O conhecimento de finanças é fundamental para empreendedores, independentemente do tamanho do negócio.

Gerenciar as finanças de uma empresa não é uma tarefa fácil, e por isso muitas vezes empreendedores acabam negligenciando essa área por falta de conhecimento ou por acreditarem que é uma atividade secundária. No entanto, a gestão financeira é fundamental para qualquer empresa, física ou virtual, independentemente do porte ou do ramo de atividade. 

Quando empreendedores entendem de finanças, são capazes de identificar as principais fontes de receita e de despesa da empresa e, a partir disso, tomar decisões mais assertivas em relação à gestão do fluxo de caixa, de investimentos e de financiamentos, dessa forma garantindo a sobrevivência e o crescimento do negócio a longo prazo. 

Outra vantagem de entender de finanças é a possibilidade de estabelecer metas financeiras e estratégias para atingi-las. Com base em projeções financeiras, empreendedores podem identificar oportunidades e então traçar planos para alcançar os objetivos traçados. A análise também permite criar um planejamento mais realista e eficiente. 

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    Noções básicas de finanças para empreendedores

    empreendedora que entende de finanças
    Empreendedores que entendem de finanças podem atrair mais recursos para o negócio. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Ao entenderem os conceitos básicos de finanças, empreendedores podem se planejar melhor, elaborar um orçamento realista, acompanhar os resultados financeiros e, como resultado, identificar oportunidades de crescimento. Além disso, podem se comunicar melhor com bancos, investidores e parcerias de negócios, facilitando o acesso a recursos financeiros. 

    Saber como calcular os custos fixos e os custos variáveis é determinante para o sucesso da empresa. Veja como fazer isso! 

    A falta de conhecimento pode levar a decisões equivocadas, como por exemplo investimentos mal planejados, gastos desnecessários, atrasos no pagamento de contas, falta de controle do fluxo de caixa e até mesmo endividamento excessivo. Isso pode colocar em risco a saúde financeira da empresa e dessa forma comprometer a capacidade de investir em novos projetos. 

    Empreendedores precisam elaborar um plano de negócios e entender conceitos como fluxo de caixa, margem de lucro e retorno sobre investimento. É necessário, também, interpretar e utilizar as informações financeiras da empresa para tomar decisões estratégicas e negociar com fornecedores e clientes as melhores condições para o negócio

    Gerenciamento do fluxo de caixa

    O fluxo de caixa permite que empreendedores tenham controle das entradas e das saídas de dinheiro no negócio. Basicamente, essa ferramenta é responsável por registrar todas as movimentações financeiras da empresa, incluindo receitas, despesas, investimentos, empréstimos e até obrigações fiscais, como impostos e taxas. 

    Para gerenciar o fluxo de caixa de forma eficiente, é necessário registrar todas as transações financeiras, seja por meio de um software de gestão, em uma planilha, ou seja por meio de um caderno de anotações. Empreendedores devem estabelecer um período para análise dessas movimentações, que pode ser diário, semanal, mensal ou trimestral. 

    A partir da análise desses dados, é possível identificar o ciclo financeiro da empresa, ou seja, o tempo necessário para converter em lucro os recursos que foram investidos em estoque. Essa informação permite otimizar o gerenciamento do estoque e melhorar o fluxo de caixa da empresa, além de verificar se há necessidade de buscar fontes de receita ou cortar gastos. 

    Elaboração das projeções financeiras

    As projeções financeiras servem para elaborar uma previsão de diversos cenários da empresa, desse modo permitindo uma visão mais ampla do negócio. Essas estimativas são calculadas com base em análise de dados internos e históricos, como vendas e custos de produção, além de considerar fatores externos de mercado para chegar a uma previsão mais assertiva. 

    Para elaborar projeções financeiras, de vendas e de custos, é importante utilizar ferramentas adequadas, como planilhas eletrônicas e softwares de gestão empresarial. Empreendedores devem fazer uma revisão periódica dessas projeções, a fim de as adaptar às mudanças do mercado e da empresa. 

    É importante lembrar que as previsões devem ser preparadas para o pior cenário, com base em dados reais e mantendo as informações do fluxo de caixa atualizadas. Identificar a velocidade do ciclo financeiro e tomar decisões baseadas no ponto de equilíbrio é primordial para o sucesso da projeção financeira. 

    Demonstrativo de resultado de exercício

    pessoas fazendo um planejamento de finanças
    DRE oferece retrato completo da saúde financeira da empresa. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    O demonstrativo de resultado do exercício (DRE) apresenta, de forma resumida e clara, as receitas e as despesas da empresa em determinado período, permitindo assim que empreendedores identifiquem se estão tendo lucro ou prejuízo. A estrutura do DRE é composta de diversas linhas que descrevem os componentes da receita e das despesas da empresa. As principais linhas são: 

    • Receita valor total das vendas realizadas pelo negócio em um período; 

    • Custo dos Produtos Vendidos (CPV) — valor dos custos diretos relacionados à produção ou à aquisição dos produtos vendidos; 

    • Lucro bruto — valor da receita menos valor do custo dos produtos vendidos; 

    • Despesas operacionais — despesas relacionadas às operações da empresa, como salários, aluguel, despesas administrativas, despesas com vendas e marketing; 

    • EBITDA — a sigla significa “lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização”, um indicador financeiro que mostra a capacidade da empresa de gerar caixa a partir das operações;

    • Depreciação — perda de valor dos ativos da empresa ao longo do tempo;

    • Resultado financeiro — ganhos ou perdas decorrentes de operações financeiras, como juros de empréstimos e aplicações financeiras;

    • Impostos obrigações fiscais da empresa, como Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL); 

    • Lucro líquido — valor resultante da receita menos o custo dos produtos vendidos, as despesas operacionais, os impostos e outros gastos financeiros. 

    O cálculo da margem de lucro permite que você entenda melhor sobre a rentabilidade da empresa. Saiba como calcular esse dado de forma correta. 

    Ao analisar o DRE, empreendedores podem identificar os principais componentes da receita e das despesas da empresa para avaliar o desempenho financeiro do negócio em um período. Com base nessa análise, podem realizar uma gestão estratégica para reduzir custos, investir em novos produtos ou serviços, ampliar a equipe de vendas, entre outras ações. 

    Como administrar bem as finanças? 

    Existem alguns erros de finanças muito comuns que impedem a boa administração do negócio. Uma pesquisa divulgada pelo site Negócios & Gestão Empreendedor aponta que metade das pessoas empreendedoras mistura o caixa da empresa com as finanças pessoais, o que pode acarretar prejuízos exorbitantes.  

    Em seguida, confira seis dicas para ajudar empreendedores a administrar bem as finanças. 

    1. Planeje e controle custos e lucros. 
    1. Invista em educação financeira. 
    1. Defina um valor mensal para aplicar em investimentos
    1. Separe finanças pessoais de finanças do empreendimento. 
    1. Tenha uma reserva de emergência
    1. Invista em tecnologia e automação

    E por último, uma dica bônus: alcance mais clientes com uma ferramenta de relacionamento de baixo custo. 

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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