O pop-up é uma ferramenta eficaz para converter leads, mas precisa ser utilizado com inteligência. Veja só!
O pop-up é uma poderosa ferramenta de marketing digital e pode contribuir para melhorar a experiência do usuário quando utilizado da forma adequada.
O recurso substitui os banners convencionais na conversão de usuários em leads e potencializa a influência do conteúdo do site.
No entanto, sua utilização exagerada pode provocar irritação nos visitantes das páginas, incomodando ou até espantando um possível cliente.
Por isso, é importante entender o que é pop-up, sua função e suas características principais para aproveitar o máximo que o dispositivo oferece.
O que é pop-up de site?
Um pop-up de site é uma pequena janela que aparece na interface do usuário sem a ação intencional do visitante da página.
A ferramenta é usada, principalmente, por profissionais de marketing que desejam promover ofertas e gerar leads, mas ela também pode alertar os usuários sobre outras coisas, como o uso de cookies ou um desconto irresistível, por exemplo.
O recurso é ativado por meio de um código no site. Os pop-ups geralmente aparecem logo após o carregamento da página, na primeira vez que o visitante a acessa.
Eles também podem ser acionados por ações como: rolar, clicar ou quando o movimento do cursor indica que o usuário está prestes a fechar a página.
Qual é a importância do pop-up para o comércio eletrônico?
Os pop-ups são amplamente comuns em sites de comércio eletrônico, mesmo sem ser uma unanimidade entre os usuários. A ferramenta multifuncional ajuda a converter o tráfego do site em leads.
O recurso é eficaz para oferecer descontos, promover uma newsletter ou anunciar algum tipo de associação. Portanto, vale a pena experimentar pop-ups em seu site e ver se suas taxas de conversão melhoram.
A seguir, confira as principais funções de um pop-up.
Gerar assinantes
Um formulário de assinatura pop-up onde os usuários podem deixar seu endereço de e-mail funciona para envolvê-los na comunicação com a marca.
O instrumento permite aumentar a lista de e-mails, assim como construir relacionamentos com o público e acelerar a jornada do comprador.
Promover conteúdos
Embora o objetivo principal dos pop-ups seja gerar leads, a ferramenta pode promover conteúdos como e-books ou guia de estudo de caso.
O recurso pode ser usado para melhorar a experiência do público quando oferece soluções para resolver seus problemas.
Reduzir a taxa de rejeição
A taxa de rejeição aponta o percentual de usuários que acessam somente uma página do seu site e, em seguida, saem dele.
Para reduzir a taxa de rejeição, o pop-up pode solicitar o e-mail, o telefone ou outras informações para permitir a continuidade da comunicação. Esse pop-up geralmente aparece logo após o usuário fazer menção de fechar a guia ou sair do site.
Quais são os principais tipos de pop-up?
Os pop-ups podem ter diferentes tipos, a depender da estratégia de marketing do site.
A ferramenta pode ser classificada por formato, ação, posicionamento e finalidade. Nem todos são relevantes para o negócio, mas conhecê-los é fundamental para compreender seu funcionamento e escolher o melhor recurso para o site.
Os mais usados nas páginas da web são:
- Pop-up na entrada: aparece instantaneamente quando um usuário visita o site, sendo muito comum oferecer descontos e promoções para incentivar o usuário a continuar navegando.
- Pop-up ao sair: onde os usuários costumam parar de navegar no site web, o recurso aparece na tentativa de reter o visitante para se inscrever na newsletter, oferecer um cupom de desconto ou outros tipos de mensagens.
- Pop-up agendado: aparece quando o usuário passa um determinado período de tempo na página, a fim de incentivá-lo a assinar ou comprar algo.
- Pop-up ao rolar: quando o usuário chega a um ponto específico no site, o pop-up aparece e, geralmente, ocupa mais da metade da página com um anúncio relevante.
- Pop-up ao clicar: uma janela de venda composta por campos para preenchimento surge quando o usuário clica em uma área específica do site.
Como criar pop-ups?
O pop-up pode ser criado nas principais linguagens de programação de sites, como HTML, JavaScript e CSS, adicionando poucas linhas de código que podem ser escritas com o auxílio de um criador de sites.
Veja 4 passos para criar a janela flutuante:
1. Escolha o construtor de pop-ups
Ao contrário do que se pode pensar, o profissional de marketing não precisa entender de programação para criar pop-ups.
O recurso pode ser incluído no site por meio de construtores próprios que vêm com uma variedade de ferramentas úteis, como modelos de formulários, opções de segmentação de público e visualização prévia, garantido que o pop-up tenha a aparência desejada. Alguns exemplos são:
- Sumo;
- Ninja Popups;
- PopUp Maker;
- Unbounce;
- Get Response.
2. Defina o modelo e adicione o conteúdo
A definição do objetivo do pop-up ajudará a escolher o modelo mais adequado para a necessidade do site.
Ao mesmo tempo que ferramenta pode coletar inscrições de e-mail, também pode promover ofertas, ou disponibilizar dicas profissionais, entre tantas outras funções.
3. Selecione o público
Caso a oferta seja relevante para todos que visitam o site, o pop-up poderá ser exibido para todos os usuários, mas nem sempre será assim.
O público pode ser segmentado pelo país de origem, por qual dispositivo usa, entre visitantes novos ou recorrentes, entre outras opções.
4. Confira e publique
Antes de mais nada é necessário realizar as verificações finais para o pop-up entrar no ar. Em seu construtor de pop-ups, visualize a janela para verificar como o recurso será exibido em computadores e dispositivos móveis.
Se estiver tudo ok, basta salvar e gerar o código personalizado para inserir na programação do site.
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