Plataformas da Meta e do Google são importantes recursos para empreendedores chegarem a mais clientes e seguidores
As redes sociais vieram para ficar: Instagram, Google, Facebook, TikTok, YouTube e outros sites fazem cada vez mais parte da vida de pessoas comuns, atingindo bilhões de usuários no mundo todo. E com empresas e produtores de conteúdo não é diferente. Se você quer ser visto ou quer mostrar o seu produto para um grande número de internautas, as redes sociais são o melhor caminho.
Porém, ter muitos seguidores não é mais suficiente para chegar ao grande público. O tráfego orgânico é importante, mas muitas vezes fica restrito a um pequeno grupo de seguidores engajados e faz com que o seu perfil ou produto não alcance todo o potencial possível.
Aí entra uma ferramenta fundamental: o tráfego pago. Como o nome sugere, é uma forma de impulsionar conteúdos para pessoas fora da bolha de seguidores fiéis, podendo ser um grande diferencial para manter o crescimento.
Até aqui tudo bem! Parece muito fácil, não é mesmo? Mas é quando o produtor de conteúdo abre pela primeira vez um gerenciador de anúncios que a situação muda de figura. Fazer algo simples parece uma tarefa extremamente complexa com todos os indicadores e as opções disponíveis.
Calma! Chegou o momento de você entender o passo a passo para começar a fazer o seu conteúdo chegar a mais pessoas nas redes sociais. Venha entender o gerenciador de anúncios.
Meta Business Suite
A Meta é a empresa responsável por diversas redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp. Os dois primeiros são os mais interessantes para produtores de conteúdo, especialmente pela possibilidade de escalar o engajamento para milhões de pessoas que ainda não o conhecem.
Nas duas redes é possível patrocinar postagens pré-existentes ou criar outras já turbinadas com o orçamento. Uma das primeiras intuições de quem quer começar a colocar dinheiro em um conteúdo é tentar fazer o anúncio diretamente pela plataforma da rede social, porém muitas delas têm sites específicos para dar mais possibilidades, métricas e controle na hora de investir em um post.
No caso de Facebook e Instagram, o ideal é usar a Meta Business Suite. Pode parecer confuso logo que o site é aberto, mas vamos mostrar um passo a passo para entender tudo.
O que tem de tão diferente no gerenciador de anúncios?
São vários pontos importantes na plataforma, mas entre os principais destaques positivos podemos listar:
- segmentar o público — é fundamental que o anúncio seja direcionado para pessoas que possam se interessar por ele. No gerenciador, você pode escolher a localização, a idade, o gênero e o grupo de interesses de quem vai receber o conteúdo. Isso é importante para gerar taxas de cliques e engajamento maiores;
- definir a duração das campanhas — alguns anúncios podem durar muito tempo e ficar vinculados ao perfil por anos; outros, porém, têm data de validade e precisam ser muito bem definidos para não haver desperdício de verba. Tudo isso pode ser facilmente controlado por meio do gerenciador;
- organizar e analisar o desempenho — é muito mais fácil controlar o feed e o desempenho das publicações pelo gerenciador.
Primeiros passos
Começar a usar o gerenciador de anúncios é simples. Siga o passo a passo.
- Crie um perfil no Facebook.
- Acesse o site do Meta Business Suite e faça login. Isso criará a conta de anúncios.
- Cadastre uma forma de pagamento (cartão de crédito, boleto etc.).
- Vincule uma conta do Instagram. Basta entrar no menu “Configurações do Negócio”, clicar em “Contas do Instagram” e incluir o perfil que deseja associar. Pode ser mais de um.
Agora é só criar o primeiro anúncio. É interessante começar com pouco dinheiro e testar vários conteúdos já produzidos. Com o tempo, você vai ganhar experiência e pode planejar e aplicar orçamentos maiores aos posts.
Google Ads
Outra plataforma muito importante para empreendedores e produtores de conteúdo online é o gerenciador de anúncios do Google, o Google Ads. Ele permite criar anúncios em vídeos no YouTube, no mecanismo de pesquisa do Google e até mesmo colocar a empresa física em destaque no Google Maps.
Até por isso, o Google Ads é um pouco mais complexo de se usar. Diferentemente do Meta Business Suite, em que o modelo padrão é de fotos, vídeos e posts de Facebook e Instagram, no Ads as possibilidades de mídia são maiores. Por isso, é preciso entender o tipo de mídia que melhor atende ao negócio e ao perfil de consumidor da marca ou do negócio.
Se o seu produto é físico e precisa atrair clientes da região, é interessante direcionar os anúncios para pesquisas no Google e no Google Maps. Caso você seja produtor de conteúdo, optar por anúncios em formato de vídeo para o YouTube pode ser um bom caminho.
O passo a passo também é simples.
- Crie uma conta no Google Ads.
- Cadastre as informações da sua empresa.
- Defina os meios de pagamento.
- Crie a primeira campanha.
- Escolha a mídia na qual o anúncio será vinculado (YouTube, Google, Google Maps).
- Defina o público-alvo, as palavras-chave e o orçamento.
- Coloque a campanha para rodar.
Agora ficou mais fácil entender o gerenciador de anúncios, não é mesmo? Escolha sabiamente qual tipo de plataforma e mídia tem mais a ver com o seu negócio. E não se esqueça de começar com anúncios pequenos para aprender aos poucos.
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