Você provavelmente já ouviu falar na Transformação Digital e tecnologias de marketing. Essa revolução afeta a vida em sociedade de várias maneiras.

Fatos como o surgimento das fake news, a modernização de serviços públicos e a mudança na forma de comprar, que era analógica e se torna cada vez mais digital, são resultados diretos desse fenômeno sem volta.

Para quem é empreendedor, um dos aspectos em que a Transformação Digital deve ser mais relevante tem a ver com a estratégia de marketing. A quantidade de táticas que são criadas e aperfeiçoadas graças ao desenvolvimento tecnológico e à mudança no comportamento do consumidor é incrível.

Como o Inbound Marketing é um dos métodos mais conhecidos e aplicados em empresas de todos os tipos, ele tem sido muito impactado pela Transformação Digital.

Por isso, vamos ver algumas das principais tecnologias que têm sido usadas nessa integração perfeita entre Transformação Digital e tecnologias de marketing.

Acompanhe conosco!

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    O que é Transformação Digital?

    Transformação Digital é, basicamente, o processo em que empresas e instituições de qualquer tamanho ou segmento fazem uso da tecnologia para melhorar seu desempenho e resultados.

    Isso não quer dizer que colocar a Transformação Digital em prática se resume a usar algumas ferramentas tecnológicas no dia a dia.

    Pelo contrário, nesse fenômeno, a tecnologia assume o posto de protagonista em todas as áreas da organização, o que, geralmente, envolve uma grande mudança cultural e até de estrutura.

    Com isso, a Transformação Digital é, especialmente, uma revolução na forma de gerenciar instituições e pensar em soluções.

    Como a Transformação Digital se encaixa com as tecnologias em marketing?

    Quem investe em tecnologias em marketing precisa entender que o Inbound Marketing e a Transformação Digital andam juntos numa parceria que já é inseparável.

    Quer ver como esses dois conceitos se encaixam perfeitamente? Podemos destacar, ao menos, 3 razões.

    Conteúdo que gera valor

    Uma das regras de ouro do Inbound Marketing é que você precisa gerar valor para o público antes de vender qualquer coisa. Só assim, conseguirá criar uma audiência qualificada e, depois, converter parte dela em clientes.

    E a melhor forma de gerar valor é apostando na estratégia de Marketing de Conteúdo, visando a criação de conteúdos relevantes, que toquem diretamente nas necessidades e desejos da persona. Mas esse tipo de material exige personalização e grande conhecimento sobre o público.

    Com a tecnologia avançada, muitas ferramentas de qualidade, várias gratuitas, podem ser usadas para facilitar o processo de produção.

    Além disso, conteúdos audiovisuais, como vídeos e podcasts, ficaram mais fáceis e baratos de produzir, o que favorece muito a criação de conteúdo relevante em diferentes formatos.

    Jornada do cliente

    O Inbound Marketing acompanha clientes em potencial mesmo antes de eles sequer perceberem que podem se beneficiar do produto. Isso é o que chamamos de jornada de compra.

    Entender essa jornada é vital para conseguir gerar leads e criar fluxos de nutrição para cultivar uma relação duradoura. Tudo isso fica muito mais fácil com as tecnologias e conceitos trazidos pela Transformação Digital.

    Por fim, o relacionamento estabelecido não termina com a venda. Novas ferramentas e fluxos de nutrição podem ser aplicados para transformar clientes em promotores de marca.

    Melhoria de processos

    O Inbound Marketing é feito com base em dados e análise de métricas confiáveis. Isso tem um único objetivo: melhorar tudo que já se provou ser um sucesso e corrigir o que deu errado.

    De qualquer uma das formas, você consegue resultados melhores sem precisar aumentar o tempo ou dinheiro investidos no processo de aquisição e fidelização de clientes.

    Como a Transformação Digital contribui para isso? Todas as ferramentas para análise de métricas, benchmarking e os relatórios atualizados de mercado são fruto dessa revolução na informação, que deixa o acesso a dados mais rápido, barato e eficaz.

    Em outras palavras, uma boa aplicação do Inbound Marketing está diretamente ligada ao uso de tecnologias avançadas, todas trazidas ou grandemente aperfeiçoadas pela Transformação Digital.

    Sabe por que isso acontece? Porque tanto o Inbound Marketing quanto a Transformação Digital têm, por fim, o mesmo objetivo: facilitar a vida das pessoas e instituições, gerando valor contínuo para elas.

    principais tecnologias em marketing

    Quais são as principais tecnologias de marketing que estão mudando o mercado?

    Veja agora algumas das principais tendências de tecnologias em marketing que estão mudando o mercado, e que têm enorme potencial para evoluir no futuro próximo!

    1) CRM

    O CRM (Customer Relationship Management), sistema de gestão de relacionamento com o cliente, é uma peça que facilita muito a operação de marketing e vendas de uma empresa.

    O melhor dessa ferramenta é que ela permite coletar dados relevantes sobre os clientes e personalizar o relacionamento com eles.

    Além disso, por ser uma central unificada de informações, pode ser útil para vários setores e ideal para aplicar o vendarketing.

    2) Inteligência artificial

    Por muito tempo a inteligência artificial era vista como algo fantasioso, visto só no cinema, nos livros ou videogames. Depois disso, passou a figurar como realidade nos negócios, mas apenas para grandes corporações.

    Pois é, isso mudou. A inteligência artificial está mais acessível do que nunca, e já faz parte do modelo de negócios de muitas empresas.

    Vale ressaltar que a inteligência artificial pode ser usada de muitas formas, e nem sempre os clientes percebem sua atuação na operação do negócio. Exemplos disso são as ferramentas de IA que facilitam a precificação e a gestão de produtos.

    O importante é aplicá-la para melhorar processos e enriquecer a experiência de compra, e não apenas para mostrar que a tecnologia faz parte da empresa.

    3) Chatbots

    Os chatbots, ferramentas de automação de atendimento ao cliente, estão entre os casos de inteligência artificial mais interessantes que existem hoje ao alcance das empresas.

    Mas, se acabamos de falar sobre IA acima, por que encarar os chatbots como uma tecnologia à parte? Porque a relevância desse tipo de solução é tanta que não pode passar despercebida.

    Prestar um atendimento personalizado, ágil e relevante é uma das peças-chave para que uma estratégia de Inbound dê certo e se traduza em vendas. Por isso, vale a pena apostar nessa tendência.

    4) Automação de Marketing

    Muitas tarefas de um plano de Inbound são mecânicas e repetitivas, mas nem por isso deixam de ser importantes.

    O que fazer para otimizar o tempo da equipe com tarefas que exigem mais capacidade intelectual e concentração sem deixar de lado esse trabalho de “formiguinha”?

    A resposta está na automação de marketing. Criar fluxos de e-mail, enviar propostas, saber qual lead abordar primeiro e qual é o melhor horário para contatá-lo — tudo isso pode ser feito com uma boa ferramenta de automação.

    5) Ferramentas de análises e métricas

    Como já mencionamos acima, o marketing digital de sucesso depende, em grande parte, de se tomar decisões com base em dados precisos. Esses, por sua vez, são extraídos com o uso de ferramentas de análise, como o Google Analytics.

    Conforme a Transformação Digital avança, essas ferramentas se tornam cada dia mais completas, precisas e intuitivas na criação de uma estratégia de análise e geração de insights que podem definir o sucesso do negócio.

    6) Big Data

    A internet é um verdadeiro mar de dados, que só faz crescer a cada dia. Cada pequena ação de um usuário é somada aos registros que ajudam a encontrar padrões de comportamento.

    Esses padrões, por sua vez, contribuem para identificar tendências, resolver problemas “escondidos” e pensar em soluções inovadoras para os mais diversos setores. Conhecido como Big Data, esse recurso pode ser muito bem usado como parte de uma estratégia de marketing.

    Pense bem: ao armazenar e avaliar todas as informações de consumo e comportamento dos seus clientes, você poderá usar esses dados para criar estratégias ou melhorar as que já estão em curso.

    Numa estratégia de Inbound Marketing sólida e bem-sucedida, nada é baseado em suposições. Isso faz do Big Data uma realidade bem presente hoje, e deve ser ainda mais no futuro próximo.

    7) Realidade virtual

    A realidade virtual é, sem dúvida, uma das melhores e mais empolgantes criações tecnológicas para quem deseja criar experiências imersivas, que coloquem o público dentro de situações relacionadas ao uso de produtos e serviços específicos.

    Além de criar demonstrações realistas e ricas em detalhes, essa tecnologia ajuda (e muito) a convencer a sua persona de forma mais rápida. Ela pode até abrir as portas para novos tipos de produtos digitais e maneiras de interagir socialmente com o público.

    8) Machine Learning

    O Machine Learning é outra tecnologia fascinante, que busca criar algoritmos que “aprendem sozinhos”, algo similar ao raciocínio humano.

    Imagine isso aplicado a soluções que aprendem com o comportamento e o gosto dos clientes e oferecem a eles uma experiência mais personalizada e agradável a cada dia, e terá uma noção de como essa tecnologia tem ganhado influência no marketing.

    O Inbound Marketing se fortaleceu muito com a chegada da Transformação Digital. Tantas novas tecnologias têm permitido a criação de experiências mais completas de compra e facilitado a fidelização de clientes. O segredo é se aprofundar nelas para desenvolver uma estratégia sólida no seu negócio.

    Quer saber o que mais o futuro reserva para o seu negócio, além das tecnologias que citamos? Então, continue acompanhando os conteúdos do nosso blog!

    Aposte em uma ferramenta que ajude a melhorar a sua atração de clientes!

    SAIBA MAIS
    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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