Ads, CTA, CPM, CPC, taxa disso e taxa daquilo… Entenda o que significam essas expressões e saiba como usá-las em seu negócio neste glossário com os principais termos de Marketing Digital!
A internet impulsionou a transformação digital em diversos setores da sociedade, mas é inegável como ela beneficiou o comércio. A tecnologia é facilitadora da conexão entre as marcas e o público, impulsionando vendas diretas e indiretas, modificando e melhorando a vida de muitas pessoas – principalmente de quem tem um microempreendimento.
A explosão do e-commerce e dos marketplaces jogou muita gente para o mundo do marketing digital, cada um fazendo o que é possível dentro das suas capacidades de investimento e entendimento sobre essa incrível ciência das vendas.
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O marketing digital foi se aperfeiçoando e oferecendo estratégias para viabilizar a divulgação de negócios dos mais diversos nichos, aumentando sua visibilidade e relevância, tudo isso para gerar mais vendas.
E nós, da Locaweb, buscando facilitar a vida de quem nos acompanha, reunimos os principais termos de marketing digital em um glossário com explicações diretas e rápidas – então, cada um pode se aprofundar nos termos que são mais úteis para si a partir dessas definições.
Antes de tudo: o que é Marketing Digital?
O Marketing Digital trabalha essas estratégias dentro da lógica online: o conteúdo precisa ser diversificado, estimulante, dinâmico, ágil e rastreável. Diversas regras precisam ser adotadas para trabalhar no digital, pois, para ganhar alcance orgânico, a marca precisa gerar conteúdo dentro das práticas recomendadas pelos veículos de comunicação e motores de busca.
As práticas funcionam para que os algoritmos enxerguem a relevância da publicação e as tornem visível para mais pessoas. É importante frisar que essas práticas estão sendo aperfeiçoadas o tempo todo e, portanto, profissionais de marketing digital precisam buscar atualização permanente.
Agora, vamos ao que interessa.
Inbound Marketing
É um conjunto de práticas online focadas em uma jornada de compras online, iniciando na atração de pessoas interessadas numa marca ou serviços e terminando na efetivação da compra. Um dos pilares do Inbound Marketing é oferecer um conteúdo relevante para as pessoas, mostrando a autoridade da marca e a qualidade da prestação do serviço.
Plano de Marketing Digital
Nele consta o cronograma de ações e definições da produção de conteúdo em texto e vídeo, campanhas, veículos digitais, publicações e outras ações de marketing digital. O objetivo é manter a organização e o controle para entender se os resultados estão dentro do esperado – o que também auxilia na tomada de decisão em caso de mudanças.
Tráfego e Anúncios
Ads:
“Ads” vem do inglês e significa “anúncios”. Nas plataformas online, seja buscadores ou redes sociais, os anúncios patrocinados podem ser exibidos em formato de vídeo ou fotografia, utilizando uma linguagem direta, persuasiva e agradável. Eles são direcionados para o público de acordo com a segmentação ou com base em palavras-chaves escolhidas pelo anunciante. Redes como o Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e TikTok introduzem Ads entre os posts dos usuários, garantindo alta visibilidade para o anunciante. É preciso consultar em cada rede como funcionam suas políticas de anúncios.
Links patrocinados:
São os anúncios exibidos nas primeiras posições dos sites de busca ao trazer o resultado da busca digitada pela pessoa. O link patrocinado está diretamente ligado às palavras-chaves escolhidas pelo anunciante.
Tráfego Pago:
Tráfego pago é quando o visitante chega por meio de anúncios e publicações patrocinadas dentro de redes sociais, buscadores, banners de sites e outras fontes pagas.
Tráfego orgânico:
Aqui, as pessoas chegam até o canal de comunicação e venda da marca, como o site, o e-commerce ou a rede social, de maneira espontânea. Elas podem ter encontrado a marca numa pesquisa realizada pelos buscadores, pela indicação em um conteúdo de terceiros, pela recomendação verbal de alguém ou por outros meios. Nesse caso, o tráfego não vem de nenhum tipo anúncio patrocinado.
Palavra-chave:
A equipe de marketing digital insere palavras relacionadas ao produto dentro do conteúdo, seja numa descrição, texto do blog ou na legenda da fotografia. Quando alguém digita palavras ou frases nos buscadores, o sistema algorítmico fará o match entre o termo de busca e o conteúdo disponível na internet, mostrando os resultados mais relevantes.
Palavra-chave de cauda longa:
São as palavras utilizadas para buscas mais específicas. Ao utilizar essas palavras-chave de cauda longa é possível atrair visitantes com maior potencial de aquisição. Outra vantagem é poder concorrer melhor nos leilões de palavras-chave para quem lida com links patrocinados. No lugar de utilizar a palavra-chave “bombom”, por exemplo, utiliza-se “bombom trufado de morango”.
Planejador de Palavra-Chave:
O Google disponibiliza, gratuitamente, uma ferramenta para melhorar o grupo das palavras-chave escolhidas. Por meio dela, é possível acessar a média de pesquisas de um termo relacionado a um site ou produto. Ela também fornece o preço para anunciar seu produto, relacionando-o com as palavras-chaves mais relevantes do nicho.
Alt text:
É um texto alternativo utilizado para descrever uma imagem digital. Esse texto é reconhecido pelos motores de busca e ajuda a fortalecer a busca orgânica. Como o Alt Text é inserido na imagem, ele aparece para o visitante quando a imagem não carrega.
SEO (Search Engine Optimization):
SEO é uma estratégia utilizada para aprimorar o código e o conteúdo do site com o objetivo de torná-lo mais “visível” e relevante diante dos algoritmos de mecanismos de busca. Se aplicada corretamente, a estratégia melhora a posição do site nas pesquisas, levando mais visitantes para o site de modo orgânico.
SEM (Search Engine Marketing):
Trata-se das estratégias de marketing digital utilizadas para promover o site nos mecanismos de busca por meio de links patrocinados (pay-per-click ou PPC). Envolve da otimização do anúncio até a gestão de conversões e retornos.
Analytics:
São as ferramentas utilizadas para a analisar os dados e as estatísticas de um site, e-mail marketing, plataforma, testes de conteúdo etc. Seus resultados são importantes para nortear as estratégias de marketing digital.
Leia também:
- Inteligência artificial e benefícios nas estratégias de SEO
- Google Analytics 4: novidades na coleta de dados
Comunicação online
E-mail marketing:
É uma comunicação comercial enviada por uma empresa para uma lista de contatos – o mailing. O objetivo dessa peça de marketing é divulgar produtos, promoções e conteúdo. A partir dela é possível não apenas vender mais ou informar, mas também aperfeiçoar o trabalho da equipe de marketing por meio da análise das métricas geradas depois da finalização do envio.
Automação de marketing:
Em marketing digital há muitas tarefas recorrentes e com fluxo definido. Para esses casos, é possível contratar plataformas digitais para colocá-las numa esteira de produção automática. Um dos exemplos mais comuns é a campanha de e-mail marketing. Aqui, a plataforma de marketing digital permite cadastrar as peças de comunicação a serem enviadas, determinar suas datas, horários, mailing de destinatários e até mesmo construir testes para entender qual tipo de peça tem mais apelo para o público – o chamado teste A/B.
Gatilho de E-mail-marketing:
Algumas peças de e-mail marketing são enviadas com configurações capazes de reconhecer uma ação do usuário, como pressionar determinado botão ou clicar em determinado link. Ao realizar alguma ação, a pessoa aciona um gatilho que gera uma resposta automática na plataforma de marketing. Por exemplo: o e-mail marketing tem uma chamada para ganhar um desconto. Ao clicar no link do desconto (gatilho disparado), a pessoa receberá um e-mail com o cupom da promoção na sequência.
Banner:
São anúncios digitais veiculados em portais, sites ou blogs. Geralmente, é composto por uma imagem e link rastreável. O anunciante paga ao veículo um valor pré-determinado para a exibição do banner por um tempo determinado.
Teste A/B:
As plataformas de envio de campanha possuem configurações que permitem a criação de duas ou mais variações de uma peça de divulgação, além de enviá-las a pessoas distintas. Essa estratégia auxilia a equipe de marketing a entender qual o melhor caminho de comunicação seguir.
Retargeting:
Por meio dos cookies nos navegadores, é possível rastrear o comportamento da pessoa e, com isso, veicular comunicações baseadas em suas preferências. Caso uma pessoa tenha acessado uma página e autorizado os cookies, ela visualizará a campanha em diversos espaços publicitários online, como banners em outros sites em que esteja navegando.
Indicadores de sucesso:
Os indicadores de sucesso (KPIs, na sigla em inglês) são os indicadores numéricos definidos dentro da estratégia de marketing digital com objetivo de medir o progresso das ações e monitorar os resultados em relação à meta estabelecida. Entre os principais KPIs estão:
CPC (Cost per Click):
Forma como é estimado o custo por clique dos anúncios patrocinados em plataformas de publicidade online.
CAC (Custo de Aquisição de Cliente):
É uma métrica que determina qual é o valor necessário para a marca adquirir um novo cliente. Com esse número correto é possível calcular despesas e traçar metas mais precisas de captação.
CPA (Custo por Aquisição):
Outra estimativa de cobrança de anúncios digitais, mas o pagamento é realizado com base no número de conversões de vendas.
CRO (Conversion Rate Optimization):
A Otimização da Taxa de Conversão, ou CRO, tem como objetivo transformar o tráfego de visitantes existente em vendas, por meio de ações planejadas dentro do site.
CRM (Customer Relationship Management):
É um conjunto de estratégias para realizar o gerenciamento do relacionamento com o consumidor. Geralmente, utiliza-se um software com as soluções necessárias já embarcadas – o sistema também é chamado de CRM. Dentro do sistema são incluídas informações importantes da jornada de cada cliente.
CTA (Call-to-action):
O conteúdo de marketing é criado para levar o visitante a realizar ações, como clicar em links, botões ou preencher um formulário. Para reforçar essas ações, são incluídos CTAs como “clique aqui”, “Faça sua Inscrição nesse link” e “saiba mais”, entre outros.
CTR (Click Through Rate):
É o percentual das pessoas que clicaram no link disponível na mensagem, em relação ao total de visualizações.
Growth Hacking:
Estratégias e ações com objetivo de gerar um rápido crescimento na base de clientes. Essas ações costumam acontecer de maneira simultânea e diversificada em canais de comunicação e vendas.
ROI (Return on Investment):
O Retorno sobre Investimento é um cálculo realizado dividindo as receitas (resultado) e as despesas (investimentos) das ações de Marketing.
Taxa de abertura:
É o cálculo da relação entre as mensagens enviadas e as mensagens abertas. Pode ser e-mail marketing, newsletter ou outro material digital.
Taxa de cliques:
É o cálculo da relação entre as mensagens abertas e os cliques realizados nos links (ou CTA) do material. O conceito se aplica também a redes sociais, artigos para blog e outros formatos de conteúdo rastreável.
Taxa de conversão:
É o cálculo da relação entre as mensagens abertas e o cumprimento do objetivo planejado para a peça. A equipe de Marketing Digital pode ter estabelecido como conversão aspectos como a inscrição em uma newsletter, o clique na campanha de vendas ou o download de um material.
Taxa de entrega:
O número de mensagens efetivamente entregues na caixa postal da pessoa cadastrada no mailing. A taxa de entrega pode variar de acordo com a peça e a ferramenta utilizada. Essa métrica serve para analisar, principalmente, a qualidade da peça e do mailing utilizados na campanha.
Conteúdo online
Marketing de Conteúdo:
São conteúdos produzidos para atrair um perfil consumidor específico, geralmente baseado em buying personas. São conteúdos relevantes e formatados para veiculação em canais importantes para esse público. Esses conteúdos podem ser vídeo, artigos para blog, e-books, webinars, lives em redes sociais e outros tipos. O Marketing de Conteúdo cria estratégias de conteúdo para acompanhar a pessoa em cada estágio do funil de vendas.
Segmentação:
Forma o conjunto de características genéricas de um grupo de pessoas para auxiliar na análise e direcionamento da estratégia de campanha. Alguns dos dados analisados são nível de renda, hábitos de consumo, profissão e gênero.
Buying Persona:
É uma pessoa fictícia idealizada para nortear as ações de marketing digital. Essa pessoa é construída com base em características realistas baseadas em gênero, idade, escolaridade, preferências e estilo de vida, entre outros detalhes, a partir do tipo de consumidor que se deseja conquistar.
Landing Page:
É uma página web criada para promover um conteúdo com objetivo de gerar leads, sendo a entrada para conversão de vendas. É possível, por exemplo, adquirir os dados de um lead em troca de um conteúdo de interesse, como e-book, pesquisas ou infográfico.
Webinar:
É um seminário ou palestra transmitido via web em formato gravado ou ao vivo. Nele, pode ser veiculado conteúdo informativo e comercial com o objetivo de captar leads.
Live:
É uma transmissão ao vivo nas plataformas de redes sociais para promover conteúdo informativo e comercial com o objetivo de captar leads. É possível fazer vendas ao vivo nesse tipo de formato, passando a se chamar Live Commerce.
E-book:
É uma publicação eletrônica de um livro. Dentro das estratégias de Marketing Digital, o e-book torna-se uma prova de autoridade da marca, educando a audiência sobre os benefícios trazidos quando as soluções oferecidas pela marca são adquiridas. Com isso, passa-se a fortalecer o relacionamento com potenciais clientes.
Conteúdo viral:
Trata-se de uma comunicação compartilhada massivamente e em grande velocidade. Pode ser um meme, uma frase de impacto ou algum vídeo emotivo. O conteúdo viral pode ter sido produzido dentro de uma estratégia de marketing digital ou surgido por um golpe de sorte.
Engajamento:
Esse termo determina as interações realizadas por visitantes ou fãs nos conteúdos publicados. Pode ser um comentário no blog, curtidas nas redes sociais, compartilhamento do link em app conversacionais, como WhatsApp ou Telegram. O engajamento costuma ser um dos KPIs de Marketing Digital.
Vendas online
Formulário de conversão:
Como o próprio nome diz, é um formulário para ser preenchido com dados estratégicos para as ações de marketing digital. A pessoa oferece seus dados para obter conteúdos interessantes para ela, como receber newsletter, receber algum código promocional ou mesmo receber um conteúdo de mais valor, como e-book ou análises de mercado.
Ciclo de venda:
Período entre a prospecção do contato até a venda propriamente dita.
Funil de vendas:
São os estágios do relacionamento da pessoa com a marca do momento em que seu contato é prospectado até a efetivação da compra. Chama-se funil de vendas por conta do formato, que inicia com a captação de muitos leads para converter em algumas vendas.
A pessoa inicia a jornada no Topo do Funil (ToFu), passando pelo Meio do Funil (MoFu) até chegar ao fundo do Funil (BoFu). Essa passagem pode ser mais rápida ou demorada, a depender de cada pessoa. As estratégias de marketing são cuidadosamente calculadas em cada uma das etapas, pois o objetivo é sempre converter o maior número de vendas possível.
Lead:
É a pessoa que tem grandes chances de se tornar cliente. Ela se torna lead quando cedeu seus dados de contato para a empresa por meio do formulário de conversão em troca de um conteúdo qualificado. No decorrer do funil de vendas, essa pessoa vai lendo alimentada num fluxo de Nutrição de Leads, que explicaremos a seguir.
Nutrição de leads:
É uma estratégia de marketing digital onde está estabelecida uma série de conteúdo dentro do funil de vendas. Os materiais são enviados de acordo com as ações tomadas pelos leads, obedecendo uma ordem pré-determinada. Essa série é disparada por um sistema de automação no qual é possível emitir relatórios para identificar em qual estágio de maturidade cada lead está.
Lead scoring:
É a classificação do lead de acordo com as ações realizadas dentro do fluxo de nutrição. Essas ações indicam qual a chance desse lead se tornar um cliente.
MQL (Marketing Qualified Leads):
São leads com bom score e bem encaminhados no funil de vendas. Esses contatos são filtrados para a equipe de Marketing analisar quais estão prontos para a etapa seguinte, na qual recebem uma abordagem direta de vendas.
SQL (Sales Qualified Leads):
São os leads que foram qualificados como prontos para receberem uma oferta do produto ou serviço pela equipe de vendas.
Esses são alguns dos termos mais importantes de Marketing Digital. Evidentemente, a lista é bem maior e vai sendo ampliada todos os dias, conforme o setor se sofistica. Por isso, vale a pena estar sempre atento às novidades, pois elas trazem novas oportunidades para crescimento.
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