Indicada para todos os tipos de negócio, uma Landing Page bem estruturada tem um grande potencial para gerar leads, melhorar a divulgação de um produto ou serviço e aumentar as vendas de empresas de todos os portes e setores. Continue a leitura, saiba tudo sobre o tema e conheça alguns exemplos de landing page.

Quem atua no mundo digital precisa sempre prestar atenção às principais estratégias de marketing digital utilizadas para atrair o público e, consequentemente, alavancar as vendas.

As landing pages, por exemplo, são muito utilizadas para divulgar as ofertas e aumentar o número de conversões de uma empresa. Diretas e objetivas, elas podem servir para promover os produtos ou serviços da empresa, oferecer descontos e captar dados importantes de possíveis compradores. 

Nesse caso, essa captação é essencial para formar uma base de contatos qualificados. Lembre-se sempre que a landing page é uma ferramenta muito útil dentro do marketing digital, mas não pode ser estruturada de qualquer maneira, sem critério. Quanto mais bem projetada ela for, mais efetivos serão os resultados.

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    O que é uma landing page?

    Landing Page (expressão que vem do inglês e significa “página de aterrissagem”) ocupa um importante lugar dentro das estratégias de conversão de vendas online no marketing digital. 

    Geralmente, sua divulgação está associada a um banner, a um link patrocinado em páginas de busca, a um anúncio nas redes sociais ou a um e-mail marketing.

    A landing page é projetada para direcionar os visitantes a tomar uma ação específica, como comprar um produto ou serviço ou trocar seus dados por algum conteúdo de interesse – um estudo, um e-book, assinar uma newsletter de nicho, participar de uma promoção etc.

    Ao preencher os seus dados, quem visitou a landing page entra em um funil de vendas online e passa a ser considerado um lead para a empresa. Mas essa é a versão curta da resposta. Neste artigo, o tema das Landing Pages será detalhadamente explicado com orientações para uma homepage de alta conversão e sucesso. 

    Descubra como capturar leads ou realizar mais vendas online por meio dessa ferramenta de conversão.

    Quais são as características de uma landing page?

    Como se trata de uma página simplificada e objetiva, uma landing page pode ajudar a diminuir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) – um cálculo que, de maneira resumida, mostra o quanto é investido para conquistar novos clientes e é uma medida importante para definir a rentabilidade de um negócio digital.

    Para alcançar leads qualificados, capazes de entrar na esteira de nutrição de leads até o fundo do funil de vendas online, a landing page deve respeitar algumas características que elencamos a seguir.

    O vídeo “Como criar uma landing page que converte? ensina como criar uma landing page eficaz para aumentar as conversões e as vendas do seu negócio.

    Objetivo claro

    Uma landing page é direcionada a um público-alvo, com um objetivo definido. Por isso, seu propósito deve ser bem claro e o assunto tem que ser delimitado. Ela será promocional? Para vender um produto ou serviço? 

    Servirá para captar dados e formar uma base de leads? Pense bem: tudo isso influenciará a comunicação e o call to action (chamado de CTA).

    Público definido

    Outro ponto indispensável no planejamento é a definição de quem deverá ser impactado, portanto escolha bem o público-alvo (mais geral) ou as personas (mais específicas) antes de colocar a mão no teclado. 

    Isso será diferencial no momento de montar o discurso de atração. Por melhor que seja o call to action e o marketing de conteúdo, se esse ponto não estiver alinhado, a chance de atrair leads frios ou ter poucas vendas online é muito grande.

    Ser “ganha-ganha”

    No mundo dos negócios há uma expressão muito comum para identificar boas transações: chama-se ganha-ganha. O que isso significa? Que o negócio fechado é bom para ambos os lados, de maneira equilibrada.

    Uma landing page de sucesso deve carregar a essência do ganha-ganha, senão o visitante não fará nada além de dar uma “olhadinha” e sua empresa perderá o investimento.

    Layout atrativo

    Por ser uma página única e muito específica, o projeto de landing page deve proporcionar uma experiência de uso agradável e eficiente. 

    Mesmo quando a landing page for temporária, ela deve ser criada dentro da identidade visual da marca, demonstrando profissionalismo e ótimo acabamento. 

    Ninguém quer ser confundido com páginas falsas e afastar visitantes com medo de golpes digitais, como o phishing e tantos outros.

    Para otimizar a criação da Landing Page utilize sua ferramenta de criação de sites, caso já possua uma. A Locaweb, por exemplo, tem um criador de sites com templates que permitem personalização e edição de landing pages de forma bem simples. 

    A ferramenta conta também com um banco de imagens diversificadas, incluindo algumas bem ilustrativas para negócios de áreas específicas.

    Quanto melhor for a linguagem visual como um todo, com uma boa hierarquia de elementos, uma ótima navegação e otimização da página, mais fácil será a condução do visitante até a ação proposta dentro da estratégia de marketing digital.

    Responsividade

    Outro ponto importante é a responsividade da landing page. Com a quantidade de telas disponíveis para acessar a internet hoje em dia, é natural que o layout ou template seja adaptável a elas.

    Se o visitante tiver sua experiência de navegação prejudicada por causa de um layout “quebrado”, certamente ele abandonará a página – e a landing page não cumprirá seu papel.

    Designer gráfico trabalhando em um projeto responsivo. Ele está criando um esboço inicial para definir a estrutura e o layout da interface.
    Uma landing page responsiva é crucial para garantir que seu conteúdo seja acessível e atraente em qualquer dispositivo.

    Os templates contidos no criador de sites da Locaweb foram pensados dentro das boas práticas de design responsivo

    Ao utilizar nossa ferramenta, você não precisa se preocupar com esses detalhes. Nós já cuidamos disso para você.

    Todos esses pontos somados, além de proporcionarem uma navegação fluida e interessante, podem auxiliar no impulsionamento orgânico da landing page.

    Conteúdo direto ao ponto

    Uma landing page precisa apresentar o conteúdo de maneira concisa. Portanto, os recursos devem ser bem escolhidos, levando em conta o público, os problemas a serem resolvidos e o call to action (CTA). Cada palavra e cada elemento visual importam.

    Formulário de conversão

    Por último, mas não menos importante, temos o formulário. Aliás, o formulário preenchido é prova de sucesso na missão.

    As ferramentas de gerenciamento de sites ou template geram a máscara do formulário e o administrador já aponta para onde os dados preenchidos em cada campo irão e ficarão armazenados. 

    Ao entrar nesse mailing, o contato passa a receber comunicações digitais para conduzi-lo por meio do funil de vendas online até a conversão.

    Uma landing page pede uma interação rápida e, por isso, o formulário deve ser formado pelo que for essencial para a esteira de nutrição de leads.

    Informações adicionais sobre o lead podem ser conquistadas durante o desenvolvimento das ações de relacionamento feitas dentro do funil de vendas. 

    Se a pessoa se deparar com um formulário gigante, ela pode deixar o preenchimento “para depois”. Nesse momento, as chances de conversão caem drasticamente e o “depois”, não raro, se torna “nunca”.

    Quais são os tipos de landing page?

    Como a essência da landing page é gerar boas oportunidades de negócio utilizando uma abordagem fluida, concisa e eficiente, é justo que ela consiga abraçar diversos formatos de comunicação.

    A seguir, vamos apresentar 9 tipos de Landing Page para você utilizar dentro de sua estratégia de negócio.

    1. Captura de leads

    A linguagem de uma página para capturar leads deve ter um storytelling envolvente, com o objetivo de ganhar a atenção do lead logo de entrada. 

    Esse tipo de landing page é direcionado para visitantes que ainda não estejam no momento da compra, mas tem uma grande predisposição para isso. 

    Mas como não existe almoço grátis, é preciso oferecer algo em troca dos dados. 

    Nesse caso, a landing page para fazer download de conteúdo pode oferecer materiais como templates, webinars, e-books, guias e outros tipos de conteúdo informativo em troca do preenchimento do formulário.

    Dicas importantes:

    • Crie um link rastreável nos CTAs para qualificar melhor suas métricas de acompanhamento e dar mais subsídio de análise sobre o lead.
    • Se uma das informações essenciais do formulário for o e-mail do lead, o link para o download do material precisa ser enviado para o endereço eletrônico registrado. Isso evita o cadastramento de e-mails falsos.
    • Insira uma observação informando que o e-mail com o link para o download do material pode ser barrado na caixa de Spam ou lixo eletrônico. Isso evita problemas de comunicação.

    2. Landing Page de vendas

    Uma landing page de vendas online pode ser criada para vender produtos especiais, geralmente com edição ou tempo limitado para adquirir. 

    Produtos temáticos, de pré-venda para clientes selecionados, produtos raros e outras oportunidades muito específicas têm melhor conversão em landing pages. 

    A divulgação costuma acontecer por e-mail marketing, banner do site ou links patrocinados.

    Esse tipo de landing page pode ser hospedada em uma sub URL do site e ser desativada na finalização da promoção.

    3. Squeeze pages

    O objetivo da Squeeze page é capturar apenas o e-mail do visitante. O recurso mais utilizado para esse fim é, novamente, um material ou newsletter. A estratégia de captação, no entanto, vai por uma via diferente.

    Ao final de um texto informativo é ofertado um material complementar por meio de um link. 

    O visitante, então, é direcionado para uma landing page simples, com um breve resumo do material e um campo para preenchimento de e-mail. 

    É uma página rápida, bonita, clean e perene. Pode ficar em um subdomínio do site pelo tempo que se desejar.

    4. Página de inscrição em evento

    Essa é fácil. A empresa promove um evento específico, como workshop, webinar ou transmissão de uma palestra ao vivo. O visitante preenche o formulário e recebe o link para assistir na data indicada.

    Esse link pode ficar associado à gravação do evento para a pessoa assistir depois, sendo essa uma motivação adicional para deixar seus dados.

    5. Cross-selling e Upselling

    Confira no vídeo a importância de criar um plano de vendas para o ano de 2024, com base nas tendências do mercado e nas metas do negócio.

    Essas são duas estratégias nas quais é possível melhorar o ticket da venda. No cross selling, a empresa oferece produtos ou serviços relacionados à venda principal. 

    Por exemplo: a pessoa coloca no carrinho de compra um par de raquetes de ping pong e são oferecidos produtos como bolinhas, redes e mesa de ping pong. Eles podem ter ou não desconto na compra do pacote. 

    No Upselling, sugere-se a compra de um produto com qualidade superior ou mais completo.

    Utilizando o mesmo exemplo, no upselling é sugerido a compra de uma raquete de ping pong emborrachada ou profissional, por exemplo. 

    Essa landing page pode estar associada a produtos selecionados, funcionar por tempo determinado ou pode ser adotada permanentemente dentro de um e-commerce

    6. “Get Started” ou “Bora começar”

    Landing pages do tipo Get Started têm como função incentivar e justificar por que o visitante deve começar a utilizar o serviço e comprar o produto agora mesmo. 

    Elas têm um visual e linguagem muito atraente, com um título destacado, imperativo e um bom argumento para a pessoa sair usando.

    A linguagem deve puxar a ação e, para isso, deve ficar muito claro como a dor do lead será resolvida. O ideal é sempre ter um link de apoio com informações mais detalhadas para quem não conseguiu se decidir de imediato.

    7. Pagamento por Clique (PPC)

    Landing pages de pagamento por clique ou de publicidade paga são exibidas depois que o visitante clica em um anúncio – que pode ser um link patrocinado no mecanismo de busca, uma postagem da rede social ou um banner de site. 

    Parece bobagem falar, mas uma landing page PPC deve fazer “parzinho” com o seu anúncio. 

    Se não houver correspondência entre ambos, a página será abandonada frequentemente, o que é ruim para os negócios, para o ranqueamento e, consequentemente, joga o investimento fora.

    8. Pré-lançamento

    Dentro de uma estratégia macro de marketing digital, as landing page de pré-lançamento são feitas para preparar o terreno do produto ou serviço, reunindo possíveis compradores

    Isso acontece instigando a curiosidade do público ou persona-alvo. É possível associar um formulário de cadastro para divulgar informações privilegiadas e promoções especiais assim que for lançado. 

    Esse tipo de estratégia é potente para gerar leads e causar burburinho em torno da marca.

    9. Landing pages de vídeo

    Estamos vivendo um boom de vídeos e, logicamente, as landing pages podem ser criadas com essa mídia conjugada. 

    Elas veiculam informações mais completas, que se viessem em forma de texto perderiam muito a atratividade. 

    Um vídeo legendado pode gerar ainda mais engajamento na Landing Page, pois as pessoas podem acompanhar quando não tiverem a chance de ouvir o que está sendo dito. 

    O tempo recomendado não foge muito ao que já é adotado nas redes sociais, indo até, no máximo, 60 segundos. 

    Elas podem ser utilizadas, por exemplo, em estratégias de pré-lançamento, com novos vídeos semanais.

    Qual a diferença entre landing page e site?

    Apesar de ambas dependerem de hospedagem, precisarem ter uma URL e hierarquia de elementos, e contarem com uma boa experiência de uso e SEO desenvolvidos, site e landing page são diferentes. 

    Essas diferenças estão em um plano conceitual, de distribuição estrutural e de metas.

    Uma landing page é composta por uma única página, com a clara intenção de atrair visitantes e convertê-los em leads – seja qual for seu tipo. Ela é uma página autônoma, capaz de resolver seu objetivo em si mesma. Por mais que sua função seja converter visitantes em leads – preferencialmente de alta qualidade – cada landing page vai ter uma forma muito particular de fazer isso.

    Já o site é composto por um conjunto de páginas que se complementam e podem ter objetivos diversificados, muitas vezes apoiando o conteúdo da landing page, atuando como um coadjuvante da venda. Geralmente, um site tem páginas mais informativas, com o objetivo de apresentar a empresa para os visitantes que chegam até ele.

    Como estruturar uma landing page de alta conversão?

    Para falar francamente, não há um tipo melhor ou pior para landing page. Tudo converge para o objetivo da página. A partir desse ponto, vamos encontrar páginas com recursos diversificados. 

    Mas é inegável que alguns elementos são comuns à maioria das landing pages de sucesso – e é o que vamos tentar desvendar aqui.

    A nossa primeira orientação é: pesquise e navegue muito nas landing pages de seus concorrentes

    Baixe os materiais, estude sua linguagem, liste seus pontos fortes e fracos. Quanto mais os elementos forem familiares a você, melhores serão suas criações.

    1. Determine o objetivo da estratégia

    Geralmente, os visitantes de uma landing page gastam apenas alguns segundos para descobrir se o que está sendo oferecido na página atende às suas necessidades. 

    Se os visitantes não conseguem encontrar o que estavam procurando, ou se o seu site não funciona corretamente ou tem problemas de usabilidade, os visitantes irão abandonar sua página sem executar uma ação.

    Para que isso não aconteça, faça os preciosos segundos de atenção dos seus visitantes valerem a pena e responda as questões que eles normalmente estão procurando por respostas:

    • As informações são suficientes para sanar as minhas dúvidas?
    • Posso confiar nesse site?
    • Quanto tempo leva tudo isso?

    A sua landing page deve atrair os seus visitantes e fazer com que eles permaneçam na página e completem a ação desejada da campanha para gerar uma conversão.

    2. Crie um título chamativo

    O título da página é a parte mais importante. Se um visitante clicou em um anúncio, o título deve corresponder com o texto que o levou até a página. 

    Por exemplo, se um banner ou link patrocinado estiver dizendo: “Download gratuito e-book sobre transformação digital”, essa frase também deve estar no título da sua landing page.

    3. Escreva um conteúdo direto

    Independente do modelo de landing page escolhido, é preciso ficar atento a uma série de detalhes importantes. 

    Entre eles, estão o cuidado com o visual e o conteúdo oferecido na página, que precisam ser idealizados para atrair um visitante da melhor forma possível. 

    As landings pages devem ter informações como título chamativo, apresentação da oferta em questão e descrições breves. Uuma boa tática é organizar os pontos principais em tópicos e bullet points. 

    Sem excessos, as páginas também podem trazer fotos que representam bem a empresa e produtos.

    4. Mantenha as características da sua marca

    É muito importante que a sua landing page esteja representando de forma efetiva a sua marca. 

    Manter o padrão de cores e fontes usados em seu material de marketing ajuda a passar a mensagem e reforça o relacionamento de confiança com o cliente.

    5. Foque em uma ação

    Deve haver apenas uma ação possível para o visitante executar, por exemplo, se você está incentivando a compra de um determinado produto, não misture o conteúdo com a assinatura de uma newsletter. 

    Não ofereça mais de uma opção para que a sua conversão e resultados não sejam afetados.

    Remova todos os links, menus e botões que não tenham a ver com a sua campanha. 

    O intuito é evitar que o visitante ignore a sua mensagem navegando para outra parte do seu site.

    Foque os seus esforços no objetivo da estratégia que foi desenhada para essa landing page.

    6. Aposte em um bom CTA

    Na hora de criar uma landing page, a ação que você determinou que o visitante execute deve estar em evidência. Insira um formulário e um botão CTA (Call-to-action) que leve o visitante diretamente para a ação. 

    Uma dica de design é mesclar as cores da landing page, se você utilizou cores frias para criação do layout, os botões devem ser criados com cores quentes para que sejam bem destacados na página.

    7. Proporcione uma navegação responsiva

    Assim como os próprios sites das empresas, as landing pages precisam ser criadas com base em diferentes tipos de navegação

    Quem acessa a página pelo celular, por exemplo, precisa ter uma experiência tão boa quanto a de quem usa o navegador em um desktop. 

    Esse é um item crucial, já que mais de 50% dos acessos de sites são feitos por meio de dispositivos móveis.

    8. Não esqueça da LGPD

    Antes da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), um lead que se cadastrava em uma landing page fornecia seus dados em um determinado formulário, a empresa por sua vez, tendo os dados em mãos, poderia usá-los para outros fins, como envio de ofertas, novidades e assuntos relacionados a marca. 

    Agora com a LGPD em vigor, esse tipo de ação não é mais possível.

    O visitante da sua página tem que saber exatamente para qual finalidade seus dados estão sendo destinados e consentir o uso deles para outras ações. 

    Utilizar os dados sem o consentimento prévio do visitante pode gerar penalidades e até multas para a empresa.

    Criar uma landing page bem estruturada, ajuda a coletar informações de pessoas interessadas no conteúdo da sua página. 

    É por meio de uma landing page que conseguimos fazer com que os visitantes interajam para valer com um website. 

    Então, o ideal é fazer um planejamento da sua ação para que possa chegar ao resultado esperado.

    Como deve ser o conteúdo de uma landing page

    Uma landing page é uma página com características bastante claras, como já dissemos neste artigo. 

    O seu conteúdo também tem aspectos bem definidos, que precisam ser respeitados para que sua página tenha o máximo de impacto.

    Em primeiro lugar, envolver, engajar e converter quem visita uma landing page pede que o conteúdo seja desenvolvido de maneira concisa. Portanto, os recursos devem ser bem escolhidos.

    Para descobrir qual o melhor caminho a ser percorrido para alcançar um conteúdo ideal e encantador, pense nos seguintes pontos:

    Com quem você se comunica

    Se o público-alvo ou as personas estão definidas, o próximo passo é escolher como a landing page vai resolver uma necessidade imediata ou desejo deles. 

    Se tiverem um perfil que precise de informação rápida, talvez um infográfico seja mais útil do que um estudo completo. Atender à demanda do lead de maneira mais objetiva evita desapontamentos e desperdício do investimento.

    Qual problema será resolvido

    Esse é um dos pontos altos da landing page. O visitante só estará disposto a trocar seus dados por conteúdo se o que foi oferecido resolva uma dor. Quanto maior for a clareza sobre a relação de “dor e cura”, maior a chance de conversão.

    Escolha os gatilhos de marketing

    Esse é um recurso do marketing geral, utilizado desde que as vendas online existem, e servem como um impulsionador de decisões

    Quando eles são acionados, despertam a mente da pessoa para tomar uma ação imediata. 

    Isso acontece porque a pessoa entende que precisa aproveitar aquela oportunidade única ou não quer perder um benefício escasso.

    Gatilhos mentais podem ser utilizados em conjunto ou de maneira individualizada. 

    Sua marca pode falar com tanta propriedade e autoridade sobre um determinado assunto que baixar seu material soe a coisa mais inteligente a se fazer. 

    Ou oferecer algo tão exclusivo e limitado que seria absurdo não aproveitar. 

    Esse tipo de recurso deve ser seguido de CTAs que contenham verbos capazes de orientar a ação do visitante: inscreva-se agora, compre aqui, faça um teste gratuitamente, entre outros imperativos.

    Entregue um conteúdo impecável

    É mais comum do que se imagina, mas infelizmente muita empresa peca na produção do conteúdo prometido na landing page. 

    Em muitos casos, o lead recebe um e-book mal diagramado, com informações rasas e comuns. Ou um estudo que está cheio de dados vencidos e mal relacionados, mais parecendo um amontoado de “recorta e cola”. 

    Ou ainda infográficos nada visuais e com pouca informação relevante. Exemplos não faltam.
    No final do dia, isso faz com que o lead se sinta “traído” e se descadastre na primeira oportunidade. Como é necessário dizer o óbvio, entregue um conteúdo tão bom quanto a promessa feita na landing page.

    Onde hospedar uma landing page?

    Escolher a hospedagem da sua landing page vai depender de fatores como o tipo do negócio ou serviço a ser vendido, o número de acessos esperado nos médio e longo prazos, o nível de sensibilidade das informações dos leads captados, entre outros pontos. 

    Outro item a ser analisado é a sua URL, que pode ter um domínio próprio ou um subdomínio a partir de um site existente.

    A recomendação, antes de escolher o tipo de hospedagem para a Landing Page e URL, é mapear as suas reais necessidades, realizar uma pesquisa com servidores diversificados e entrar em contato com cada empresa para entender qual a melhor hospedagem dentro da sua capacidade de investimento.

    Caso a URL esteja hospedada em um subdomínio, consequentemente ela ocupará um espaço dentro da hospedagem já existente.

    A Locaweb tem pacotes de hospedagem com o melhor custo-benefício do mercado. Eles são capazes de atender aos mais diversos perfis de negócios e sites – seja landing page, e-commerce ou institucional.

    Além disso, a Locaweb produz conteúdo de primeira qualidade para ajudar na jornada de conhecimento digital. 

    Em nosso portal, você pode acessar diversos artigos sobre hospedagem de sites, com as mais variadas abordagens, que vão te auxiliar a entender e descobrir a hospedagem de site ideal para você.Agora, se as suas dúvidas estão resolvidas, é hora de contratar uma das empresas pioneiras em hospedagem do Brasil: a Locaweb.

    O autor

    Priscila Polidoro

    Priscila Polidoro é Analista de SEO na Locaweb, com mais de 11 anos de experiência na área Web e mais de 8 anos na área de Comunicação. Formada em Sistemas para Internet pela FMU e em Jornalismo pela UMC, possui expertise em gestão de projetos, estratégias de growth com mindset data-driven, desenvolvimento web, arquitetura da informação, metodologia ágil, marketing digital e comunicação integrada. Adora programas culturais, é gateira e está sempre buscando maneiras de integrar tecnologia e comunicação de forma eficaz.

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