Vídeos têm papel essencial na estratégia de marketing, e a thumbnail auxilia a aumentar as taxas de conversão do conteúdo digital

Um terço de todas as atividades online é consumido em vídeo. As estatísticas apontam que incluir esse tipo de conteúdo em landing pages pode aumentar a taxa de conversão em até 80%. Nesse contexto, a thumbnail tem papel essencial: a imagem escolhida para a “capa” é responsável por até 60% da intenção de clique de usuários em vídeos.

Embora muitos criadores de conteúdo tenham o hábito de escolher essas imagens no último momento, o planejamento para a criação de uma thumbnail eficiente deve ser realizado muito antes do processo de publicação. A falta do uso correto dessa ferramenta pode ser prejudicial para a estratégia de marketing de conteúdo.

Por isso, vamos compartilhar as informações mais importantes de como criar e otimizar as thumbnails, com dicas que podem ser utilizadas nas principais redes sociais e plataformas de conteúdo.

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    O que é thumbnail?

    notebook em cima de uma mesa de escritório.
    Thumbnail atraente e informativa pode aumentar a probabilidade de espectadores clicarem em vídeo e o assistirem até o fim. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    A thumbnail é uma imagem representativa de um vídeo ou produto, usada como miniatura ou “capa” do conteúdo. É exibida antes da reprodução do vídeo e é fundamental para atrair a atenção das pessoas e despertar o interesse de assistir. A miniatura é, de certa forma, a “primeira impressão” que o vídeo causa.

    A ferramenta tem outras importantes funções, como auxiliar na organização e na navegação dos vídeos em uma plataforma e ajudar a identificar as informações mais interessantes de forma mais rápida. Por isso, é uma peça importante na estratégia de produção de vídeos e deve ser tratada com a mesma importância do conteúdo produzido.

    A miniatura é usada principalmente em plataformas de compartilhamento de vídeos, mas também é útil em blogs e sites de conteúdo para representar um artigo ou uma postagem. Além disso, a thumbnail é uma parte importante de otimização para motores de busca (SEO) de vídeos, pois ajuda os buscadores a identificar o assunto do vídeo e sugerir o conteúdo para a audiência.

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    O que uma thumbnail precisa ter?

    A thumbnail precisa ter formato fácil de ser visualizado, com informações que representem o conteúdo do vídeo ou produto. A miniatura deve ser atraente para garantir a atenção do usuário e dialogar com a persona. Confira os principais componentes dessa ferramenta.

    Texto

    O texto é um elemento importante na thumbnail de um vídeo. Ao contrário de websites, blogs e lojas virtuais, em que as imagens são usadas apenas como complemento ao título ou à chamada, as miniaturas são protagonistas em vídeos. No YouTube, por exemplo, o título é importante para otimizar o conteúdo nas buscas.

    Cores

    A escolha das cores da capa é extremamente importante, pois elas são as principais responsáveis por chamar a atenção do usuário. As cores têm forte carga semântica e podem remeter a diferentes tipos de conteúdo, fazendo parte de uma área de estudo chamada psicologia das cores, dedicada a entender o impacto de cada tonalidade nas emoções e nas percepções humanas.

    Imagem

    Em redes sociais, muitas vezes, as imagens são o único contato entre a marca e os seguidores. Nas plataformas de vídeo, as thumbnails geralmente mostram um frame congelado do conteúdo, então é fundamental escolher imagens adequadas para assegurar que outros elementos da página não sejam os principais destaques.

    Identidade visual

    A criação de uma identidade visual reconhecida ajuda a fidelizar clientes e aumentar o consumo. No caso de uma marca, ela é composta de todos os elementos visuais que a representam, especialmente o logotipo. A identidade visual da thumbnail deve ter “personalidade” própria, mas ainda conectada com o negócio.

    Formato

    O tamanho certo de uma thumbnail pode mudar de acordo com a plataforma ou o canal que está sendo usado. As dimensões recomendadas nos principais canais são:

    • YouTube — 1.280×20 pixels;
    • Facebook — 504×283 pixels;
    • Instagram — 420×654 pixels;
    • TikTok — 1.080×920 pixels;
    • Twitter — 600×335 pixels.

    Rosto

    Vídeos que apresentam pessoas costumam gerar empatia e ter resultados positivos. Embora não seja obrigatório, incluir o rosto nas thumbnails pode ser uma escolha inteligente. Quem cria conteúdo para a internet não pode ignorar esse aspecto, pois ele é crucial para estabelecer autoridade e reconhecimento entre o público.

    Outros elementos

    Alguns exemplos de elementos que podem ser incluídos na thumbnail são ícones, que são úteis para transmitir uma mensagem em sites e blogs, e emojis, que são comuns no YouTube. Outra opção é usar memes, que atraem a atenção por si só. Mas não há nada que deva ser seguido rigorosamente, sendo preciso inovar para atender às preferências da audiência.

    Como criar uma thumbnail?

    mulher gesticulando em frente a um celular em um mini tripé.
    Com uma infinidade de opções de conteúdos disponíveis, a thumbnail faz o vídeo se destacar da concorrência e chamar a atenção das pessoas. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    A criação de uma thumbnail deve ser realizada em ferramentas de edição de imagem, que podem ser gratuitas ou pagas, como Adobe Photoshop, Adobe Spark, Canva, PicMonkey, Fotor, Viso Catalyst, Flimbo e Snappa. A escolha do programa depende do objetivo e do nível de habilidade da pessoa responsável por criar a miniatura.

    A capa do vídeo deve ser única e atraente, com cores vibrantes, elementos gráficos e texto para transmitir informações sobre o conteúdo. A miniatura deve ter boa resolução e representar o conteúdo de maneira precisa e clara. A aparência consistente é fundamental para que ela seja facilmente reconhecida pelo público.

    Dicas para otimizar a thumbnail

    A criação da thumbnail perfeita é um processo contínuo, então é importante estar sempre buscando melhorias. As miniaturas já publicadas devem ser avaliadas para se verificar a possibilidade de otimização para alavancar as taxas de cliques.

    Veja algumas dicas para melhorar as capas do vídeo.

    • Atraia o olhar da pessoa para o centro da imagem.
    • Use uma paleta de cores atrativa e coerente com o assunto do vídeo.
    • Garanta que a imagem seja nítida e tenha boa qualidade, evitando distorções e borrões.
    • Escolha fontes legíveis e que combinem com o tom do vídeo.
    • Não use elementos que possam causar confusão ou distração, como imagens ou frases irrelevante.
    • Inclua informações relevantes na thumbnail, como o nome do canal.
    • Teste diferentes tipos de thumbnail para entender o que funciona melhor para o público.

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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