Saiba como construir textos mais atraentes para os clientes com copywriting
O copywriting está entre as técnicas de marketing que ajudam a convencer alguém a executar uma ação, como clicar em um botão, fazer download de um e-book, assinar uma newsletter ou aproveitar uma promoção. As frases certas chamam a atenção do leitor e o estimulam a uma tomada de decisão.
A técnica de copywriting ajuda a aumentar o engajamento em um site, por isso pode ser uma estratégia usada tanto para converter novos clientes como para aumentar as vendas entre os que já são fiéis.
O que é copywriting?
Apesar de muitas pessoas confundirem, copywriting não é a mesma coisa que texto publicitário. Enquanto o primeiro tem como objetivo algum tipo de conversão, o copywriting pode ter outras finalidades, como ser informativo, sem a necessidade de o leitor executar uma ação ao ler.
O termo “copy” surgiu em 1828, com Noah Webster. O significado era uma cópia mesmo, ou seja, algo que poderia ser reproduzido e impresso. Depois, em 1870, passou-se a usar “copywriter” para definir o profissional que escrevia textos publicitários. Ao longo do tempo, com a ascensão do marketing digital, o termo ganhou o sentido que usamos hoje. O copywriting deve ter uma call to action (CTA) clara e forte, por exemplo: “Assine nossa newsletter”, “Baixe o aplicativo”, “Leia o e-book”.
Qual é o impacto no marketing?
A técnica pode ser usada em todos os textos do site de uma empresa, não apenas na loja virtual. Isso porque o objetivo do copywriting é vender uma ideia e convencer o leitor a comprar o produto ou contratar o serviço.
No inbound marketing e no marketing de conteúdo, o copywriting passou por uma evolução. Se antes acreditava-se que para vender era só oferecer um produto ou serviço, hoje é importante atrair o público-alvo de uma forma mais criativa. As pessoas estão cada vez mais interessadas em consumir o que faz sentido ao propósito delas e que agregue algum tipo de valor para elas.
Isso significa que as estratégias em texto devem oferecer algum tipo de valor para quem as lê. Pensando no site de uma empresa, um blog post que ensine a fazer algo (como este aqui) ou que ajude no desempenho dos negócios é mais valioso do que a simples descrição de um produto. Sugerir de diferentes formas como o que você vende ajudará o consumidor está na essência de uma estratégia de marketing de sucesso.
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Como fazer um bom copywriting?
Há diferentes estudos sobre o que faz uma pessoa tomar uma decisão. O copywriting, por exemplo, usa técnicas para acionar gatilhos mentais que conseguem sensibilizar o leitor para fazer uma ação. São eles:
- reciprocidade — seres humanos tendem a responder de forma positiva a ações positivas. Ao oferecer algo gratuitamente, por exemplo, a chance de converter é maior;
- prova social — o comportamento de outras pessoas interfere na tomada de decisão. Se muitas pessoas já fizeram download de um conteúdo e esse número estiver exposto, é mais fácil convencer outra a fazer o mesmo;
- afinidade — a identificação com histórias parecidas com as nossas nos sensibiliza, então ler experiências de outros clientes também ajuda na conversão;
- escassez — quando as pessoas percebem que podem estar perdendo alguma oportunidade, tendem a tomar uma ação. Esse recurso é muito usado em promoções;
- autoridade — convencimento ao ler opinião de especialistas, ao compreender que quem está oferecendo o produto tem conhecimento;
- compromisso e coerência — seres humanos tendem a demonstrar coerência e compromissos públicos com o que acreditam. Esse gatilho é usado quando o cliente assume um compromisso.
Boas práticas de copy no marketing digital
Como toda estratégia de marketing, conhecer os gatilhos mentais não basta. Um bom copy ou texto com CTA em sites deve ter qualidade, ser bem escrito e ter conteúdo interessante. O uso de SEO também é recomendável para aumentar a performance. No entanto, é preciso tomar cuidado para não repetir palavras-chave a ponto de comprometer a leitura.
Outra sugestão é criar personas antes de elaborar os textos. Pense no seu cliente ideal, saiba o que ele pensa e o que procura e só depois elabore a estratégia de conteúdo do site. Ao saber esses interesses, você conseguirá escrever com mais empatia e descobrir como ajudá-lo.
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