Blog posts, webinars e infográficos são alguns dos tipos de conteúdo mais utilizados. Conheça mais dessas estratégias para aumentar suas vendas 

Se você, que empreende, está em busca de ideias do que fazer e de como agir no marketing de conteúdo, chegou ao lugar certo!  

Confira algumas sugestões de tipos de conteúdo para você aplicar em sua estratégia. Vale ressaltar que, para cada nicho de mercado, é preciso adotar um formato diferente. 

A seguir, entenda mais sobre o que é o marketing de conteúdo, benefícios de adotá-lo em suas ações de divulgação, além dos tipos possíveis para aplicar na prática. 

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    Marketing de conteúdo: saiba o que é e como adotar essa estratégia 

    Investir em marketing de conteúdo é uma excelente maneira de gerar tráfego para seus canais de relacionamento, sobretudo os digitais. Dessa forma, você se apresenta ao seu público-alvo apoiado em uma infinidade de formatos. 

    Basicamente, o marketing de conteúdo consiste em um conjunto de ações que, fundamentadas em informação, servem para nutrir seus clientes potenciais e recorrentes. 

    Para entender melhor, acompanhe esse exemplo: antes de adquirir um colchão ou qualquer outro tipo de produto ou serviço, é comum pesquisar sobre o modelo ou a marca na internet. Ao digitar a palavra relacionada ao que se deseja adquirir, o consumidor recebe uma infinidade de sites com possíveis respostas às dúvidas que tem.  

    Por isso, para munir o seu futuro cliente com tudo e mais um pouco sobre o que você tem a oferecer para ele, vale produzir um conteúdo personalizado. Porém, diferente do que se possa imaginar, marketing de conteúdo não é apenas escrever textos divulgando sua marca ou o preço do seu produto ou serviço. Essa estratégia consiste na produção de conteúdo relevante para o público-alvo no momento em que ele mais precisa. 

    Há toda uma estratégia para atingir seu consumidor em cheio, e, para tanto, é preciso mostrar para ele que seu site ou outro canal de relacionamento é uma fonte confiável sobre determinado assunto. 

    Para atrair, é preciso nutrir  

    Agir dessa forma é importante, uma vez que ao fazer a propaganda pura e simples do produto repetidas vezes, em vez de atrair, você pode repelir seu lead, ou seja, a pessoa que você deseja converter em cliente.  

    Logo, pode ser que muitas vezes seja preciso abordar o tema em geral, antes de promover sua marca. 

    Tomando o mesmo exemplo anterior, ao fazer a divulgação do produto “colchão”, inicialmente você deve mostrar a origem dele, quando passou a ser usado com essa finalidade, os tipos existentes, as vantagens de dormir em um colchão X em vez de um Y, por que considerar comprar um da sua marca e, por fim, adquirir o produto na sua loja. 

    Dessa forma, percebe-se que há uma jornada que o lead deve seguir. Ela também faz parte do funil de vendas, explicado adiante. Atualmente, existem diversas agências e profissionais focados e especializados em marketing de conteúdo. Mas, antes de contratar essa modalidade de serviço, é preciso conhecer os benefícios da prática e, depois, os formatos mais praticados. 

    A seguir, confira como definir uma estratégia de conteúdo e as etapas dela. 

    Blog posts, webinars e infográficos são alguns dos tipos de conteúdo mais utilizados
    O marketing de conteúdo é composto de uma série de ações estratégicas com tipos de conteúdo para converter uma pessoa em cliente. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    Passo a passo de uma estratégia de marketing de conteúdo 

    Para que uma estratégia desse tipo dê certo, ela precisa seguir um rito, pautada não só em ações, mas também no próprio fluxo de vendas. Entre suas etapas, estão: 

    Definir uma brand persona 

    Por brand persona, entende-se o perfil ideal de seu cliente imaginado. Vai desde a faixa etária, onde mora, o que faz, entre outras informações. 

    Essa é uma ótima maneira de entender o seu público. E é possível fazê-la tanto em torno de um personagem fictício quanto a partir de pesquisas de mercado que você já tenha aplicado em sua organização. 

    Planejar as ações 

    Com a persona “em mãos”, parte-se para a fase de planejamento das ações e das pessoas envolvidas no processo. 

    Inclusive, é neste momento que também se realiza o planejamento editorial, ou seja, os possíveis assuntos, as palavras-chaves, a etapa de funil de cada assunto e por aí vai. 

    Aqui cabe um parêntese sobre o funil de vendas, mencionado antes. Ele é composto de um topo mais amplo, um meio e um fim. No topo, trabalha-se com conteúdos sobre aprendizado e descoberta, que não tratam diretamente sobre sua marca, mas sim sobre o produto ou serviço. O objetivo do topo de funil é atrair a sua persona

    Por sua vez, no meio do funil, serão produzidos conteúdos para converter esse potencial cliente. Aqui, existe uma dor a ser solucionada, agindo para que ela possa ser resolvida. 

    E, por fim, o fundo, onde a sua marca e produto são finalmente apresentados, com uma linguagem mais comercial. A missão é fechar negócio e, ao mesmo tempo, fidelizar o seu lead. 

    Para cada uma dessas fases do funil são produzidos determinados conteúdos, oferecidos ao público de várias formas, apresentadas mais para a frente neste mesmo texto. 

    Para além do funil de vendas, na fase de planejamento também se delimita o que é necessário para divulgar a sua marca, os possíveis assuntos trabalhados, os tipos de conteúdo, o tom de voz a ser seguido e quem faz o quê. Tudo isso facilitará o próximo passo, que é de efetivamente criar o conteúdo. 

    Desenvolver e distribuir o conteúdo 

    Com a persona definida e as ações e conteúdos mapeados, fica mais fácil criar conteúdos que realmente façam a diferença para sua persona. Assim, ela pode ficar mais convencida a adquirir o seu produto ou serviço. 

    E mais do que escrever informações, também é essencial distribuí-las. Para tanto, adotam-se uma série de iniciativas, desde o clássico envio de newsletter e e-mail marketing até redes sociais. 

    Avaliar os resultados 

    Conteúdos publicados e divulgados? Durante todo o processo, é preciso mensurar os resultados.  

    Existem ferramentas de Customer Relationship Management (CRM) desenvolvidas para mapear e avaliar a taxa de abertura de e-mails, a quantidade de pessoas cadastradas numa base digital, entre outros índices. 

    Ao adotar recursos como esse, fica mais fácil manter um nível de avaliação da sua estratégia de marketing de conteúdo, que deve ser revista e atualizada regularmente. E uma dúvida bastante comum nesse contexto é sobre quais vantagens o marketing de conteúdo pode, na prática, proporcionar ao seu projeto ou negócio.  

    Confira a seguir alguns dos benefícios de investir em marketing de conteúdo! 

    Benefícios do marketing de conteúdo para o seu negócio 

    Produzir vários tipos de conteúdo sobre sua marca gera uma variedade de pontos positivos. Entre eles, destacam-se: 

    Engaja o seu público 

    Engana-se quem pensa que o consumidor só quer comprar e ponto; para fazer essa ação, ele primeiro busca informações . Mesmo que haja quem compra por impulso, auma parcela considerável se sente mais seguro pesquisando antes de tomar a decisão. 

    Assim, ao produzir conteúdo, você não só informa como engaja o seu potencial ou cliente recorrente, mais que isso: transforma sua marca e seus canais de relacionamento como fontes informativas, tornando-se uma autoridade sobre determinado assunto. 

    Gera tráfego para o seu site 

    Quem quer aparecer de forma orgânica, diferente do tráfego pago no topo da primeira página do Google, levanta a mão! Mas, para isso acontecer, o próprio Google, bem como outros buscadores, precisam entender por meio dos seus algoritmos que você tem valor agregado, e o conteúdo é uma forma de alcançar isso. 

    Quando seu conteúdo é sinalizado como potencialmente informativo, passa a figurar entre os diversos sites que aparecem na primeira página dos buscadores.  Estar entre as primeiras posições é importante, pois você pode receber mais visitas para o seu site

    E não é só isso: ao divulgar seu conteúdo por outros canais de distribuição, como listas de e-mail marketing, WhatsApp e redes sociais, você também redireciona seu público a acessar o seu endereço na internet. 

    Divulga a sua marca 

    Todo esse trabalho também resulta em outro benefício: o de gerar brand awareness sobre sua marca. Isso nada mais é que fomentar a consciência de marca sobre o público que você quer atingir. 

    Em termos práticos, geralmente só sentimos segurança em comprar algo que nos é familiar ou que já ouvimos ou lemos a respeito, certo? Essa é justamente a ideia aplicada aqui, e o marketing de conteúdo também ajuda nesse contexto. 

    Aumenta as suas vendas 

    Os pontos anteriores igualmente impulsionam aquilo que todo empreendedor deseja: aumentar o número de vendas. Assim, deu para perceber o potencial que o marketing de conteúdo tem para ajudar você na missão de empreender, não é mesmo? 

    A seguir, descubra seis tipos de conteúdo para aplicar agora mesmo em suas ações de marketing. 

    Os blog posts são um dos vários tipos de conteúdo de marketing
    Os blog posts são um dos vários tipos de conteúdo de marketing. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

    6 tipos de conteúdo para você aplicar na sua estratégia  

    1. Blog posts 

    Um dos tipos de conteúdo mais usados é o texto para blog, também chamado de blog post. Além de texto, é possível empregar recursos como vídeos embedados no post, imagens, entre outros. 

    Geralmente, apresentam um tamanho variado, que pode ir desde 600 palavras até duas mil palavras. Eles servem como fonte de aprendizado e informação, mas também podem ter caráter comercial. 

    2. Conteúdo de áudio 

    Para além das plataformas de streaming que disponibilizam podcasts e músicas, também é possível incorporar em um blog post um player com o mesmo conteúdo em áudio.  

    O áudio post é uma excelente maneira de atender aos interesses informativos de usuários que não têm muito tempo para ler. Assim, podem ouvir o conteúdo que você preparou para a sua audiência. 

    3. Infográficos 

    Mais uma opção entre os inúmeros tipos de conteúdo, o infográfico entrega uma série de dados estatísticos sobre um tema, e costuma possuir diversas ilustrações. O apelo visual faz dessa opção um jeito diferente de entregar sua informação sobre determinado assunto, contando com imagens relacionadas a ele. 

    É possível incorporar esse formato ao blog post ou apresentar em uma landing page, servindo como um material rico. 

    4. Vídeos 

    Grande parte das redes sociais, inclusive os blogs, podem apresentar outra forma de conteúdo, o vídeo. Preferencialmente curtos, com um a dois minutos de duração. A produção pode utilizar imagens de banco ou até mesmo recursos de infografia e ilustrações. 

    Tal formato é um dos tipos de conteúdo em alta no momento, visto que cada rede social incorporou gradualmente uma forma de apresentá-los aos usuários, como o reels do Instagram, ou os shorts do YouTube. 

    5. E-books 

    Outro dos diferentes tipos de conteúdo mais populares é o livro digital. Com ele, é possível descrever em profundidade sobre determinado tema, utilizando entre 2 mil a 3 mil palavras.  

    Esse tipo de formato é interessante para a captação de leads, uma vez que para ter acesso ao material o usuário deverá fornecer seu número de telefone ou e-mail para realizar o download. Além, é claro, de demonstrar autoridade da sua marca sobre determinado assunto abordado no ebook. 

    6. Webinar 

    Se você conta com um time criativo ou mesmo com profissionais especializados com o dom da oratória, o webinar também pode ser um ótimo formato.  

    São palestras online e geralmente ao vivo. É um jeito diferente de transmitir a informação, dessa vez contando com a oralidade. 

    E para divulgar todos esses tipos de conteúdo, nada melhor do que contar com um site bem estruturado. Se ainda não tem um para chamar de seu, confira a seguir uma ferramenta incrível da Locaweb para ajudar você nessa missão! 

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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