Seja qual for o segmento da sua empresa, é fundamental contar com uma gestão de redes sociais que seja eficiente. Hoje, podemos encontrar pessoas de todas as idades, classes e nacionalidades nessas mídias.

Logo, ao criar uma página social, você certamente estará em contato com o seu público-alvo, ampliando seu alcance e abrindo mais oportunidades de relacionamento e vendas.

Não é preciso pagar qualquer valor para começar a fazer marketing nas redes sociais, a não ser que você invista em anúncios patrocinados. No entanto, isso não significa que o trabalho será fácil — é necessário planejamento e habilidade em áreas distintas.

Sendo assim, o mais recomendado é contar com um profissional especializado (ou até mesmo uma equipe) em social media para gerenciar as suas páginas, utilizando ferramentas de gestão de redes sociais para acelerar seus resultados.

Apesar de ser o cenário ideal, nem todos que estão começando um pequeno negócio podem se dar a esse luxo. É bastante comum, por sinal, que o próprio empreendedor coloque a mão na massa, administrando suas redes sociais nos primeiros meses (às vezes anos) do negócio.

Sabendo disso, separamos algumas dicas de como fazer uma gestão eficiente das redes sociais. Continue lendo e confira!

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    O que é a gestão de redes sociais?

    Quando falamos em gestão de redes sociais, nos referimos ao conjunto de estratégias, táticas e práticas usadas na criação, planejamento e administração do conteúdo apresentado em perfis de plataformas como Facebook, Instagram, TikTok, X (o antigo Twitter), YouTube e LinkedIn.

    A gestão das redes sociais é uma atividade essencial para empresas que procuram fortalecer sua presença digital e reforçar seu vínculo com o público. Ela ajuda a aumentar a visibilidade do negócio e facilita a construção de relacionamentos duradouros com os clientes.

    Uma presença ativa de uma marca nas redes sociais torna possível posicionar-se como líder em seu setor, interagindo com os consumidores ao mesmo tempo em que promovem produtos e serviços.

    Entre as atividades que fazem parte da gestão de redes sociais estão:

    • Criação de conteúdo: desenvolvimento de textos, imagens e vídeos;
    • Planejamento: criação de um calendário de postagens que alinhe a marca e seus objetivos às necessidades do público;
    • Interação com o público: respostas a comentários e mensagens;
    • Análise de métricas: monitoramento do desempenho das postagens e da reputação da marca, além do ajuste das estratégias de comunicação conforme necessário;
    • Gestão de crises: identificação e respostas a feedbacks negativos ou a crises que possam envolver a marca nas redes sociais.

    O gestor de redes sociais (social media manager, em inglês), é o profissional responsável por realizar essas ações. Para isso, ele deve ser capaz de adaptar as estratégias de comunicação às características de cada mídia social, além de possuir habilidades em marketing digital, criação de conteúdo e análise de dados.

    A gestão das redes sociais é estratégica para os negócios,negócios. ela exige um planejamento cuidadoso e uma execução sem falhas, para fazer com que uma marca se destaque e construa relacionamentos significativos com o público.

    Como funciona a gestão de redes sociais?

    Fazer a gestão das redes sociais é uma atividade complexa, que envolve diversas ferramentas, práticas e estratégias que impulsionamimpulsionem a visibilidade e os negócios de uma marca nas plataformas digitais. Com uma boa gestão, as marcas conseguem estabelecer uma comunicação eficiente com seu público, tornando mais fácil alcançar os objetivos de marketing.

    Em linhas gerais, a gestão de redes sociais passa pelas seguintes etapas:

    • Definição de objetivos: é essencial estabelecer metas claras para guiar a marca nas plataformas, como aumentar a visibilidade, gerar leads ou melhorar o atendimento ao cliente;
    • Identificação do público-alvo: conhecer os seguidores das marcas nas mídias sociais e entender suas preferências e comportamentos;
    • Produção de conteúdo: criar postagens que sejam relevantes para o público, em diferentes formatos (vídeo, fotos, textos) e respeitando o DNA da marca e da mídia social;
    • Calendário editorial: organizar as publicações para garantir a consistência e um caminho claro de desenvolvimento do conteúdo para alcançar resultados;
    • Interação com o público: manter diálogos com os seguidores, respondendo comentários e mensagens para humanizar a marca e desenvolver respostas emocionais positivas dos clientes;
    • Monitoramento: analisar a reação do público às postagens e ajustar a comunicação conforme o que for necessário para alcançar os objetivos definidos.
    • Atualização contínua: as redes sociais estão sempre evoluindo – e as marcas devem aproveitar novas funcionalidades para aproveitar cada oportunidade ao máximo.

    Com tantas atividades que precisam ser desenvolvidas, fica claro porque a gestão das redes sociais é estratégica para a comunicação e promoção das marcas. É a partir dela que será possível gerar mais interação com o público, mais vendas e um engajamento mais sólido com as pessoas.

    Por que implementar o gerenciamento de redes sociais?

    Fazer a gestão das redes sociais, já deve ter ficado claro, não é uma tarefa simples. Mas se você tem uma destas necessidades em seu negócio, é preciso implementar essa atividade:

    • Manter o público engajado: capturar e manter a atenção dos usuários é uma tarefa muito complexa em um ambiente digital, em que uma grande quantidade de conteúdo está sempre disponível. É necessário desenvolver conteúdo relevante e ser capaz de interagir sempre com o público.
    • Aumentar o alcance das publicações: um bom conteúdo e o uso de estratégias de impulsionamento permitem que mais pessoas vejam as postagens. Fazer a gestão desses processos é um desafio constante.
    • Manter uma regularidade nas postagens: se você criou um perfil, começou a postar, mas não consegue apresentar conteúdo novo regularmente, está na hora de melhorar a gestão de suas redes sociais.
    • Acompanhar mudanças constantes: como as redes sociais estão em evolução constante, com novos recursos sendo adicionados com frequência, a atualização precisa ser constante. Profissionais precisam estar sempre atentos a essas mudanças.
    • Monitorar comentários do público: as redes sociais são uma excelente ferramenta de medição da reputação das marcas. Mas, para fazer isso bem, é preciso fazer um trabalho constante.
    • Lidar com crises: seja uma informação falsa sobre seu negócio ou uma crise que seja deflagrada por um problema no negócio, responder rapidamente é fundamental. Quem gerencia suas redes sociais consegue tomar ações corretivas rapidamente.
    • Ganhar tempo: uma boa gestão das redes sociais economiza tempo, pois automatiza grande parte das tarefas de postagem e acompanhamento dos perfis. Dessa forma, o trabalho ganha qualidade e gera mais resultados.

    Quais são as redes sociais mais interessantes para a sua empresa?

    Não existe uma rede social que seja a mais interessante para todas as empresas de todos os segmentos. Para definir quais plataformas são as que trarão mais resultados para seu negócio, é preciso considerar diversos fatores relacionados ao público-alvo, objetivos da marca e características de cada rede.

    Em relação ao público-alvo, identifique quem são seus clientes potenciais e as redes nas quais eles estão mais ativos. Leve em conta aspectos como a idade, gênero, localização e interesses do público, além das redes sociais que eles usam com mais frequência e com quais objetivos (compras, entretenimento, informação, relacionamento e outros).

    No que diz respeito aos seus objetivos, é preciso determinar o que a marca quer alcançar com a presença nas redes sociais. Alguns desses vetores estratégicos podem ser o aumento da visibilidade da marca, a geração de leads ou vendas e a construção de relacionamentos.

    Também vale a pena avaliar onde a concorrência está e como ela interage com os usuários. Essa é uma forma de obter insights e atuar de maneira mais eficiente nas redes sociais.

    Não deixe de analisar os recursos que você tem disponíveis. Avalie a capacidade que sua equipe tem para produzir conteúdo adequado a cada plataforma. Talvez você perceba que será preciso investir para produzir conteúdo visual, ou que será necessário deslocar alguém para se dedicar à produção de textos.

    Depois de tudo isso, é hora de conhecer melhor as principais redes sociais e as características que diferenciam cada uma delas.

    YouTube

    Pensou em vídeos, pensou no YouTube. A plataforma tem 2,1 bilhões de usuários em todo o mundo, com uma penetração de 77,8% no mercado brasileiro e alcançando 163 milhões de pessoas. É uma excelente opção para contar histórias de marcas e apresentar tutoriais de produtos.

    Instagram

    Focado em conteúdo visual, o Instagram nasceu apresentando apenas fotos, mas vem reforçando a publicação de vídeos por meio dos Stories (vídeos curtos) e Reels (longos). Para marcas que querem usar fotos e vídeos para chamar a atenção para seus produtos, é uma ótima opção. Traz muitas possibilidades de publicidade e permite que compras sejam feitas a partir da rede social.

    Facebook

    Embora já não seja a principal rede da Meta no Brasil (o Instagram e o WhatsApp têm uma presença maior no dia a dia das pessoas), o Facebook continua sendo muito versátil, facilitando a criação de grupos de interesse, a realização de eventos e promoções online. Tem uma estrutura robusta para vendas online, por meio do Facebook Shops.

    TikTok

    O TikTok nasceu na China e, entre uma dancinha e outra, caiu no gosto do público jovem. Ideal para conteúdos criativos e divertidos, deixou de ser uma rede social apenas para vídeos curtos, mas esse ainda é seu maior diferencial. É uma das redes que mais crescem no mundo e, nos Estados Unidos, já permite a venda de produtos diretamente pela plataforma (esse recurso chegará ao Brasil um dia).

    X (antigo Twitter)

    O X é uma plataforma de microblogging, em que as pessoas publicam textos curtos. Seu maior uso é para atualizações em tempo real sobre acontecimentos do dia a dia. Jornalistas, influenciadores e empresas têm usado a rede social como uma oportunidade de engajamento instantâneo com o público.

    LinkedIn

    Com um ar mais corporativo, o LinkedIn é uma plataforma de negócios e networking, para empresas que buscam se conectar com profissionais. Marcas sem tanto impacto direto com os consumidores finais encontram no LinkedIn uma forma diferente de se comunicar com o mercado.

    WhatsApp

    O WhatsApp está no celular de praticamente todos os brasileiros e é uma poderosa ferramenta de envio de mensagens. Nos últimos anos, ganhou muitos recursos de automação do atendimento ao cliente e vem sendo usado tanto como um SAC digitalizado quanto como um canal para iniciar vendas online.

    Como fazer o planejamento das redes sociais?

    Agora que você já conhece as principais plataformas disponíveis no mercado e entende a importância das redes sociais na comunicação de sua empresa, é hora de entender como fazer o planejamento de suas ações digitais.

    Esse não é um processo com começo, meio e fim. Abrir um perfil em uma rede social é o início de uma jornada eterna de relacionamento e interação com os consumidores. Por isso, é muito importante já começar fazendo tudo direito.

    Conheça seu público

    Ilustração de pessoas conectadas usando dispositivos móveis e laptops, cercadas por balões de diálogo coloridos, representando interação e comunicação digital nas redes sociais.
    Conhecer bem o seu público-alvo é o primeiro passo para uma gestão de redes sociais eficaz.

    Conhecer bem o seu público-alvo é indispensável para a sua estratégia de marketing nas redes sociais. Ao estabelecer o perfil dos clientes e potenciais compradores, você consegue determinar a linguagem que será utilizada, os tipos de conteúdos que serão publicados e os elementos visuais mais adequados, entre outros detalhes.

    Se você identificar que o seu público é formado por jovens que costumam compartilhar memes e conteúdos relacionados à cultura pop, utilizar uma linguagem muito formal talvez não seja uma boa ideia.

    Uma dica é: em vez de descrever o público-alvo com informações genéricas, como faixa etária e sexo, crie uma persona. Trata-se de um perfil semifictício que representa o seu cliente ideal. Para isso, além dos dados demográficos, é preciso detalhar seus gostos, hábitos, problemas, objetivos e o que mais você considerar conveniente, para visualizar com mais clareza quem está do outro lado.

    Escolha a melhor abordagem

    Já vimos que é possível ter diversos objetivos dentro de uma estratégia de redes sociais, e que os consumidores podem ser abordados de várias maneiras, em diferentes plataformas. Com tamanha variedade à disposição, é preciso saber selecionar.

    Uma vez identificado seu público-alvo e retratado por meio de personas, é hora de escolher a melhor forma de abordar esse consumidor. Usar mais vídeos curtos? Mais fotos? Basear a comunicação em texto? Usar um tom de voz mais formal ou informal? E que tipo de conteúdo produzir? Todas essas são decisões essenciais a serem tomadas.

    Certamente, você terá uma noção de qual deve ser a melhor abordagem – para, com o tempo, perceber que será preciso fazer ajustes. E é assim mesmo: as redes sociais são dinâmicas, os consumidores mudam seus interesses com o tempo, e um determinado formato pode fazer sentido agora, mas não no futuro – e vice-versa.

    Portanto, faça escolhas – mas esteja preparado para mudar essas escolhas mais adiante.

    Produza conteúdos relevantes

    A grande questão, aqui, é definir o que é “conteúdo relevante”. Em uma rede social, trata-se de uma informação, postagem ou material que se destaca e agrega valor ao público-alvo. Desenvolver conteúdo relevante é importante para atrair e engajar usuários.

    As principais características que definem o que é um conteúdo relevante são as seguintes:

    • Informativo e útil, atendendo às necessidades do público;
    • Autêntico e confiável, com fontes verificáveis que aumentam a credibilidade da marca;
    • Aplicável, para que os usuários coloquem em prática o que aprenderam na postagem;
    • Traz Engajamento emocional, evocando emoções e aumentando as possibilidades de compartilhamento e interação;
    • É diferente, sobressaindo-se por ser único e original.

    Por meio de conteúdo relevante, uma marca atrai mais visitantes, construindo uma audiência fiel. Ao mesmo tempo, fortalece sua imagem e se posiciona como autoridade em seu setor, gerando leads e impulsionando os negócios da empresa.

    Mantenha consistência

    Não basta fazer postagens relevantes – elas precisam acontecer com consistência, para criar uma presença sólida e reconhecível. O tom de voz precisa ser constante, com linguagem, estilo e abordagem que se relacionam com os usuários da rede social. O mesmo acontece com a identidade visual, que deve usar o mesmo estilo de imagem, cores e fontes em todas as postagens.

    Explore o potencial de cada rede social

    Cada rede social tem uma personalidade diferente – e vale a pena conhecer a fundo as características de cada uma para aproveitar ao máximo o potencial das plataformas.

    O ideal é conectar os objetivos e a personalidade da marca às características de cada rede social. Assim, é possível manter uma consistência na comunicação, ao mesmo tempo utilizando os recursos das plataformas para maximizar os resultados.

    Ao utilizar o TikTok, por exemplo, seja sucinto nos vídeos. No Instagram, aproveite os Stories, os Reels e a possibilidade de fixar posts. No YouTube, também utilize o formato de vídeo ao vivo para engajar a audiência. E por aí vai.

    Como montar uma estratégia para a gestão de redes sociais?

    Uma vez que você conhece as características e recursos de cada rede social, e entende os pontos importantes no planejamento das redes sociais, é hora de fazer acontecer. Mas, afinal, como montar uma estratégia de gestão de redes sociais?

    Os aspectos principais são os seguintes:

    Defina seus objetivos

    O primeiro passo é definir os objetivos a serem alcançados – sem saber para onde ir, qualquer caminho serve. Uma estratégia voltada a conseguir mais seguidores é diferente de outra que visa aumentar as vendas junto a clientes já engajados. Marcas que querem se tornar mais conhecidas precisam agir de forma diferente de outras que já estão no coração do público.

    Sua estratégia deve ser pensada de modo a ajudar você a alcançar seus objetivos.

    Escolha as redes sociais ideais

    Você pode utilizar todas as redes sociais, desde que tenha estrutura e orçamento para atuar de forma relevante em cada uma. Por isso, normalmente as empresas priorizam algumas plataformas. Quais? Isso depende da realidade de cada negócio e de suas características.

    Existem diferenças entre cada plataforma, e essas características são relevantes na hora de escolher onde focar sua atenção. Um salão de beleza, por exemplo, pode se beneficiar mais do Instagram para mostrar seus serviços do que de outras plataformas.

    O Facebook pode ser considerado como uma peça coringa. Ele ainda possui grande alcance e muita versatilidade no tipo de conteúdo que pode ser postado. Por isso, vale a pena considerar a presença lá.

    Já o X, conhecido por suas mensagens breves, ajuda as marcas a puxar conversa com os seguidores e interagir com fatos que estejam acontecendo no momento. Os diálogos costumam ser mais informais e objetivos. Esse também é um excelente canal de SAC, tanto que muitas empresas criam um perfil apenas para prestar atendimento aos seus consumidores.

    Enfim, existem diversas mídias com diferentes benefícios. Basta analisar as características do seu negócio e as principais necessidades.

    Saiba ouvir seus seguidores

    O feedback é essencial para qualquer empresa. É por meio dele que você conseguirá descobrir como melhorar a sua comunicação com a audiência, além dos serviços e produtos oferecidos. Desse modo, você conquista a admiração dos seguidores e evita criar mal-estar.

    Como a tecnologia deu voz aos consumidores, qualquer desavença pode repercutir rapidamente nas mídias digitais. Quando isso acontece, o silêncio é a pior decisão que você pode tomar. Assim que tiver conhecimento do ocorrido, a melhor saída é conversar com a parte prejudicada para resolver essa questão.

    Seja uma reclamação, uma sugestão ou simplesmente um comentário, é importante ouvir sempre o que o cliente tem a dizer. Quanto aos elogios, faça mais do que curtir: deixe um comentário simpático agradecendo a pessoa pelas palavras. Assim, você humaniza a sua marca e afasta a impressão de distanciamento e frieza.

    Gere conteúdo de qualidade

    Um grande erro que ainda é muito praticado é usar as redes sociais apenas para divulgar seus serviços e produtos. As plataformas existem, em primeiro lugar, para promover a aproximação e interação entre as pessoas — e até mesmo entre diferentes marcas.

    Um modelo bastante utilizado pelas empresas em suas estratégias de marketing nas mídias sociais é a Regra do 80/20 (ou Regra de Pareto). Basicamente, suas publicações devem ser divididas de forma que 80% dos conteúdos sejam para fins não-publicitários — esse número é mais uma orientação do que uma lei, mas vale estar próximo dessa proporção.

    Posts com dicas costumam gerar bastante engajamento. Se você tem uma loja virtual de produtos eletrônicos, por exemplo, pode elaborar um conteúdo educativo sobre “os smartphones ideais para quem gosta de fotografia”. Sem dúvida, isso chamará a atenção de muitas pessoas.
    Também vale aproveitar o engajamento dos usuários e pedir sugestões de pautas. O interesse do público por um determinado assunto é uma indicação clara de que eles querem ouvir sua opinião a respeito daquele tema – certamente a interação com essa nova postagem será significativa.

    Imagem de uma mesa com um calendário, um caderno aberto com anotações, óculos, um celular e um bloco de notas, simbolizando planejamento e organização de um calendário editorial.
    Um calendário editorial bem planejado é a base para conteúdos estratégicos e consistentes.

    No planejamento do conteúdo para as redes sociais, evite deixar para resolver de última hora. Desenvolva um calendário editorial para organizar as suas postagens, com datas, horários e tipos de conteúdo.

    Ao fazer isso, você consegue obter uma frequência regular de publicações e evita deixar algum assunto de lado por muito tempo. Isso também faz com que seus vários públicos sejam contemplados em sua comunicação, aumentando o engajamento.

    Um calendário editorial também é útil para planejar diferentes tipos de postagens (dicas, enquetes, promoções etc.) e, com isso, manter o interesse do público e evitar ter sempre o mesmo tipo de abordagem junto ao consumidor.

    De preferência, use ferramentas de agendamento para programar suas postagens com antecedência, para que você não perca prazos importantes e mantenha a consistência e a periodicidade das suas publicações nas redes sociais.

    Mensure os resultados das ações

    O que não se mede, não se gerencia – já diz o ditado. A única maneira de saber se a sua estratégia está indo de acordo com o planejado é monitorando de perto as ações. As principais redes sociais contam com ferramentas para análise dos resultados. Basta acessar as informações frequentemente para identificar o que pode ser melhorado, para então realizar os ajustes necessários.

    Certamente, você não irá acertar logo de primeira. Não existe uma fórmula mágica para alcançar bons resultados – será necessário testar para entender o que tem ressonância com o seu público.

    Com o passar do tempo, você conseguirá comparar o desempenho das postagens e das ações de engajamento, o que mostrará o melhor caminho a ser seguido. No entanto, nunca se acomode, pois as redes podem mudar seus algoritmos – e o que funcionava deixa de trazer resultados.

    O que publicar nas redes sociais?

    Diversos tipos de conteúdo podem ser publicados nas redes sociais, sempre alinhados às estratégias do negócio, aos objetivos do marketing e às preferências do público. Entre os tipos mais importantes de conteúdo estão os seguintes:

    • Conteúdo educativo: tutoriais e dicas são informações úteis que ajudam as pessoas a resolver problemas do dia a dia ou aprender algo novo. Guias passo a passo, “como fazer” ou dicas rápidas são exemplos de conteúdo educativo.
    • Conteúdo visual: o uso de imagens atraentes e vídeos curtos é um recurso certeiro para capturar a atenção dos seguidores. As redes sociais costumam privilegiar conteúdo visual, pois ele tende a gerar mais curtidas, comentários e compartilhamentos.
    • Conteúdo interativo: enquetes, desafios e quizzes são exemplos de conteúdo que incentiva a participação do público, aumenta o tempo de interação e proporciona uma experiência divertida – o que sempre é positivo para qualquer marca.
    • Conteúdo emocional: contar histórias inspiradoras e trazem depoimentos que gerem uma conexão com os usuários é importante na trajetória de toda marca. Apresente depoimentos de clientes satisfeitos, narrativas sobre a missão da empresa e histórias de sucesso.
    • Conteúdo promocional: divulgue promoções, ofertas e descontos especiais para os seguidores, para incentivar compras, criar um senso de exclusividade, gerar fidelidade e aumentar o engajamento.
    • Conteúdo de entretenimento: memes ou conteúdo humorístico podem ser usados para aumentar o compartilhamento ou o engajamento – desde que não sejam ofensivos a ninguém e tenham relação com o universo da sua marca.
    • Conteúdo informativo: desenvolva infográficos para apresentar dados ou informações complexas de forma atraente. Também publique artigos que mostrem a visão de sua empresa sobre temas importantes.
    • Conteúdos ao vivo: realizar “lives” e webinars é uma maneira interessante de interagir diretamente com o público, compartilhar conhecimento e responder perguntas em tempo real.
    • Conteúdos de bastidores: mostrar os bastidores da sua empresa, o “making off” de uma campanha ou o processo de desenvolvimento de produtos é uma forma segura de humanizar a marca e aumentar a conexão com o público.

    Como comentamos ao falar do calendário editorial, combine vários desses tipos de conteúdo para ajudar sua empresa a se destacar nas redes sociais. Cada tipo de postagem tem mais resultado com um tipo de consumidor – e fazer de tudo um pouco ajuda a aumentar seu alcance. Mas, lembre-se: faça apenas o que faz sentido para a identidade da sua marca.

    Como interagir com meu público?

    Interagir com o público é muito importante – afinal de contas, estamos lidando com redes sociais, que são espaços para compartilhamento de conteúdo. Por isso, nunca deixe um cliente sem resposta. Mais do que isso: nunca traga uma resposta automática, que seja claramente sem alma.

    Seja sempre claro e informal nas redes sociais. Esse é um local para conversas, não para discursos complexos. Mas trate bem da língua portuguesa: não escreva de maneira incorreta e tenha sempre respeito ao preparar suas respostas.

    Principais métricas para acompanhar nas redes sociais

    Lembra que dissemos que o que não se mede, não se controla? É essencial conhecer as principais métricas e acompanhar sua evolução ao longo do tempo. O seu sucesso nas redes sociais depende, no final das contas, de aumentar seus indicadores nesses pontos.

    Existem diversas métricas que podem ser utilizadas para descobrir o sucesso das suas ações. Algumas das principais são as seguintes:

    Alcance

    O Alcance mostra quantas pessoas visualizaram a sua publicação. Quanto mais engajamento o seu post conquistar, mais chances ele terá de ser visualizado por outros usuários. Em várias redes, como Facebook, X e Instagram, existe a opção de impulsionar a sua publicação para aumentar o alcance, mas é preciso usar esse recurso com sabedoria para evitar gastos desnecessários.

    Impressões

    A métrica de Impressões indica o número total de vezes que uma postagem foi exibida para os usuários daquela rede social. Ela é mais ampla que o Alcance, pois inclui repetições – quando uma postagem é vista mais de uma vez por alguém. Muitas impressões indicam que o conteúdo vem gerando interesse.

    CTR (taxa de cliques)

    O CTR (click through rate, ou taxa de cliques) é uma métrica muito utilizada em anúncios patrocinados. Ela mostra a porcentagem de pessoas que visualizaram e clicaram no seu anúncio. Apesar de mostrar o nível de interesse das pessoas, esse indicador não revela se elas executaram alguma ação após o clique.

    Frequência

    É a média de vezes que cada pessoa visualizou o seu anúncio. O ideal é que o conteúdo publicitário não seja exibido em exagero para o consumidor, pois isso pode deixá-lo irritado. Como não existe um número “correto” em relação à frequência, é necessário acompanhar esse indicador em paralelo aos resultados da campanha, para saber quando a ação deixou de ser efetiva.

    Conversão

    A Conversão é uma das métricas mais importantes para negócios digitais, pois mostra o percentual de pessoas que executaram a ação indicada em seu call to action (CTA): fazer o download de um material, preencher um cadastro ou realizar uma compra, por exemplo.

    Aposte em uma ferramenta para gestão de redes sociais

    Deu para perceber que a gestão de redes sociais vai muito além de atualizar as suas páginas com fotos, textos e vídeos, correto? Tudo deve ser planejado desde o início e as ações precisam ser monitoradas constantemente.

    Com uma ferramenta de gestão de redes sociais, você automatiza o gerenciamento dessa área essencial de sua estratégia de marketing e comunicação. É a diferença entre deixar de contar com o acaso e passar a controlar os resultados das suas ações nas plataformas digitais.

    A Locaweb possui a Etus, uma das principais ferramentas de gestão de redes sociais do mercado brasileiro. Com a Etus, você pode programar seus posts para Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube, Twitter, Tumblr, Pinterest e Google My Business. Tudo com recursos de impulsionamento e geração ilimitada de relatórios gerenciais.

    Ideal para agências de marketing, empresas, influenciadores e blogueiros, a Etus se transforma em um SAC centralizado, permitindo que todos os contatos sejam respondidos a partir de uma única plataforma. A ferramenta também permite editar posts já publicados, excluir postagens e interagir rapidamente com a audiência.

    Na gestão das campanhas, a Etus permite criar demandas e funções para cada membro da equipe, gerando um workflow para desenvolvimento e aprovação de peças publicitárias. Os leads também são gerenciados de forma fácil e eficaz, com personalização, geração de múltiplos links no Instagram e criação de landing pages e formulários.

    Uma ferramenta completa – para quem quer ter uma gestão total de suas redes sociais.

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    O autor

    Equipe Locaweb

    Viramos referência quando o assunto é internet, porque somos motivados pelo que fazemos: desenvolver. Nossa riqueza humana, cerca de mil funcionários, engrandece nosso portfólio de serviços de internet. Existimos para facilitar o desenvolvimento de pequenos e médios empreendedores que buscam o sucesso de seus negócios por meio desses serviços.

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