Saiba o que é necessário para criar um podcast e como ele pode ajudar na sua estratégia de negócios

Podcasts estão ganhando espaço nas estratégias de marketing. Cada vez mais, o público consome conteúdos em áudio, e as empresas estão atentas a isso, que tem sido uma das melhores formas de atingir o público-alvo. Mas o que é podcast e como começar um? Vamos explicar tudo neste texto.

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    O que é podcast?

    Podcast é uma espécie de programa em áudio transmitido pela internet e que trata de diversos temas, como tecnologia, empreendedorismo, história, saúde e bem-estar. O termo vem das palavras “iPod”, um dispositivo de áudio em formato digital lançado pela Apple no início dos anos 2000, e “broadcast”, que significa transmissão. 

    Em geral, podcasts são veiculados em plataformas de streaming, como Spotify, Anchor, Deezer, Google Podcasts e Apple Podcasts. A facilidade é que eles podem ser ouvidos online e não precisam ser acompanhados ao vivo, por isso é comum que sejam escutados em situações de deslocamento, como trânsito e caminhadas, ou durante tarefas do dia a dia, como limpar a casa ou trabalhar. 

    Outro ponto que faz com que ouvintes se engajem nos programas é a possibilidade de assinar um podcast específico e receber novos episódios de forma automática. Assim, ninguém perde os lançamentos. 

    Os podcasts também têm diferentes formatos e tempos de duração. Podem ser programas de entrevistas com especialistas, contar histórias ou ser uma conversa descontraída sobre um tema específico. No Brasil, há diversos tipos de podcast, desde jornalísticos e de entretenimento até de negócios e institucionais.

    a imagem é uma ilustração de duas pessoas fazendo um podcast.
    Podcast pode ser programa de entrevistas. (Fonte: Pixabay/Reprodução)

    Por que investir em podcasts?

    A facilidade do acesso popularizou os podcasts, por isso é importante saber qual é o potencial desse recurso. De acordo com um estudo da Statista com Ibope e CupomValido.com.br, o Brasil é o terceiro maior consumidor de podcasts no mundo. 

    A pesquisa mostrou, ainda, que 66% dos brasileiros ouvem os programas para se informar. Além disso, 49% escutam com o objetivo de ter entretenimento e 32% para se educar sobre um tema. 

    As empresas usam podcasts de várias formas, como para gerar:

    • autoridade — para reforçar o conhecimento e ser referência sobre um assunto no mercado;
    • educação — para ensinar clientes a aproveitar ao máximo as soluções e os benefícios oferecidos;
    • relacionamento — conversas com cases de sucesso para atrair clientes em potencial e fortalecer o relacionamento com empresas parceiras. 

    Como fazer um podcast do zero?

    Criar um podcast do zero exige conhecimento técnico para gravar e editar áudios e escrever roteiros. Hoje, há plataformas simples de gravação e edição, algumas delas até gratuitas, como o Audacity. Também é possível encontrar modelos de roteiro na internet.

    Para gravar um podcast é necessário ter um computador com microfone, fones de ouvido e um ambiente livre de sons externos. Se o objetivo é demonstrar profissionalismo, recomenda-se gravar os programas em um estúdio específico para isso. Há empresas que alugam esses espaços e disponibilizam equipamentos e técnicos para esse fim. Antes de gravar, no entanto, há um passo a passo importante.

    1. Escolha um tema

    É importante que a empresa fale sobre um assunto que domine. Dessa forma, é possível destrinchar o tema em diferentes episódios e de forma criativa. Esse cuidado ajuda a engajar o público-alvo e tornar o podcast interessante. 

    Como o podcast é uma boa estratégia de topo de funil, lembre-se de que as pessoas nem sempre vão conhecer o produto ou serviço pelo podcast. Elas estarão ali pelo tema. 

    Assim, deve-se evitar falar apenas sobre a empresa, pois as pessoas podem perder o interesse no assunto. Use a criatividade para produzir episódios que tenham a ver com o negócio, mas sem fazer com que se confunda com propaganda. 

    2. Compre ou alugue equipamentos

    Um microfone de qualidade é essencial para um podcast profissional. Além disso, um bom fone de ouvido ajuda a perceber falhas de áudio e se concentrar no que as pessoas que estão participando do programa estão falando. Caso queira gravar em vídeo, recomenda-se adquirir uma boa câmera. 

    3. Escolha uma plataforma de hospedagem

    Existem muitas opções de plataformas que permitem a hospedagem de podcasts. Algumas delas disseminam os episódios em diferentes streamings automaticamente, como o Anchor. Isso facilita a operação. Você pode fazer o upload do áudio na plataforma e ela distribui o programa por meio de Really Simple Syndication (RSS). Outras plataformas conhecidas são SoundCloud, Buzzsprout e Simplecast.

    4. Grave e edite o áudio

    A gravação não é o ponto final do podcast. Alguns softwares de edição de áudio mais comuns são Audacity e Adobe Audition. Esse passo é importante para remover falhas ou pausas desnecessárias, além de incluir vinhetas, sons e intervenções que tornam o podcast mais agradável de ser ouvido. 

    Na imagem há um notebook, xícara de café e um smartphone escrito 'podcast' na tela.
    Podcasts podem ser acessados em plataformas de streaming. (Fonte: Pixabay/Reprodução)

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    Qual é a estrutura de um podcast?

    A estrutura dos programas varia de acordo com os objetivos do negócio, mas há alguns elementos básicos que devem constar na pré-produção e no roteiro.

    Vinheta

    Uma vinheta é um áudio que vira uma marca do podcast. Pode ser o nome ou um slogan, sendo um elemento de identidade do podcast. 

    Introdução 

    O programa deve começar com uma introdução breve que apresente o tema do episódio e quem é a pessoa anfitriã. Também é o momento de falar se há pessoas convidadas e quem elas são. Esse momento dá o tom do podcast, então deve ser definido antes se será um programa mais descontraído ou formal. Compreenda o público antes de gravar. 

    Conteúdo principal 

    Basicamente é a conversa, a entrevista ou a apresentação do tópico principal do programa. Para construir o conteúdo, é necessário trabalhar na pré-produção, ou seja, pesquisar e escrever um roteiro. 

    Tome os seguintes cuidados em:

    • entrevistas e conversas — na pré-produção, pesquise sobre a pessoa convidada e prepare as perguntas com antecedência. Evite gravar no improviso, pois isso pode dificultar o ritmo da entrevista ou conversa e até mesmo atrapalhar o aproveitamento do conhecimento de quem está participando. Seja cordial com quem você está gravando e lembre que aquela pessoa dedicou tempo para o podcast, por isso respeite a especialidade dela; 
    • texto — caso o podcast tenha apenas uma pessoa apresentando e falando sobre um tema, o roteiro deve considerar a forma como ela fala. Isso significa que a linguagem deve ser simples, com termos da linguagem oral. Uma dica importante é ler o texto em voz alta antes de gravar, para checar se não há cacofonias (sons de palavras que podem ser mal interpretados) e vícios de linguagem. 

    Transições

    Assim como uma edição bem-feita, transições suaves são importantes para manter o ritmo e a fluidez do episódio. Isso significa incluir música ou pausas curtas ao longo dos episódios.

    Créditos finais

    Nos créditos finais ficam as informações de contato, o nome de quem produz o podcast e outras informações que achar necessário dar para ouvintes. 

    Como as pessoas chegam ao podcast?

    A forma como as pessoas conhecem o podcast também deve ser planejada. Para divulgar a uma rede de leads, use newsletters de conteúdo, que são forma de conectar o público-alvo e o engajar a ouvir os programas. O envio de e-mails ajuda também a construir uma base de ouvintes mais próxima do público que se pretende atingir. 

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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