Vender pelas redes sociais pode parecer simples, mas dominando as técnicas de Social Commerce pode ficar ainda melhor.
Dificilmente quem tem um negócio topa estar fora das redes sociais. Como ferramenta de alcance, elas reúnem gente do planeta inteiro – e no Brasil têm mais de 171 milhões de pessoas, segundo os dados mais recentes divulgados no estudo realizado pela Digital 2022 – Brazil.
E tem mais! Segundo um estudo recente, aqui no Brasil as pessoas utilizam as redes sociais 3 horas e 31 minutos, em média, por dia. No pódio temos Whatsapp, YouTube e Instagram, seguidas por Facebook e TikTok. Ou seja, muita gente conectada por muito tempo em várias redes. Quem gostaria de expor seus produtos nesses lugares?
As redes sociais formam um dos meios de comunicação mais poderosos para dar voz a uma marca, já em pé de igualdade com veículos tradicionais, como a televisão. As grandes vantagens são a facilidade de acesso e a economia. Grosso modo, é publicidade quase de graça – a gente sabe que o buraco é mais fundo, mas vamos deixar nesses termos para facilitar a conversa.
Social Commerce: o que é?
Quem utiliza as plataformas de redes sociais para fazer negócios está colocando em prática um dos princípios do Social Commerce.
Para dar uma explicação mais certinha, o Social Commerce faz parte das estratégias de marketing digital. Ele se utiliza das redes sociais para chegar em potenciais clientes, divulgar produtos e serviços, fidelizar quem já compra e efetivar mais vendas. Para isso, a marca ou pessoa faz conteúdos específicos com aplicação de técnicas de persuasão para conquistar leads e clientes.
Apesar das plataformas sociais terem muita gente, nem todo mundo é cliente para qualquer marca. Por isso, dê uma olhadinha em alguns artigos já preparados pela Locaweb para facilitar a jornada de quem quer utilizar marketing digital para as redes sociais.
Aqui na Locaweb temos ferramentas capazes de facilitar a jornada de negócios de quem busca evoluir e crescer utilizando o marketing digital para potencializar resultados. Não deixe de conferir!
Dicas essenciais para aplicar o Social Commerce no seu negócio!
É importante mapear qual o perfil do seu público e entender qual rede social é melhor para vender para ele. Pode ser que a rede que gera mais entretenimento para essas pessoas seja o TikTok, mas ela compra mesmo quando é impactada pelas publicações recebidas no Instagram. No momento de investir em publicações patrocinadas, priorize a plataforma com maior probabilidade de vendas – independente do engajamento que outras possam gerar.
No momento de produzir um conteúdo irresistível de vendas para sua comunidade, considere assuntos alinhados à identidade da marca, que chamem a atenção e motivem o compartilhamento.
Mas é preciso ter certeza que o básico está sendo feito da maneira certa. Vamos ver alguns pontos essenciais:
1) Fotografias ou imagens estáticas
Se sua marca ainda não tem uma identidade definida, há uma grande chance do feed virar uma bagunça virtual. É importante que as imagens sejam de boa qualidade, sem distorções e bem compostas com informações escritas, quando for o caso. Preste atenção em compor os cenários para dar destaque ao produto na imagem.
Utilize o carrossel de imagens no Instagram para apresentar mais produtos, sempre linkando para a página de vendas. O carrossel também pode ser utilizado para divulgar conteúdo e aumentar o tempo de permanência das pessoas em sua publicação, mas lembre-se que essa comunicação também precisa ser agradável.
Escolha bem o conteúdo e os elementos visuais, como família de fontes, cores e tipos de fotos. Quanto mais bem feita a publicação, mais as pessoas darão valor a sua proposta. Aproveite para fazer um combo de imagens que possam ser utilizadas em múltiplas redes: nas stories, no status do WhatsApp, no feed… Otimize o tempo.
Leia também: Presença digital: como construir para sua empresa?
2) Conteúdo escrito
Utilize uma linguagem direta, afinal a marca está conversando com as pessoas. Telas e letras menores pedem parágrafos mais curtos com ideias encadeadas. É melhor para ler. Evite palavras difíceis e outros “fru-frus” nos textos de redes sociais, pois as pessoas vão ficar travadas nesses elementos e perderão o fluxo que impulsiona vendas ou engajamento.
Todo o texto precisa ter uma call to action (ou seja, chamar a pessoa para fazer alguma coisa): um convite para espiar as novidades do site, pedir like e ativação de notificações, pedir para colocar a promoção na agenda etc. Aproveite cada oportunidade.
3) Vídeos
Eles não podem faltar. Estão sendo considerados prioridade pelos algoritmos das redes sociais com maiores audiências. Até o YouTube tem aceitado que os usuários “upem” vídeos gravados na vertical, encontrados facilmente na seção Shorts. Isso porque eles são produzidos originalmente em outras redes sociais.
Como nas fotos, a imagem de transmissão precisa ter boa qualidade, bom áudio e boa luz. Faça um roteiro antes e tenha os aplicativos de edição de sua preferência (caso não conte com uma equipe para isso). Legende os vídeos: muitas pessoas utilizam seus dispositivos no mudo e um vídeo sem legenda pode “flopar” facilmente.
Grave a utilização da loja virtual para sua comunidade. É preciso mostrar o quanto ela é fácil e segura de operar.
Aqui entra outra coisa muito legal para Social Commerce: o Live Commerce. A marca pode divulgar para sua comunidade vendas feitas ao vivo, em determinado dia e horário, para as pessoas comprarem produtos na hora. Isso, geralmente, acontece em queima de estoque ou promoção, pois os preços estão descontados e por isso a venda à vista é justificada.
Durante o período que antecede a transmissão ao vivo, divulgue a data e horário, as peças, preços e as regras de compra para ir instigando a venda.
4) Consistência
Vende mais quem é constante. Produza conteúdo com frequência determinada e previsível. Abra-se para responder perguntas da comunidade semanalmente – no mínimo. Apresente múltiplas formas de utilizar os produtos. Mostre sempre como seus produtos ou serviços facilitam a vida das pessoas.
Mostre provas sociais, como prints de comentários positivos, depoimentos e a ida das remessas para a transportadora, com frequência. Tudo isso faz o papel de um vendedor adicional. Monte um cronograma dividido em etapas: criação das pautas do mês, produção do conteúdo e publicação.
5) Loja virtual
É imprescindível ter uma loja virtual para linkar as ações de Social Commerce. Hoje, as redes sociais já oferecem a plena integração entre elas e o e-commerce da marca. É na loja virtual que todo o empenho em realizar um Social Commerce de qualidade virará resultado de maneira segura, documentada e profissionalizada.
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