Produzir conteúdos com palavras-chave é uma estratégia essencial para quem quer trabalhar com SEO (Search Engine Optimization). Afinal de contas, é com base nas boas práticas de otimização para mecanismos de busca que os algoritmos de buscadores como o Google classificam os sites.

Neste trabalho, os algoritmos analisam os sites, entendem se eles são confiáveis, verificam se o conteúdo é interessante ao internauta e, a partir daí, ranqueiam as páginas por ordem de importância nas páginas de pesquisa.

Por isso, saber fazer pesquisas de palavras-chave e utilizar ferramentas que ajudem a encontrar as melhores palavras são muito importantes para alcançar resultados positivos.

Entretanto, o investimento em uma solução paga pode ser inacessível para quem está começando. Neste artigo, trazemos uma série de ferramentas gratuitas que ajudarão você a pesquisar palavras-chave e criar uma estratégia de conteúdo assertiva para sua persona.

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    O que é pesquisa de palavras-chave?

    Antes de falarmos das ferramentas propriamente ditas, precisamos trazer um pouco de contexto. Os mecanismos de busca trabalham com base em palavras-chave, que são expressões encontradas nos textos das páginas Web e que mostram, para os leitores e (principalmente) para os algoritmos qual é o assunto daquela página e sua importância dentro daquele assunto.

    A pesquisa de palavras-chave é um processo que procura identificar quais são as expressões relevantes que precisam estar em uma página para que ela seja bem ranqueada. Essa análise leva em conta o tipo de negócio da empresa, o assunto da página, o tipo de conteúdo e o comportamento dos visitantes.

    Através da pesquisa, as marcas procuram estar mais próximas de seus clientes, uma vez que resultados positivos as colocam no topo das sugestões dos mecanismos de busca. Fazer uma boa pesquisa é essencial para identificar as palavras-chave que geram mais visitas, melhoram o tráfego do site e geram mais conversões.

    Importância da pesquisa de palavras-chave

    A pesquisa de palavras-chave tem uma importância fundamental para qualquer site que queira ter visibilidade junto ao público (e quem não quer, não é mesmo?). Uma vez que esse processo permite identificar termos, expressões e frases que atraem os usuários do site, é essencial fazer essas pesquisas antes de produzir o conteúdo das páginas.

    No desenvolvimento de conteúdo para um site, planejamento é essencial. Não basta sair escrevendo: é necessário definir qual será o conteúdo de cada página e quais palavras-chave serão usadas em cada texto. Quando esse processo é bem realizado, seu site tem sempre conteúdo relevante, mas as palavras-chave não se repetem.

    Dessa maneira, cada página dentro do seu site se relaciona a um assunto específico, sem competir pela preferência no Google com outras páginas que você mesmo criou. É uma questão de centrar esforços para destacar uma página em cada assunto relevante que você deseja apresentar para os usuários.

    Objetivos da pesquisa de palavras-chave

    Uma boa pesquisa de palavras-chave ajuda você a cumprir um destes objetivos estratégicos:

    • Entender melhor seu público-alvo;
    • Entender melhor seu segmento de atuação;
    • Adaptar sua estratégia de conteúdo às preferências e necessidades do seu público;
    • Aumentar o tráfego orgânico do seu site;
    • Ganhar credibilidade junto aos mecanismos de busca, impulsionando seu ranqueamento.

    Já deve ter ficado claro para você que o processo de pesquisa de palavras-chave é dinâmico. Como o seu público muda, periodicamente você precisará refazer a pesquisa para entender se as palavras usadas hoje continuam alcançando o público correto e gerando resultados.

    Essa característica faz com que o conteúdo na internet tenha uma característica muito positiva: ele evolui com o tempo para atender às necessidades dos usuários.

    Ao contrário do que acontecia no passado com meios impressos, em que o conteúdo era imutável (ou era caro demais fazer qualquer alteração), as páginas do seu site podem ser modificadas para que as informações sejam atualizadas ou adaptadas para gerar mais resultados junto ao público.

    Tipos de palavras-chave

    No trabalho de descobrir as palavras-chave ideais para seu site, rapidamente você irá se deparar com um desafio: existem palavras com grande volume de buscas e outras pouco utilizadas – mas que são muito relevantes para públicos específicos.

    Saber identificar esses diferentes tipos de palavras é importante, pois decisões estratégicas importantes são tomadas a partir delas. É sobre isso que vamos falar agora.

    Head tail/Fat head keyword

    O primeiro tipo de palavra-chave é chamado de “head tail”, ou ainda de “fat head”. Trata-se daquelas palavras “campeãs de bilheteria”, que geram um grande volume de buscas em seu segmento ou nicho.

    Pense em palavras como “Black Friday”, “Marketing” ou “como vender mais”. Esses são casos típicos de head tail. Conseguir estar bem ranqueado nesse tipo de palavra-chave garante um grande alcance e a possibilidade de chegar a públicos bem diferentes.

    O problema desse tipo de palavra-chave é que a concorrência é enorme. Quantos sites de e-commerce trabalham a Black Friday como uma data importante em seu negócio? Quantas páginas de cursos, consultorias ou ferramentas tecnológicas trazem conteúdos para aumentar as vendas do usuário?

    Para ter destaque em palavras-chave head tail, é essencial desenvolver conteúdo com muita profundidade. Seu material precisa ser melhor e mais completo que o da concorrência para que o Google o considere como a melhor referência. Além disso, será preciso monitorar constantemente a página e atualizá-la para que continue sendo a mais relevante do setor.

    Long tail keyword

    Por outro lado, temos as palavras-chave de cauda longa, ou “long tail”. Elas são mais longas, específicas e profundas do que as palavras do tipo anterior – e por isso, demandam um tipo de trabalho diferente para que se destaquem nas buscas.

    As palavras do tipo “long tail” trazem menos tráfego, mas esse fluxo de visitantes é extremamente qualificado. Isso acontece porque o conteúdo é focado em um assunto específico e funciona muito bem para esclarecer dúvidas de quem tem mais conhecimento sobre o tema.

    Usando os exemplos do tópico anterior, uma palavra-chave do tipo “como vender mais para consumidores Geração Z” é um aprofundamento que tem menos buscas, mas alcança usuários que têm demandas mais específicas. Em vez de “Black Friday”, utilizar “ferramentas para aumentar a eficiência das vendas na Black Friday” garante que os visitantes estarão focados no assunto do seu post ou página.

    O conteúdo continua precisando ser profundo, já que é essencial ser relevante. A grande diferença é que, ao utilizar palavras-chave de cauda longa, você está segmentando sua comunicação e atraindo um público mais focado, o que favorece a conversão de sua página.

    Como fazer uma pesquisa de palavras-chave

    Entendidos esses pontos, agora podemos avançar para o “como fazer”. Uma pesquisa de palavras-chave se baseia em 3 pontos essenciais:

    • Encontrar as palavras-chave: como utilizar as ferramentas de pesquisa para encontrar as expressões mais relevantes para o seu site;
    • Analisar as palavras-chave: utilizar métricas e critérios de classificação para definir prioridades;
    • Segmentar as palavras-chave: definir a intenção de busca dos usuários e identificar as expressões que serão utilizadas.

    É importante destacar que esses mesmos pontos se aplicam tanto ao SEO convencional quanto ao SEO Local. Assim, não importa se estamos falando de uma página de conteúdo informativo ou de como trazer mais clientes para uma loja de bairro, esses princípios devem ser seguidos para aumentar suas chances de sucesso.

    Encontrando as palavras-chave

    O primeiro passo nessa jornada é encontrar as palavras-chave mais adequadas para cada página de seu site. O uso de ferramentas de pesquisa é fundamental nesse processo, tanto para identificar os termos e expressões mais adequados quanto para apresentar métricas que embasam a tomada de decisões.

    Pense no processo de encontrar as palavras-chave ideais como algo contínuo. Uma vez que hábitos e comportamentos dos consumidores mudam ao longo do tempo, também será necessário revisar de tempos em tempos o SEO do seu site. Caso contrário, você poderá perder relevância nos resultados de busca sem saber muito bem o motivo.

    Use uma palavra-chave semente para ter mais ideias

    Para encontrar as palavras-chave ideais para sua página, uma boa dica é começar com uma palavra-chave semente. Trata-se de uma expressão utilizada para encontrar novas ideias de palavras e que costuma ser mais básica – justamente para que você possa aprofundar em variações que tenham mais possibilidade de retorno.

    Cada ferramenta possui um método para isso, mas, de forma geral, ao começar uma pesquisa com uma palavra-chave semente, o sistema trará opções parecidas, para que você possa comparar o volume de buscas em cada variação e tomar suas decisões.

    Supondo que você tenha uma loja de calçados femininos, uma palavra-chave semente poderia ser “calçados femininos”. Ao inserir essa expressão em uma das ferramentas que apresentaremos mais adiante, você poderá avaliar outras palavras, considerando o volume e o grau de concorrência em cada uma.

    A partir dessa primeira análise, o caminho é aprofundar, excluindo palavras-chave não relevantes (“calçados femininos dourados”, caso sua loja não trabalhe com essa cor) e considerando opções próximas (“melhores calçados femininos” ou “calçados femininos promoção”, por exemplo).

    Essa fase traz uma visão geral dos grupos de palavras-chave com mais alcance, o que já dá uma boa ideia de para onde seu conteúdo deverá caminhar. Mas ainda há um bom caminho a percorrer.

    Observe as palavras-chave dos seus concorrentes

    Olhar o que a concorrência está fazendo é muito útil, tanto para entender a estratégia das outras empresas quanto para identificar oportunidades pouco exploradas por eles que possam fazer sentido para o seu negócio.

    Comparar as informações da concorrência é o que costuma ser chamado de análise competitiva – e diversas ferramentas oferecem a possibilidade de mergulhar nos sites dos seus competidores para entender como eles estruturaram seus conteúdos e como essas palavras têm se posicionado nas buscas.

    Analisar as palavras-chave utilizadas pelos concorrentes é uma forma prática de entender o que funciona e o que deixa a desejar na estratégia de SEO deles. Estudar o que eles fazem vai ajudar você a poupar tempo e esforço na construção do seu conteúdo. Se possível, faça esse estudo com pelo menos 3 de seus principais competidores.

    Analisando palavras-chave

    Uma vez encontradas as palavras-chave relevantes, você tem uma visão ampla das possibilidades. Agora é hora de priorizar os termos e expressões para escolher aquelas que funcionarão melhor para o seu caso.

    A análise das palavras-chave é o processo de priorização, que toma como base critérios como o volume de pesquisa em cada termo, sua dificuldade e as intenções de busca dos usuários. O que você procura são palavras com um volume relevante, fáceis de posicionar na primeira página de buscas e que combinem a intenção de busca do usuário com o objetivo do seu site.

    Considere as principais métricas

    As duas métricas de palavra-chave mais importantes no processo de análise são as seguintes:

    • Volume de pesquisa: quantas buscas são feitas usando essa palavra? Ou, dito de outra forma: qual é a popularidade dessa palavra-chave?
    • Dificuldade da palavra-chave: às vezes apresentado pela sigla KD (de keyword difficulty), essa métrica indica o quanto é difícil conseguir estar entre as 10 primeiras referências a essa palavra-chave.

    O volume de pesquisa mostra quantas vezes aquela palavra-chave foi usada no Google mensalmente nos últimos 12 meses, em média. Quanto maior o número, mais tráfego potencialmente será alcançado pela sua página.

    Algumas ferramentas permitem explorar mais a fundo essa métrica, indicando o volume total de pesquisas e a localidade – às vezes, pode ser interessante segmentar para públicos de determinadas regiões ou países.

    Já a dificuldade da palavra-chave (KD) estima o esforço necessário para estar entre as primeiras 10 referências do Google, com base principalmente na autoridade da classificação das páginas que já estão lá. Quanto mais alto esse número, mais difícil se destacar.

    O ideal é encontrar palavras-chave que não sejam difíceis, para que os resultados apareçam mais rapidamente e o investimento feito no conteúdo e no SEO se pague logo. Diversas ferramentas oferecem filtros de KD ou classificações pelo grau de dificuldade. Assim, comece pelas palavras fáceis ou muito fáceis.

    Uma dica importante: normalmente, é mais fácil estar bem classificado nos resultados de palavras-chave de cauda longa, pois a concorrência é menor. Além disso, essas expressões costumam ter taxas de conversão mais altas. Em contrapartida, termos mais longos são menos pesquisados. É preciso pesar o que se pretende em cada página para escolher a melhor estratégia.

    Uma vez separadas palavras-chave a partir desses critérios e métricas, crie uma lista com essas expressões para poder aprofundar sua pesquisa. É possível armazenar as listas nas próprias ferramentas ou exportá-las para uma planilha.

    Segmentando as palavras-chave

    A etapa final do processo de pesquisa de palavras-chave é segmentar as expressões que estão sendo consideradas e definir quais serão utilizadas. Vamos então entender como avançar em nossa análise.

    Identifique a palavra-chave primária

    É normal que um conteúdo faça sentido para diversas palavras-chave. Uma página sobre calçados femininos de salto alto pode ser encontrada ao buscar por “salto alto”, “calçados femininos” e diversas outras possibilidades. Para aumentar suas chances de sucesso, porém, é preciso definir uma palavra-chave primária que facilite a segmentação da página.

    Uma palavra-chave primária é a melhor representação do assunto da página. É a palavra com maior volume de pesquisa e deve ser usada nos elementos-chave, como a URL, o title tag e o header. No caso deste conteúdo que você está lendo, a palavra-chave primária é “pesquisar palavras chave”.

    Naturalmente, se existe uma palavra primária, existem várias palavras-chave secundárias. Trata-se de expressões com um volume de pesquisa menor para as quais o conteúdo também deve ser classificado, mas que não são seu principal foco. No caso deste texto, estamos falando de expressões do tipo “como pesquisar palavra chave” e “descobrir palavras-chave”.

    Identifique e defina a intenção de busca

    No processo de competição pela atenção dos usuários, é importante entender que tipo de conteúdo as pessoas esperam receber quando pesquisam determinada palavra-chave. Dessa forma, você ficará mais próximo de entregar aquilo que elas desejam.

    A identificação da intenção de busca é um dos aspectos mais importantes da pesquisa de palavras-chave. De modo geral, os comportamentos dos usuários dos sites se concentram em 4 grandes grupos:

    • Navegação: é a busca por uma página específica, como “blog da Locaweb”;
    • Informação: trata-se da procura por informações sobre um determinado assunto, como “sapato de salto alto machuca o pé?”
    • Comercial: é quando o usuário está fazendo pesquisas sobre produtos, mas ainda não decidiu pela compra. Um bom exemplo é a procura por “melhor calçado feminino para festas”.
    • Transacional: nesse ponto, o usuário está buscando um produto ou marca específico para decidir onde comprar. Seguindo o exemplo do calçado feminino, estaríamos falando de “sapato feminino de salto alto [marca X]”.

    É possível fazer uma correspondência entre as palavras-chave e a intenção por trás dele. Assim, ao analisar o volume e a KD, é possível segmentar por intenção de busca.

    Combinar a avaliação das palavras-chave por intenção e a lista que você já havia feito nas etapas anteriores gera os melhores termos a serem explorados em cada página, de acordo com a estratégia da empresa.

    A ideia, com todo esse processo, é identificar as palavras-chave mais acessadas pelos usuários em cada intenção de uso, para, então, produzir conteúdo otimizado. Idealmente, um conteúdo informacional não fecha uma compra, mas traz elementos que resolvem a dúvida do usuário e podem levá-lo para uma página transacional.

    Dessa forma, o usuário recebe as informações necessárias para solucionar suas dúvidas e avançar na jornada de consumo, sem se sentir necessariamente “empurrado” para uma compra.

    Ferramentas de Pesquisa de Palavras-Chave

    Explicamos como desenvolver a pesquisa de palavras-chave, mostrando todo o processo e, principalmente, os conceitos que orientam o desenvolvimento de um SEO que gera resultados. Para que seu conteúdo esteja na primeira página do Google, utilizar ferramentas para otimizar a seleção de palavras é fundamental.

    Existem diversas opções no mercado, tanto gratuitas quanto pagas. Qual é a melhor? Depende. Cada plataforma tem suas vantagens e pontos fracos, e a escolha passa por diversos fatores: sua afinidade com determinadas ferramentas, as necessidades do negócio e os pontos a serem melhorados em suas páginas.

    Vamos apresentar 13 ferramentas gratuitas que irão ajudar você em suas pesquisas de palavras-chave e fortalecer sua presença digital. Mas vale um alerta: por serem gratuitas, nem sempre elas conseguirão entregar tudo o que você deseja ou precisa. Mas, especialmente para quem está iniciando essa jornada, são grandes opções para ganhar destaque online.

    Ubersuggest

    O Ubersuggest permite que o usuário consulte palavras-chave relacionadas ao tema que será abordado em seu conteúdo. É possível analisar as principais métricas ligadas a cada termo, como o volume mensal de buscas e o nível de concorrência quando se trata de SEO.

    Uma limitação importante na versão gratuita: quem usa a plataforma pode realizar três pesquisas por dia. Caso precise de mais consultas, é necessário criar uma conta. As assinaturas estão disponíveis a partir de US$ 12 por mês.

    Google Trends

    Apesar de não ser uma ferramenta desenhada específica para SEO, o Google Trends é uma ótima opção para entender quais assuntos estão bombando no momento e encontrar boas palavras-chave para posicionar seu conteúdo.

    Por meio da ferramenta, é possível identificar temas que estão em alta e produzir conteúdos a partir deles. Além disso, o Google Trends permite acompanhar os destaques do momento e das últimas horas, além de consultar métricas de palavras específicas e de diferentes temas. Um destaque é a página “Em alta”, que mostra o que está sendo buscado no Google na região em que você se encontra.

    Answer the Public

    O Answer the Public é indicado para quem já definiu uma palavra-chave, mas ainda não sabe como usá-la. Por meio da plataforma, é possível consultar diversos temas e acessar as principais dúvidas recorrentes de internautas que procuram algo a respeito da expressão escolhida. A partir daí, fica bem mais fácil estruturar textos, planejar conteúdos e até criar pautas pensando em SEO e em buscas orgânicas.

    Soovle

    Com um visual bastante simples e intuitivo, o Soovle é voltado a quem deseja analisar o uso de palavras-chave em diversos canais. O uso é bastante simples: basta digitar o termo escolhido para verificar as buscas e as correspondências semelhantes em sites como Google, Yahoo!, Bing, Wikipédia, Amazon e YouTube. O usuário pode salvar as palavras escolhidas (basta arrastá-las para o ícone de um livro) e depois baixar um arquivo do Excel, com tudo organizado.

    Keyword Revealer

    Uma empresa que trabalha com um determinado produto pode produzir conteúdos a partir de uma palavra-chave predefinida. Com o Keyword Revealer, é possível consultar uma série de resultados gerados a partir de uma expressão escolhida pelo usuário. Essa é uma boa opção para quem estiver procurando ideias e novas palavras para a criação de conteúdo.

    Google Keyword Planner

    Um produto gratuito do Google, o Keyword Planner ajuda a planejar as palavras-chave que serão usadas, informando quantas pesquisas mensais daquela palavra o Google recebe por mês, em cada país e idioma. Justamente por fazer parte do ecossistema do buscador, ele apresenta dados mais confiáveis sobre o volume mensal de buscas.

    O Keyword Planner é focado no Google Ads, fornecendo estimativas de quanto deveria ser o lance em cada palavra-chave para que um anúncio apareça nos resultados. Mas as ferramentas de pesquisa e análise também se aplicam a situações de tráfego orgânico, fazendo dessa uma solução útil para o SEO.

    Google Search Console

    O Google Search Console, anteriormente conhecido como Webmaster Tools, mostra quais são as palavras-chave que estão trazendo mais usuários para o seu site. É possível fazer as análises em todo o site ou apenas em páginas específicas, gerando novos insights sobre o que leva os usuários ao seu domínio.

    Além de ver uma lista das palavras-chave pelas quais seu site é encontrado, é possível visualizar o volume de impressões e cliques em um período específico. Com frequência, o Search Console mostra palavras-chave que não estão sendo otimizadas no seu SEO, mas que têm trazido resultados. Uma forma interessante de acompanhar o comportamento do seu público.

    Keyword Sheeter

    O Keyword Sheeter é um concorrente direto do Ubersuggest que permite pesquisar palavras-chave long tail com base no texto inserido. O funcionamento é bastante simples: basta digitar as palavras-chave no campo de busca e clicar na opção “Sheet Keywords” para receber uma lista de sugestões.

    Embora seja útil, o Keyword Sheeter não faz todo o trabalho sozinho. Você precisará colocar a lista de palavras-chave em uma plataforma como o Google Trends ou o Keyword Planner para analisar o volume mensal de pesquisas e as tendências de uso das keywords.

    Google Suggest

    O Google Suggest é a ferramenta do Google que sugere palavras-chave relacionadas aos termos que você colocou na busca. Assim, ele ocupa o mesmo espaço que o Ubersuggest ou o Keyword Sheeter no processo de seleção das palavras-chave para o seu conteúdo.

    É uma ferramenta bastante interessante para quem busca aumentar o volume de visitas em seu site, pois sugere expressões de cauda longa que irão ajudar no ranqueamento das suas páginas nos mecanismos de busca.

    Found

    O Found tem uma abordagem diferente das ferramentas apresentadas até agora. Seu foco é encontrar palavras-chave a partir da combinação de várias palavras, com a vantagem de que as combinações são feitas automaticamente. A grande vantagem do Found é diminuir a ocorrência de palavras-chave que parecem estranhas aos seres humanos e criar relações lógicas entre as palavras, a partir de algoritmos como “serviço + cidade”.

    Importante ressaltar que o sistema só faz a combinação de palavras, sem dados sobre sua relevância para o usuário ou tendência de crescimento (ou queda). Por isso, a lista gerada precisará passar depois por um recurso como o Google Trends ou o Keyword Planner, que fazem uma análise quantitativa.

    Ninja Search Combination Tool

    O Ninja Search Combination Tool está na mesma categoria do Found, funcionando como um sistema que propõe palavras-chave a partir das combinações de palavras apresentadas em listas.

    É um recurso muito útil quando é preciso estruturar uma matriz de palavras-chave, em que uma série de informações com pequenas variações têm que ser desenvolvidas. Uma ferramenta rápida de automação, mas que não envolve análises quantitativas das palavras.

    Keyword Surfer

    O Keyword Surfer é uma extensão gratuita do Google Chrome, voltado a fornecer o volume de pesquisa das palavras-chave procuradas no mecanismo de busca. É um recurso interessante para identificar como determinadas palavras-chave estão ranqueando e entender a estratégia de SEO dos concorrentes.

    Com ele, uma pesquisa no Google traz dados como o volume de pesquisas mensais, o custo por clique (CPC), palavras-chave relacionadas, lista de páginas que recebem mais tráfego por meio dessa pesquisa, o tráfego em cada uma delas e o número de vezes que a palavra-chave aparece na página.

    Also Asked

    O Also Asked é uma ferramenta que funciona de maneira semelhante ao Answer the Public, permitindo consultar os temas e identificar quais são as dúvidas recorrentes dos usuários. A grande diferença é que, em cada pergunta fornecida também estão subperguntas, ajudando a aprofundar a análise.

    Por isso, o Also Asked é uma ferramenta útil para identificar a intenção de busca dos usuários para as palavras-chave que você pretende utilizar.

    Imagem de um laptop com ícones flutuantes representando conceitos de SEO, como engrenagens, gráfico de crescimento e uma lâmpada, simbolizando ideias e estratégias digitais. Mãos digitam no teclado, destacando o trabalho com otimização para mecanismos de busca.
    Pesquisa de palavras-chave: o primeiro passo para conectar sua marca ao que o público realmente busca.

    Como acompanhar o desempenho das minhas palavras-chave?

    Identificar as palavras-chave mais adequadas para cada página do seu site é um trabalho complexo, mas que gera ótimos resultados. Afinal de contas, você conseguirá atrair mais público, gerar mais notoriedade para o seu espaçosua página, aumentar a reputação do seu site e fazer mais negócios, em um ciclo que se alimenta sempre.

    A grande questão é que não basta pesquisar ou descobrir palavras-chave uma única vez. A otimização dos sites é uma atividade constante, já que aquilo que funciona hoje pode não fazer sentido no futuro. Eventualmente, será necessário revisitar suas palavras-chave para garantir o sucesso de sua estratégia de SEO e identificar o que a concorrência está fazendo.

    Se um concorrente passa a usar as mesmas palavras-chave que você e sua posição nos resultados de busca muda, é um sinal de que você precisa rever seu conteúdo. Da mesma forma, o monitoramento ajuda a identificar outras categorias ou palavras nas quais pode valer a pena investir para ter relevância junto aos usuários.

    Para acompanhar o desempenho das suas palavras-chave, passe periodicamente sua lista de Keywords nos sistemas gratuitos que apresentamos há pouco e que trazem informações de tráfego (como o Google Trends e o Google Search Console). Você conseguirá entender se houve alguma grande variação no tráfego ou se outras palavras-chave passaram a trazer mais retorno. 

    Todas essas informações são essenciais para a sua estratégia de SEO, que precisa ser acompanhada constantemente. O mundo não fica parado, os concorrentes não permanecem no mesmo lugar, e o consumidor muda seu comportamento. Por isso, manter seu site sempre atualizado é essencial para garantir relevância e competitividade.

    O autor

    Equipe Locaweb

    Viramos referência quando o assunto é internet, porque somos motivados pelo que fazemos: desenvolver. Nossa riqueza humana, cerca de mil funcionários, engrandece nosso portfólio de serviços de internet. Existimos para facilitar o desenvolvimento de pequenos e médios empreendedores que buscam o sucesso de seus negócios por meio desses serviços.

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