Compreender as diferenças entre as técnicas de newsletter e e-mail marketing contribui para a adoção de uma estratégia mais eficaz

É comum associar newsletter e e-mail marketing, uma vez que as duas ferramentas de comunicação podem parecer semelhantes. No entanto, cada uma tem sua definição e objetivos próprios. Compreender e integrar corretamente suas diferenças é importante para usar os recursos de forma otimizada. 

Conheça as diferenças entre as duas estratégias e veja como utilizar as técnicas para melhorar os resultados de seu negócio.

Navegue pelo índice

    O que é uma newsletter?

    a imagem mostra uma mulher trabalhando em frente a um notebook e ao fundo está uma cozinha. Ela está olhando um smartphone.
    (Fonte: Matilda Wormwood/Pexels/Reprodução)

    A newsletter é um boletim informativo enviado por e-mail, de forma regular, para uma lista de pessoas. Algumas empresas enviam newsletters semanalmente, enquanto outras o fazem a cada duas semanas ou mesmo todos os meses. O conteúdo pode conter anúncios, mas geralmente são notícias e outras informações nas quais o destinatário encontrará valor.

    As newsletters precisam ser consistentes e criar vínculos com sua lista de e-mail. Ela pode conter recapitulações do conteúdo enviado, como postagens de blog ou vídeos. A ferramenta também deve ser direcionada a um público específico e manter um contato com potenciais clientes para gerar tráfego para o site e redes sociais do negócio.

    O boletim informativo é uma ótima ferramenta para apresentar a empresa para consumidores em potencial. Para tanto, podem incluir:

    • Uma mensagem da direção da empresa;
    • Atualizações sobre o negócio;
    • Depoimentos de clientes;
    • Links para conteúdo útil no site ou redes sociais;
    • Lançamentos de novos produtos;
    • Links para estudos, blogs, vídeos e artigos interessantes para o público;
    • Bastidores das operações da empresa.

    O que é um e-mail marketing?

    As mensagens de e-mail marketing funcionam como uma mala direta eletrônica e, geralmente, não seguem um cronograma definido. O recurso é menos formal e apresenta uma chamada à ação (CTA – Call to Action) ou um senso de urgência no final.

    Quando os leitores do e-mail marketing optam por participar da sua lista (nada de buscar por listas prontas, ok?), é aconselhável utilizar um questionário de triagem sobre as preferências e dados demográficos dos destinatários. A estratégia de marketing por e-mail deve enviar a mensagem apenas para as pessoas que tenham interesse no conteúdo.

    Um e-mail marketing bem-sucedido deve ter apenas um objetivo e se concentrar em uma ação de cada vez. Nada que possa prejudicar a capacidade do leitor de realizar a ação pretendida deve ser incluído no e-mail. Inserir muitas CTAs, por exemplo, é um erro comum cometido por muitos profissionais de marketing. Não se esqueça também de sinalizar sobre a frequência dos e-mails, para que os usuários saibam exatamente em quais dias eles chegarão.

    Diferenças entre newsletter e e-mail marketing

    A função principal da newsletter é informativa, enquanto a do e-mail marketing é comercial. As duas técnicas apresentam diferenças significativas, principalmente em termos de alvos e frequência de envio. Portanto, é essencial adaptar o conteúdo de cada uma dessas ferramentas para que sejam eficazes.

    A Newsletter informará o leitor periodicamente para reter e melhorar a imagem da empresa ou organização. Ela é voltada para uma lista de assinantes, portanto, as pessoas que concordaram em receber o conteúdo (geralmente contatos estabelecidos, bem como clientes interessados na empresa).

    Já o e-mail marketing tem como principal objetivo convencer os clientes, para incentivar a venda imediata ou futura, promovendo um produto ou serviço. O conteúdo deve ser enviado de forma maciça, em momentos pontuais estratégicos, para uma lista prospectada com base no perfil do negócio. Quando o cliente tem uma relação comercial ativa com seu negócio, por exemplo, abre-se espaço para o envio de e-mails.

    Newsletter ou e-mail marketing: qual escolher?

    (Fonte: Maxim Ilyasov/Pixels/Reprodução)

    O equilíbrio perfeito entre diferentes tipos de conteúdo e promoções enviados aos clientes é necessário para uma comunicação eficaz por e-mail. Ao gerar interesse em produtos ou serviços específicos, seu boletim informativo pode direcionar tráfego para seus esforços de e-mail marketing e vice-versa.

    A newsletter contribui para a manutenção do relacionamento com antigos e futuros clientes, e pode ser usado como ferramenta de pós-venda para fidelizar o consumidor. Com o e-mail marketing, é possível disparar campanhas específicas com novidades ou promoções, além de oferecer ao leitor informações valiosas sobre um produto ou serviço específico.

    O boletim informativo deve ser usado sempre que a empresa deseja fortalecer a marca, oferecer conteúdo relevante ou enviar mensagens periódicas aos consumidores, enquanto o e-mail marketing é útil para apresentar e divulgar um produto ou serviço, captar e converter novos clientes e alavancar rapidamente as vendas.

    Como usar o e-mail com eficiência?

    Embora o contato de e-mail muito frequente possa ser irritante para quem recebe, quanto menos recorrente uma mensagem for enviada, mais facilmente os assinantes podem esquecer que se inscreveram e optarem por cancelar a inscrição. Por isso, é importante calibrar a periodicidade do envio das mensagens, criando assim um calendário de e-mails para gerir.

    O monitoramento de aberturas, cliques e cancelamentos de assinatura pode ajudar a fornecer informações sobre as alterações que podem precisar ser feitas na frequência de envio de e-mails para qualquer tipo de mensagem. Um software de marketing por e-mail oferece mais controle sobre como os clientes são alcançados.

    Usar uma ferramenta de grande alcance na sua estratégia de comunicação melhora os resultados de seus negócios. Conheça o E-mail Marketing da Locaweb!

    Clique aqui
    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

    Veja outros conteúdos desse autor