Conheça as vantagens de investir em uma transmissão ao vivo para o seu negócio

O isolamento social causado pela pandemia de covid-19 exigiu criatividade e mudou definitivamente algumas estratégias de marketing. Uma delas foi a realização de eventos que tiveram que ser adaptados para um novo contexto. Foi assim que webinars e lives se popularizaram em diferentes segmentos — e vieram para ficar. Para 2023, a tendência é que os eventos online sigam sendo usados para aumentar o alcance de conteúdo de marcas. 

As transmissões ao vivo pela internet existem há algum tempo, mas durante a pandemia viraram uma das principais ferramentas de comunicação do marketing com públicos específicos. Tanto webinar quanto live são formas de criar conexão e chamar a atenção de leads em potencial. Dessa forma, essas estratégias continuam sendo ótimas opções para empresas que precisam se comunicar com públicos que estão em diferentes localidades, além de ser uma saída interessante para marcas que têm baixo investimento para eventos.  

Se você não faz ideia de qual é a diferença entre webinar e live e quais são os benefícios dos dois recursos para o marketing, preparamos este texto para esclarecer. 

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    O que é webinar?

    O termo “webinar” vem da junção das palavras em inglês “web” e “seminar“, que em tradução livre significam seminário online. É uma videoconferência realizada ao vivo e transmitida pela internet para um público inscrito. Em geral, o tempo de duração de um webinar é de 30 minutos a 60 minutos, nos quais espectadores podem interagir e enviar perguntas por meio de chat ou ativamente, dependendo da quantidade de participantes.

    Em geral, há convidados especialistas para falar sobre um assunto que seja de interesse do público-alvo. Esses palestrantes podem ser alguém da empresa ou de companhias parceiras, como fornecedores e clientes. O que importa é que seja um conteúdo rico, com profundidade, sem ser uma propaganda de um produto ou serviço, pois isso pode afastar o público. 

    O conteúdo pode ficar gravado e ser disponibilizado no canal de YouTube da empresa ou ser distribuído por newsletter. A estratégia depende do objetivo da campanha de marketing.

    Algumas empresas usam videoconferências para educar colaboradores e transmitir conhecimentos. Muitas corporações com times espalhados em diferentes cidades usam webinars como forma de treinamento. 

    homem em frente a um computador fazendo uma live.
    No webinar, uma pessoa especialista fala sobre um tema de interesse do público-alvo. (Fonte: Unsplash/Reprodução)

    Vantagens do webinar

    O webinar pode trazer muitos benefícios como estratégia de marketing. Veja algumas delas.

    1. Custo-benefício

    Uma das vantagens do webinar é o custo-benefício. Diferentemente de um evento presencial, que exige grande estrutura, a transmissão online pode ser realizada de forma mais simples e exige apenas uma pessoa palestrante, uma câmera, um microfone, uma conexão de qualidade de internet e uma plataforma de streaming. 

    Para o público, um evento online também é mais econômico e inclusivo, afinal as pessoas não precisam se deslocar, gastar com passagens, hospedagem e alimentação, podendo assistir ao conteúdo independentemente de onde estejam. 

    2. Flexibilidade

    O webinar é uma estratégia que se encaixa em diferentes fases do funil do marketing digital, podendo ser usado tanto para captar novos leads como para fidelizar ou fazer crosseling entre clientes que já conhecem o produto e o serviço. O que muda é o objetivo da marca, o conteúdo e a distribuição.  

    • Topo de funil: o webinar pode ser usado para educar clientes em potencial. Assim, não se deve falar de um produto ou serviço diretamente nem tentar empurrar uma venda. O mais indicado é abordar um tema mais amplo, que possa ajudar o público de alguma forma. Nessa fase, deve-se atrair o maior número de pessoas, pois é o momento de captar leads. 
    • Meio de funil: aqui é importante que haja um call to action (CTA) para que o lead seja convertido. Uma sugestão é oferecer descontos no fim do webinar para um produto ou disponibilizar um conteúdo exclusivo para inscritos. 
    • Fundo de funil: grandes marcas usam eventos para lançar produtos e serviços ou apresentar novas funcionalidades. O webinar pode ser usado para esse fim também, pois o objetivo é a conversão. 

    3. Mensuração

    O webinar é um recurso extremamente mensurável que gera diferentes dados. Isso facilita o cálculo do retorno sobre o investimento (ROI). Além dos leads de quem se inscreveu, as ferramentas de transmissão registram informações como:

    • dados de audiência;
    • perfil de quem assistiu; 
    • quantas vezes o webinar foi assistido; 
    • quais foram as interações;
    • acesso por região;
    • tecnologia utilizada para assistir.
    mulher trabalhando em pé em frente a um notebook em um espaço aconchegante de casa.
    Pessoas podem assistir ao webinar de qualquer lugar. (Fonte: Unsplash/Reprodução)

    Qual é a diferença de live e transmissão ao vivo?

    Há certa confusão entre os conceitos de webinar e live. Ambos são transmissões ao vivo realizadas pela internet, mas há distinções importantes. Enquanto o webinar é uma estratégia mais direcionada, a live é voltada a vários espectadores, com interação que ocorre apenas via chat, pelo volume de participantes. 

    Para acompanhar uma live, nem sempre é necessário fazer inscrição; assim, fica mais difícil coletar leads. Outro ponto de diferença é que o webinar aprofunda um assunto, sendo considerado um conteúdo rico. No caso da live, a pessoa que apresenta pode responder a perguntas com maior facilidade, ser mais descontraída e mais voltada a um produto ou serviço.

    Vantagens da live

    1. Interação

    A live permite que a pessoa que apresenta converse ao vivo com quem está assistindo. Isso otimiza o tempo, além de gerar uma conexão com o público. Outro fator é que as transmissões podem durar entre 60 minutos e 4 horas, dependendo da plataforma e dos objetivos esperados. 

    2. Custo-benefício

    Uma live pode ser realizada diretamente nas redes sociais, como Facebook, YouTube e Instagram. Exige os mesmos recursos de um webinar, como câmera, microfone e internet de boa qualidade.

    3. Uso em diferentes etapas funil de vendas

    As lives podem ter diferentes funcionalidades e se adaptar ao objetivo da empresa. Saiba como usar o live marketing nas etapas do funil de vendas

    • Topo de funil: aqui a live pode ajudar a apresentar um produto ou serviço. Aqui o objetivo não vender, mas apresentar para o público-alvo uma solução para uma dor. Uma ideia é convidar especialistas para falar sobre um tema, tirar dúvidas das pessoas e tornar seu conteúdo educativo; 
    • Meio de funil: esta etapa é para quem está buscando uma solução para um problema. Neste caso, a live pode apresentar produtos em uso, como seria no cotidiano das pessoas, ou tutoriais ensinando como usar;
    • Fundo de funil: voltado a um público que já conhece a marca. Nesse caso, apresentação de lançamentos com cupons de desconto exclusivos ou ofertas relâmpago para quem está assistindo ajudam a fidelizar o cliente. Outra proposta é a Live Commerce, com o objetivo de vender um produto. 

    Existem várias ferramentas disponíveis para transmissões online, dependendo do grau de profissionalismo que a empresa pretende investir. Além das redes sociais, plataformas como Zoom, Skype e Google Meeting permitem gravar e transmitir videoconferências. 

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    O autor

    Juliana Fernandes

    Ju é jornalista e Analista de Conteúdo na Locaweb, com especialização em Gestão de Conteúdo para Mídias Digitais pelo Senac. Há mais de 15 anos, vem construindo sua trajetória profissional no mundo da comunicação. Atuando em frentes como: produção de conteúdo, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa. Sua paixão pelo jornalismo a motiva a contar histórias de maneira envolvente e a adaptá-las para diferentes canais e públicos. Acredita no poder das boas narrativas para transmitir mensagens relevantes. Com um olhar atento e curioso, está sempre em busca de novas ferramentas para desenvolver estratégias personalizadas que conectem marcas e pessoas.

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