como veremos ao longo deste artigo, tudo tem seu tempo para acontecer.
Até enfrentar os seus concorrentes de igual para igual, é preciso passar por algumas etapas. Portanto, decidimos listar aqui as principais estratégias de marketing para o sucesso do seu negócio. Confira abaixo!
Ao definir o público-alvo da sua empresa, você deve ir além dos dados demográficos, como sexo, idade e localização. Também é necessário conhecer seus hábitos, interesses, problemas enfrentados, entre outras questões. Desse modo, suas mensagens têm mais chances de atrair a atenção do consumidor no meio desse mar de informações no qual vivemos hoje.
Assim que o perfil do seu cliente ideal estiver completo, você saberá onde, quando e como atingi-lo de maneira eficaz. Nem sempre o canal de maior audiência é o que traz mais resultados, às vezes, um influenciador digital com um número razoável de seguidores pode ser mais interessante devido ao nicho de atuação.
É muito importante que você dê um passo de cada vez. Antes de começar a pensar em estratégias para aumentar suas vendas, lembre-se que as pessoas precisam conhecer o seu negócio. Nesse momento, ações que proporcionam visibilidade são ótimas opções.
Com o passar do tempo, após atingir certo de nível de reconhecimento e engajamento por parte dos consumidores, dá para pensar em outros meios para convertê-los em clientes fiéis da marca. Esse é um trabalho constante e, para não perder relevância no mercado, você deve estar sempre planejando, produzindo e monitorando suas campanhas.
Agora que você já entendeu o estágio de maturidade da sua empresa, é chegada a hora de definir os objetivos de marketing. É essencial selecionar bem quais merecem uma atenção especial, pois, caso você decida fazer tudo de uma só vez, possivelmente não conseguirá colher os frutos desejados. Portanto, veja a seguir alguns dos objetivos mais comuns.
Geralmente, damos um peso maior a esse objetivo no início da estratégia de marketing. Contudo, ele pode continuar presente durante muito tempo. Anúncios patrocinados nas redes sociais, outdoors e banners em sites pelo Google Ads são boas alternativas para gerar reconhecimento de marca.
Na área médica, devido às regras especiais para a publicidade, é comum vermos campanhas de marketing com caráter educativo. Isso faz com que o profissional ou estabelecimento ganhe autoridade em seu ramo de atuação. No entanto, saiba que qualquer empresa pode se beneficiar dessa estratégia.
Por meio do marketing de conteúdo, as marcas impactam positivamente os usuários e, dessa forma, são vistas como especialistas no assunto. É necessário, porém, que os conteúdos divulgados sejam, de fato, relevantes.
Chega um momento em que a sua audiência precisa ser convertida em compradores dos seus serviços/produtos. É claro que é um bom sinal ter muitos seguidores nas redes sociais, grande tráfego em seu site e uma lista de e-mail com diversos contatos, mas se o retorno for baixo, de nada adianta todos esses números. Dessa maneira, tomem cuidado, pois conteúdo sem conversão é publicação grátis e não queremos gastar dinheiro em marketing e não ter retorno.
Uma boa dica para aumentar a sua taxa de conversão é criar landing pages. Trata-se de páginas simples, sem espaços para distrações, nas quais você disponibiliza suas ofertas online. Entretanto, para conquistar bons resultados, é aconselhável que você direcione os usuários por meio de anúncios patrocinados, como os do Google AdWords e Facebook Ads.
Existem muitas formas e canais para melhorar a fidelização dos clientes. Entre as ferramentas mais utilizadas podemos citar o e-mail marketing e as redes sociais. A principal razão é que elas permitem interação frequente com o público. Afinal de contas, especialmente após a chegada da era digital, os consumidores esperam que as marcas tenham um relacionamento próximo e constante.
Atualmente, há espaço para empresas de todos os tamanhos anunciarem nas mídias. Além dos anúncios pagos, temos também outras maneiras de atingir pessoas sem qualquer investimento direto.
O Search Engine Optimization, por exemplo, é um conjunto de ações que visam colocar suas páginas da web bem posicionadas nos mecanismos de busca. Aliando o SEO com o marketing de conteúdo, você consegue ser encontrado nos resultados orgânicos do Google por um público qualificado.
Essa estratégia funciona em médio e longo prazo, pois é preciso muito trabalho e conteúdo original para conquistar a primeira página nos principais buscadores. Contudo, assim que o objetivo é alcançado, você ganha visibilidade e diversos cliques sem precisar pagar nenhum centavo por isso.
Estabelecer o público-alvo é fundamental para, entre outros pontos, saber quais mídias investir — mas, isso não é tudo. Fora a audiência, você deve considerar quais delas proporcionam um bom retorno sobre o investimento.
O LinkedIn, por exemplo, não é conhecido por ser uma rede social de grande popularidade. Entretanto, principalmente para as empresas B2B, essa pode ser uma excelente plataforma para gerar novos negócios. Ou seja, há inúmeros fatores que devem ser observados.
Se você já pesquisou, planejou suas estratégias, executou-as de modo exemplar, parabéns! Porém, ainda não é a hora de se acomodar — aliás, nunca é. Isso porque é muito importante avaliar o resultado das ações e ajustá-las, caso necessário, regularmente.
Uma das vantagens das mídias digitais é que você pode acompanhar os dados em tempo real e, assim, adequar a sua campanha antes que o prejuízo seja grande. Já nos canais offline, será necessário realizar pesquisas a fim de conhecer o impacto das ações sobre o público.
Como você pôde perceber, não basta apenas escolher uma entre as diversas estratégias de marketing. É imprescindível ter um bom planejamento para saber quais se adequam mais ao seu negócio, público e necessidades. Dessa maneira, você evita que seus esforços sejam em vão.
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