Produzir conteúdos com palavras-chave é uma estratégia essencial para quem quer trabalhar com SEO (Search Engine Optimization). É com base nas boas práticas de otimização SEO, que os algoritmos de buscadores como o Google analisam os sites, entendem se eles são confiáveis, verificam se o conteúdo é interessante ao internauta e, a partir daí, ranqueiam as páginas por ordem de importância nas páginas de pesquisa. Por isso, ferramentas que ajudam a encontrar palavras-chave são ideais para alcançar resultados positivos.
O investimento em um solução paga pode ser inacessível para quem está começando, pensando nisso, trouxemos nesse post as principais ferramentas gratuitas do mercado para encontrar palavras-chave e criar uma estratégia de conteúdo assertiva para sua persona. Confira:
1) Ubersuggest
O site Ubersuggest permite que o usuário consulte palavras-chave relacionadas ao tema que será abordado em seu conteúdo. É possível ver as principais métricas ligadas a cada termo, como o volume mensal de buscas e o nível de concorrência quando se trata de SEO. Quem usa a plataforma pode realizar três pesquisas gratuitas por dia. Caso precise de mais consultas, é necessário criar uma conta. As assinaturas partem de US$ 12 por mês.
2) Google Trends
Apesar de não ser uma ferramenta específica para SEO, o Google Trends é uma ótima pedida para surfar na onda dos assuntos que estão bombando no momento e encontrar boas palavras-chave. Por meio dele, é possível identificar temas que estão em alta e produzir conteúdos a partir deles. Além de acompanhar os destaques do momento e das últimas horas, o usuário pode consultar métricas de palavras específicas e de diferentes temas.
3) Answer The Public
O site Answer The Public é indicado para quem já tem uma palavra-chave, mas ainda não sabe como usá-la. Por meio dele, é possível consultar diversos temas e acessar as principais dúvidas recorrentes de internautas que procuram algo a respeito do termo indicado. A partir daí, fica mais fácil estruturar textos, planejar conteúdos e até criar pautas pensando em SEO e em buscas orgânicas.
4) Soovle
Com um visual bastante simples e intuitivo, o site Soovle é ideal para quem deseja analisar o uso de palavras-chave em diversos canais. Basta digitar o termo escolhido para verificar as buscas e as correspondências semelhantes em páginas como Google, Yahoo!, Bing, Wikipédia, Amazon e YouTube. O usuário pode salvar as palavras escolhidas (basta arrastá-las para o ícone de um livro) e depois baixar um arquivo do Excel, com tudo organizado.
5) Keyword Revealer
Uma empresa que trabalhe com um determinado produto pode produzir conteúdos a partir de uma palavra-chave predefinida. Com o Keyword Revealer, é possível consultar uma série de resultados gerados a pideartir de um termo indicado pelo usuário. É uma boa pedida para quem estiver procurando ideias e novas palavras importantes para a criação de conteúdo.
É fundamental fazer essas pesquisas antes de produzir um conteúdo, além disso, faça um planejamento com todas as palavras-chaves que já utilizou ou pretende utilizar, assim, você evita a repetição e a competição de dois conteúdos semelhantes nos buscadores.
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