Modalidades de ensino a distância cresceram muito nos últimos anos, e criar um curso pode ser uma importante fonte de renda para professores de diversas áreas de conhecimento.
A internet revolucionou diversas áreas de nossas vidas, como a comunicação, o entretenimento e a forma de fazer compras, por exemplo. E com a educação isso não foi diferente.
O ensino a distância quebrou muitas barreiras, uma vez que as redes sociais passaram a receber milhares de horas de conteúdos educativos e os professores puderam se relacionar com alunos do outro lado do planeta. Isso também gerou formas diferentes de ganhar dinheiro espalhando o conhecimento e ensinando uma nova habilidade para um grupo de pessoas: os cursos online.
Hoje, é bastante incomum assistir a stories do Instagram sem se deparar com um anúncio de curso, treinamento ou mentoria online a um clique de distância. Podem ser aulas de música, de língua estrangeira ou até mesmo um clube do livro, sempre existe um curso para atender a demanda do consumidor.
Se você imagina que criar um curso desses do zero é algo extremamente complicado, vamos te mostrar que é mais fácil do que você pensa. Inclusive, algumas plataformas já disponibilizam diversas ferramentas para facilitar a produção e distribuição desse tipo de produto.
Neste artigo, vamos ensinar um passo a passo para você tirar a sua ideia do papel e colocá-la em prática. Vamos nessa?
O que devo fazer antes de criar um curso online?
O momento de começar a produção de um curso online do zero é bastante desafiador. Afinal, por onde começar? Confira algumas dicas nos tópicos a seguir.
1. Defina um assunto
O primeiro passo é simples, mas também é mais importante do que parece: definir qual assunto ou habilidade você quer ensinar. E isso não inclui apenas definir um assunto amplo, como aulas de guitarra ou espanhol, você também precisa definir qual a complexidade e profundidade do assunto abordado. Na área da música por exemplo, existem várias opções:
- Um curso curto sobre teoria musical básica;
- Um treinamento de guitarra para iniciantes;
- Um curso abrangente, que visa levar o aluno do zero ao avançado em um instrumento.
Existem centenas de formas de abordar um curso, e definir exatamente qual é o objetivo com esse material é essencial. Escolher o que você quer construir vai ser um pilar fundamental para entender a forma certa de montar os roteiros, as aulas e produzir os materiais de apoio.
2. Defina o tipo de curso
Existem diversos formatos possíveis para montar um curso online, e cada um deles vai afetar um tipo de público e demandar níveis de investimento diferentes. Os mais comuns são:
- Aulas gravadas e disponíveis o tempo todo — esse formato é o melhor para quem busca formar uma renda constante com a venda de aulas, deixando um pouco de lado o contato mais próximo com os alunos. Geralmente são mais baratos, mas ganham no potencial de venda em escala;
- Aulas ao vivo com turmas amplas — tem um formato parecido com as aulas presenciais tradicionais, mas são feitas por uma transmissão ao vivo com entrada limitada para quem comprou o serviço;
- Aulas ao vivo com turmas pequenas — é feito da mesma forma da anterior, mas é voltada para turmas menores e visa a participação mais direta dos alunos. Costuma ter um preço mais alto pelo menor potencial de escala, mas tem como grande trunfo a pessoalidade e o contato direto entre professor e aluno.
Você sempre pode explorar outros formatos, mas esses costumam ser os mais utilizados.
3. Defina um público-alvo
Com o formato e o assunto definido, basta agora definir o tipo de público que você quer atingir. Isso vai ser essencial para a montagem do conteúdo, mas também para o momento de criar campanhas de publicidade e comunicação, portanto:
- Pesquise os números de influenciadores e empresas que conversam com um nicho parecido com o seu;
- Use a linguagem correta na hora de se comunicar com esse público;
- Pesquise os preços aplicados no mercado para ter uma melhor noção na hora de precificar o seu produto.
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Passo a passo para criar um curso do zero
Descubra a seguir o passo a passo completo para criar um curso do zero!
1. Organize o conteúdo
Chegou a hora de planejar o conteúdo do seu curso online! O primeiro passo é organizar as informações mais importantes em tópicos, buscando a melhor coesão e o momento certo para tratar cada assunto.
Para isso, crie um sumário com um pequeno resumo sobre cada tópico abordado. Isso vai ajudar a observar o “esqueleto” do seu curso com maior clareza.
2. Escreva roteiros
A melhor forma de ter certeza de que todo o conteúdo está sendo abordado em uma aula é por meio de um roteiro bem definido. No caso de aulas ao vivo, pode ser feito em uma apresentação de PowerPoint ou outro tipo de mídia complementar.
Para as aulas gravadas, o roteiro pode conter falas bem definidas, com informações e dados importantes colocados no momento certo da explicação. Improvisos são sempre bem-vindos, mas o roteiro deve estar lá para dar mais segurança.
3. Grave/exponha as aulas
Com todo o conteúdo planejado, chegou o momento que assusta muitos professores: enfrentar a câmera ou a sala de aula virtual. Nessa fase, você pode pedir a ajuda de amigos ou contratar uma empresa especializada para gravar o seu conteúdo da melhor forma possível.
Uma dica importante: não poupe dinheiro na hora de gravar. Embora seja inacessível para muitas pessoas, gravar em um estúdio ou com uma empresa de audiovisual especializada é um “divisor de águas” para um conteúdo agradável e de qualidade. Se não for possível, investir em um celular com uma boa captação de áudio e vídeo já é um ótimo começo.
No caso de cursos ao vivo, a experiência com as aulas tende a melhorar a qualidade da exposição do conteúdo, mas um bom microfone e uma boa câmera também fazem toda a diferença.
4. Edite seus vídeos
Uma boa edição ajuda muito no aprendizado dos alunos. Colocar informações complementares na tela e expor gráficos e imagens para contextualização histórica enriquecem bastante a experiência de quem assiste às aulas.
Aqui você também pode contratar profissionais da área para ter um resultado melhor, mas existem vários conteúdos gratuitos no YouTube e cursos acessíveis para aprender a editar vídeos. Não poupe esforços nessa etapa.
5. Crie materiais de apoio
Textos auxiliares, planilhas, partituras, gráficos, relatórios e outros tipos de materiais de apoio são uma forma muito útil de melhorar a experiência de aprendizado de alunos em um curso online.
Muitos professores montam apostilas e e-books completos para que a pessoa possa acompanhar todo o curso de forma escrita, com informações auxiliares e atividades complementares.
6. Configure o curso na plataforma
Existem algumas plataformas que hospedam cursos online gravados, nas quais você tem suporte para receber pagamentos, divulgação e parceria com vendedores afiliados. As mais famosas hoje são a Hotmart e a Udemy.
Cada plataforma apresenta suas peculiaridades, e por isso é preciso estar atento à melhor forma de colocar o seu conteúdo em cada uma delas. Uma vez que todas as aulas e materiais foram cadastrados, você pode definir o preço de venda e o título do seu curso.
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7. Divulgação
A divulgação de um curso online é tão importante quanto todos os outros processos da produção. É preciso que o professor ou o desenvolvedor do material esteja pronto para produzir conteúdos e criar campanhas de tráfego pago para conseguir atingir um público consumidor maior.
Aqui entram várias informações importantes definidas antes mesmo da montagem do curso. Os custos de divulgação precisam ser menores do que o ganho com as vendas do produto, sob risco da operação se tornar insustentável.
Criar uma página de venda com informações importantes sobre as aulas e enaltecendo os pontos fortes do curso pode ajudar a converter os acessos em vendas. Por isso, estude bastante sobre marketing digital e outras técnicas de venda online.
Confira aqui um guia completo de como divulgar sua empresa de forma eficiente.
8. Mantenha um bom suporte
Por fim, é importante que você mantenha um suporte adequado aos alunos que tiverem dificuldades com o curso, seja com problemas na hora do pagamento, uso da plataforma ou com os próprios vídeos dos conteúdos.
Mostrar que você se importa com o consumidor é um ponto fundamental para garantir boas avaliações e recomendações no futuro. Manter lives mensais ou semanais também é uma boa maneira de estreitar o contato e abrir um espaço para que os alunos façam perguntas sobre o assunto abordado.
Conheça outros produtos de educação virtual
Existem várias formas de passar conhecimento pela internet, algumas delas envolvem a atuação ativa do professor, como aulas e mentorias, enquanto outras podem ser vendidas como um produto em grande escala, no caso de cursos e e-books. Por isso, é importante entender bem cada um desses formatos.
E-book
O e-book nada mais é do que um livro virtual. É um produto que precisa de investimento em design e diagramação, mas que pode ser vendido a qualquer momento em uma plataforma de vendas virtual. Além de um item à parte, os e-books podem servir de material complementar para um curso online.
Aulas particulares
As redes sociais e as plataformas de chamadas de vídeo tornaram a venda de aulas particulares muito mais fácil. Antigamente, o professor precisava receber os alunos ou ir até a casa deles, mas hoje tudo pode ser feito do conforto da sua casa.
Ao contrário dos cursos, a aula particular não é um produto simples de escalar e demanda um trabalho ativo do professor, marcando horários e preenchendo agendas. Porém, pode ser muito útil para ganhar experiência e gerar uma renda extra.
Mentorias
A mentoria pode ser definida como o processo em que um profissional mais experiente em determinada área ensina pessoas iniciantes a terem sucesso no trabalho. Pode ser feita de forma individual ou em grupos, tirando dúvidas e planejando formas de tornar aquela atividade mais eficiente.
Clubes
Outro produto de educação online que ganhou bastante espaço nos últimos anos são os clubes de livros, de filmes e de outros materiais culturais. Geralmente é orientado por uma pessoa experiente na área, que define uma lista de obras a serem analisadas e discutidas em grupo. É muito atrativo para pessoas que querem se aprofundar em um determinado tema ao mesmo tempo em que mantêm contato com outras pessoas.
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