Saber como calcular a margem de lucro da sua empresa de forma correta é essencial, pois o cálculo permite que você entenda melhor sobre a rentabilidade da sua empresa.
Isso porque com o cálculo é possível chegar a um preço justo, tanto para o cliente quanto para você. Por isso, preparamos um conteúdo com tudo que você precisa saber para calcular a margem de lucro da sua empresa.
Vamos explicar um pouco sobre esse conceito, bem como a importância de saber sobre o assunto. Além disso, vamos explicar como você pode saber se a sua margem de lucro atual é boa o suficiente para ser rentável, bem como algumas dicas que com certeza vão ser úteis para você.
Quer saber mais sobre o assunto de forma correta? É só conferir até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você.
O que é margem de lucro
A margem de lucro nada mais é do que a porcentagem acrescida em cima do valor dos produtos ou serviços de uma empresa. Ou seja, é o valor a mais que você coloca sobre um produto ou serviço, para conseguir ter lucro.
Para encontrar o valor referente a sua empresa de forma correta, é preciso avaliar quando a sua empresa gasta para produzir determinado produto ou serviço. E esse cálculo deve ser desde a compra dos materiais até a entrega do produto para o cliente, bem como o tempo que você gasta para produzir.
Com esses dados, você acrescenta uma porcentagem acima do valor total que será gasto, e é exatamente esse valor resultante que é a sua margem de lucro. Ou seja, esse cálculo é essencial para não “pagar para trabalhar”, como diz aquele ditado popular.
Por exemplo, se você trabalha com artesanatos, você precisa considerar o seguinte cálculo:
- O custo dos materiais usados;
- O tempo que você passou produzindo aquele produto;
- O valor das embalagens dos produtos e da entrega para o cliente.
Dessa forma, você calcula o valor final do seu produto de forma que o preço seja justo tanto para você quanto para o seu cliente.
A importância de saber a margem de lucro da sua empresa
Saber a margem de lucro da sua empresa é muito importante para entender melhor sobre a saúde financeira do seu negócio. Isso porque, você não pode confiar apenas nos números mostrados no seu faturamento.
O faturamento é o valor total que você vendeu em um determinado período, porém, o seu lucro é apenas o valor que sobra depois que você pagou todas as contas. Por exemplo, você vendeu um produto por R$100,00, mas R$80,00 foram usados para cobrir as despesas da venda.
Ou seja, você apenas ganhou R$20,00 com aquela venda. Dessa forma, caso você não esteja atento a esses números, pode acabar tendo um ganho menor do que o esperado.
Por isso, saber calcular e entender sobre a margem de lucro é fundamental para você traçar estratégias para o seu negócio, bem como ter um melhor proveito no final do mês. Muitas empresas não dão a devida atenção para o assunto, colocando um valor aleatório acima de um produto comprado antes de comercializá-los.
Com isso, essas empresas acabam tendo prejuízos, o que é muito problemático, considerando que uma empresa precisa de lucro para sobreviver.
Como calcular a margem de lucro?
Agora você já sabe o que é e sua importância para a empresa, vamos te ensinar a chegar no cálculo ideal para a sua empresa:
Porém, para isso precisamos explicar primeiro sobre seus diferentes tipos:
- Margem de lucro bruta;
- Margem de lucro líquida.
A margem de lucro bruta diz respeito ao valor percentual que é obtido da relação entre o lucro bruto e a receita total da sua empresa.
Já a margem de lucro líquida diz respeito ao resultado do lucro líquido, descontando tributações e despesas fixas e variáveis. Ou seja, para calcular o lucro líquido é preciso também descontar coisas como:
- tributação e encargos sobre folhas de pagamento;
- aluguel ou financiamento do espaço da empresa;
- custos de manutenção da empresa;
- contas como água, luz, telefone, internet, e etc.;
- despesas administrativas;
- impostos sobre faturamento.
De forma resumida, a margem de lucro líquida é o valor correspondente ao rendimento real da sua empresa, ou seja, o valor que sobra após pagar todas as contas.
Como calcular a margem de lucro bruta
Para calcular a margem de lucro bruta da sua empresa, você precisa utilizar uma fórmula bem simples:
Margem bruta = (lucro bruto/receita total) x 100
Lucro bruto no caso diz respeito ao quanto a sua empresa ganhou em cima da venda de um produto ou sobre uma prestação de serviço, descontando os custos de operação. Por exemplo, no caso de uma transportadora, esses custos serão: o preço pago em combustível, pedágios, manutenção dos veículos e etc.
Já a receita total diz respeito ao valor que a empresa recebeu para vender determinado produto ou prestar um serviço. Como no caso do nosso exemplo, fazer o transporte de uma carga.
Então vamos supor que nesse caso, a receita total foi de R$80.000,00, mas os gastos com pedágio, combustível e entre outras despesas ficaram em R$45.000,00. Nesse caso, o lucro bruto dá um valor de R$35.000,00, não é mesmo?
Então usando a fórmula ficaria assim:
Margem bruta = (lucro bruto/receita total) x 100
Margem bruta = (35.000/80.000) x 100
Margem bruta = 0,4 x 100
Margem bruta = 40%
Ou seja, a sua margem de lucro bruta é de 40%.
Como calcular a margem de lucro líquida
O cálculo da margem de lucro líquida é feito seguindo a fórmula:
Margem líquida = (lucro líquido/receita total) x 100
O lucro líquido corresponde ao valor do lucro bruto, subtraindo todas as despesas. Por exemplo, vamos usar o mesmo valor de R$35.000,00 do exemplo anterior para o lucro bruto.
Vamos supor que você precisa pagar todos os meses R$10.000,00 para manter a sua empresa funcionando. Com isso, temos que o lucro líquido será de R$25.000,00, que aplicando na fórmula seria:
Margem líquida = (lucro líquido/receita total) x 100
Margem líquida = (25.000/80.000) x 100
Margem líquida = 0,3 x 100
Margem líquida = 30%
Ou seja, após pagar todas as suas contas de manutenção da sua empresa, a sua margem de lucro líquida é de 30%.
Como saber se sua margem de lucro é boa
Para saber se a sua margem de lucro é boa é um tanto quanto complicado. Isso porque, uma boa margem de lucro depende do ramo de atuação da sua empresa, além de fatores como os objetivos da sua empresa e até mesmo o cenário do mercado.
Além disso, nenhuma empresa é igual a outra, por isso cada caso precisa ser estudado de forma individual. Porém, há alguns fatores que podem te ajudar a entender melhor se a margem de lucro da sua empresa é boa ou não.
Por exemplo, em um cenário onde as vendas da sua empresa estão muito baixas, você pode dar descontos para os seus clientes, abaixando a sua margem de lucro. Dessa forma, mesmo ganhando menos por cada produto, você acaba vendendo mais por ter preços mais atrativos para os seus clientes.
Mas o oposto também pode acontecer. Por exemplo, quando existe uma procura muito alta por determinado produto ou serviço, você pode aumentar o valor, aumentando a sua margem.
Mas é importante lembrar que há um limite sobre a margem de lucro que a sua empresa pode ter, o que vamos falar a seguir.
A margem de lucro permitida por lei
Mesmo que a margem de lucro seja essencial para uma empresa, ela não pode extrapolar a porcentagem que é permitida por lei. Segundo o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), existe uma margem diferente para cada tipo de empresa, são elas:
- Empresas no setor de serviços – até 20%;
- Empresas no setor do comércio -entre 10 e 15%;
- Empresas no setor da indústria – entre 6 e 8%.
Com essas leis, as empresas de um mesmo setor vão ter valores parecidos, garantindo uma maior homogeneidade ao mercado. Mas vale lembrar também que, ter uma margem de lucro muito acima do que seus concorrentes podem ter um impacto bastante negativo para a sua empresa.
Isso porque, além de vender menos, seus clientes vão começar a optar por outras empresas na hora de procurar por determinado produto ou serviço.
3 dicas para ter a margem de lucro ideal na sua empresa
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, preparamos algumas dicas para você ter a margem de lucro ideal na sua empresa.
1) Saiba precificar
Saber precificar os seus produtos e serviços é fundamental, tanto para não acabar no prejuízo quanto para não vender o suficiente, tendo baixa rentabilidade. Ter uma empresa significa que você precisa ter ganho com ela, não é mesmo?
E ao precificar seus produtos de maneira errada pode ser um grande problema na hora de ter uma vantagem. Por exemplo, se você colocou seus produtos com um valor muito baixo, não vai ter margem de lucro o suficiente para pagar os gastos na hora de vender aquele produto.
Ou seja, você vai acabar “pagando para trabalhar”. E o mesmo acontece quando você coloca um produto ou serviço com uma margem de lucro muito alta, o que vai fazer com que você venda menos, diminuindo sua lucratividade.
2) Compare sua empresa com seus concorrentes
Comparar sua empresa com seus concorrentes também é uma ótima forma de ter uma margem de lucro ideal. Isso porque, ao comparar com outras empresas no mesmo ramo, você vai saber como precificar os seus produtos e serviços para aquele determinado público.
Por exemplo, você tem uma loja de artigos para casa, mas você trabalha com um público de classe média. Nesses casos, você não pode comparar a sua empresa com uma loja que vende artigos de luxo para casa.
3) Faça um planejamento de custos
Outro fator muito importante é considerar todos os custos, que podem ser entendidos com um planejamento. Faça um cálculo de todos os custos para que sua empresa continue funcionando.
Com esses dados, você vai conseguir entender melhor sobre qual margem de lucro é ideal para a sua empresa.
Como o Bling pode te ajudar com a gestão financeira do seu negócio
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Além disso, com todos os dados sobre os seus gastos e suas receitas, vai ser muito mais fácil na hora de calcular essa margem. E com isso, você pode entender melhor a sua margem de lucro atual e se ela está acima ou abaixo do que deveria para o seu setor de atuação.
Dessa forma, você pode traçar estratégias melhores, garantindo a saúde financeira da sua empresa. Para te ajudar a fazer esse cálculo e cuidar da gestão financeira da sua empresa, preparamos um cupom especialmente para você.
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