O WooCommerce está presente em mais de 13 milhões de lojas virtuais, sendo um dos principais plugins de WordPress usados por desenvolvedores.

WooCommerce é uma das principais soluções de comércio eletrônico, sendo usada por mais de 13 milhões de lojas virtuais, de acordo com estatísticas do BuiltWith. A ferramenta é integrada ao WordPress e oferece recursos completos para iniciar, expandir e otimizar um negócio online. 

Mesmo que a pessoa não tenha conhecimentos técnicos avançados, é possível configurar e gerenciar a plataforma de comércio eletrônico com facilidade. A interface intuitiva e amigável do WooCommerce permite gerenciar seus produtos, estoques e pedidos com apenas alguns cliques, economizando tempo e esforço. 

Confira em seguida um tutorial completo sobre o WooCommerce e como usar essa solução de comércio eletrônico em seu negócio. 

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    O que é o WooCommerce? 

    WooCommerce oferece um ótimo custo-benefício para a criação de lojas virtuais
    WooCommerce oferece um ótimo custo-benefício para a criação de lojas virtuais, uma vez que não cobra porcentagem sobre vendas. (Fonte: Getty Images/Reprodução) 

    O WooCommerce é um plugin de código aberto que permite transformar um site de WordPress em uma loja online completa. A primeira versão da solução de comércio eletrônico foi lançada em 2011 pelos desenvolvedores Mike Jolley e James Koster. 

    Nos três primeiros anos, a solução alcançou mais de quatro milhões de downloads. Essa popularidade repentina levou a Automattic, proprietária do WordPress, a comprar a ferramenta em 2015. 

    Até o momento, o plugin já teve mais de 234 milhões de downloads. O crescimento deve continuar e, em julho de 2023, o WooCommerce pode ter mais de 38% de participação no mercado, posicionando a solução na liderança entre as plataformas de comércio eletrônico no mundo, de acordo com projeção da Statista. 

    Por que usar o WooCommerce?

    Além de estar integrado ao WordPress, o WooCommerce é um plugin gratuito, que simplifica a criação e o gerenciamento de produtos e serviços oferecidos por lojas virtuais, oferecendo níveis razoáveis de flexibilidade e recursos vitais, como por exemplo gerenciamento de estoque, impostos, pagamentos seguros e integração de envio. 

    Confira, a seguir, os principais benefícios da solução de comércio eletrônico. 

    • Escalabilidade: seja um pequeno empreendedor, ou seja uma grande empresa, o plugin fornece recursos avançados e suporte para um número ilimitado de produtos e pedidos.

    • Facilidade de uso: a solução oferece uma interface simples e descomplicada para gerenciar sua loja, adicionar produtos, processar pedidos e monitorar estoques. 

    • Extensibilidade: o WooCommerce permite estender as funcionalidades da loja virtual com recursos extras, como por exemplo processadores de pagamento, métodos de envio, ferramentas de marketing, integrações com redes sociais e muito mais. 

    • SEO-friendly: a otimização para mecanismos de busca (SEO) integrada à ferramenta ajuda o negócio a aumentar a visibilidade online, e assim atraindo mais tráfego qualificado. 

    • Opções de pagamento: a plataforma oferece os métodos de pagamento mais usados no Brasil, como cartão de crédito e débito, boleto bancário, Pix e transferência eletrônica, por meio de gateways reconhecidos, como por exemplo PagSeguro, Mercado Pago e PayPal. 

    • Segurança: a ferramenta conta com atualizações regulares para corrigir quaisquer vulnerabilidades de segurança e pode ser integrada a certificados SSL para assim garantir a proteção das transações online. 

    • Análises e relatórios: com recursos avançados de análise e relatórios, o WooCommerce possibilita acompanhar o desenvolvimento do negócio a partir de insights sobre vendas, clientes, produtos mais populares, taxas de conversão e muito mais. 

    • Custo-benefício: o WooCommerce é gratuito para download e uso básico e não cobra percentual sobre as vendas, tornando-o desse modo uma opção econômica em comparação a outras plataformas de comércio eletrônico. 

    Como funciona o WooCommerce? 

    O funcionamento do WooCommerce é baseado na integração com o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) do WordPress. Com isso, o desenvolvedor pode aproveitar os recursos da plataforma de elaboração de sites, como criação de páginas, posts, gerenciamento de mídia e SEO. 

    O recurso básico da ferramenta é fornecer um sistema de carrinho de compras, no qual clientes podem adicionar produtos, visualizar o total da compra e finalizar o pedido. O desenvolvedor pode adicionar e exibir produtos no site, configurar variações, definir preços e opções de envio. 

    Quando alguém faz uma compra, o WooCommerce gerencia todo o processo, incluindo a seleção do método de pagamento e a realização da transação financeira. O painel de controle do plugin permite acompanhar o estoque, gerenciar pedidos, processar reembolsos e fazer ajustes nas configurações. 

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    Como criar um site com o WooCommerce passo a passo? 

    interface do plugin Woocommerce
    A organização dos produtos é uma das principais funcionalidades do plugin. (Fonte: WooCommerce/Reprodução) 

    O processo básico de criação de um site de WordPress com o plugin WooCommerce do zero pode ser realizado de forma rápida e simples com alguns cliques, sem a necessidade de conhecimento técnico especializado. No entanto, é recomendável conhecer as diretrizes e tutoriais fornecidos pelo plugin. 

    Veja em seguida como criar uma loja virtual com o WooCommerce passo a passo

    1. Escolha uma plataforma de hospedagem 

    O WordPress é uma plataforma completa para a criação de páginas da web, mas não inclui hospedagem. Por isso, o primeiro passo para criar uma loja virtual com o WooCommerce é escolher um serviço confiável para hospedar a página. A Locaweb oferece uma solução com os melhores plugins para otimizar as vendas e o registro de domínio grátis

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    2. Instale o WordPress 

    Depois de contratar a plataforma de hospedagem, é necessário instalar o WordPress. A maioria das plataformas de hospedagem, como a Locaweb, oferece uma opção de instalação fácil da plataforma de criação de sites. 

    3. Escolha um tema 

    Após instalar o WordPress, o desenvolvedor deve escolher um tema adequado do WooCommerce. Existem muitos temas gratuitos e pagos disponíveis, portanto selecione um que corresponda à identidade visual da marca do negócio e que ofereça a funcionalidade desejada para a sua loja virtual. 

    4. Instale e ative o plugin 

    Agora é hora de instalar o plugin do WooCommerce, então acesse o painel de controle do WordPress, vá para “Plugins” e clique em “Adicionar novo”. Pesquise por “WooCommerce” e instale o plugin oficial. Depois de instalado, ative-o. 

    5. Configurações iniciais 

    Com o WooCommerce ativado, o desenvolvedor é direcionado para a página de configuração inicial. Siga as etapas apresentadas para configurar as principais opções, como moeda, localização, métodos de pagamento e envio. 

    6. Adicione produtos 

    Após configurar o plugin, já é possível começar a adicionar produtos à loja. Acesse o painel de controle do WordPress e clique em “Produtos” e, em seguida, “Adicionar novo”. Preencha as informações do produto, como título, descrição, preço, imagens, categorias, entre outros. 

    7. Personalize sua loja 

    Mesmo usando um template, o desenvolvedor tem opções de personalização disponíveis. O layout, as cores, as fontes e os blocos de conteúdo podem ser customizados para tornar sua loja virtual única. Além disso, o WooCommerce conta com uma grande quantidade de extensões para ampliar as funcionalidades do comércio eletrônico

    8. Configurar métodos de pagamento 

    O WooCommerce oferece suporte às principais opções de pagamento usadas por consumidores. Configure os métodos que deseja oferecer aos seus clientes, como cartões de crédito e débito, PayPal e transferência bancária. Embora o plugin não cobre por transação financeira, os serviços de pagamento podem cobrar uma taxa para cada venda. 

    9. Escolha os métodos de envio

    Se a loja virtual estiver vendendo produtos físicos, será necessário configurar também os métodos de envio. Defina as opções de frete, taxas e restrições geográficas para garantir que clientes recebam seus produtos corretamente. 

    10. Teste e lance sua loja 

    Antes de lançar sua loja, faça testes para garantir que tudo esteja funcionando de forma correta. Realize uma compra teste, verifique se os métodos de pagamento e envio estão funcionando adequadamente, revise as páginas de produto e certifique-se de que tudo esteja pronto para receber clientes. 

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    Como aproveitar ao máximo os recursos do WooCommerce? 

    O WooCommerce oferece recursos adicionais, como extensões e plugins, que podem ser usados a fim de expandir as funcionalidades da sua loja. Explore essas opções para aproveitar as funcionalidades do plugin e proporcionar uma ótima experiência de compra aos seus clientes

    11. Otimize para SEO 

    Compatível com técnicas de otimização de mecanismos de busca, o plugin permite melhorar a visibilidade da sua loja nos resultados de pesquisa. Por isso, certifique-se de otimizar as descrições dos produtos, títulos, meta tags e URLs para que a loja virtual seja encontrada com mais facilidade pelos motores de busca. 

    12. Integração com serviços externos 

    O WooCommerce também permite a integração com serviços externos, como por exemplo plataformas de pagamento, sistemas de CRM, ferramentas de análise e outros aplicativos. Isso possibilita a conexão da loja virtual com outras ferramentas e recursos para melhorar a eficiência e a funcionalidade do negócio

    13. Gerencie seu estoque 

    O WooCommerce tem recursos avançados de gerenciamento de estoque e pedidos. Pelo plugin, você pode definir níveis de estoque para seus produtos e receber notificações quando os estoques estiverem baixos. A ferramenta também permite acompanhar os pedidos de clientes, atualizar o status do pedido, gerar faturas e enviar confirmações por e-mail. 

    14. Personalize o processo de checkout 

    O WooCommerce permite personalizar o layout e as etapas do processo de checkout para torná-lo mais intuitivo e fácil de usar. O desenvolvedor pode adicionar campos personalizados, oferecer opções de envio adicionais e simplificar o processo para incentivar clientes a concluírem suas compras. 

    15. Monitore e analise o desempenho 

    O WooCommerce fornece ferramentas de análise integradas que permitem monitorar o desempenho da loja a partir de métricas como vendas, visitantes e taxa de conversão. Essas informações são valiosas para avaliar o desempenho da sua loja, identificar áreas de melhoria e tomar decisões estratégicas para impulsionar as vendas. 

    16. Mantenha a loja virtual segura 

    Certifique-se de manter o WooCommerce e todos os plugins atualizados para proteger seu site contra vulnerabilidades. Além disso, implemente medidas de segurança adicionais, como certificados SSL, para dessa forma garantir que as transações e os dados de clientes sejam protegidos

    17. Ofereça suporte ao cliente 

    Tenha em mente que, após lançar sua loja, é importante fornecer um suporte eficiente e responsivo ao cliente, por isso responda prontamente às dúvidas e solicitações. Também ofereça canais de comunicação claros e forneça informações detalhadas sobre políticas de devolução, troca e suporte pós-venda. 

    18. Organize os produtos 

    O WooCommerce oferece a organização dos produtos de várias maneiras para garantir uma experiência de compra agradável para seus clientes. O desenvolvedor pode organizar os itens em categorias, tags, menus personalizados e ainda definir os produtos destaques e personalizar a ordem da apresentação por preço, popularidade e data de lançamento. 

    19. Emita nota fiscal 

    Para emitir notas fiscais no WooCommerce, é necessário um plugin compatível com o sistema, como “WooCommerce Nota Fiscal” e “WooCommerce NF-e”, portanto pesquise e escolha um plugin que ofereça uma integração dos produtos, valores e dados do cliente da compra. Dessa forma as informações são automaticamente importadas para a nota fiscal. 

    20. Faça backups periódicos 

    Faça backups regulares do seu site WooCommerce e armazene-os em locais seguros. Isso garante que, em caso de qualquer problema de segurança ou perda de dados, seja possível restaurar seu site para um estado anterior. 

    O WooCommerce oferece suporte ao cliente? 

    O WooCommerce tem uma comunidade ativa de usuários e desenvolvedores que fornecem suporte em vários níveis, com uma extensa documentação oficial que abrange todos os aspectos da configuração e uso da plataforma e fóruns de suporte oficiais do plugin. 

    Além do apoio fornecido pela comunidade, a hospedagem WordPress da Locaweb conta com suporte técnico especializado para configuração e solução de problemas específicos do WooCommerce, oferecendo um atendimento personalizado e rápido que permite iniciar e expandir sua loja online de forma simples. 

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    O autor

    Leandro Riolino

    Leandro Riolino é Analista de SEO na Locaweb, com mais de 14 anos de experiência no setor de tecnologia e marketing digital. Sou um apaixonado por SEO e otimização de sites, sempre buscando as melhores estratégias para impulsionar resultados online. Nos meus momentos de lazer, adoro me dedicar aos esportes, seja praticando atividades físicas ou acompanhando meus times favoritos. Acredito que a combinação de uma mente estratégica e um corpo ativo é fundamental para uma vida equilibrada.

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