O marketing de nicho é uma estratégia de divulgação segmentada que atrai públicos específicos.

Em um mercado cada vez mais saturado de produtos e serviços, adotar uma estratégia de marketing de nicho pode ser importante para que o seu negócio conquiste espaço. Com menos concorrência direta em comparação com mercados amplos, atuar em nicho torna mais eficiente os esforços para conquistar a atenção do público-alvo. 

Antes de ter um alcance global e reunir mais de 80 milhões de clientes, a Nubank, por exemplo, usou uma estratégia de marketing de nicho para alavancar suas operações. A startup financeira começou as suas atividades com ações voltadas a jovens no início da vida profissional, oferecendo produtos personalizados para esse público. 

Ao atuar em um nicho, as empresas podem se concentrar no marketing segmentado e em comunidades onlines específicas.  

O marketing de nicho contribui também para maximizar as chances de conversão, uma vez que os receptores da mensagem já têm conhecimento e/ou interesse sobre o universo que o produto ou serviço está inserido. 

Investir em se comunicar com uma comunidade engajada no tema principal do serviço ou produto vendido faz com que as pessoas reconheçam o valor da oferta.  

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    Mas afinal, o que é marketing de nicho?

    A imagem mostra um homem de terno fazendo um círculo em um símbolo de um grupo de pessoas, fazendo relação com o conteúdo sobre marketing de nicho.  
    Cada nicho tem comportamentos e necessidades específicas a serem atendidas por uma estratégia de marketing eficaz. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    O marketing de nicho se concentra em atender às necessidades e desejos de um grupo de consumidores específico e segmentado dentro de um mercado maior. Os profissionais que atuam com essa abordagem, estudam os segmentos de mercado, compreendem seus componentes e mapeiam como tornar as estratégias certeiras para aquele público. 

    Muitas vezes, dentro do público tradicional de uma empresa é possível segmentar interesses ou comportamentos similares. Com isso, os negócios podem direcionar produtos ou serviços, criando uma comunidade. 

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    Como usar o marketing de nicho na sua empresa?

     Abaixo, confira algumas dicas de como aplicar o marketing de nicho no seu negócio. 

    Tenha personas

    O primeiro passo para aplicar uma estratégia de marketing de nicho com eficiência é realizar uma pesquisa para identificar os perfis de consumidores que podem formar subgrupos dentro do seu campo de atuação. Em seguida, crie uma persona para cada nicho, a fim de te ajudar a entender as necessidades e preferências dos seus clientes. Isso pode ser feito a partir de dados sobre o comportamento do consumidor, concorrência e demanda. 

    Com o conhecimento prévio sobre o que esse grupo de pessoas têm em comum, é importante garantir que a oferta seja altamente relevante e atraente para o público-alvo. Para tal, explore os benefícios específicos que o produto ou serviço oferece ao nicho. 

    Crie uma comunidade a partir de seu produto

    A estratégia de comunidade dentro do marketing de nicho é uma opção para tornar seu produto ou serviço escalável. Para isso, é importante que o consumidor se sinta parte de seu negócio e deseje contribuir no crescimento da marca. 

    As redes sociais podem se tornar importantes canais de comunicação e troca de informações para o negócio. Nesses espaços, além da marca, os próprios clientes podem solucionar dúvidas uns dos outros, indicar o produto a conhecidos e promover feedbacks sobre o seu serviço. 

    Para criar esse senso de comunidade é importante também que o seu canal de comunicação dê algo em troca para os consumidores. Ou seja, pense em conteúdos que agradam o nicho e invista neles. Assim você mantém as pessoas engajadas e querendo fazer parte daquela comunidade.  

    Dessa forma, você conhece ainda melhor o seu público de nicho, podendo oferecer produtos e serviços do jeito e na hora certa. 

    Quais são os nichos de mercado mais relevantes?

    Veja os segmentos mais promissores para usar o marketing de nicho em uma estratégia digital. 

    1. Saúde e bem-estar: soluções relacionadas à alimentação saudável, vida fitness, meditação e produtos orgânicos têm sido impulsionadas pelo aumento da conscientização sobre o bem-estar. 
    1. Tecnologia: os avanços tecnológicos constantes abrem espaço para nichos relacionados a dispositivos inteligentes, realidade virtual, produtos eco-friendly e automação residencial. 
    1. Sustentabilidade: energia renovável, produtos sustentáveis, reciclagem e agricultura orgânica estão em alta devido às preocupações ambientais crescentes. 
    1. Educação online: com o crescimento da aprendizagem online, nichos como cursos de idiomas, educação infantil online e tutoriais de habilidades específicas estão com alta demanda. 
    1. Mercado pet: cuidados com animais de estimação, como produtos gourmets para pets, serviços de treinamento e de saúde, estão em crescimento constante. 
    1. Alimentação especializada: as vendas de alimentos sem glúten e veganos, por exemplo, têm se expandido devido às mudanças nas preferências alimentares. 
    1. eSports: jogos eletrônicos, streaming de vídeo e conteúdo digital estão em ascensão, especialmente entre as gerações mais jovens. 

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    Um negócio deve selecionar os canais mais adequados para alcançar seu público-alvo. O e-mail,  é uma das ferramentas mais poderosas de comunicação, pois permite a segmentação do público e o acompanhamento constante dos resultados . 

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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