Metodologia desenvolvida pelo escritor inglês Simon Sinek foca três perguntas básicas e é aplicada por gigantes como Apple e Disney.
Por que algumas pessoas, empresas e organizações conseguem tanto sucesso, indo além de todas as expectativas, enquanto outras mal conseguem sair do lugar? Esta é a pergunta fundamental para entender o golden circle, que pode ser traduzido como círculo dourado, uma tese do autor inglês Simon Sinek.
Essa metodologia visa explicar como determinadas lideranças conseguem inspirar, agir, se comunicar e gerar alto impacto no mundo, e de que maneira elas alcançam esse patamar. Mas como funciona esse tal golden circle? Neste artigo vamos contar tudo o que você precisa saber sobre a tese!
O que é o golden circle?
Pense em uma pedra sendo arremessada em um lago. No primeiro impacto, um pequeno círculo se forma no centro, mas logo a água se movimenta de dentro para fora, criando outros círculos ainda maiores e que alcançam uma área gigantesca daquela porção de água.
Essa é a ideia-base do golden circle. Partindo de um forte impacto no interior do problema, é possível atingir uma influência muito maior, de forma natural e constante. Para isso, é preciso começar com um questionamento fundamental: por quê?
Não por acaso, o livro de Sinek foi lançado com o título “Start With Why”, que pode ser traduzido como “Comece Pelo Por quê”. Pode parecer algo óbvio, mas a tese do autor defende como isso pode mudar drasticamente o destino de um indivíduo ou de uma empresa.
Antes de começar qualquer projeto, é preciso entender os motivos pelos quais ele existe e qual impacto ele busca gerar. Ou seja, o porquê daquela ideia existir em primeiro lugar.
Essa pergunta é a pedra jogada no lago, é o principal fundamento para gerar influência, liderança e propósito. Sem ela, é muito difícil crescer e impactar pessoas profundamente durante o caminho.
Não à toa, Sinek descreve essa estratégia como base para negócios como Apple e Disney, além de líderes como Martin Luther King Jr.
Como funciona o golden circle?
A tese do golden circle vai além da primeira pergunta. A ideia é de que outros dois questionamentos importantes acompanhem o primeiro, na seguinte ordem:
1. Por quê?
2. Como?
3. O quê?
Dessa forma, após pensar no motivo pelo qual aquilo está sendo executado, o próximo passo é pensar em “como” ele deve ser feito. Isso significa traçar estratégias de comunicação, produção e de como se organizar para espalhar o seu “porquê”.
Por fim, temos o último círculo, que é o que chega à grande maioria das pessoas, mas que só tem sentido se carregar a bagagem das perguntas anteriores.
O “o quê” se refere ao produto, serviço ou campanha que chega ao público geral, porém, caso ele seja vazio e não carregue as respostas para as outras perguntas, as chances de causar um impacto profundo é muito menor.
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Como as empresas adotaram o golden circle?
Apple
Os discursos do fundador e ex-CEO da Apple, o lendário Steve Jobs, já deixavam claro que a proposta da empresa era muito mais do que vender produtos de tecnologia no mercado.
Com a ideia de conectar pessoas à arte e desenvolver uma personalidade própria, a famosa marca da maçã conseguiu comunicar o seu porquê mais do que qualquer outra empresa de tecnologia do mundo, tornando-se a líder do mercado.
Não à toa, a Apple cobra mais caro do que a média do mercado por seus produtos, e faz com que o valor agregado seja muito maior em qualquer produto que faça parte da marca.
Disney
Você provavelmente tem um filme favorito da Disney que toca o seu coração e traz memórias de infância, e isso não se deve apenas aos belos roteiros e à ótima execução por parte dos profissionais da empresa.
A Disney vende sonhos, um mundo de fantasia onde você pode ser o que quiser, e essa mensagem é transmitida em cada um de seus filmes. Isso faz que as pessoas tenham o desejo de comprar seus brinquedos, assistir a seus filmes e visitar seus parques de diversão, sempre atrás do mundo de sonhos vendido pela gigante das telonas.
Nike
“Just do it!”, provavelmente você já se deparou com essa frase anteriormente, mas o que ela transmite é muito maior do que parece.
A Nike passa a ideia de alguém que vence desafios, dá o melhor de si e não tem medo de se arriscar, e é exatamente a mensagem que uma pessoa que pratica esportes quer ver.
Por isso, os produtos agregam muito mais valor ao transmitir o “porquê” da marca, fazendo que ela seja a líder na venda de materiais esportivos.
Aplique o golden circle no seu negócio
Agora que você já entendeu o conceito de golden circle, chegou a hora de colocar a mão na massa. Como você já deve imaginar, comece pelo “por quê?”.
Quando entender exatamente o motivo pelo qual a sua empresa deve existir e como quer impactar pessoas, parta para as próximas perguntas, defina estratégias e o produto ideal, mas sem esquecer de ir de dentro para fora.
Dessa forma, você estará no caminho certo para encontrar o círculo dourado do seu negócio!
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