O perfil do profissional de marketing se transformou nos últimos tempos. Os profissionais da área precisam conhecer e executar ações que fazem parte do universo online, atendendo as expectativas do mercado – cada vez mais digital -, e conciliando as melhores práticas da internet.
Para ajudar a encontrar insights e planejar seus próximos projetos, compartilhamos 6 estratégias para profissionais de marketing.
Confira o conteúdo e faça um checklist dos seus próximos passos. Vamos lá?
1. Soluções digitais
As empresas migram cada vez mais para o ambiente online. Isso significa que o conhecimento em soluções digitais se tornou um dos requisitos no perfil de profissionais de marketing.
No dia a dia é fundamental saber quais os principais recursos de sites e lojas virtuais para uma empresa – principalmente se você pensa em se especializar em um dos assuntos.
O e-mail marketing e as ferramentas do Google também estão entre as opções mais utilizadas para aumentar resultados na internet e acompanhar os efeitos de ações e campanhas.
Pesquise as soluções mais utilizadas para suas atividades e encontre as melhores estratégias para colocar em prática.
+Leia mais: 17 ferramentas essenciais para quem vende na internet!
2. Criação de Personas
Para planejar e executar ações cada vez mais assertivas, é necessário conhecer o público-alvo e identificar características que possam atrair um grupo de pessoas para o negócio.
Faça um levantamento de informações sobre os clientes e consumidores da marca para criar um personagem fictício, identificando o perfil ideal de um potencial cliente.
Reúna informações sobre o segmento, produtos ou serviços e quais são as dores e necessidades que a empresa atende.
A criação de personas permite direcionar esforços e encontrar boas oportunidades para aumentar os índices de conversão das suas próximas estratégias.
3. Marketing de Conteúdo
As empresas que estão online possuem um desejo em comum: aumentar a visibilidade da sua marca e alcançar novos públicos. Produzir conteúdo pode ser vital para gerar resultados na internet.
Muitas empresas utilizam estratégias de Marketing de Conteúdo por oferecer um baixo investimento e para se posicionar como referência no assunto.
Para atrair visitantes e converter novos leads, produza conteúdos que podem servir para o funil de vendas e que respondem as dúvidas mais comuns da persona.
Para potencializar os resultados e melhorar as taxas de ranqueamento, use um gerenciador de conteúdo para administrar o site e realizar as publicações.
5. Redes sociais
As redes sociais estão entre os canais mais explorados por empresas e profissionais.
Elas são essenciais para conectar novos públicos e para criar ações de engajamento com uma marca.
Entre as principais vantagens estão a personalização dos conteúdos, a interatividade e a análise em tempo real do perfil e comportamento de uma rede de seguidores.
Outra grande vantagem do uso das redes sociais, é a criação de segmentações, aumentando as chances de uma empresa encontrar e se conectar a potenciais consumidores.
Para criar ações eficazes, escolha as redes sociais mais compatíveis para começar a promover o negócio.
+Para saber mais: Guia de marketing nas redes sociais!
5. Inbound marketing
O Inbound Marketing é uma das principais estratégias atuais para a publicidade online e serve para promover uma empresa e aproximar novos leads através de conteúdos, vídeos, webinars, infográficos, whitepapers e outros formatos.
Pode ser executado em conjunto com as opções anteriores e serve para converter de forma indireta e menos invasiva. Com o Inbound Marketing, o serviço ou produto é encontrado pelas pessoas interessadas, aumentando as chances de relacionamento e engajamento.
O profissional de marketing que desenvolve e aplica a estratégia, precisa integrar blogs, redes sociais, e-mail marketing, workflows e CRM para converter e analisar os dados coletados.
Essa estratégia também precisa estar alinhada a outros departamentos, identificando as melhores táticas para aplicar ao longo da jornada de compra dos clientes.
6. Mídia paga e orgânica
Todas as empresas e profissionais de marketing esperam gerar resultados na internet. Além de conciliar as estratégias anteriores, existem dois fatores que podem auxiliar: o uso de mídia paga e orgânica.
A mídia orgânica não possui investimento e suas ações são distribuídas de forma gratuita. Na prática, a entrega de um conteúdo é inteiramente dependente de ações orgânicas de blogs e redes sociais. O retorno dessa estratégia pode ser mais lento, porém, com o tempo estimula a credibilidade e a visibilidade de forma duradoura.
Já a mídia paga exige um investimento para gerar anúncios em redes sociais e sites. Oferece diversas possibilidades para criar campanhas, segmentar públicos, gerenciar e coletar dados. Os resultados são mais rápidos e servem para multiplicar o alcance.
Diversas empresas utilizam as duas estratégias como ações complementares para a atuação digital do negócio.
Facebook Ads, LinkedIn Ads e Google AdWords estão entre as alternativas mais adotadas.
E se você chegou até aqui, aproveite para seguir nossas redes sociais para acompanhar novas estratégias.