Gerar uma boa experiência não é tão fácil quanto pode parecer, neste artigo vou te mostrar como proporcionar uma boa experiência ao cliente com seu produto e seu atendimento. Sim, o atendimento também tem um peso importante na experiência e você vai entender logo mais.
Proporcionar boas experiências aos clientes é a intenção de qualquer empresa que deseja vender mais, faturar mais. Afinal, experiência não é mais um diferencial, é quase uma necessidade que os consumidores têm. A experiência faz parte de todos os processos relacionados aos seus clientes.
Então vamos direto para as dicas que podem te ajudar a proporcionar uma boa experiência ao cliente.
1 – Faça seu produto encantar o cliente
A primeira maneira de proporcionar uma boa experiência ao cliente é por meio do produto, ele geralmente é o ponto de atenção da marca, a qualidade desse produto e a sua apresentação irão definir o valor que seu cliente percebe em sua marca.
Uma conta digital não é algo encantador do ponto de vista prático, nem uma carteira de papel. Mas o valor que estas marcas geram, tornam seus produtos encantadores e contemplam uma experiência de compra e consumo fantástica.
Porém, não adianta escrever bilhetes à mão, fazer uma comunicação legal nas redes sociais e ter o melhor time de marketing do mundo se o seu produto não desperta nas pessoas a necessidade de uso. Seus produtos precisam trazer benefícios claros para as pessoas, precisam melhorar a vida deles. Com isso fica muito mais fácil proporcionar uma boa experiência ao cliente.
2 – Treine sua equipe de atendimento
Para proporcionar uma boa experiência ao cliente, é necessário treinar aqueles que estão em contato com eles diariamente, assim sua empresa passará os valores da marca de uma forma mais clara e objetiva.
É preciso entender que o atendimento é um setor estratégico dentro de uma organização. Por isso, para saber como agir nas situações que impactam a operação, é preciso treinar e aperfeiçoar os agentes.
Sua equipe de atendimento precisa conhecer profundamente sobre os produtos, as regras de negócio e saber se comunicar muito bem com o cliente. Essas habilidades poderão ser aperfeiçoadas por meio de treinamentos e conteúdos sobre atendimento ao cliente e experiência do cliente.
3 – Não se preocupe apenas com o lucro
É muito difícil proporcionar uma boa experiência ao cliente se sua empresa só se preocupa com o lucro, isso torna alguns processos lentos e obviamente prejudica a experiência do cliente com a sua marca.
Vale lembrar que as empresas possuem razão social. Todas empresas devem ter consciência de sua função para sociedade e sua razão de existir devem, além do retorno financeiro, gerar melhorias para outras empresas e pessoas principalmente.
Então, faça negócios com foco no cliente, ou seja, uma empresa feita por pessoas para atender a necessidade de outras pessoas, a consequência disso será o lucro gerado por meio de uma boa experiência ao cliente e com certeza a longo prazo isso fará muita diferença.
4 – Tenha um atendimento estratégico
Como prometido, vamos falar sobre a importância do atendimento na experiência dos seus clientes. Mas não o simples atendimento, mas sim um atendimento estratégico e com foco voltado à experiência.
O conceito de SAC 4.0 já deixou claro que o foco tem que ser esse. E não só isso, a inteligência artificial, as automações e outros recursos com ênfase na personalização do atendimento precisam estar inseridos na sua operação.
Pois de forma direta, experiência no atendimento é proporcionar resolução rápida, se possível com poucos pontos de contato e sob medida para o cliente.
Tenha um atendimento dinâmico, proativo, com conhecimentos técnicos e autonomia para lidar com diferentes níveis de solicitações dos clientes. Estabeleça metas qualitativas e não trate o atendimento (e por consequência os clientes) como números.
5 – Combine o tradicional com o moderno
O atendimento evoluiu muito ao longo do tempo, mas não perdeu seu conceito inicial. Os avanços da tecnologia facilitaram a área de experiência do cliente e proporcionaram novos caminhos para se relacionar com os clientes.
As empresas conseguem otimizar seus produtos e serviços com base em ferramentas e softwares. Com isso, é possível gerar automações personalizadas, novas formas de contato e atendimento em tempo real, o que ajuda a proporcionar uma boa experiência ao cliente.
Então abuse do tradicional, ou seja, criar laços fortes com seus clientes, estabelecer confiança ao demonstrar empatia. Mas também saiba mesclar com as novas tecnologias, use os dados e mapeie seus clientes. Assim seu time de atendimento e de experiência pode identificar padrões de uso, prever problemas e trabalhar já em soluções.
Vimos nesse artigo que proporcionar uma boa experiência ao cliente vai além de campanhas de marketing, é uma cultura que deve envolver todos os setores da empresa com o foco nas necessidades do cliente.
Esse processo começa na concepção do produto e vai até a fidelização do cliente, mas posso garantir que investir em um bom atendimento é o primeiro passo ideal para começar a proporcionar uma boa experiência para o seu cliente.