O Brasil é um dos países que mais usa redes sociais; veja dicas de como fazer gestão da sua marca 

Na última década, as redes sociais ganharam cada vez mais relevância no dia a dia das pessoas e, por isso, tornaram-se também pontos-chave nas estratégias de marketing digital das empresas e negócios, pois oferecem um canal direto e interativo para se conectar com diversos públicos. 

Além de criar espaços únicos de conexão com o público, compartilhar informações relevantes e criar uma base de seguidores, as redes sociais fornecem dados que podem gerar insights valiosos para então compreender cada vez mais o perfil do consumidor, seus desejos e necessidades. O que, por sua vez, orienta o desenvolvimento de produtos e campanhas mais direcionadas e eficazes. 

Integrar a gestão de redes sociais ao planejamento de marketing não é necessariamente uma novidade, mas é algo que deve ser feito de forma estratégica e bem planejada, para tirar o melhor de cada uma das plataformas e construir relacionamentos duradouros com os consumidores. 

Redes sociais potencializam o compartilhamento e viralização de conteúdos. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

Por meio das redes, as marcas podem fazer anúncios segmentados e se comunicar diretamente com públicos nichados, e dessa forma, passar a investir em pessoas que têm maior potencial de se interessarem pelos produtos ou serviços oferecidos. Outro fator relevante é a possibilidade de compartilhamento e viralização dos conteúdos, o que amplia o alcance da marca. 

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    O que os dados mostram sobre as redes sociais 

    De acordo com o relatório Digital 2021, produzido pela We Are Social, 4,2 bilhões de pessoas no mundo são usuárias ativas de redes sociais; isso representa mais da metade da população global. 

    O Brasil é o terceiro país que mais utiliza as redes sociais no mundo, e as cinco mais utilizadas em 2023 são WhatsApp (169 milhões de usuários), YouTube (142 milhões), Instagram (113 milhões), Facebook (109 milhões) e TikTok (82 milhões). 

    Quanto ao impacto das redes na hora de consumir produtos e serviços, uma pesquisa da PwC mostra que as plataformas têm impacto direto sobre as decisões de compra: 40% dos brasileiros se sentem mais motivados após visitar a página do vendedor nas redes sociais e 61% levam em consideração os comentários e avaliações disponíveis online

    pessoa deixando avaliação sobre produto nas redes sociais utilizando um celular
    Comentários e avaliações em redes sociais são relevantes na jornada de compra. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Grande parte das empresas já considera a presença nas redes sociais como parte de suas estratégias de marketing e também para o atendimento ao cliente. De acordo com o relatório da Sprout Social, 90% dos consumidores utilizam as redes para se comunicar diretamente com as marcas

    Essa demanda por atendimento ágil demonstra a necessidade de manter uma presença ativa e responsiva nas redes sociais, visando aprimorar a experiência do cliente e assim fortalecer os laços de fidelidade. 

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    1. Defina objetivos específicos

    Seja aumentar o reconhecimento da marca, seja gerar leads qualificados, seja impulsionar as vendas, estabelecer metas específicas ajuda a direcionar as ações de forma mais eficaz. 

    2. Conheça melhor seu público-alvo

    A criação de personas detalhadas ajuda a compreender as necessidades, interesses e comportamentos do público, possibilitando a criação de conteúdo altamente relevante e envolvente. 

    equipe de marketing planejando estratégia para as redes sociais da marca
    Além de pensar campanhas, times de marketing podem analisar os dados disponibilizados pelas redes para obter insights e definir as personas. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    3. Escolha as plataformas corretas 

    Não é necessário estar presente em todas as redes, escolha aquelas que melhor se alinham com o seu público-alvo e os objetivos do negócio. Cada canal tem sua própria dinâmica e estilo de conteúdo, então adapte a sua abordagem conforme as características específicas de cada rede.  

    4. Tenha constância nas publicações 

    Mantenha uma presença ativa e regular, postando conteúdos relevantes de forma consistente. O uso de calendários e ferramentas de agendamento podem ajudar a manter a organização e o planejamento. 

    5. Gere engajamento por meio dos conteúdos 

    Responda a comentários, mensagens e interações de forma ágil e autêntica. Promova a interação incentivando os seguidores a participarem de enquetes, concursos ou desafios relacionados à marca. O uso de influenciadores também pode ampliar o alcance da marca e estabelecer conexões genuínas com os seguidores. 

    6. Analise os dados disponíveis

    Acompanhar métricas como o engajamento, alcance e conversões permitirá avaliar a eficácia da estratégia e fazer ajustes conforme necessário. Além disso, esse acompanhamento é importante para identificar se os objetivos estão sendo alcançados de acordo com os indicadores estabelecidos para o projeto. 

    Comunicação direta

    Com um canal de comunicação bidirecional, as marcas podem interagir diretamente com seus clientes, criando um ambiente de diálogo para responder a perguntas, assim como para resolver problemas, coletar feedback e construir relacionamentos duradouros.

    Essa abordagem mais dinâmica e em tempo real gera confiança, lealdade e estreita os laços entre a marca e o público. 

    Outra forma de entrar em contato com consumidores de forma direta e segmentada é por meio do e-mail marketing, estratégia que pode gerar efeitos bastante positivos para a sua marca. 

    Com o e-mail marketing, você pode alcançar uma grande quantidade de pessoas de uma só vez, sem perder a vantagem de escolher o público ideal para cada mensagem. A ferramenta é uma ótima opção para construir relacionamentos, gerenciar listas de contatos e efetuar envios de forma prática e intuitiva. 

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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