Entenda como a sua página pode conquistar uma posição melhor no rankeamento das buscas

Hoje, ter um site é fundamental para qualquer negócio que busca ampliar a presença no mercado. No entanto, não é suficiente. É preciso que ele seja encontrado pelos potenciais clientes e, para isso, é necessário investir em estratégias de otimização para motores de busca (SEO) para melhorar o rankeamento nos mecanismos de busca, principalmente no Google. 

moça sentado em frente a um computador, com a mão no rosto e semblante de dúvida.
Com algumas técnicas, você pode melhorar a posição do site no rankeamento do Google. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

O Google é o principal mecanismo de busca utilizado, então estar bem posicionado nas páginas de resultados é fundamental para aumentar a visibilidade e a credibilidade do site. 

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    Práticas para melhorar o rankeamento 

    Neste post, vamos apresentar nove práticas para melhorar o rankeamento do seu site e explicar como o Criador de Sites da Locaweb pode ajudar nesse processo. As dicas que apresentamos aqui são simples, mas muito eficazes, podendo fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio na internet. 

    1. Conteúdo relevante e atualização constante 

    Ter um conteúdo relevante é um dos fatores mais importantes para ficar bem rankeado no Google. É fundamental produzir conteúdo de qualidade e que seja interessante para o público-alvo.  

    No entanto, isso não basta para que o site fique bem rankeado no Google. É preciso ter atualizações constantes, inclusive para apontar ao Google que você se preocupa com o material que entrega ao leitor. Revise, atualize, faça ajustes na informação: mostre que você se preocupa com o que publica. 

    2. Palavras-chave 

    As palavras-chave são os termos que os usuários digitam no Google para encontrar um conteúdo e chegar até o que você publicou, e também são extremamente relevantes para garantir um bom rankeamento do site.

    Se você tem dificuldade de identificar as palavras-chave para utilizar no site, pode utilizar as ferramentas oferecidas por sites como SemRush, Ubersuggest e Answer the Public.  

    Confira este artigo sobre algumas dessas plataformas e como utilizá-las. 

    + Hospedagem WordPress: o que saber antes de contratar

    3. Título e descrição 

    O título e a descrição são os primeiros elementos que o usuário vê ao encontrar o site no Google. Por isso, é importante garantir que haja títulos e descrições em todas as páginas.  

    Veja algumas dicas para melhorar quando o assunto é título e descrição do site. 

    • Use títulos que atraiam o leitor para querer ler o que você publicou. 
    • Mantenha o leitor interessado desde a primeira linha do texto e já diga por que ele precisa ler todo o material. 
    • Prefira escrever textos com linguagem mais clara e compreensível (redação menos técnica e sem vocabulário rebuscado). 
    • Ajude o leitor na navegação: faça listas e coloque intertítulos ao longo do texto. 
    • Faça chamadas para ação (CTAs) como “Clique agora”, “Ficou curioso? Veja mais!”. 

    4. URL amigável 

    A URL amigável é aquela que utiliza termos relevantes para o conteúdo da página. Afinal de contas, usar www.seudominio.com.br/conteudo-exclusivo é muito melhor do que ter um endereço como www.seudominio.com.br/123456.  

    Duas pessoas olhado para um dashboard na tela de um notebook.
    Usar estratégias de SEO ajuda a colocar tudo no lugar para que os mecanismos de busca, como o Google, encontrem o site. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    5. Responsividade 

    A responsividade garante que seu site seja visualizado corretamente em qualquer dispositivo, seja desktop, seja tablet, seja smartphone

    Ao rastrear os sites, o Google faz a indexação e analisa a versão móvel deles para avaliar a experiência do usuário. Por isso, dê atenção ao conteúdo que você produz e cheque se a versão mobile está adequada para garantir uma boa navegação em dispositivos móveis. 

    Ter um site que se ajusta à tela do usuário garante que a experiência do usuário seja a melhor possível, o que inclui adaptação dos conteúdos das páginas, como imagens, vídeos, ícones e gráficos.  

    6. Velocidade de carregamento 

    Os usuários tendem a abandonar sites que demoram muito para carregar, o que prejudica a experiência do usuário e, consequentemente, o rankeamento do site. 

    Um dos grandes problemas em ter um site que carrega lentamente é que isso dispara a taxa de rejeição (quando o leitor acessa e logo sai da página). Isso pode ocorrer com a home ou com alguma página interna. Para saber se está com esse problema e testar a velocidade do site, utilize ferramentas como o Google PageSpeed Insights, que é gratuita. 

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    7. Links internos e externos 

    Links internos e externos ajudam a construir a autoridade do domínio, que é outro critério de avaliação para melhorar a posição em que o site vai aparecer nas ferramentas de buscas. Os links colocados nos posts servem como indicação para outros conteúdos e mostram ao Google que há relevância no material. 

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    8. Redes sociais 

    As redes sociais ajudam a aumentar a visibilidade do negócio na internet, por isso, pode ser uma ótima ajuda para que seu site se torne mais relevante. Ao compartilhar o conteúdo do site nas redes sociais, você aumenta a chance de atrair novos usuários e, consequentemente, faz o site ficar mais bem rankeado. 

    9. Monitore o comportamento do usuário 

    Por fim, é importante monitorar e analisar constantemente o desempenho do site para identificar possíveis melhorias a serem feitas. Para isso, você precisa acompanhar o funcionamento geral, saber quais são os conteúdos mais acessados e se eles estão visíveis para o usuário, além de ter noção do que fazer para aperfeiçoar o site, otimizando-o constantemente. 

    O mesmo vale para conteúdos que tenham as taxas mais altas de rejeição e para os campeões de audiência. Afinal, se aquele tipo de conteúdo está interessando ao leitor, por que não publicar mais materiais sobre o tema? 

    Ao adotar essas sugestões, o rankeamento do seu site vai melhorar e o tornar uma ferramenta para atrair clientes para o seu negócio.

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    O autor

    Leandro Riolino

    Leandro Riolino é Analista de SEO na Locaweb, com mais de 14 anos de experiência no setor de tecnologia e marketing digital. Sou um apaixonado por SEO e otimização de sites, sempre buscando as melhores estratégias para impulsionar resultados online. Nos meus momentos de lazer, adoro me dedicar aos esportes, seja praticando atividades físicas ou acompanhando meus times favoritos. Acredito que a combinação de uma mente estratégica e um corpo ativo é fundamental para uma vida equilibrada.

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