Há quem acredite que o e-mail marketing esteja ultrapassado em relação a outros recursos de marketing digital, mas os números mostram que isso nem sempre é verdade — ainda mais quando o famoso ROI (Retorno sobre O Investimento) entra em cena.  

Boas estratégias de e-mail marketing continuam sendo um dos meios mais eficazes de conversão. Mas, para além das vendas, essa é uma ótima ferramenta para negócios que desejam se aproximar de seus clientes e, principalmente, fidelizá-los. 

Quer saber como evoluir a sua estratégia na área? A seguir, vamos explicar como estruturar campanhas de e-mail marketing, bem como trazer alguns exemplos práticos para fugir da caixa de spam do público que você deseja atingir. 

Boa leitura! 

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    Como fazer e-mail marketing de maneira eficaz 

    Como quase tudo no marketing digital, e-mails marketing eficientes sustentam-se em cinco pilares: 

    1. Objetivo: saber exatamente o que se almeja com os e-mails (Ex.: atração, nutrição, conversão de leads, manutenção e fidelização de clientes etc.). 
    1. Planejamento: estruturação de uma campanha ou estratégia de ponta a ponta, incluindo storytelling, produtos ou serviços em destaque, identidade visual e design. 
    1. Segmentação: definição minuciosa do público que se deseja alcançar com dados como etapa do funil, idade, gênero, ticket médio, principais interesses e muito mais. 
    1. Personalização: elaboração de conteúdo que faça sentido para o momento dos clientes ou leads (apresentação da marca, benefícios do produto ou serviço etc.) 
    1. Timing: enviar o conteúdo certo na hora certa para potencializar a eficácia do e-mail.  

    Leia mais: 

    Para construir essa estratégia, e não ser apenas mais um e-mail não lido na caixa de entrada, você pode dispor de uma série de recursos, como: 

    Benchmarking  

    Estudar estratégias de concorrentes ou de bons exemplos de e-mails marketings para utilizar como referência na elaboração dos seus. 

    Análise de tendências 

    Observar os assuntos em alta no momento e aplicar os que fazem sentido para a sua marca ou campanha específica. 

    Análise de dados do seu negócio 

    Entender o que funcionou ou não em campanhas passadas, quais foram os produtos ou serviços que mais converteram, por qual meio os clientes e leads chegam à sua empresa, o que falam sobre a sua marca ou produto nas plataformas digitais, principais elogios e reclamações de clientes etc. 

    Personas e moodboard  

    Elucidar elementos visuais relacionados ao público-alvo desejado e elaborar a brand persona, que são os personagens que representem seus clientes, com nome, idade, estado civil, emprego, objetivos e gostos pessoais. 

    Análise de oportunidades 

    Encontrar espaços que o mercado não atende e que podem ser preenchidos por seus produtos ou serviços, explorando nichos e entendendo as dores de seus leads e clientes. 

    Ferramentas de e-mail marketing para otimizar suas campanhas 

    Outro elemento que pode ser fundamental para uma campanha de e-mail marketing bem-sucedida é a plataforma utilizada para o disparo das mensagens. Nesse sentido, a ferramenta deve oferecer funções indispensáveis, como: 

    • Análise de envio e geração de relatórios com dados sobre taxas de entrega, aberturas, cliques, rejeições, descadastros e outras informações relevantes; 
    • Testes pré-envio para visualizar o e-mail e avaliar se está tudo correto;  
    • Segmentação e classificação personalizada dos contatos; 
    • Modelos pré-prontos para equipes reduzidas; 
    • Criação e manutenção de listas de contatos; 
    • Agendamento e automação dos disparos.  
    uma pessoa, utilizando uma camisa preta de mangas longas, digita em um notebook posicionado sobre um fundo branco, no qual há diversos desenhos representando e-mails, cartas e outros documentos.
    E-mails marketing de sucesso combinam um assunto instigante, texto objetivo e um CTA curto e direto. 

    Dicas para criar conteúdos atrativos e persuasivos 

    Enquanto um belo design e uma segmentação contribuem muito no sucesso de uma campanha de e-mail marketing, eles não adiantam nada sem um bom conteúdo. Do assunto do e-mail à linguagem utilizada e finalizando com CTA, são esses os detalhes que definem a abertura, o engajamento e a conversão

    Confira a seguir algumas dicas para tornar o conteúdo do seu e-mail marketing afiadíssimo: 

    Escolha boas pautas  

    O tema do e-mail deve ser relevante tanto para o seu negócio quanto para quem o está recebendo. Afinal, do que adianta usar o último viral do TikTok se o seu público usa apenas o Facebook? 

    Escreva assuntos/títulos instigantes 

    Como o assunto é o primeiro contato do e-mail com o cliente, ele deve provocar alguma emoção, como desejo, curiosidade ou senso de urgência.  

    Seja objetivo e direto 

    E-mail marketing não é newsletter: o conteúdo deve ser interessante, mas não deve se estender, afinal o tempo de seus contatos é precioso. Por isso, escreva todas as informações relevantes de forma clara e em poucas linhas, sem desviar do assunto principal. 

    Personalize o tom de voz conforme a segmentação 

    Um e-mail marketing personalizado vai além de colocar o nome do destinatário. Se a segmentação define o público, a mensagem deve conversar com ele.  

    Deixe a linguagem descolada, usando memes e fazendo referências às redes sociais, para os públicos mais jovens. Esses recursos, quando usados de forma repetitiva, podem aborrecer pessoas que não se relacionam com eles. 

    Capriche no CTA 

    Os cliques nas Chamadas para Ação são a principal métrica para o sucesso de um e-mail marketing. Dessa forma, assim como o assunto, o CTA deve despertar no cliente a vontade de abrir o link.  

    Assim, o apelo ao senso de urgência, desejo ou curiosidade deve ser retomado, porém deixando claro seu direcionamento — página de produto, carrinho de compras, download de e-book etc. 

    Exemplos de e-mail marketing para aplicar no seu negócio 

    Certo, mas como isso tudo fica na prática? Enquanto não há uma fórmula exata ou modelo que garanta o sucesso de um e-mail marketing, seguir as dicas anteriores e apostar em um bom design já é um ótimo começo. 

    Porém, para facilitar ainda mais a visualização da mensagem, seguem abaixo alguns tipos populares de e-mail marketing com exemplos para você se inspirar

    1. E-mail marketing: exemplo de boas-vindas 

    A sua estratégia pode começar assim que o lead fizer o cadastro em seu site, preencher um formulário ou autorizar, de alguma forma, o envio de e-mails marketing. O primeiro contato deve ser acolhedor e reforçar a identidade da marca. Para isso: 

    • Utilize um design simples e com as cores do site; 
    • Faça um assunto receptivo e que agradeça a confiança; 
    • Fale brevemente sobre a marca, produto ou serviço, de forma mais casual; 
    • Ofereça um benefício no CTA, como cupom de desconto ou período de gratuidade na assinatura. 

    2. E-mail marketing: exemplo para engajamento de clientes 

    Para um segundo e-mail ou na pós-venda, você pode convidar o contato para acompanhar a marca por meio das redes sociais. Comunicações como estas auxiliam a manter o relacionamento de forma não-agressiva, incentivando o engajamento e interação. Para tanto: 

    • Aplique botões interativos para as redes sociais; 
    • Crie um assunto que desperte a curiosidade, como “Linha nova na área! Confira o lançamento em nosso Instagram”; 
    • Apresente rapidamente o produto mencionado e convide o contato a ficar atento às novidades nas redes; 
    • Faça um CTA persuasivo para despertar a vontade de conhecer o produto na rede citada. 

    3. E-mail marketing: exemplo de promoção e ofertas 

    Já para contatos bem familiarizados com a marca, ou que já são clientes, os e-mails marketing podem ser mais agressivos, trazendo descontos, promoções e edições limitadas. Para isso, o apelo à urgência e a personalização são importantes. 

    • Utilize a identidade visual da campanha promocional, dando preferência a tons vibrantes; 
    • Escreva um assunto que explicite o tempo limitado e que traga desejo com personalização. Ex. o contato adicionou um item no carrinho de compras ou lista de desejos: “Restam poucas unidades! (Nome do contato)!” 
    • No texto, demonstre a atenção com o contato, mencionando que a marca percebeu o interesse no produto e gostaria de oferecer a oportunidade da compra com desconto; 
    • Crie um CTA informando quando acaba a promoção e com um link que leve diretamente à finalização da compra. 

    4. E-mail marketing: exemplo de retenção de clientes 

    Quando algum cliente não compra ou loga no site há um tempo, é bom lembrar que a marca está presente e reforçar a importância da pessoa. Assim, para manter clientes interessados ou recuperar os inativos, inclua e-mails personalizados em sua estratégia. Para isso você pode: 

    • Enviar sugestões com base em compras anteriores; 
    • Oferecer benefícios, descontos exclusivos ou cupons; 
    • Solicitar sugestões de melhoria no serviço ou para novos produtos; 
    • Recomendar algum artigo ou blog post da marca que tenha a ver com o cliente; 
    • Enviar e-mails personalizados com incentivos para recuperar clientes inativos. 

    Apenas uma ressalva: é necessário entender o limite entre se fazer presente e ser insistente ou chato. E-mails constantes ou com tom de voz infantilizado podem causar estranhamento e rejeição. 

    5. E-mail marketing: exemplo para lançamento de produtos 

    Por fim, o lançamento de novos produtos ou serviços traz ótimas oportunidades de e-mail marketing. Assim, segmente os contatos com a maior probabilidade de adesão à novidade para uma campanha personalizada. 

    • Faça e-mail de “esquenta”, trazendo informações exclusivas para os selecionados para gerar curiosidade e expectativa; 
    • Ofereça benefícios como compra antecipada, preços de lançamento ou cupom para garantir a novidade em primeira mão; 
    • Crie CTAs que levem a uma landing page exclusiva, antes do lançamento oficial. 

    Boas práticas para otimizar suas campanhas de e-mail marketing 

    Além das dicas que trouxemos antes, há também algumas outras formas de aprimorar as campanhas de e-mail marketing e maximizar o seu impacto. Elas servem para qualquer estratégia e devem ser facilmente acessadas ao criar os e-mails. 

    Como personalizar e-mails para aumentar a taxa de abertura 

    Ficou claro, até agora, que a personalização faz muito pelo seu negócio em campanhas de e-mails marketing, não é mesmo? Aliás, esse é considerado um dos principais diferenciais dessa estratégia, quando comparada aos anúncios em sites, redes sociais ou mídias tradicionais.  

    Assim sendo, veja algumas dicas para acertar nesse quesito: 

    • Use sempre o nome do contato, tanto no assunto quanto no corpo do e-mail; 
    • Segmente sua base conforme os interesses e padrões de comportamento; 
    • Faça sugestões, promoções e ofertas exclusivas baseadas no histórico dos clientes; 
    • Teste diferentes abordagens de assunto, conteúdo e CTA com testes A/B. Ex. assunto com apelo de exclusividade X com apelo de urgência, ou CTA casual X agressivo. 

    A importância da automação no e-mail marketing 

    Toda boa estratégia de e-mail marketing tem por trás um sistema de automação eficiente. Afinal, é trabalhoso garantir que as mensagens sejam enviadas individualmente para cada cliente.  

    Dessa forma, na plataforma, crie um fluxo de envio automático de e-mails conforme a segmentação e a etapa da jornada de compra em que os clientes se encontram, como: 

    • Sequências de boas-vindas após o cadastro; 
    • E-mails de nutrição com informações relevantes sobre a marca e os produtos; 
    • Reenvio intervalado de e-mails para quem não abriu a mensagem original; 
    • E-mails de oferta personalizados com segmentação e histórico; 
    • Confirmação e acompanhamento do pedido; 
    • Solicitação de feedback sobre a experiência de compra; 
    • Recomendações baseadas em compras anteriores; 
    • E-mail de retenção com novidades, cupons, benefícios e ofertas exclusivas. 

    Como analisar métricas e melhorar seus resultados 

    Os indicadores de sucesso, em uma campanha de e-mail marketing, devem ser definidos conforme o objetivo da sua estratégia. Por exemplo, se a meta principal era aumentar a base de seguidores nas redes sociais, o indicador deve ser a taxa de conversão. Ou seja, quantos novos seguidores vieram pela campanha, através do link no CTR, em comparação com outros meios.  

    Nesse último exemplo, a taxa de abertura pouco importa. Mas, se o objetivo é atração de novos leads para a marca, esse indicador é mais relevante do que a taxa de conversão.  

    Assim, é fundamental deixar claras as métricas na fase de planejamento de toda a campanha. 

    Conclusão: aplique o e-mail marketing de forma estratégica 

    Como você pode perceber, o e-mail marketing é parte importante dentro de qualquer estratégia de marketing digital de conteúdo. Além de ser uma opção menos custosa do que anúncios pagos, o e-mail marketing ainda proporciona oportunidades únicas de aproximação e relacionamento com os clientes. 

    Como integrar o e-mail marketing com outras estratégias digitais 

    É possível criar campanhas de sucesso, que convertem e retém usuários, sem que elas sejam intrusivas ou inoportunas. Para isso, basta seguir as boas práticas dadas neste artigo e trabalhar as campanhas em conjunto com outras estratégias digitais. 

    Essa integração pode ser feita para divulgar lançamentos em diversos canais; compartilhar artigos, e-books e vídeos da marca; cruzar dados de performance em diferentes plataformas; e fortalecer a imagem da marca em uma verdadeira estratégia omnichannel

    Nesse sentido, você contar com uma plataforma de e-mail marketing que forneça todas as ferramentas que você precisa, como a da Locaweb, que inclui: 

    • Segmentação e classificação dos contatos; 
    • Automação e personalização de campanhas; 
    • Criador de e-mail marketing com layouts prontos; 
    • Relatórios com dados de envio em tempo real; 
    • Planos de 7 mil a 1 milhão de envios por mês; 
    • Sugestões para datas comemorativas; 
    • Lista de contatos ilimitada; 
    • Formulário opt-in; 
    • Testes de envio. 

    Você pode utilizar o serviço juntamente com outros produtos da Locaweb, como domínio e hospedagem de sites ou e-commerces, e-mail profissional, infraestrutura em cloud computing e mais oportunidades. 

    Conheça hoje mesmo os planos de e-mail marketing da Locaweb e dê o start na sua estratégia! 

    O autor

    Leandro Riolino

    Leandro Riolino é Analista de SEO na Locaweb, com mais de 14 anos de experiência no setor de tecnologia e marketing digital. Sou um apaixonado por SEO e otimização de sites, sempre buscando as melhores estratégias para impulsionar resultados online. Nos meus momentos de lazer, adoro me dedicar aos esportes, seja praticando atividades físicas ou acompanhando meus times favoritos. Acredito que a combinação de uma mente estratégica e um corpo ativo é fundamental para uma vida equilibrada.

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