Metodologia desenvolvida pelo escritor inglês Simon Sinek foca três perguntas básicas e é aplicada por gigantes como Apple e Disney.

Por que algumas pessoas, empresas e organizações conseguem tanto sucesso, indo além de todas as expectativas, enquanto outras mal conseguem sair do lugar? Esta é a pergunta fundamental para entender o golden circle, que pode ser traduzido como círculo dourado, uma tese do autor inglês Simon Sinek

Essa metodologia visa explicar como determinadas lideranças conseguem inspirar, agir, se comunicar e gerar alto impacto no mundo, e de que maneira elas alcançam esse patamar. Mas como funciona esse tal golden circle? Neste artigo vamos contar tudo o que você precisa saber sobre a tese! 

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    O que é o golden circle? 

    Pense em uma pedra sendo arremessada em um lago. No primeiro impacto, um pequeno círculo se forma no centro, mas logo a água se movimenta de dentro para fora, criando outros círculos ainda maiores e que alcançam uma área gigantesca daquela porção de água. 

    Essa é a ideia-base do golden circle. Partindo de um forte impacto no interior do problema, é possível atingir uma influência muito maior, de forma natural e constante. Para isso, é preciso começar com um questionamento fundamental: por quê? 

    Não por acaso, o livro de Sinek foi lançado com o título “Start With Why”, que pode ser traduzido como “Comece Pelo Por quê”. Pode parecer algo óbvio, mas a tese do autor defende como isso pode mudar drasticamente o destino de um indivíduo ou de uma empresa. 

    Antes de começar qualquer projeto, é preciso entender os motivos pelos quais ele existe e qual impacto ele busca gerar. Ou seja, o porquê daquela ideia existir em primeiro lugar.  

    Essa pergunta é a pedra jogada no lago, é o principal fundamento para gerar influência, liderança e propósito. Sem ela, é muito difícil crescer e impactar pessoas profundamente durante o caminho.

    Não à toa, Sinek descreve essa estratégia como base para negócios como Apple e Disney, além de líderes como Martin Luther King Jr.  

    Como funciona o golden circle? 

    A tese do golden circle vai além da primeira pergunta. A ideia é de que outros dois questionamentos importantes acompanhem o primeiro, na seguinte ordem: 

    1. Por quê?

    2. Como? 

    3. O quê? 

    Dessa forma, após pensar no motivo pelo qual aquilo está sendo executado, o próximo passo é pensar em “como” ele deve ser feito. Isso significa traçar estratégias de comunicação, produção e de como se organizar para espalhar o seu “porquê”

    Por fim, temos o último círculo, que é o que chega à grande maioria das pessoas, mas que só tem sentido se carregar a bagagem das perguntas anteriores.

    O “o quê” se refere ao produto, serviço ou campanha que chega ao público geral, porém, caso ele seja vazio e não carregue as respostas para as outras perguntas, as chances de causar um impacto profundo é muito menor. 

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    Como as empresas adotaram o golden circle? 

    Apple 

    Os discursos do fundador e ex-CEO da Apple, o lendário Steve Jobs, já deixavam claro que a proposta da empresa era muito mais do que vender produtos de tecnologia no mercado.  

    Com a ideia de conectar pessoas à arte e desenvolver uma personalidade própria, a famosa marca da maçã conseguiu comunicar o seu porquê mais do que qualquer outra empresa de tecnologia do mundo, tornando-se a líder do mercado

    Não à toa, a Apple cobra mais caro do que a média do mercado por seus produtos, e faz com que o valor agregado seja muito maior em qualquer produto que faça parte da marca. 

    Disney 

    Você provavelmente tem um filme favorito da Disney que toca o seu coração e traz memórias de infância, e isso não se deve apenas aos belos roteiros e à ótima execução por parte dos profissionais da empresa.  

    A Disney vende sonhos, um mundo de fantasia onde você pode ser o que quiser, e essa mensagem é transmitida em cada um de seus filmes. Isso faz que as pessoas tenham o desejo de comprar seus brinquedos, assistir a seus filmes e visitar seus parques de diversão, sempre atrás do mundo de sonhos vendido pela gigante das telonas. 

    Personagens da Disney, empresa que se beneficia da metodologia golden circle
    Disney: onde adultos sonham como crianças. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Nike 

    Just do it!”, provavelmente você já se deparou com essa frase anteriormente, mas o que ela transmite é muito maior do que parece.

    A Nike passa a ideia de alguém que vence desafios, dá o melhor de si e não tem medo de se arriscar, e é exatamente a mensagem que uma pessoa que pratica esportes quer ver. 

    Por isso, os produtos agregam muito mais valor ao transmitir o “porquê” da marca, fazendo que ela seja a líder na venda de materiais esportivos. 

    Aplique o golden circle no seu negócio 

    Agora que você já entendeu o conceito de golden circle, chegou a hora de colocar a mão na massa. Como você já deve imaginar, comece pelo “por quê?”. 

    Quando entender exatamente o motivo pelo qual a sua empresa deve existir e como quer impactar pessoas, parta para as próximas perguntas, defina estratégias e o produto ideal, mas sem esquecer de ir de dentro para fora.  

    Dessa forma, você estará no caminho certo para encontrar o círculo dourado do seu negócio

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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