Diego Ivo, fundador e CEO da Conversion traz 4 dicas para aumentar os resultados do seu negócio sem investir em publicidade.

Não é raro que o Search Engine Optimization (SEO) seja visto como um tema meio esotérico, uma espécie de “caixa preta” em que um grande mistério explica por que algumas páginas são bem ranqueadas, enquanto outras não têm um bom desempenho. Mas nada está mais longe da verdade. “Canal de tráfego não faz verão sozinho”, disse Diego Ivo, fundador e CEO da Conversion, durante o Locaweb Digital Conference 2023.

Para o executivo, está claro que os consumidores preferem descobrir marcas a partir de canais orgânicos – como buscas, citações na imprensa ou indicações de amigos e parentes. Por outro lado, os anúncios se mostram caros e bem menos efetivos: de acordo com a eMarketer, 27% dos americanos usam algum tipo de ad blocker e 96% não acreditam que os anúncios sejam verdadeiros. “Existe um problema de credibilidade com a publicidade tradicional”, decreta Ivo.

Para ele, as marcas de sucesso precisam seguir um caminho que acompanha o comportamento dos consumidores e que permite a criação de relacionamentos mais profundos. “Os consumidores preferem descobrir produtos de forma mais natural, como por meio de indicações e recomendações de amigos, ou a partir do que a imprensa mostra ser relevante. Negócios de todo tipo podem e devem navegar a favor dessa tendência”, analisa.

Segundo o executivo, utilizar o Marketing Orgânico é a forma de atender essa expectativa dos consumidores. “O Marketing Orgânico privilegia canais não pagos, pois o cliente prefere a experiência que tem neles, a partir da relevância. É um meio de relacionamento baseado em estratégia, não na capacidade de investimento”, afirma.

Dentro disso, o SEO é a principal estratégia possível de Mídia Proprietária (Owned Media, na expressão em inglês). Assim, para que seu site, aplicativo e vídeos sejam percebidos como mais importantes que os concorrentes (e sejam mais destacados pelos mecanismos de busca), é preciso desenvolver o SEO de seu site.

Mas como fazer isso?

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    1) Fique no seu quadrado

    Os mecanismos de busca ranqueiam os conteúdos digitais a partir de quatro vetores E-E-A-T: Experience (Experiência), Expertise (Especialização), Authoritativeness (Autoridade) e Trust (Confiança). “A ideia é simples: fale daquilo que você é especialista e mostre domínio do conhecimento. Dessa forma, os algoritmos entendem que seu site é uma fonte confiável de informação”, resume Ivo.

    E-E-A-T
    E-E-A-T – Fonte: Conversion

    2) Entenda a intenção do cliente

    “Para trabalhar com SEO não é preciso ser desenvolvedor ou entender de código-fonte. O que você precisa é entender de pessoas”, explica Diego Ivo. A grande questão que impede as marcas de ranquear bem nos mecanismos de busca é entender o que o cliente deseja quando faz uma busca online. “É preciso ter uma visão centrada no cliente para entender no que o cliente pode estar interessado quando faz uma busca”, afirma.

    Esse conceito vale para a busca do seu site também. A ideia é interpretar o que está na cabeça do consumidor no momento da busca, pois duas pessoas podem ter expectativas diferentes do que obter como resultado. “Quando alguém digita ‘tênis’, por exemplo, ela pode estar interessada em um tênis de corrida, em um calçado casual ou em vestuário para a prática de esporte. Saber entender a diferença entre uma coisa e outra é essencial”, explica Ivo.

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    3) Informe para vender

    Vender não é somente oferecer preço e prazo. É possível (e necessário) ir além, mostrando diferenciais, avaliações de produtos, reviews, conteúdos de apoio, imagens e outros materiais que mostrem aplicações e soluções. “A venda é um relacionamento com o cliente – e relacionamento acontece a partir de conteúdo. Por isso, informe o consumidor, mostre o quanto seu produto pode estar integrado ao dia a dia do cliente”, afirma.

    Na prática do e-commerce, agregar conteúdo se traduz como títulos sucintos, subtítulos, índices, parágrafos curtos (porém informativos) e conteúdo completo. Ao mesmo tempo, agregue experiência, trabalhando o storytelling para que as pessoas se lembrem onde encontraram aquela informação que é relevante para elas.

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    4) Vá além dos limites do seu site

    Trabalhar o SEO on page é importante, mas também é essencial desenvolver o SEO off page, que vai além dos limites do seu endereço de internet. “Ter back links e ser referenciado em outros lugares funciona como um voto de confiança. Para isso, trabalhe sua presença na imprensa, seja colocando um executivo como porta-voz ou mesmo desenvolvendo dados relevantes”, exemplifica Ivo.

    Para o executivo, criar conteúdos nos quais a imprensa tenha interesse em falar faz com que sua empresa se torne mais relevante e seja referenciada em outros sites – e esse é um indicativo importante utilizado pelos algoritmos dos mecanismos de busca como critério de autoridade. “E essa é uma oportunidade aberta para toda empresa, desde que ela produza dados relevantes e de qualidade”, finaliza.

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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