Como o Marketing de Afiliados pode ajudar no faturamento tanto de quem disponibiliza produtos e serviços quanto de quem os vende para uma rede de contatos.
A estratégia de Marketing de Afiliados (ou de Programa de Afiliados, como também é conhecida) consiste em uma empresa oferecer remuneração para pessoas ou companhias que vendam seus produtos ou serviços. De modo simplificado, é como se a marca tivesse representantes sem vínculos empregatícios, mas que são comissionados a cada negócio fechado.
Com mais de 20 anos no ambiente digital, a prática se provou resistente ao tempo. Tudo começou nas mãos do empresário americano William J. Tobin, que criou, em 1989, um Marketing de Afiliados para uma de suas empresas, a PC Flowers & Gifts. Foi a Amazon, no entanto, que desenvolveu o programa que se tornou modelo para os que viriam a seguir. A estratégia foi adotada em 1996 e continua em vigor até hoje.
Embora não seja algo novo ou até mesmo restrito aos meios digitais, o conceito de afiliados se tornou relevante e exequível com a massificação do acesso à internet e o surgimento das redes sociais, um fenômeno mais recente. A prova de que a estratégia continua em alta está nos números.
Em 2021, o Marketing de Afiliados respondeu por 15% do gasto com mídia digital no mundo. Dados do WebTribunal apontam ainda que a técnica é uma das maiores fontes de receita online, representando mais de 16% de todos os pedidos feitos em comércios eletrônicos. Diante de tanto potencial, as PMEs podem aproveitar essa tendência para gerar mais receita e, ainda, fortalecer o relacionamento com sua rede de clientes. Para isso, no entanto, é importante conhecer a fundo a estratégia.
Como funciona o Marketing de Afiliados?
O marketing de afiliados é formado por três frentes: o produtor é quem coloca os produtos ou serviços para vender. O afiliado, por sua vez, tem o papel de promover esses itens, valendo-se de sua rede de contatos para ganhar uma comissão. O cliente, por fim, é quem será impactado pela estratégia e realizará a compra. Vale destacar que cada empresa tem regras específicas dentro de seu programa de afiliados.
Apesar de existir uma variação nos mecanismos de vendas, o formato mais usado, geralmente, é o link. Na prática, o produtor gera um endereço personalizado para cada afiliado. Caso a venda se concretize por meio desse canal, o sistema computa esses dados e efetiva a comissão. Os links são mais comuns, por serem bem versáteis. É possível usá-los em indicações diretas a clientes e em contatos via WhatsApp e outros mensageiros, por exemplo, além de calls to action em textos de blog ou newsletters. De quebra, dá para indexá-los às redes sociais, em especial às legendas do YouTube e aos Stories do Instagram. Outras formas disponíveis são banner e QR Code. Ambos são mais indicados para ser afixados em sites e blogs. Eles podem, por exemplo, ser incluídos em colunas de anúncios ou até mesmo ao final de conteúdos relacionados ao produto em específico.
E vale a pena?
Em relação às porcentagens aplicadas no mercado, vale dizer que os valores costumam variar de programa para programa. Normalmente, a comissão fica em torno de 30%, mas pode chegar a 50%. Em comparação a outras práticas de comissionamento disponíveis, as gratificações via afiliados costumam ser mais altas porque o produtor poupa o dinheiro que investiria em marketing, uma vez que a divulgação fica a cargo dos parceiros.
Como escolher um Programa de Afiliados?
Antes de se afiliar a algum programa, é importante observar certos pontos para fazer a escolha correta. Em primeiro lugar, deve-se procurar produtos e serviços que façam parte de nichos ou segmentos que tenham afinidade com o negócio da sua PME.
Isso é o básico, assim como a certeza de que eles têm repercussão e aderência com o perfil da sua rede de relacionamentos. Uma vez encontradas as melhores opções, é hora de estudar a reputação do produtor. O histórico da companhia é muito importante. Verifique se existem muitas reclamações, tanto do cliente que compra diretamente com a loja quanto dos afiliados que já trabalham com a marca. E lembre-se: apesar de você vender o produto de um terceiro, é o seu nome que está atrelado a ele.
A dica de ouro para não errar nesse contexto é buscar ofertas em plataformas confiáveis e produtos sólidos no mercado. Assim, evita-se o retrabalho de localizar novos itens pelo fato de o anterior ter parado de vender ou ser de má qualidade. Se possível, teste o produto ou serviço antes de se tornar afiliado – para se certificar a respeito da qualidade. Veja se ele realmente é bom, se cumpre o que promete. Também analise friamente toda a jornada de compra, entrega e suporte ao cliente. Se você não tiver uma experiência agradável como consumidor final, provavelmente não vai ser interessante se afiliar a essa empresa.
Além disso, é recomendável escolher companhias com suporte no Brasil – para tirar dúvidas e resolver problemas com maior facilidade – e, inicialmente, optar por poucos produtos, com valores não muito altos. Vender apenas aquilo em que se acredita já é um ótimo caminho para começar e não cair em furadas.
Dicas para fazer um bom Marketing de Afiliados
Quem deseja atuar como afiliado precisa entender que esse não é um trabalho que pode ser realizado esporadicamente. Se realmente quiser ter resultados, é necessário traçar uma estratégia de divulgação.
É importante criar diferentes canais de comunicação com seu público, nos quais você deve seguir todas as regras do manual da marca, que ensina o que pode ou não ser propagado. O fato é que há várias maneiras de divulgar um produto ou serviço no online.
O resultado positivo vai depender do que será vendido, das características da rede de relacionamento e até mesmo do feeling do afiliado. De forma geral, hoje, as redes sociais são o meio de vendas mais eficiente. O Instagram é a mídia de melhor resultado, mas o Facebook também é importante. Do mesmo modo, o YouTube apresenta-se como referência na divulgação. Porém, como nos negócios digitais há grandes volatilidades, complexidades e incertezas, não se pode cravar que, nos próximos anos, as opções em alta ainda serão essas.
Pensando no curto prazo, também é recomendado o uso do WhatsApp. No período da pandemia de covid-19, esse meio digital se mostrou relevante para empresas de vários estágios de desenvolvimento tecnológico, desde o pequeno varejo até as grandes multinacionais. Esse cenário também se refletiu nos programas de afiliados. Uma das formas mais dinâmicas de usar o aplicativo é criar uma lista de transmissão contendo os clientes, para enviar os links das ofertas com maior agilidade. Independentemente da estratégia escolhida, é essencial ser constante.
Quanto mais você divulga, maiores são as chances de vender e comissionar. Fora isso, mantenha contato próximo com o consumidor, garantindo o acompanhamento do processo de venda – e a sua remuneração, no final –, colocando-se à disposição para o esclarecimento de dúvidas sobre a empresa ofertada e o produto. É interessante, ainda, levar feedbacks para o produtor, explicando o que funciona ou não. Isso não só ajudará a aperfeiçoar a mercadoria como também criará um vínculo maior entre vocês.
Um Programa de Afiliados para se dar bem
A Locaweb lançou seu Programa de Afiliados em abril deste ano. A ideia surgiu de uma demanda de mercado, uma vez que os próprios clientes, de maneira orgânica, já indicavam os serviços da companhia. Foi desenhado, então, um programa que pudesse reconhecer e bonificar essas pessoas pelas vendas. As solicitações passam por uma análise prévia da Locaweb. Se a avaliação for positiva, o afiliado já poderá divulgar nossos serviços, pois vamos disponibilizar, automaticamente, banners prontos e links exclusivos.
+Saiba mais sobre o Programa de Afiliados Locaweb
Esses links e banners são rastreáveis. Qualquer negócio finalizado por meio deles é contabilizado – contudo, é necessário que essa venda permaneça paga e ativa por, no mínimo, 45 dias. As comissões podem ser resgatadas a partir de R$ 200. Para receber o dinheiro, o afiliado precisa emitir uma nota fiscal e enviá-la para a Locaweb. A empresa se prontifica a pagar o valor de maneira simples, via transferência bancária.
Nosso maior diferencial é que comissionamos tanto as contratações de novos clientes quanto [vendas a] antigos. A maioria dos programas do mercado apenas atribui as vendas feitas para novos consumidores, mas nós reconhecemos que qualquer esforço é válido.
O programa é exclusivo para pessoas jurídicas, sendo indicado, principalmente, para agências de marketing, consultorias, desenvolvedores web, empreendedores, influenciadores, profissionais digitais e sites e blogs com conteúdo sobre tecnologia. Os produtos elegíveis são:
- Hospedagem de Sites;
- Hospedagem Dedicada;
- Hospedagem WordPress;
- Cloud Server Pro;
- VPS Locaweb;
- Criador de Sites;
- E-mail Locaweb;
- E-mail Go;
- E-mail Marketing;
- SMTP Locaweb.
Inscreva-se agora mesmo e faça parte do Programa de Afiliados da Locaweb!
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