Como o Marketing de Afiliados pode ajudar no faturamento tanto de quem disponibiliza produtos e serviços quanto de quem os vende para uma rede de contatos.

A estratégia de Marketing de Afiliados (ou de Programa de Afiliados, como também é conhecida) consiste em uma empresa oferecer remuneração para pessoas ou companhias que vendam seus produtos ou serviços. De modo simplificado, é como se a marca tivesse representantes sem vínculos empregatícios, mas que são comissionados a cada negócio fechado.

Com mais de 20 anos no ambiente digital, a prática se provou resistente ao tempo. Tudo começou nas mãos do empresário americano William J. Tobin, que criou, em 1989, um Marketing de Afiliados para uma de suas empresas, a PC Flowers & Gifts. Foi a Amazon, no entanto, que desenvolveu o programa que se tornou modelo para os que viriam a seguir. A estratégia foi adotada em 1996 e continua em vigor até hoje.

Embora não seja algo novo ou até mesmo restrito aos meios digitais, o conceito de afiliados se tornou relevante e exequível com a massificação do acesso à internet e o surgimento das redes sociais, um fenômeno mais recente. A prova de que a estratégia continua em alta está nos números.

Em 2021, o Marketing de Afiliados respondeu por 15% do gasto com mídia digital no mundo. Dados do WebTribunal apontam ainda que a técnica é uma das maiores fontes de receita online, representando mais de 16% de todos os pedidos feitos em comércios eletrônicos. Diante de tanto potencial, as PMEs podem aproveitar essa tendência para gerar mais receita e, ainda, fortalecer o relacionamento com sua rede de clientes. Para isso, no entanto, é importante conhecer a fundo a estratégia.

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    Como funciona o Marketing de Afiliados?

    O marketing de afiliados é formado por três frentes: o produtor é quem coloca os produtos ou serviços para vender. O afiliado, por sua vez, tem o papel de promover esses itens, valendo-se de sua rede de contatos para ganhar uma comissão. O cliente, por fim, é quem será impactado pela estratégia e realizará a compra. Vale destacar que cada empresa tem regras específicas dentro de seu programa de afiliados.

    Apesar de existir uma variação nos mecanismos de vendas, o formato mais usado, geralmente, é o link. Na prática, o produtor gera um endereço personalizado para cada afiliado. Caso a venda se concretize por meio desse canal, o sistema computa esses dados e efetiva a comissão. Os links são mais comuns, por serem bem versáteis. É possível usá-los em indicações diretas a clientes e em contatos via WhatsApp e outros mensageiros, por exemplo, além de calls to action em textos de blog ou newsletters. De quebra, dá para indexá-los às redes sociais, em especial às legendas do YouTube e aos Stories do Instagram. Outras formas disponíveis são banner e QR Code. Ambos são mais indicados para ser afixados em sites e blogs. Eles podem, por exemplo, ser incluídos em colunas de anúncios ou até mesmo ao final de conteúdos relacionados ao produto em específico.

    E vale a pena?

    Em relação às porcentagens aplicadas no mercado, vale dizer que os valores costumam variar de programa para programa. Normalmente, a comissão fica em torno de 30%, mas pode chegar a 50%. Em comparação a outras práticas de comissionamento disponíveis, as gratificações via afiliados costumam ser mais altas porque o produtor poupa o dinheiro que investiria em marketing, uma vez que a divulgação fica a cargo dos parceiros.

    Como escolher um Programa de Afiliados?

    Antes de se afiliar a algum programa, é importante observar certos pontos para fazer a escolha correta. Em primeiro lugar, deve-se procurar produtos e serviços que façam parte de nichos ou segmentos que tenham afinidade com o negócio da sua PME.

    Isso é o básico, assim como a certeza de que eles têm repercussão e aderência com o perfil da sua rede de relacionamentos. Uma vez encontradas as melhores opções, é hora de estudar a reputação do produtor. O histórico da companhia é muito importante. Verifique se existem muitas reclamações, tanto do cliente que compra diretamente com a loja quanto dos afiliados que já trabalham com a marca. E lembre-se: apesar de você vender o produto de um terceiro, é o seu nome que está atrelado a ele.

     A dica de ouro para não errar nesse contexto é buscar ofertas em plataformas confiáveis e produtos sólidos no mercado. Assim, evita-se o retrabalho de localizar novos itens pelo fato de o anterior ter parado de vender ou ser de má qualidade. Se possível, teste o produto ou serviço antes de se tornar afiliado – para se certificar a respeito da qualidade. Veja se ele realmente é bom, se cumpre o que promete. Também analise friamente toda a jornada de compra, entrega e suporte ao cliente. Se você não tiver uma experiência agradável como consumidor final, provavelmente não vai ser interessante se afiliar a essa empresa.

     Além disso, é recomendável escolher companhias com suporte no Brasil – para tirar dúvidas e resolver problemas com maior facilidade – e, inicialmente, optar por poucos produtos, com valores não muito altos. Vender apenas aquilo em que se acredita já é um ótimo caminho para começar e não cair em furadas.

    como fazer marketing de afiliados

    Dicas para fazer um bom Marketing de Afiliados

    Quem deseja atuar como afiliado precisa entender que esse não é um trabalho que pode ser realizado esporadicamente. Se realmente quiser ter resultados, é necessário traçar uma estratégia de divulgação.

    É importante criar diferentes canais de comunicação com seu público, nos quais você deve seguir todas as regras do manual da marca, que ensina o que pode ou não ser propagado. O fato é que há várias maneiras de divulgar um produto ou serviço no online.

    O resultado positivo vai depender do que será vendido, das características da rede de relacionamento e até mesmo do feeling do afiliado. De forma geral, hoje, as redes sociais são o meio de vendas mais eficiente. O Instagram é a mídia de melhor resultado, mas o Facebook também é importante. Do mesmo modo, o YouTube apresenta-se como referência na divulgação. Porém, como nos negócios digitais há grandes volatilidades, complexidades e incertezas, não se pode cravar que, nos próximos anos, as opções em alta ainda serão essas.

    Pensando no curto prazo, também é recomendado o uso do WhatsApp. No período da pandemia de covid-19, esse meio digital se mostrou relevante para empresas de vários estágios de desenvolvimento tecnológico, desde o pequeno varejo até as grandes multinacionais. Esse cenário também se refletiu nos programas de afiliados. Uma das formas mais dinâmicas de usar o aplicativo é criar uma lista de transmissão contendo os clientes, para enviar os links das ofertas com maior agilidade. Independentemente da estratégia escolhida, é essencial ser constante.

    Quanto mais você divulga, maiores são as chances de vender e comissionar. Fora isso, mantenha contato próximo com o consumidor, garantindo o acompanhamento do processo de venda – e a sua remuneração, no final –, colocando-se à disposição para o esclarecimento de dúvidas sobre a empresa ofertada e o produto. É interessante, ainda, levar feedbacks para o produtor, explicando o que funciona ou não. Isso não só ajudará a aperfeiçoar a mercadoria como também criará um vínculo maior entre vocês.

    Um Programa de Afiliados para se dar bem

    A Locaweb lançou seu Programa de Afiliados em abril deste ano. A ideia surgiu de uma demanda de mercado, uma vez que os próprios clientes, de maneira orgânica, já indicavam os serviços da companhia. Foi desenhado, então, um programa que pudesse reconhecer e bonificar essas pessoas pelas vendas. As solicitações passam por uma análise prévia da Locaweb. Se a avaliação for positiva, o afiliado já poderá divulgar nossos serviços, pois vamos disponibilizar, automaticamente, banners prontos e links exclusivos.

    +Saiba mais sobre o Programa de Afiliados Locaweb

    Esses links e banners são rastreáveis. Qualquer negócio finalizado por meio deles é contabilizado – contudo, é necessário que essa venda permaneça paga e ativa por, no mínimo, 45 dias. As comissões podem ser resgatadas a partir de R$ 200. Para receber o dinheiro, o afiliado precisa emitir uma nota fiscal e enviá-la para a Locaweb. A empresa se prontifica a pagar o valor de maneira simples, via transferência bancária.

    Nosso maior diferencial é que comissionamos tanto as contratações de novos clientes quanto [vendas a] antigos. A maioria dos programas do mercado apenas atribui as vendas feitas para novos consumidores, mas nós reconhecemos que qualquer esforço é válido.

    O programa é exclusivo para pessoas jurídicas, sendo indicado, principalmente, para agências de marketing, consultorias, desenvolvedores web, empreendedores, influenciadores, profissionais digitais e sites e blogs com conteúdo sobre tecnologia. Os produtos elegíveis são:

    Inscreva-se agora mesmo e faça parte do Programa de Afiliados da Locaweb!

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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