Descubra como usar dados para melhorar os resultados do seu negócio
Business intelligence (BI) é um conjunto de processos que ajudam as empresas na coleta e na análise de dados com o objetivo de obter insights que possam orientar decisões de negócios. O BI usa tecnologia e ferramentas para coletar, organizar e analisar dados de diversas fontes, sendo uma forma de usar informações confiáveis para melhorar a eficiência operacional.
Os resultados podem ajudar a aumentar a produtividade e otimizar processos, além de identificar oportunidades de negócios e reduzir riscos. Hoje, o BI faz parte da rotina de empresas que desejam inovar nos negócios, afinal é uma forma de identificar gaps e olhar a fundo resultados e outros indicadores. Além de garantir melhorias, contribui para reduzir custos na operação e é uma importante ferramenta para nortear decisões.
Quais são os benefícios do BI para empresas?
Todas as áreas do negócio podem ser impactadas positivamente pelo BI. A tendência é que cada vez mais o mundo seja orientado a dados. Essa ferramenta também é útil para compreender, por exemplo, o comportamento de um setor.
Um negócio de sucesso não sobrevive apenas com acompanhamento de produtividade e lucros, já que há diferentes frentes que contribuem para o bom andamento da companhia. Desde a operação ao planejamento, bem como parcerias e fornecedores mais indicados para o negócio, tudo pode ser decidido com base em informações validadas. Caso a empresa planeje entrar em um novo mercado, pode fazer benchmarking considerando concorrentes e pesquisas de mercado, por exemplo.
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Por onde começar o business intelligence?
A análise de BI deve ajudar a responder a perguntas como “quais produtos estão gerando mais lucro?” e “quais áreas de negócio precisam de melhorias?”. Para começar, liste as prioridades e os objetivos da análise de dados.
Empresas de todos os portes e setores podem se beneficiar do uso de soluções de BI para obter insights valiosos e orientar decisões de negócios. No entanto, é importante destacar que a implementação de soluções de BI pode ser um processo complexo e requer planejamento cuidadoso e equipe de especialistas em dados para garantir que a análise de informações seja confiável e precisa.
A tecnologia é uma aliada importante do business intelligence, com ferramentas que permitem registrar dados e acompanhar a evolução de diferentes áreas da empresa. É uma maneira de aprofundar a análise de indicadores e métricas.
As informações podem vir de diferentes fontes, como sistemas de gestão empresarial (ERP), gestão de relacionamento com o cliente (CRM), planilhas, bancos de dados, sistemas de vendas online, acesso a site e engajamento em redes sociais. Esses recursos, quando integrados, geram insights poderosos.
É importante que os dados sejam organizados para que a análise seja correta. A organização pode ser feita em gráficos, dashboards, relatórios e recursos visuais. Diferentes ferramentas também facilitam a operação por meio de algoritmos de mineração de dados, análise preditiva e outras técnicas estatísticas e contas matemáticas.
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Quais são os componentes de BI?
Colocar o BI em prática exige maturidade da empresa e conhecimento em análise de dados com elementos úteis para que funcione na prática.
Coleta
Coleta ou mineração é quando se determina quais dados serão relevantes para a análise. Há diferentes informações que podem ser utilizadas, o que muda é o objetivo.
Alguns exemplos de dados que podem ser coletados são retenção de clientes, custos com fornecedores, vendas e investimentos. Em áreas como recursos humanos, também podem ser utilizados taxa de rotatividade, salários e evolução de carreira.
Análise de dados
Análise de dados exige método e organização, sendo necessário definir métricas e indicadores e organizá-los em planilhas e dashboards. Para que as informações gerem insights úteis para o negócio, deve ser feita a comparação entre elas e o acompanhamento contínuo delas. O mais importante é que as pessoas que farão a análise estejam preparadas e tenham conhecimento para extrair o que há de melhor das informações.
Compartilhamento
A integração de diferentes áreas também pode ajudar na análise de dados, e o compartilhamento precisa seguir métodos e funcionar de forma organizada. A tecnologia pode ajudar nesse sentido, já que alguns sistemas permitem a integração automática na coleta de dados.
Imagine que a empresa quer entender como estão as vendas online e quais são os principais canais de compra usados por clientes. Além do time financeiro, é preciso envolver o marketing e coletar informações do site e das redes sociais, por exemplo.
Monitoramento
O BI exige acompanhamento constante dos dados. Mesmo após a tomada de decisão, é importante que o monitoramento seja mantido, pois é uma maneira de identificar os resultados e a performance.
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Quais são as melhores fontes de dados?
A digitalização das empresas facilitou a coleta de dados, então hoje há diferentes fontes que geram inteligência. Mesmo as menores companhias podem usar informações de maneira estratégica. Confira algumas fontes de dados.
- Rede sociais: fonte de dados internos que permite entender se a empresa está atingindo o público-alvo. Indo além, podem oferecer informações de mercado que podem ser relevantes para o negócio.
- CRM: a gestão de relacionamento do cliente deixa claro para quem se está vendendo e quais são as personas do negócio, além de gerar índices de retenção.
- Monitoramento do site: reúne informações sobre acessos e vendas, meios de contato mais utilizados, entre outros dados.
A presença online contribui para um bom BI, portanto o planejamento de um site deve ser prioridade.
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